DE GAROTO A WALDIR AZEVEDO
Dia 28 de junho é o Dia Estadual do Choro, em São Paulo. A data comemorativa foi instituída no ano de 2009 em referência a Aníbal Augusto Sardinha, Garoto, que teve vida curta. Nascido em 1915, morreu de infarto, em 1955. Considerado precursor da bossa nova, ele é tido como o deflagrador da escola do violão moderno brasileiro. É também um dos expoentes da chamada "era de ouro" da Rádio Nacional. Neste ano, o Clube do Choro de Santos, em sua programação, irá homenagear também o centenário de nascimento do carioca Waldir Azevedo, célebre instrumentista do cavaquinho e considerado um marco na história do choro.
Waldir iniciou sua carreira musical em programas da Rádio Clube do Brasil. Em 1949, já comandando o regional de Dilermando Reis, época em que conseguiu projeção internacional com composições como Brasileirinho, Pedacinhos do Céu, Chiquita e Vê se gosta. Deixou mais de 200 gravações instrumentais e cerca de 70 composições.
A programação especial que celebra o Dia Estadual do Choro 2023 terá sua abertura no dia 28 de junho, no Teatro Guarany, às 20h, com o espetáculo Choro em Orquestra que conta com mais de 20 instrumentistas e a participação da cantora Preta Jô. A direção musical é de Arizinho 7 Cordas e Caio Forster e no repertório músicas de Garoto e também de compositores da cidade.
Na quinta, dia 29, às 20h, será a vez do Regional do Clube do Choro com um espetáculo em homenagem a Waldir Azevedo, na sede do Clube do Choro de Santos localizada no Bulevar da XV de Novembro, 68, no Centro.
No dia 01 de julho, sábado, às 15h, também na sede do clube acontecerá um painel de diálogo com a participação da Audrey Kleys (Secretária de Desenvolvimento Social), do Danilo Nunes (Presidente do IPHAN/SP) e do urbanista Ricardo Andalaft abordando o tema "Patrimônio Cultural como propulsor de uma economia sustentável".
No sábado ainda, às 18h, um super show com Alessandro Penezzi e Luizinho 7 Cordas.