SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

31 de outubro de 2023

Conexões Musicais apresenta: “Brasil em cordas” com Luciana Alvarenga e André Oliveira. O show acontece hoje, com entrada franca.

Luciana Alvarenga e André Oliveira formam o Duo Delicado - Fotos: Divulgação

O Conexões Musicais , projeto promovido pelo Conservatório UFMG apresenta o show “Brasil em cordas”, hoje (31/10),  às 19h30, com o Duo Delicado formado pela pianista Luciana Alvarenga e pelo violonista André Oliveira

O Duo surge do encontro entre a pianista e cantora Luciana Alvarenga e o violonista e compositor André Oliveira, unidos pela vontade em comum de se aprofundar na pesquisa e execução da música popular brasileira. No repertório, mestres da música instrumental do Brasil, músicas autorais e diversos ritmos brasileiros como maxixe, polca, samba e baião, reunidos pela linguagem do choro. Os arranjos são fruto de um olhar atento aos detalhes que, reunidos, tecem uma renda sonora cheia de elaborações, sutilezas, diálogos e suingue, delineando um estilo que tem na delicadeza uma tônica.

Entrada Gratuita. Não é necessária a retirada de ingressos para a apresentação. Somente recomendamos a chegada com antecedência, pois o auditório está sujeito a lotação.

SERVIÇO
Conexões Musicais apresenta Brasil em Cordas com a pianista Luciana Alvarenga e o violonista Andre Oliveira
Data: 31/10/2023 (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG -Av. Afonso Pena, 1534 - Centro BH
Entrada gratuita

30 de outubro de 2023

Os amantes do Samba e do Choro de BH estão de luto e se despedem hoje do querido cavaquinista Rudney Carvalho.


Amigos e familiares de Rudney Carvalho, cavaquinista admirado e querido por todos do universo da música em BH vivem hoje o doloroso momento de despedida desse admirável músico. Ele faleceu ontem (29/10), com 41 anos, após vários dias de internação enquanto se restabelecia de uma cirurgia cardíaca.


Filho do conhecido Mestre Triskey (João Carvalho) que acaba de completar 78 anos, Rudney trouxe a música em seu DNA. 

Ele fez parte de vários grupos de Samba e Choro tocando em todo o Brasil e no exterior ao lado de grandes nomes da música brasileira e em palcos importantes como o "montreux Jazz Festival", na Suiça, entre muitos outros. 

Querido por todos, como instrumentista e ser humano admirável, ele deixa muita saudade que está sendo manifesta por tantos músicos e transbordando nas redes sociais dos amigos. Entre elas, uma que destacamos e que diz:  "Suas 2 mil paletadas por segundo nos embalaram e nunca esqueceremos de vc, nobre guerreiro" (Francisco do G.R.E.S Acadêmicos de Venda Nova).

Rudney era casado há 11 anos com Luana Rodrigues. Seus familiares compartilham as informações sobre o velório que acontece nesta segunda feira (30/10). Aos músicos é solicitado que levem seus instrumentos para a última homenagem de corpo presente.

Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro promove edição especial e desembarca em São João Del Rei no mês de novembro.

O Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro chega à sua terceira edição, sendo as duas primeiras no RJ e agora, neste ano, fará uma edição especial em São João del-Rei - MG. O evento será realizado no mês de novembro com atrações imperdíveis.

O Memória do Cavaquinho Brasileiro tem como um dos pontos de partida para sua existência a multiplicidade e a diversidade presente na música brasileira, e a consciência da importância de ser o lugar de preservação e união da memória e história de um instrumento musical tão importante para a nossa cultura, o cavaquinho.

Criado pelo músico e pesquisador Pedro Cantalice no ano de 2018, a iniciativa visa investigar e compartilhar informações sobre a história e memória do cavaquinho no Brasil. É composto por um acervo que contém gravações raras, entrevistas, fotografias, textos acadêmicos, métodos de cavaquinho, partituras e regularmente é disponibilizado pela internet, principalmente pelo canal no Youtube. Esse material tem sido referência para músicos e pesquisadores de várias partes do mundo, colaborando com dados confiáveis para que novos trabalhos relacionados ao cavaquinho sejam desenvolvidos.

SOBRE O FESTIVAL

O Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro é uma ação que visa agregar e divulgar a pluralidade artística referente a prática do cavaquinho no Brasil, realizando encontros, oficinas e apresentações musicais de cavaquinistas de diferentes regiões do país e com as mais variadas influências sonoras.

Em sua primeira edição, no ano de 2022, no Rio de Janeiro, o evento teve a participação de personalidades singulares do cavaquinho brasileiro, como os geniais Mestre Siqueira, Henrique Cazes, Wanderson Martins, Abel Luiz, Carlos Chaves, Pablo Araújo (MG), Ronaldinho do Cavaquinho e Léo Benon (DF).

Já na segunda edição, em 2023, também no Rio de Janeiro, a programação foi preenchida por shows e workshops dos destacados cavaquinistas Messias Britto (BA) e Lucas Arantes (SP). E, seguindo a linha do festival anterior, o evento trouxe nomes consagrados para sua programação, como a musicista e educadora Luciana Rabello, e o compositor arranjador Jayme Vignoli, que dividiram o palco em um encontro histórico.

A proposta da edição especial em São João del-Rei surge da ideia do músico e compositor mineiro Pablo Araújo, parceiro do projeto há anos, de levar para Minas Gerais esta iniciativa até então inédita para a região. O Festival será realizado no Centro Cultural da UFSJ (Solar da Baronesa), nos dias 16, 17 e 18 de novembro, com a participação de artistas de destaque como Ausier Vinícius, José Carlos Choairy, Bia Nascimento, Pablo Araújo e outros, em shows, palestras e rodas de choro por bares da cidade.

O músico e pesquisador Pedro Cantalice, um dos idealizadores e organizadores do Festival destaca: “Tocar cavaquinho para mim é algo que vai muito além do fazer musical. A partir da prática do instrumento aprendi muito sobre generosidade, força, respeito, e potência humana. Na mesma direção está o Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro, um reflexo destas virtudes em 3 dias de evento: um festival de fraternidade e alegria na companhia de artistas amigos de diferentes gerações apresentando uma diversidade de histórias e sonoridades. Agora na sua primeira edição itinerante, além dos shows teremos palestras e rodas de choro, onde a partilha de conhecimento estará disponível para apreciadores e músicos de todos os níveis.”. (Pedro Cantalice, 2023).

Programe-se e acompanhe novidades da programação por AQUI. Até lá, inscreva-se no canal Memória do Cavaquinho Brasileiro no Youtube e curta muito mais sobre este projeto incrível.

DO BARROCO AO CHORO: a pianista Ana Cláudia Assis e o flautista Marcelo Pereira se apresentam hoje no Conservatório UFMG.

 

Ana Cláudia Assis (foto: Ana Cola) e Marcelo Pereira (foto: Cida Pieri) se apresentam hoje no Projeto Performare


A pianista Ana Cláudia Assis e o flautista Marcelo Pereira levam ao Conservatório UFMG o recital "Do barroco ao choro", nesta segunda, 30 de outubro de 2023, às 19h30. Para esta edição do Projeto Performare, eles prepararam um repertório versátil, e de estilos de diferentes épocas, que põe em perspectiva o diálogo entre tradição e contemporaneidade.

Ana Cláudia Assis é professora titular da UFMG, onde desenvolve intensa atividade nos domínios da musicologia e da performance musical. Como pianista, vem se dedicando ao repertório contemporâneo e já realizou inúmeras estreias mundiais. É fundadora e diretora dos Encontros Internacionais de Piano Contemporâneo, evento itinerante com edição anual desde 2016.

Marcelo Pereira é bacharel em flauta e saxofone e mestre em performance musical pela UFMG. Desenvolve sua carreira como saxofonista e flautista em diversas formações instrumentais, como duos e quartetos. Atualmente, integra a Orquestra atípica de Lhamas, do grupo Choro do Jura e coordenador do grupo de choro da Esmu/UEMG. E ainda leciona na Escola de Música da UEMG.

PROGRAMA
C. Debussy – Rêverie
C. Guerra-Peixe – Quatro coisas (Prelúdio / Movimentação / Interlúdio / Caboclo de Pena)
N. Salomé – Capão triste
O. Lanna – Duas melodias para flauta e piano
J.S. Bach – Sonata em Sol menor (Allegro / Adágio / Allegro)
H. Villa Lobos – Bachianas brasileiras nº 5
C. Guerra-Peixe – Inclemência
P. Silva – Zinha

O recital tem entrada gratuita. Não é necessária a retirada de ingressos para a apresentação. No entanto, é recomendada a chegada com antecedência, pois o auditório está sujeito a lotação.

SERVIÇO
Performare apresenta o  Recital “Do Barroco ao Choro” com o flautista Marcelo Pereira e a pianista Ana Cláudia Assis.
Data: 30/10/2023 (segunda-feira)
Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG -Av. Afonso Pena, 1534 - Centro BH
Entrada gratuita 


27 de outubro de 2023

Orapranois com muito Chorinho no Almanaque Anchieta

O grupo Orapranois chega com sua formação completa nesta sexta (27/10) para uma noite de muito Choro no Almanaque Anchieta.

Com Fred Lazzarini no pandeiro, Juliana D'Ávila na flauta, Magela no violão e Rodrigo Alonso no cavaquinho, o quarteto se apresenta a partir das 19h30.

Não perca e convide os amigos, pois como dizem: as sextas no Alma são mais animadas... e agora com mito Chorinho.


SERVIÇO
Chorinho com grupo Orapranois
Data: 27/10 (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Almanaque Anchieta - Rua Pium-í,675 - Bairro Anchieta - BH
Informações: (31) 3287-9044

Sexta com muito Choro e Samba no D'Avenidinha.

Sextou e o Regional D'Avenidinha abre o fim de semana com muito Choro e Samba. A roda acontece a partir das 21 horas no palco do Boteco D'Avenidinha, em Santa Efigênia.

O grupo formado por Pedro Alvarez na Flauta, Daniel Toledo no Violão 7 cordas, Marcos Soares no Cavaquinho, Daniel Nogueira no Pandeiro e Ronaldo Emereciano no Surdo, instrumentistas do maior gabarito, se caracteriza pela excelente performance e repertório riquíssismo destacando a música brasileira de excelência.

A apresentação tem entrada livre. Não perca e convide os amigos.

SERVIÇO
Roda de Samba & Choro D'Avenidinha
Data: 27/10/2023 - sexta-feira
Horário: 21 horas
Local: Boteco D'Avenidinha - Av. do Contorno, 3379 - Bairro Santa Efigênia.
Entrada livre


26 de outubro de 2023

O violonista Silvio Carlos se apresenta hoje e tem como convidadas um super trio de mulheres instrumentistas da nova geração do Choro Belo-horizontino.

O  violonista 7 Cordas, Silvio Carlos é mineiro de Itabira e um reconhecido instrumentista, arranjador e produtor cultural atuante em palcos no Brasil e no exterior. Hoje (26/0) ele se apresenta no palco do "O Muringueiro", tendo ao seu lado um time de grandes instrumentistas da nova geração do Choro belohorizontino.

O trabalho de Silvio Carlos está registrado em CDs, documentários e outras mídias, difundindo o Choro há mais de 30 anos e dividindo o palco com nomes de destaque do cenário da música brasileira. Além de sócio fundador do Clube do Choro de BH, ele atuou também como Diretor Cultural da instituição entre os anos de 2006 e 2012. Sílvio é um músico requisitado pela competência e experiência e ao lado dele, nesta noite, estará um elenco de um super time de instrumentistas convidadas: Ciça no Cavaquinho, Luciana Alvarenga no piano e Mari Carvalho no pandeiro.  No repertório, o grupo apresentará clássicos do Choro e compositores e autores contemporâneos. Imperdível!

SERVIÇO
Silvio Carlos e condidadas
Data: 26/10 (quinta)
Horário: 19h30
Local: O Muringueiro - Rua Juacema, 416 - Bairro da Graça - BH
Informações e reservas: (31) 99319-5525
Couvert Artístico: R$15,00




25 de outubro de 2023

Noite de Chorinho no Boteco D'Avenidinha recebe com destaque Cícero Gonzaga e seu acordeon.

Cícero do Acordeon - Foto CCBH
 
O Regional D´Avenidinha recebe nesta quarta-feira (25) o acordeonista Cícero Gonzaga para uma apresentação imperdível, com o melhor da música brasileira e todo o destaque para o Choro. 

José Cícero Gonzaga é natural de Belo Horizonte. Mais especificamente, como ele diz, é do “Mato da Lenha”, atual bairro Salgado Filho. Desde cedo, por influência familiar, participou de todo tipo de festa na sua casa e bairro.

Festa dali, festa daqui, instrumento na mão, o autodidata Cícero, e sua sanfona, se transformou no maior animador de festas da região. Sanfona atraí o forró, na mesma proporção que o forró atrai a sanfona. Então, tocar em festas juninas foi uma coisa natural e gratificante.

Posteriormente, Cícero começou a tocar outros gêneros musicais, inclusive tango, para animar bailes e o Choro para encantar os amantes desse gênero. Ele participou e integra diferentes grupos de Choro de Belo Horizonte, frequentando assiduamente as rodas pela cidade. De tanto tocar e encantar por onde passa, Cícero se tornou, merecidamente, o acordeonista homenageado da edição da Semana Nacional do Choro em 2022.

E hoje, logo mais, a partir das 20 horas ele chega com todo essa bagagem musical para se reunir a um super time de instrumentistas: Pedro Alvarez na Flauta, Daniel Toledo no Violão 7 cordas, Marcos Soares no Cavaquinho e Daniel Nogueira no Pandeiro. 

Juntos, eles prometem agitar a noite no palco do Boteco D'Avenidinha. Não perca e convide os amigos.

SERVIÇO
Regional D'Avenidinha convida Cícero Gonzaga
Data: 25/10/2023 - sexta-feira
Horário: 20 horas
Local: Boteco D'Avenidinha - Av. do Contorno, 3379 - Bairro Santa Efigênia.
Entrada: livre

24 de outubro de 2023

Terça-feira é dia de celebrar a música brasileira com o Abre a Roda - Mulheres no Choro.

 

Abre a Roda - Mulheres no Choro _ Foto: Patrick Arley

Terça-feira é dia de celebrar a música brasileira com o Abre a Roda Mulheres no Choro. O coletivo nasceu como um projeto de valorização, reconhecimento e incentivo às mulheres instrumentistas profissionais de Belo Horizonte e vem ocupando um espaço importante nesse cenário cultutal da cidade. Passando pelos mais variados ritmos, como choro, maxixe e baião, o grupo oferece um repertório que demonstra versatilidade e competência na execução.

A roda que acontece hoje (24/09) no Santo Buteco, espaço localizado no bairro São Pedro, começa às 19h30 e permanece aberta à participação de outros instrumentistas que chegam para somar à alegria e sensibilidade que formam o clima das apresentações do grupo. Programe-se

SERVIÇO
Abre a Roda Mulheres no Choro no Santo Boteco
Data: 24/10/2023 - Terça-feira
Horário: 19h30
Local: Santo Boteco - R. Major Lopes, nº 4 - Bairro São Pedro - BH
Informações: https://linktr.ee/santobotecobh

23 de outubro de 2023

O tradicional Edital de Natal Cemig já está publicado. Apresentações musicias estão entre as manifestações culturais aceitas.


O tradicional Edital de Natal Cemig já está publicado. Essa é uma grande oportunidade para que artistas, empresas e profissionais de eventos culturais participem do processo de seleção de projetos inscritos na Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Leic).  Serão aceitas no cadastro iniciativas relacionadas à temática de cultura, apresentações musicais, teatrais, dança, artes visuais e/ou outras manifestações culturais, tendo como foco as comemorações natalinas.

Ao todo, serão destinados R$5 milhões para o desenvolvimento das propostas escolhidas. Esse valor será direcionado para ações realizadas em Belo Horizonte e no interior do estado. Os projetos selecionados por meio do edital farão parte das ações propostas para o “Natal da Mineiridade Cemig 2023”. A inscrição é gratuita e o interessado pode fazer o cadastro até às 23h59, da segunda-feira (30/10/2023).Visite o Portal e saiba mais:

20 de outubro de 2023

Chorare com muito Chorinho no quintal do Galpão Flor do Campo


Daniel Christófaro no Violão 7 cordas, Mateus Porto no Bandolim, Iberê Sansara no Pandeiro e André Lodi no violoni formam o Chorare. O grupo se dedica a um repertório muito especial que inclui composições de Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Jonas Silva, Luperce Miranda, Hermeto Pascoal, Sivuca entre outros grandes mestres do Choro.

A apresentação do grupo nesta sexta-feira (20/10) acontece às 19 horas, no quintal do Galpão Flor do Campo, espaço acolhedor localizado no bairro Santa Efigênia. Programe-se e divulgue para os amigos.

SERVIÇO
Chorinho com Quarteto Chorare
Data: 20/10/2023 - Sexta-feira
Horário: 19 horas
Local: Galpão Flor do Campo - Rua Cel. Otávio Diniz, 449 - Santa Efigênia - BH
Couvert: R$15,00
Informações: 31 99115-9252 (WhatsApp)

Regional D'Avenidinha marca ponto hoje às 21 horas.

O Regional D'Avenidinha formado por Pedro Alvarez na Flauta, Daniel Toledo no Violão 7 cordas, Marcos Soares no Cavaquinho, Daniel Nogueira no Pandeiro e Ronaldo Emereciano no Surdo marca ponto hoje, às 21 horas, no palco animado do Boteco D'Avenidinha.

O grupo que se caracteriza pela excelente performance e repertório riquíssismo, destacando a música brasileira de excelência,  abre o fim de semana com muito Choro e Samba. 

A apresentação tem entrada livre. Não perca e convide os amigos.

SERVIÇO
Roda de Samba & Choro D'Avenidinha
Data: 20/10/2023 - sexta-feira
Horário: 21 horas
Local: Boteco D'Avenidinha - Av. do Contorno, 3379 - Bairro Santa Efigênia.
Entrada livre


Nesta sexta tem Choro & Samba no Muringa.

O grupo Samba & Choro de Quintal se apresenta hoje (20/10) no palco do O Muringueiro e chega trazendo o melhor estilo big band dançante para animar sua noite. 

Formado pelos instrumentistas associados ao Clube do Choro de BH, Marcos Flávio (Trombone) e Ramon Braga (Percussão), além dos companheiros, Cleidiano Machado (Cavaquinho), Henrique 7 Cordas (Violão) e Juninho Braga (voz), o grupo tem se apresentando em variados eventos e festivais, sempre garantindo um show envolvente, dançante e bem fundamentado nos maiores compositores e interpretes dos dois gêneros, Samba e Choro, com interpretações e arranjos próprios. Imperdível. Programe-se e convide os amigos.

SERVIÇO
O Muringueiro apresenta: Samba e Choro de Quintal
Data: 20/10 (sexta-feira)
Horário: 19h00
Local: O Muringueiro - Rua Juacema, 416 - Bairro da Graça - BH
Informações e reservas: (31) 99319-5525

Harmonia Selvagem, novo grupo de Choro atuante em BH, volta hoje ao palco do Rua do Jasmim.

 

Trio Harmonia Selvagem - Foto: Divulgação

O Harmonia Selvagem é um novo grupo de Choro atuante em BH.  O trio explora timbres e texturas mais suaves de Choros clássicos e promove uma conversa afinada tendo o piano de Evan Megaro como instrumento harmônico, a flauta erudita de Danielle Reis como instrumento melódico e o som do delicado pandeiro de Mari Carvalho como suporte rítmico. O resultado é pura harmonia que pode ser ouvida nas apresentações que o grupo vem realizando em diversos palcos da cidade.

Nesta sexta (20), a partir das 18h30, o trio pode ser ouvido e aplaudido no Rua do Jasmim, espaço localizado no bairro Santo Antônio. No repertório estarão obras de compositores como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azedo. Imperdível!

Serviço:Show com trio Harmonia Selvagem
Data: 20/10 (sexta-feira)
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Rua do Jasmim - Rua Carangola, 446, Santo Antônio
Couvert: R$25,00
O local acerita reservas: (31) 98427-3444 (www.ruadojasmim.com.br)

19 de outubro de 2023

Noite especial com muito Chorinho e Velhos Chorões...

As noites das quintas-feiras são especialmente dedicadas ao Chorinho no Buteko Villa Rica e quem comanda a roda é o grupo "Velhos Chorões".

Com Alexandre Bacalhau no violão 7 cordas, Jorge Souza no bandolim, Robson no cavaquinho e Raphael Leite ao pandeiro, o grupo oferece um repertório muito especial, com clássicos do Choro assinados por grandes mestres e composições de autores contemporâneos.

O quarteto se apresenta a partir das 19h30 Não perca e convide os amigos.


SERVIÇO
Roda de Choro com Grupo Velhos Chorões
Data: 19/10 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Buteko Villa Rica - Rua Vila Rica, 637 - Padre Eustáquio - BH
Couvert artístico: R$10,00

Toca de Tatu se apresenta hoje trazendo muita música instrumental de qualidade, incluindo os fraseados do Choro.

O Toca de Tatu é formado por Luísa Mitre no piano, Lucas Ladeia no cavaquinho, Lucas Telles no violão e Abel Borges na percussão. Seu som transita por diversos ambientes da música brasileira, passeando pelo balanço e fraseado típicos do Choro, a liberdade improvisatória do jazz e abordagem camerística da música de concerto. Resumindo: música instrumental da melhor qualidade.

E hoje (19/10) , a partir das 19h30 você pode curtir o som do quarteto no "O Muringueiro", espaço gastromusical localizado no Bairro da Graça.

Programe-se e convide divulgue para os amigos.

SERVIÇO
O Muringueiro apresenta: Toca de Tatu
Data: 19/10 (quinta)
Horário: 19h30
Local: O Muringueiro - Rua Juacema, 416 - Bairro da Graça - BH
Informações e reservas: (31) 99319-5525
Couvert Artístico: R$15,00

18 de outubro de 2023

Encantado das Ruas garante hoje o Chorinho no Dona Ivone.

Encanto das Ruas - Foto: divulgação

Hoje (18/10) tem roda no Dona Ivone. E quem garante o repertório é o Encantado das Ruas, um grupo fiel à diversidade da Música Brasileira, onde cabe também muito Chorinho.

Com Bárbara Carvalho no pandeiro, Vasco-Jean no violão, Henrique Chaves no bandolim, Robson Santos no cavaquinho e Leandro Corgosinho no saxofone, músicos da nova geração de chorões de BH, o grupo se apresenta a partir das 18h30. Imperdível. Programe-se e convide os amigos.

SERVIÇO
Chorinho com Encanto das Rua
Data: 17/10 (quarta-feira)
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Dona Ivone Butiquim - Rua Flórida,31 - Sion

Regional D´Avenidinha recebe hoje o trombonista Marcos Flávio : a "Quarta de Chorinho" vai pegar fogo...

O Regional D´Avenidinha recebe hoje (18) o reconhecido trombonista Marcos Flávio para uma apresentação imperdível, com o melhor da música brasileira e todo o destaque para o Choro que tanto amamos.

Marcos Flávio Aguiar Freitas acumula importantes cargos e títulos na área da música e no âmbito acadêmico e é considerado hoje uma referência na performance do Trombone no Brasil, tanto no meio erudito quanto popular.

Atual Presidente da Associação Brasileira de Trombonistas, Professor de Trombone da EM/UFMG, Coordenador do Coral de Trombones e Tubas da UFMG, Regente da Orquestra de Choro da UFMG entre outras funções, Marcos Flávio dedica  parte do seu concorrido tempo à pesquisa musical e também aos palcos, quando se apresenta ao lado de diversos grupos de destaque por todo o Brasil, inclusive ao lado do grupo instrumental do Clube do Choro de BH.

E hoje,  a partir das 21 horas ele chega com todo essa bagagem para se reunir a um super time de instrumentistas: Pedro Alvarez na Flauta, Daniel Toledo no violão 7 cordas, Daniel Nogueira no cavaquinho, além de Frederico Lazarini no pandeiro e voz. Juntos, eles prometem agitar a noite no palco do Boteco D'Avenidinha. A roda vai pegar fogo... Não perca e convide os amigos.

SERVIÇO
Regional D'Avenidinha convida o trombonista Marcos Flávio
Data: 18/10/2023 - quarta-feira
Horário: 21 horas
Local: Boteco D'Avenidinha - Av. do Contorno, 3379 - Bairro Santa Efigênia.
Entrada: livre

17 de outubro de 2023

Arreda o Passo e Miudinho do Cavaco juntos, no Bocaiuva.

 

Com um time de instrumentistas eclético em suas formações e trajetos, o Arreda o Passo promove às terças-feiras uma super roda de Choro no Bar Bocaiúva. 

Para essa experiência musical de primeira grandeza, Rafael Manteiga (cavaquinho), Rafael Pimenta (violão de sete), Marcos Pimenta (violão de seis), e Márcio Barbeira (bandolim) recebem convidados muito especiais. E nesta semana, Miudinho do Cavaco é quem se reúne ao grupo para uma noite musical imperdível.

Programe-se e convide os amigos. A apresentação começa às 19 horas.

SERVIÇO
Choro com grupo Arreda o Passo
Data: 17/10/2023 (terça-feira)
Horário: 19 horas
Local: Bar Bocaiúva - Rua Paraisópolis, 550 - Santa Tereza - BH
Couvert artístico: R$10,00
Informações e Reservas: (31) 3214-2919

Grupo Chorosas se apresenta hoje no Bença Bençoi.

Chorosas - Foto: divulgação

O Chorosas se apresenta nesta terça-feira (17/10) em mais uma noite de Chorinho no Bença Bençoi. O grupo, que busca fomentar o trabalho de mulheres instrumentistas e compositoras com muito talento e competência, é formado pelas instrumentistas Christiane Cordeiro no cavaquinho, Mariana Martins no violão, Poliana Soares na clarineta, Priscila Norberto na flauta transversal e Barbara Carvalho no pandeiro.

Elas sobem ao palco às 19 horas, apresentando um repertório impecável que inclui clássicos do Choro, composições autorais e outras feitas por mulheres de várias gerações, de Chiquinha Gonzaga à atualidade. Uma lindeza!

SERVIÇO
Chorinho com Grupo Chorosas
Data: 17/10/ 2023 (terça-feira)
Horário: 19 horas
Local: Bença Bençoi Bar e Café - rua Diamantina, 492, no bairro Lagoinha.
Couvert: R$10,00

13 de outubro de 2023

"Nelson Gonçalves - Eterno Boêmio": show com Acir Antão encerra temporada neste domingo, como parte da programação do Descontorno Cultural.

O espetáculo Nelson Gonçalves - Eterno Boêmio, Acir Antão se apresenta acompanhado pelo Grupo Instrumental do Clube do Choro de BH - Foto: Divulgação

O espetáculo "Nelson Gonçalves - Eterno Boêmio", protagonizado pelo cantor e radialista Acir Antão fará parte da programação da 8ª Edição da Mostra "Descontorno Cultural", neste domingo (15).  O espetáculo, que traz ao palco a vida e obra de Nelson Gonçalves em canções e fatos narrados, tem entrada franca e acontecerá no Centro Cultural Pampulha, a partir das 16h50.

Com a sua maneira peculiar, bem ao gosto do público mineiro, Acir Antão estará acompanhado pelo grupo de instrumentistas do Clube do Choro de BH e irá proporcionar um espetáculo com características lúdicas e didáticas. Lúdico na apresentação das imortais interpretações de Nelson e didático ao historiar cada canção, o autor, data de gravação, características, “causos” sobre a música, explicação sobre a importância da canção na época em que foi criada e lançada, resultando em verdadeira aula de cultura nacional e da história da época de ouro do rádio.

Essa apresentação será o encerramento do projeto “NELSON GONÇALVES – ETERNO BOÊMIO”, LMIC/F- 1593/2018. Não perca a oportunidade de assistir ou rever este belíssimo show, cujas apresentações anteriores obtiveram grande sucesso de publico e critica. Programe-se e convide os amigos. 

SERVIÇO
Show "Nelson Gonçalves, eterno boêmio" 
Data: 15 de outubro (domingo)
Horário: 16h50
Local: Centro Cultural Pampulha - Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185 - Itatiaia
Ingressos: Entrada Franca.

Mais informações e a programação completa do Descontrono Cultural você confere AQUI

"Nelson Gonçalves, eterno boêmio", é um projeto aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, Edital 2018/2019, modalidade Fundo, projeto n°: 1593/2018.

8ª Edição da Mostra "Descontorno Cultural" acontece neste final de semana. Grupo Instrumental do Clube do Choro de BH é um dos destaques da programação.


Neste sábado e domingo, dias 14 e 15 de outubro, acontece a 8ª edição da MOSTRA DESCONTORNO CULTURAL. Serão mais de 175 atrações gratuitas, de diferentes linguagens artísticas, para todos os públicos nos 17 Centros Culturais Públicos Municipais de Belo Horizonte. Dentro desta programação, o CLUBE DO CHORO DE BH se apresenta neste sábado, no Centro Cultural Vila Santa Rita. 

O Descontorno busca reunir e valorizar as diversas vozes artísticas de Belo Horizonte, que durante todo o ano já possuem forte atuação nos Centros Culturais da cidade e em suas comunidades. Música, teatro, dança, circo, performance, artes visuais, literatura e cultura popular se unem nos dois dias de programação gratuita.  

Quarteto Instrumetnal do Clube do Choro de BH faz show no Centro Cultural Vila Santa Rita. Fotos: Divulgação.

Dentre as várias atrações imperdíveis, destacamos a apresentação do Quarteto de Choro formado pelos bambas, Geraldo Magela no Violão de 7 Cordas, Cícero Gonzaga no Acordeon, , Hélio Pereira no Bandolim e Ronaldo Emerenciano no Pandeiro, músicos associados ao Clube do Choro de BH. 

O Show acontece neste sábado (14), a partir das 15 horas, no Centro Cultural Vila Santa Rita (Rua Ana Rafael dos Santos, 149 - Vila Santa Rita) e é contrapartida do projeto CIRCUITO DE BUSKERS EM BELO HORIZONTE, LMIC IF 534/2013.

A 8ª Mostra "Descontorno Cultural" é realizada em parceria com a PBH e a Associação Cultural e Artística Ouro Negro. A programação completa você confere AQUI. Participe desse movimento! Reúna a família e convide os amigos.

SERVIÇO
Quarteto Instrumental Clube do Choro de BH
Data: 14 de outubro 2023  (sábado)
Horário: 15 horas
Local: Centro Cultural Vila Santa Rita (Rua Ana Rafael dos Santos, 149 - Vila Santa Rita)
Entrada Gratuita

Mercado da Boca recebe Velhos Chorões para mais uma tarde com o melhor do Chorinho.

O Mercado da Boca- Cidade Nova recebe neste sábado (14) o Grupo Velhos Chorões para mais uma apresentação do melhor do Chorinho.

O público ouvirá um repertório muito especial, incluindo composições de grandes mestres, além de outras assinadas por autores contemporâneos, sempre executadas com muita competência por Alexandre Bacalhau no violão 7 cordas, Jorge Souza no bandolim, Marcos Anderson no Cavaquinho e Fábio Palhares no pandeiro.

Programe-se e reúna os amigos para uma tarde animada.

SERVIÇO
Roda de Choro com Grupo Velhos Chorões
Data: 14/10/2023 - Sábado
Horário:13h30
Local: Mercado da Boca - Cidade Nova - Rua Alberto Cintra, 32 - União - BH

Regional D'Avenidinha abre o fim de semana com muito Choro e Samba

Sextou e o Regional D'Avenidinha abre o fim de semana com muito Choro e Samba. A roda acontece a partir das 21 horas no palco do Boteco D'Avenidinha, em Santa Efigênia.

O grupo formado por Pedro Alvarez na Flauta, Daniel Toledo no Violão 7 cordas, Marcos Soares no Cavaquinho, Daniel Nogueira no Pandeiro e Ronaldo Emereciano no Surdo, instrumentistas do maior gabarito, se caracteriza pela excelente performance e repertório riquíssismo destacando a música brasileira de excelência.

A apresentação tem entrada livre. Não perca e convide os amigos.

SERVIÇO
Roda de Samba & Choro D'Avenidinha
Data: 13/10/2023 - sexta-feira
Horário: 21 horas
Local: Boteco D'Avenidinha - Av. do Contorno, 3379 - Bairro Santa Efigênia.
Entrada livre

11 de outubro de 2023

"O Choro desta Cidade sou eu - Clube do Choro de BH" encerra a série 2023 com grande sucesso.

Grandes instrumentistas do universo do Choro de BH subiram ao palco nas 4 edições do Projeto - Fotos: Idear Produção

O Projeto ¨O Choro desta Cidade Sou eu - Clube do Choro de BH¨ realizou no último sábado (7) os  shows de encerramento da série 2023. O espetáculo apresentou os grupos "Regional D'Avenidinha" e "Fora da Curva", ambos formados por reconhecidos instrumentistas do cenário musical belo-horizontino e associados do Clube do Choro de BH.


O Projeto promoveu ao todo 8 shows gratuitos, de alta qualidade que ocorreram nos dias 15, 22 e 29 de abril e 7 de outubro. Nesse último sábado, como nas datas anteriores, um público apaixonado pelo Choro pode prestigiar o evento sentado confortavelmente sob as sombras dos Ficus centenários da alameda onde funciona a Feira Tom Jobim e onde também foi montado o palco desse projeto que alcançou grande sucesso em todas as suas edições.

O Regional D'Avenidinha abriu espetáculo às 11 horas,  trazendo em sua formação os músicos Pedro Alvarez na Flauta, Daniel Toledo no Violão 7 cordas, Marcos Soares no Cavaquinho, Anderson Costa no Sax e Daniel Nogueira no Pandeiro. 

O grupo agradou o público com sua clássica formação de regional e um repertório muito aplaudido que incluiu composições como: "O bom filho à casa torna" de Bonfliglio de Oliveira; "Aeroporto do Galeão" de Altamiro Carrilho; "Chorinho de Gafieira" de Astor Silva; "Vibrações" de Jacob do Bandolim; "É do que há" de Luís Americano; "Princesinha no Choro" de Dominguinhos e os clássicos  "Carinhoso" , "Naquele tempo" e "Seu Lorenço no Vinho" do grande mestre Pixinguinha, dentre muitas outras.

Público assistiu e aplaudiu aos shows de encerramento do Projeto "O Choro desta Cidade sou eu", confortavelmente
abrigado à sombra dos ficus centenários de BH. Foto: Idear Produções

O segundo show foi apresentado pelo Fora da Curva formado pelos instrumentistas Gustavo Monteiro no violão, Marcelo Jiran no bandolim, Pablo Dias no cavaquinho e Ricardo Acácio no pandeiro. 

O quarteto subiu ao palco às 13 horas e trouxe muitas surpresas nas interpretações instrumentais. Todas valorizadas pelos virtuosos solos dos instrumentos de corda, com apoio percussivo do pandeiro. Uma apresentação que ofereceu ao público mais riquezas da música brasileira, difundida durante todas as edições desse projeto. 

No repertório impecável, o grupo incluiu composições que fizeram o público revisitar e aplaudir os clássicos dos grandes mestres.     
De Jacob do Bandolim pode-se ouvir "Noites cariocas", "Reminiscências", "Doce de Coco", "Bola Preta" e "Alvorada".  Outros grandes compositores foram representados pelas obras: "Os cinco companheiros" de Pixinguinha;  "Saudações" de  Otávio Dias Moura, "Odeon" e "Brejeiro" de Ernesto Nazaré; "Contraste" e "Flamengo" de Bonfiglio de Oliveira; "Corta Jaca" de Chiquinha Gonzaga; "Flor amorosa" de Joaquim Callado; "Queira me bem", "Delicado" e "Brasileirinho" de Waldir Azevedo; além das composições "Naquela Mesa" de Sérgio Bitencourt - reconhecida homenagem à Jacob do Bandolim-  e a também homenagem assinada por Vinícius de Moraes, "Chorando pra Pixinguinha".  

Um show que proporcionou um passeio pelos Choros de todos os tempos e que fechou com chave de ouro o último espetáculo dessa temporada.

O público curtindo a última edição em 2023 - Foto: Idear Produção
O projeto "O Choro desta cidade sou eu" foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com patrocínio da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S/A, realização da Idear Produção e Clube do Choro de Belo Horizonte.

O Clube do Choro de BH se orgulha de, ao lado dos seus parceiros e patrocinadores poder, novamente, valorizar e difundir o mais autêntico gênero musical urbano do Brasil e cumprir um dos seus propósitos estatutários de difundir a boa música brasileira.





Confira o álbum completo de fotos e vídeos desse eventoCrédito das imagens: Idear Produção


10 de outubro de 2023

NOITE DE TERÇA-FEIRA COM MUITO CHORINHO EM BH. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO E CONVIDE OS AMIGOS.

Ilustração- Ariell Guerra (https://www.ariellguerra.com/)

As noites das terças-feiras têm se tornando muito especiais para o Chorinho em BH. Rodas reunindo instrumentistas de máxima grandeza acontecem em diversos locais pela cidade e você, que aprecia esse gênero musical, vai poder maratonar. Confira a agenda de hoje:


O grupo ARREDA O PASSO faz uma das rodas mais tradicional bairro boêmio da cidade, o Santa Tereza. A apresentação acontece no Bar Bocaiuva, a partir das 19 horas. Com um time de instrumentistas eclético em suas formações e trajetos, o grupo apresenta ao público uma experiência musical única e imperdível. 

Com Rafael Manteiga (cavaquinho), Rafael Pimenta (violão de sete), Marcos Pimenta (violão de seis), e Márcio Barbeira (bandolim) em sua formação, o grupo oferece um repertório impecável e costuma receber outros músicos convidados. Programe-se para uma noite agradabilíssima, trazendo um repertório variado do Choro e também de grandes sambas, ou seja, garantia de boa música brasileira .
Confira no vídeo o que lhe espera de tão especial:




Hoje é dia de também celebrar a música brasileira com o ABRE A RODA MULHERES NO CHORO. O coletivo nasceu como um projeto de valorização, reconhecimento e incentivo às mulheres instrumentistas profissionais de Belo Horizonte e vem ocupando um espaço importante nesse cenário cultutal da cidade. 

Passando pelos mais variados ritmos, como choro, maxixe e baião, o grupo oferece um repertório que demonstra versatilidade e competência na execução. 

A roda que acontece sempre às terças-feiras,  no Santo Buteco, espaço localizado no bairro São Pedro, começa às 19h30 e permanece aberta à participação de outros instrumentistas que chegam para somar à alegria e sensibilidade que formam o clima das apresentações do grupo. 

Programe-se e até lá, curta um pouquinho desse encontro imperdível.



 Grupo Chorosas - Foto: Tati Pereira
Às terças-feiras, o bar Bença Bençoi, localizado no bairro Lagoinha, também tem sua noite especialmente dedicada ao Chorinho. E quem comanda o palco instalado ao ar livre e muito agradável para as noites quentes, é o grupo CHOROSAS. 

O grupo, que busca fomentar o trabalho de mulheres instrumentistas e compositoras com muito talento e competência, é formado pelas instrumentistas Christiane Cordeiro no cavaquinho, Mariana Martins no violão, Poliana Soares na clarineta, Priscila Norberto na flauta transversal e a convidada de hoje, a pandeirista Barbara Carvalho.

Elas sobem ao palco às 19 horas, apresentando um repertório impecável que inclui clássicos do Choro, composições autorais e outras feitas por mulheres de várias gerações, de Chiquinha Gonzaga à atualidade. Veja aí que lindeza.


SERVIÇO
Arreda o Passo
Data: 10/10/2023 (terça-feira)
Horário: 19 horas
Local: Bar Bocaiúva - Rua Paraisópolis, 550 - Santa Tereza - BH
Couvert: R$10,00
Informações e Reservas: (31) 3214-2919

Abre a Roda Mulheres no Choro
Data: 12/09/2022 - Terça-feira
Horário: 19h30
Local: Santo Boteco - R. Major Lopes, nº 4 - Bairro São Pedro - BH
Informações: https://linktr.ee/santobotecobh

Chorosas
Data: 10/10/ 2023 (terça-feira)
Horário: 19 horas
Local: Bença Bençoi Bar e Café - rua Diamantina, 492, no bairro Lagoinha.
Couvert: R$10,00

9 de outubro de 2023

Choro de Segunda com Marcos Frederico e os Convivas...

O bandolinista Marcos Frederico volta a se apresentar nesta segunda-feira (9) no Cantina Azul.  Ele e seus convidados especiais promovem uma uma super roda de Choro cheia de improvisos e surpresas maravilhosas.

Ao lado do bandolinista estão sempre instrumentistas de alto nível, apresentando um repertório impecável, incluindo composições escolhidas para tocar os corações chorões e tornar a noite uma experiência única.

Programe-se, convide os amigos. A apresentação tem início às 18 horas.
 
SERVIÇO
Chorinho de segunda com Marcos Frederico e convidados
Data: 09/10/2023 (segunda-feira)
Horário: 18 horas
Local: Cantina Azul Bar e Lancheria - Rua Paraíba, 1075 - Savassi


7 de outubro de 2023

Clube do Choro de BH se apresenta hoje, a partir das 11 horas, no projeto "O Choro dessa Cidade sou eu". Imperdível!


Músicos associados ao Clube do Choro de BH participam hoje dos dois shows do projeto. Foto: Divulgação.

O projeto "O Choro dessa cidade sou eu - Clube do Choro de BH" volta a acontecer hoje (07/10), a partir das 11horas, na Feira Tom Jobim (Colégio Arnaldo).
 
Esse será o 4º espetáculo e encerra a série 2023, ano em que o Clube do Choro de BH completa 17 anos de existência.  Esta edição trará como atrações grupos formados por músicos associados à entidade, que apresentam um repertório variado de Choros, compostos por grandes mestres do gênero e também assinados por talentosos compositores da nova geração

O acesso é gratuito. Não perca e leve toda a família para celebramos juntos  o mais autêntico gênero musical urbano do Brasil. Viva o Choro!

SERVIÇO
"O Choro dessa cidade sou eu - Clube do Choro de BH"
Data: 07 de outubro 2023 - sábado
Horário: a partir das 11h (shows com início às 11h e às 13h.)
O acesso é gratuito, censura livre
Local: Feira Tom Jobim – Av. Carandaí, 600 – Funcionários
Evento gratuito, censura livre, com acessibilidade e inclusão.
Maiores informações: (31) 3422-4659

6 de outubro de 2023

Neste sábado, o Velhos Chorões se apresenta no Mercado da Boca.

O grupo Velhos Chorões volta a se apresentar neste sábado (07/10), no Mercado da Boca - Cidade Nova. O grupo sobe ao palco às 13h30 com Alexandre Bacalhau no violão 7 cordas, Jorge Souza no bandolim, Marcos Anderson no Cavaquinho e Fábio Palhares no pandeiro.

O público ouvirá um repertório muito especial, incluindo Choros compostos por grandes mestres, além de outros assinados por autores contemporâneos, sempre executados com muita competência e aquela simpatia pelo Velho Chorões... 
Programe-se e reúna os amigos para uma tarde animada.

SERVIÇO
Roda de Choro com Grupo Velhos Chorões
Data: 07/10/2023 - Sábado
Horário:13h30
Local: Mercado da Boca - Cidade Nova - Rua Alberto Cintra, 32 - União - BH