SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

31 de maio de 2023

1ª edição do Mercado da Mineiridade acontece a partir desta sexta-feira incluindo o Choro em sua programação musical.


Vai começar o maior Festival da Economia Criativa de Minas Gerais, nos dias 1 a 4 de junho, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O “Mercado da Mineiridade” chega para dar visibilidade aos produtos mineiros da economia criativa e acompanhando o turismo e gerando renda para todo Estado. Em sua primeira edição, o projeto tem a missão de movimentar a cultura e a criatividade, de integrar profissionais tão diversos como empreendedores e produtores, dos territórios das Minas e das Gerais.


De quinta à sábado das 9h às 21h e domingo de 9h às 12h - O festival reúne produtos da cadeia produtiva da nossa cozinha, com ênfase nos 4 eixos; cachaça, café, doces e queijos, num contexto de intercâmbios e encontros. Para esta primeira edição, o “Mercado da Mineiridade” traz artesanato, moda, azeites, cervejas, vinhos, gin, quitandas, culturas populares, e a música instrumental e regional.

Dentro da sua programação musical, o Mercado da Mineiridade trará vários show e entre eles destacamos o que será apresentado pelo Choro Nosso. O grupo traz entre seus componentes, instrumentistas de destaque do cenário do Choro belohorizontino e que levarão ao palco do festival um repertório que inclui clássicos assinados por grandes mestres e composições de autores mineiros desse que é o mais autêntico gênero musical urbano brasileiro e que tem um espaço muito expressivo na cultura mineira. 

Confira ao lado a programação completa. A  entrada é gratuita. Não perca.

Mais informações: https://www.instagram.com/clariolab/

30 de maio de 2023

Abre a Roda no Santo Boteco

Nesta terça feira (30/05) o Abre a Roda Mulheres no Choro se reúne para mais uma apresentação imperdível e cheia de surpresas musicais agradáveis. 
A roda é aberta e, além das componentes desse coletivo feminino que vem fazendo história na capital mineira, o encontro recebe outros instrumentistas com participação espontânea, fazendo a roda ainda maior e sempre muito especial.
Então vai logo se preparando e convide também os amigos. O encontro acontece no Santo Boteco, a partir das 19h30.

SERVIÇO
Abre a Roda Mulheres no Choro
Data: 30/05/2023 - terça-feira
Horário: a partir das 19h30
Local: Santo Boteco - R. Major Lopes, nº 4 - Bairro São Pedro - BH.


29 de maio de 2023

O Chorinho desta segunda-feira está garantido pelo Orapranois.

Com Rodrigo Alonso no cavaquinho, Magela no violão e no Fred Lazzarini no pandeiro e vocal, o grupo Orapranois se apresenta nesta segunda-feira (29/05) no Armazém Gonzalez, bar de tapas e restaurante localizado no coração do Renascença.

O repertório apresentado inclui clássicos do Choro instrumental e Sambas da velha guarda, executados com maestria por esse trio reconhecido pela competência musical. Então programe-se para começar a semana afinados e em ótimas companhias.

SERVIÇO
Roda de Choro com Grupo Orapranois
Data: 29/05/2023 (segunda-feira)
Horário: 18 horas
Local: Armazém Gonzalez- Rua Itu, 1069 - Renascença - BH
(Foto do local - Crédito Instagram Armazen Gonzalez)

26 de maio de 2023

Regional da Serra abre nesta sexta-feira a série de shows do Projeto Encontro com Mestres.

O Encontro com Mestres que acontece neste fim de semana em BH, promovendo uma super programação com workshops e apresentações de grupos de Choro terá seu primeiro show nesta sexta-feira (26/05), no Buteco D'Avenidinha.  A abertura fica por conta do grupo anfitrião do projeto, o Regional da Serra que se apresenta a partir das 19 horas.

Formado pelos jovens e talentosos instrumentistas Pedro Alvarez (flauta transversal), Pablo Dias (cavaquinho) Daniel Nogueira (pandeiro) e Daniel Toledo (violão de 7 cordas), os componentes do Regional da Serra  formaram o grupo há 8 anos, com o intuito de difundir clássicos do Choro e do Samba da velha guarda. Nesse tempo, tornou-se uma das referências da nova geração de chorões da capital mineira e no cenário do gênero, pela excelente atuação cultivando uma formação tradicional de execução do Choro: o “regional”.

Programe-se e não perca.

SERVIÇO
Encontro com Mestres apresenta: Regional da Serra
Data: 26/05 (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Buteco D'Avenidinha -  Av. do Contorno, 3379 - Bairro Santa Efigênia

25 de maio de 2023

O Muringueiro apresenta Renato Muringa e Brasil Musical em uma noite de reverência ao melhor do Choro e do Samba.

O grupo Brasil Musical é o convidado de hoje da tradicional roda de quinta-feira no "O Muringueiro". O anfitrião Renato Muringa recebe Fábio Miudinho (cavaquinho), Renato Rocha (violão) e Samir Valente (pandeiro) para uma noite de clássicos do Choro e Samba, em uma noite de reverência ao melhor da música brasileira. Programe-se e convide os amigos.

SERVIÇO
Roda de Choro e Samba com grupo Brasil Musical e Renato Muringa
Data: 25/05/2023 (quinta- feira)
Horário: 19h30
Local: O Muringueiro - Rua Juacema, 416 - Bairro da Graça - BH
Couvert: R$15,00
Informações e reservas: (31)99319-5525 ou contato@muringa.com.br

Grupo Chorosas se apresenta no Florestal levando no repertório clássicos do Choro e composições autorais.

O grupo Chorosas de apresenta nesta quinta-feira (25), a partir das 19 horas no Florestal, um espaço diferenciado localizado no bairro Floresta. 

O Chorosas é um grupo de Choro formado integralmente por mulheres: Christiane Cordeiro no cavaquinho, Mariana Martins no violão, Poliana Soares na clarineta, Priscila Norberto na flauta transversal e Anna Lages no pandeiro.

O repertório do grupo, além dos clássicos do Choro, traz composições autorais e composições feitas por mulheres de várias gerações, de Chiquinha Gonzaga à atualidade, buscando fomentar o trabalho de mulheres instrumentistas e compositoras.

O resultado é um som alegre e audacioso, que mistura toques da música moderna com essência do Choro. Imperdível.

SERVIÇO
Florestal apresenta: Grupo Chorosas 
Data: 25 de maio 2023 (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Bar Florestal - Av. Assis Chateubriand, 176 - Bairro Floresta (imagens do local abaixo - Fotos: divulgação)

24 de maio de 2023

Hoje tem Chorinho do Sorriso...

Hoje tem Chorinho do Sorriso, uma roda de Choro que vem acontecendo às quartas-feiras, no Bar do Chico, localizado em Santa Tereza.
Não perca esse encontro de músicos amigos, em um clima informal e acolhedor. Chega junto.


SERVIÇO
Chorinho do Sorriso
Data: 24/05 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Bar do Chico - Rua Conselheiro Rocha, 1605 - Santa Tereza - BH

Hoje tem Choro do Jura, a "quartinha de lei" no bairro Pompéia.

Quarta-feira é dia de Choro do Jura, uma roda mais que animada que ocupa O Juramento 202, o buteco da Cervejaria Viela, no bairro Pompéia. O grupo de Choro que comparece é formado por André Milagres no violão sete cordas, Marcelo Pereira no sax e flauta, Rafael Zavagli no cavaquinho, Rodrigo Magalhães no contrabaixo acústico e Sandra Leão no pandeiro e foi criado em homenagem a Jurandir, um grande parceiro.

Mas afinal, quem foi Jurandir?
Um homem simples, criativo e sempre bem-humorado. Desses que são exemplo de vida. Sempre forte e resistente. Um dia, emocionado ao receber uma notícia, chorou. Um choro intenso. Um choro lindo e alegre. Desses que misturam lágrimas com sorrisos. E assim formou-se o Choro do Jura. Uma roda espontânea, com repertório vasto que contempla os grandes conhecedores e os amantes do gênero.

Para saber o quão especial é o ambiente e ouvir as maravilhas desse time que se reveza na roda de Chorinho, é só comparecendo mesmo. Aproveita que a roda começa às 18 horas. Chega cedo e desfruta.

SERVIÇO
Choro do Jura
Data: 24/05/2023 (quarta)
Horário: a partir da 18 horas
Local: Cervejaria Viela - Rua Juramento 202 - Bairro Pompéia

23 de maio de 2023

Clube do Choro de BH celebra uma extensa agenda de shows promovidos e participações especiais em eventos de destaque durante todo o mês de abril.


"Promover, produzir e apoiar atividades culturais e artísticas ligadas ao Choro Brasileiro" é um dos objetivos do Clube do Choro de Belo Horizonte, conforme disposto em seu Estatuto Social. Ao longo de sua trajetória, a instituição vem cumprindo este compromisso assumido desde sua fundação. Neste ano,  a celebração pelo Dia Nacional do Choro (23 de abril) ganhou uma extensa agenda de espetáculos promovidos pela entidade, além de participações de seus grupos musicais em diferentes palcos da Cidade, registrando um total de 16 eventos de muito sucesso, em um único mês.

Acir Antão, Presidente do Clube do Choro de BH no comando do microfone anunciando as apresentações  do projeto "O Choro desta cidade sou eu- Clube do Choro de BH" - Foto: Idear Produção
O Projeto "O Choro desta Cidade sou eu - Clube do Choro de BH" promoveu 6 shows de alta qualidade nos dias 15, 22 e 29 de abril, em palco montado na Feira Tom Jobim e com acesso livre a toda população. Os shows, promovidos pelo Clube do Choro de BH em parceria com a Idear Produção, contaram com a participação de vários grupos ligados ao Clube do Choro de BH incluindo representantes da velha guarda até jovens instrumentistas, músicos profissionais e amadores promovendo um encontro de gerações tanto no palco como na plateia.

O Choro desta cidade sou eu - Clube do Choro de BH reuniu um grande público, de diferentes gerações, e manteve em pauta sua missão de promover as atividades culturais - Foto: Idear Produção

Com um elenco de grandes instrumentistas associados, o Clube do Choro de BH dispõe de várias formações que representam a entidade nos eventos.  No dia 22 de abril o Clube do Choro de BH participou como banda de acompanhamento no espetáculo "Nelson Gonçalves - Eterno Boêmio", estrelado pelo comunicador e cantor Acir Antão, no palco do Teatro Raul Belém Machado.

Escola Popular de Pandeiro no palco do "O Choro desta cidade sou eu -
Clube do Choro de BH" Foto: Idear Produção 
Dando continuidade à sua missão de apoiar atividades artísticas e visando também a formação de novos talentos ligados ao Choro, a série de espetáculos do projeto "O Choro desta cidade sou eu - Clube do Choro de BH" incluiu em sua programação do dia 29 de abril, um pocket-show da Escola Popular de Pandeiro, idealizada e dirigida pelo Professor Frederico Lazzarini, também associado da entidade.

Deste mesmo projeto, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com patrocínio da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S/A, outros shows foram realizados como contrapartida. 

Clube do Choro no Descontorno Cultural - Foto: Amanda Andrade
O primeiro deles  no dia 15 de abril, no Centro Cultural Salgado Filho da PBH. O Show fez parte da  Mostra Descontorno Cultural. No palco estiveram reunidos músicos da Velha Guarda do Choro de BH apresentando um repertório de clássicos do gênero assinado por grandes mestres, inclusive parte da obra de Waldir Azevedo, no ano de seu centenário. Outro, contando com a participação dos músicos que formam o Grupo Biruta Choro e Samba, aconteceu no dia 30 de abril, como parte da programação do Projeto BH + Feliz e em colaboração com a Fundação Municipal de Cultura.

Grupo Orapranois e muitos outros Chorões no Dia Nacional do Choro
 Foto Idear Produção
E como não poderia deixar de ser, o Dia Nacional do Choro (23 de abril) foi celebrado com uma grande Roda de Choro. 
O evento foi realizado no "Beco do Choro" - espaço cultural Tua Pizza e o Clube do Choro de Belo Horizonte foi representado pelo Grupo Orapranois, formado por músicos associados. Muitos outros Chorões também se reuniram, de forma espontânea, à grande roda formada por diferentes gerações de instrumentistas que executaram clássicos do Choro instrumental e cantado, aplaudidos por um público fiel às expressões da excelência da música brasileira.

Clube do Choro de BH esteve presente em vários momentos do BH Choro 2023. Foto: Thiago Fernandes

Entre os destaques desta agenda do  Clube do Choro de BH, somam-se ainda 3 participações em palestras realizadas por associados e membros da sua diretoria e 2 shows durante a programação do projeto BH Choro.  Estes protagonizados pelo Grupo Clube do Choro de BH e pelo Velha Guarda do Clube do Choro de BH. O evento aconteceu em um grande palco montado na Praça Duque de Caxias , no bairro Santa Tereza.

Desta forma, com 16 grandes eventos, o Clube do Choro completa o seu 16º ciclo de existência e se prepara para iniciar neste mês de maio, mais um ano de atividade. Aguardem por muito mais... Vem aí a agenda dos 17 anos do Clube do Choro de BH.

19 de maio de 2023

Thamiris Cunha e Choro Vadio são destaques no Festival Made in Minas que acontece neste fim de semana.

A clarinetista Thamiris Cunha e o grupo Choro Vadio estão estre as atrações do Made in Minas Gerais festival que está de volta à Praça da Savassi, neste domingo (21/05).

O Made in Minas 2023 busca cultuar nossa terra, seus afetos e o que levamos dela mesmo quando estamos longe. O Festival comemora nesta edição o centenário e um dos mais importantes escritores mineiros do século XX: Fernando Sabino, este que resumiu o nosso lugar no mundo: Minas Gerais é “um Estado de nariz imenso, um estado de espírito: um jeito de ser”

Sabores, músicas, histórias são os guias nessa experiência multissensorial, mostrando um pouquinho de Minas em todas as atrações, num evento que preza pela sustentabilidade, acessibilidade e compromisso social.

​Além do destaque à culinária mineira o festival irá celebrar também com os artistas mineiros dos diversos estilos que vão passar pelo palco e pelo Espaço Culturar, atendendo a todos os gostos, com DJs, bandas, instrumentistas, humoristas, contadores de histórias, circos e muito mais.

Entre as apresentações destacamos o show de Thamiris Cunha e Choro Vadio que se apresenta às 10 horas no palco do festival, trazendo uma formação luxuosa: Thamiris Cunha na clarineta, Marina Gomes no pandeiro, Fábio Miudinho no cavaquinho e Anderson Augusto no violão 7 cordas. Imperdível!

Para maiores informações sobre a programação e retirar o ingresso gratuito pelo Sympla acesse este link.

SERVIÇO
Festival Made in Minas apresenta: Thamiris Cunha e Choro Vadio
Data: 21 de maio 2023 (domingo)
Horário: 10 horas
Local: Praça da Savassi - Bairro Funcionários BH
Evento gratuito, sujeito a lotação.
Obrigatória a retirada de ingresso - Crianças até 10 anos acompanhada do responsável não precisa de ingresso.

"O choro em contexto: nas baixarias de Mozart Secundino", livro de autoria do músico e pesquisador Humberto Junqueira será lançado neste domingo, com bate-papo e roda de Choro.


Humberto Junqueira, doutor em Música, História e Sociedade, além de violonista e compositor reconhecido por sua profícua trajetória, faz no próximo domingo (21/05) o lançamento de sua mais recente obra "O choro em contexto: nas baixarias de Mozart Secundino". O livro está sendo publicado no ano em que celebramos o centenário de nascimento do violonista Mozart Secundino de Oliveira, um personagem fundamental para a história do Choro em Minas Gerais. 
A sessão de lançamento ocorrerá no O Muringueiro , às 10h30, juntamente com um bate papo que contará com as presenças de Alana Márcio, Edir Nascimento, Mozart Junior, Dani Meira, Zé Carlos Choairy, Artur Pádua, Gustavo Monteiro e Lucia Campos, parentes e amigos importantes do personagem principal desse livro. A programação inclui também uma roda de Choro aberta, que pretende reunir todos os músicos presentes em uma grande homenagem ao mestre Mozart.

O autor Humberto Junqueira  em um dos muitos momentos que esteve ao lado do personagem principal de seu livro, o mestre  Mozart Secundino - Foto: arquivo pessoal Humberto Junqueira.

MOZART SECUNDINO foi um dos fundadores do Clube do Choro de BH. Ele levantou a bandeira da música popular brasileira por muitas décadas, tornando-se referência para seus contemporâneos e, principalmente, para as gerações que vieram depois, sendo uma espécie de elo entre o passado e o futuro dessa música na cidade de Belo Horizonte. Ele cultivou o chamado violão de seis cordas de acompanhamento, típico dos agrupamentos designados como regionais, alcançando, ao final dos anos 2000, notório reconhecimento público. Escutar o violão de Mozart significa escutar várias histórias diferentes; é seguir um rastro; uma tradição, como um caçador de volta no tempo. Escutar essa música significa percorrer uma trilha, seguir as indicações de gestos e ações de um corpo que transporta enigmas. São esses enigmas que este trabalho assinado por Humberto Junqueira busca identificar.

Sobre a importância do trabalho assinado por Junqueira, o violonista, compositor e arranjador Zé Paulo Becker escreveu: "O violão popular brasileiro é reconhecido no mundo inteiro. Mas são tantos os violões brasileiros: o violão solista do Baden, do Rafael Rabelo; violão acompanhador do João Gilberto, do Gil, do João Bosco; o erudito dos irmãos Assad, do Villa-Lobos, do Turíbio; o harmônico do Guinga, do Toninho Horta, o virtuoso do Yamandu, do Marco Pereira, enfim são muitos estilos e escolas. E tem um violão brasileiro peculiar que é o violão de seis cordas no acompanhamento do Choro. Um violão que muitas vezes fica em segundo plano, sem o destaque do sete cordas mas que tem papel fundamental no regional. Dissecar esse violão, estudar os personagens que despontaram no papel de “seis cordas” é de extrema importância para se compreender o violão brasileiro. O livro de Humberto Junqueira apresenta um substancioso trabalho ao pesquisar a vida e a obra do violonista mineiro Mozart. Um trabalho realizado a partir das exigências da academia mas que extrapola sua função de tese proporcionando uma ótima e saborosa experiência ao leitor."

SERVIÇO
Lançamento do Livro de Humberto Junqueira: "O choro em contexto: nas baixarias de Mozart Secundino" com bate papo e roda de Choro aberta
Data: 21/05/2023 (Domingo)
Horário: 10h30
Local: O Muringueiro - Rua Juacema, 416 - Bairro da Graça - BHInformações: (31) 99319-5525E
Entrada: gratuita

18 de maio de 2023

Toca de Tatu se apresenta hoje no O Muringueiro. No repertório estarão Choros e outras brasilidades da música popular.

O Toca de Tatu é um grupo de música instrumental brasileira que vem ganhando destaque na cena musical do país. O grupo formado por: Abel Borges (percussão), Lucas Ladeia (cavaquinho), Lucas Telles (violão 7 cordas) e Luísa Mitre (piano) se apresenta nesta quinta-feira (18), a partir das 19h30, no "O Muringueiro.

Tendo o Choro como referência primária, o grupo explora também outros gêneros e linguagens da nossa música, e tem como características marcantes: o refinamento timbrístico, o cuidado com os arranjos, a influência da música de câmara de concerto e a brasilidade da música popular, construindo assim uma sonoridade original e criativa, que é levada aos palcos sempre aliada ao apreço pela excelência em sua performance em conjunto. Imperdível!

SERVIÇO
O Muringueiro apresenta: Toca de Tatu
Data: 18/05 (quinta)
Horário: 19h30
Local: O Muringueiro - Rua Juacema, 416 - Bairro da Graça - BH
Informações e reservas: (31) 99319-5525
Couvert Artístico: R$15,00

Prazo para inscrição no edital Série BH Instrumental 2023 - Categoria Novos Talentos Circulação encerra na próxima segunda-feira (22).

Permanecem abertas até as 18 horas (horário de Brasília) da próxima segunda-feira (22/05), as inscrições para o Edital Série BH Instrumental 2023, realizado pela Veredas Produções com patrocínio do Instituto Unimed-BH e seus mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa visa selecionar artistas de Belo Horizonte e região para integrarem, como anfitriões, a programação da Série BH Instrumental neste ano, abrindo as edições do ano para nomes nacionais da cena instrumental.

O Edital Série BH Instrumental está em sua nona edição e é uma ferramenta que tem como objetivo valorizar e destacar a música instrumental no nosso estado e promover a democratização do acesso ao nosso palco, um dos principais e mais reconhecidos do país, além de estimular o intercâmbio entre artistas daqui com nomes de outras cenas do Brasil e do mundo. O edital é aberto a instrumentistas mineiros ou de outros estados que, comprovadamente, residam em Belo Horizonte e região há mais de um ano. São duas as categorias:

CIRCULAÇÃO, para artistas e grupos que comprovem experiência profissional no cenário mineiro; os selecionados nesta categoria vão receber premiação de R$ 4 mil. Serão quatro selecionados, para apresentações nos dias 15 de julho e 16 de setembro de 2023.

NOVOS TALENTOS, para instrumentistas com idade até 30 anos. Serão dois selecionados, que receberão premiação de R$ 2.500, subirão ao palco, para apresentações nos dias 15 de julho e 16 de setembro.

Para maiores informações, edital completo e a ficha de inscrição acesse: https://www.veredasproducoes.com.br/2023/04/17/inscricoes-abertas-edital-serie-bh-instrumental-2023/

17 de maio de 2023

Estão abertas as inscrições para a Chamada Instituto Cultural Vale 2023.


A Chamada Instituto Cultural Vale é um edital de seleção de projetos culturais visa fortalecer o compromisso da instituição com fomento à cultura, com a valorização das diversas expressões artísticas e com a democratização do acesso à produção cultural brasileira. Em sua quarta edição, a Chamada já beneficiou 173 projetos em todo o Brasil. O edital 2023 seleciona projetos aprovados com enquadramento no artigo 18 da Lei Federal de Incentivo à Cultura (nº 8.313/91) e as inscrições seguem abertas até o próximo dia 16 de junho.

Podem propor até 3 projetos pessoas jurídicas, com sede no território nacional, com atuação na área cultural. Não serão aceitos projetos de pessoas físicas. A Análise e aprovação final de projetos ocorrerão entre19/06 e 14/12/2023 e a divulgação do resultado da Chamada será divulgado até 15/12/2023, no site da instituição. A realização dos projetos contratados deverão ocorrer entre 01/01/2024 a 31/12/2024, em qualquer lugar do Brasil, não sendo exigência que proponente tenha sede no estado de execução do Projeto. Essas e outras informações importantes além do Edital completo e Formulário de Inscrição podem ser  acessados através da página do Instituto Cultural Vale (aqui).

A importância do gênero musical Choro e seu ensino na UFMG é tema de palestra do professor Marcos Flávio Aguiar.

A programação faz parte do projeto Viva Música nesta quarta-feira e inclui concerto da Orquestra de Choro UFMG.


Criado em 2002 pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, o Projeto Viva Música engloba um conjunto de atividades articuladas entre si. Entre elas, destaca-se a Série VivaMúsica que inclui a organização de palestras e concertos semanais vinculados a uma disciplina da graduação e abertos ao público em geral. Nesta quarta-feira (17/05) a série promove a partir das 17h20 a palestra "A importância do gênero musical Choro e seu ensino na UFMG", com o Professor Doutor Marcos Flávio de Aguiar Freitas, além da apresentação, às 18 horas, da Orquestra de Choro da UFMG sob regência de Marcos Flávio. A atividade gratuita acontece no Auditório Fernando Mello Vianna Escola instalado na escola de Música da UFMG/Campus Pampulha.

A Orquestra de Choro da UFMG surgiu através da disciplina Práticas Interpretativas do Choro I e II, ministradas pelo Prof. Dr. Marcos Flávio na Escola de Música da UFMG. O Projeto visa a formação de novos intérpretes do gênero, divulgação do Choro e consequentemente a formação de público. O grupo é composto por flautas, saxofones, trompete, trombones, baixo, violões de 6 e 7 cordas, cavaquinhos, acordeon, violino, oboé e bateria, abarcando alunos de todos os cursos da Escola de Música da UFMG através da disciplina, além dos colaboradores externos, através do Projeto de Extensão, sob coordenação de Marcus Flavio de Aguiar Freitas.

No programa de hoje estão as composições: Ele e Eu, Ingênuo, Cheguei, Lamentos, Ainda me recordo, Pula Sapo, Segura ele e 1x0, ambas de Pixinguinha. O Sapo e o Grilo do compositor mineiro Geraldo Alvarenga, com Arranjo de Marcelo Chiaretti; além de  Flor de Abacate de autoria de Álvaro Sandim e  Gaúcho (Corta Jaca) da mestra Chiquinha Gonzaga. Programe-se

SERVIÇO
Palestra "A importância do gênero musical Choro e seu ensino na UFMG", com o Professor Doutor Marcos Flávio de Aguiar Freitas
Concerto com a Orquestra de Choro da UFMG sob regência de Marcos Flávio Aguiar
Data: 17/05/2023
Horário: Palestra - 17h20 / Concerto -18h00
Local: Auditório Fernando Mello Vianna - Escola de Música da UFMG - Campus Pampulha

16 de maio de 2023

O Abre a Roda - Mulheres no Choro continua com apresentações imperdíveis às terças-feiras.

O Abre a Roda - Mulheres no Choro continua com suas apresentações imperdíveis sempre às terças-feiras no Santo Boteco, espaço localizado no bairro São Pedro. E hoje (16/05), o coletivo feminino formado por experientes instrumentistas do cenário musical de BH promete mais uma noite com o melhor do Choro.

A roda como sempre será aberta para abrigar músicos convidados e presenças espontâneas que cheguem para se afinar com o repertório repleto dos clássicos dos grandes mestres e também de composições autorais das integrantes. 
A apresentação tem início às 19 horas. Programe-se e convide os amigos.

SERVIÇO
Abre a Roda Mulheres no Choro no Santo Boteco - A última do ano
Data:16/05/2023 - terça-feira
Horário: a partir das 19 horas
Local: Santo Boteco - R. Major Lopes, nº 4 - Bairro São Pedro - BH

15 de maio de 2023

"Encontro com Mestres” promove oficinas e shows de ícones do Choro, em dois dias de atividades gratuitas na Lagoinha.


Belo Horizonte irá receber ícones do Choro para uma programação totalmente gratuita que incluirá oficinas e shows em espaços do Bairro Lagoinha. O "Encontro com Mestres", projeto do grupo Regional da Serra, acontecerá entre 27 e 28 de maio reunindo músicos consagrados e aprendizes, incluindo as presenças de João Camarero, Caetano Brasil, Henrique Araújo e o grupo Abre a Roda: Mulheres no Choro.

AS OFICINAS acontecerão no dia 27 de Maio no Centro Cultural Liberalino Alves, localizado ao lado do Mercado da Lagoinha. Serão 30 vagas por atividade, com média de três horas de duração. 

OS MESTRES 
Durante as masterclass, o grupo Regional Imperial ficará por conta de apresentar ensinamentos sobre os instrumentos básicos do Choro, suas construções e lugares no grupo musical e os modos de desenvolvimento das cadências e harmonias. A proposta do bandolinista Henrique Araújo é um curso voltado para a interpretação de obras de músicos e musicistas afro- brasileiros, como Pixinguinha, Xeina Barros, Donga e Esmeraldino Sales — para participar, é necessário ter um bandolim de oito ou dez cordas. Já Caetano Brasil vai conduzir um descontraído exercício de improvisação no Choro, enquanto o grupo Abre a Roda propõe uma perspectiva de popularização do Choro entre as mulheres. A ideia é que as participantes possam ser iniciadas em algum dos seguintes instrumentos: clarineta, flauta, saxofone, cavaquinho, violão, piano ou pandeiro, e também tenham contato com noções de ritmo, interpretação, afinação e articulação, por exemplo.

AS INSCRIÇÕES estão abertas e podem ser realizadas online. Os interessados deverão acessar este link e preencher um formulário com dados básicos de contato pelas respectivas oficinas procuradas. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, considerando ainda como critério norteador de escolha o envolvimento e conhecimento prático do participante no instrumento por ele escolhido.
O projeto é inclusivo e haverá reserva de 5% das vagas das oficinas para pessoas com deficiência e 30% para mulheres, mães de criança na primeira infância, pessoas negras e LGBTQIA+.

A PROGRAMAÇÃO. Confira a seguir detalhes sobre o objetivo, conteúdo das oficinas e as habilidades prévias necessárias:





Imperdível. Faça logo sua inscrição e acompanhe as novidades pelas redes sociais do @Regional da Serra.

12 de maio de 2023

Neste sábado acontece mais uma edição do "Choro e Samba no Salão", evento solidário com participação do Clube do Choro de Betim.

Clube do Choro de Betim se apresenta neste sábado (13), em mais uma participação solidária no "CHORO E SAMBA NO SALÃO". O evento com entrada gratuita é  um almoço dançante e tem sua arrecadação revertida ao Salão do Encontro, organização social que desde 1970 atua promovendo a arte/educação e preservando o artesanato e a cultura mineira.
Além do show com o grupo musical do Clube do Choro de Betim, parceiro e amigo da instituição, o público encontrará também atrativos gastronômicos com parte da renda revertida para manutenção das atividades do Salão do Encontro. 

A programação acontecerá a partir das 11h, no Salão do Encontro Matriz, localizado na Rua João da Silva Santos, 34, no bairro Angola, em Betim. Aproveite o sábado ao lado da família e amigos em um ambiente cultural e solidário. Programe-se.


SERVIÇO
Choro e Samba no Salão - Evento solidário Salão do Encontro
Data: 13 de maio (sábado)
Horário: Evento - das 11 às 17 horas / Show - das 13 às 16 horas.
Local: Salão do Encontro Matriz - Rua João da Silva Santos, 34, Bairro Angola, Betim
Entrada gratuita - Haverá venda de comidas e bebidas no local
Informações: (31) 3532.4911

Quarteto Chorare abre o fim de semana com muito chorinho no Galpão Flor do Campo.

Quem ama a música sabe exatamente a que dimensões o chorinho nos leva. Uma sensação tão, mas tão boa, que acaba virando o símbolo de "um lugar" pra onde a gente sempre quer ir e ficar. É exatamente pra lá que nos transporta o som do Chorare, de volta nesta sexta (12/05) ao quintal do Galpão Flor do Campo.

O grupo se apresenta com Daniel Christófaro no Violão 7 cordas, Mateus Porto no Bandolim, Iberê Sansara no Pandeiro, Chico Alves no Sax trazendo um repertório muito especial: composições de Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Jonas Silva, Luperce Miranda, Hermeto Pascoal, Sivuca entre outros grandes mestres.

Programe-se e convide os amigos.

SERVIÇO
Chorinho com Quarteto Chorare
Data: 12/05/2023 - Sexta-feira
Horário: 19 horas
Local: Galpão Flor do Campo - Rua Cel. Otávio Diniz, 449 - Santa Efigênia - BH
Couvert: R$12,00
Informações: 31 99115-9252 (WhatsApp)

11 de maio de 2023

O violonista Silvio Carlos convida Warley Henrique e Daniel Guedes para uma noite de muita música instrumental brasileira.


Nesta quinta (11/05), a partir 19h30, o violonista Silvio Carlos convida o cavaquinista Warley Henrique e o pandeirista Daniel Guedes para uma noite música instrumental brasileira com destaque para os Choros clássicos compostos por grandes mestres. A apresentação acontece no O Muringueiro, espaço localizado no bairro da Graça. Programe-se.

SERVIÇO
Noite de Choro e música instrumental brasileira
Data: 11/05/2023
Horário: 19h30
Local: O Muringueiro. Rua Juacema, 416. Bairro da Graça.
Reservas: (31) 99319-5525

10 de maio de 2023

Chorosas no Café com Letras nesta quarta.

O  grupo Chorosas se apresenta hoje (10/05), a partir das 19h30, no palco do Café com Letras.

O grupo mineiro Chorosas nasceu da paixão de mulheres instrumentistas pelo Choro e da imensa vontade de estudar e se aprofundar nesse autêntico e genuíno gênero musical brasileiro. 

O quinteto mistura toques da música moderna latentes em suas vivências com a essência desse patrimônio brasileiro, resultando assim em um som alegre e audacioso. O grupo traz em seu repertório grandes nomes como Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Jacob do bandolim, Waldir Azevedo e muitos outros, além de composições autorais. Programe-se.

SERVIÇO
Chorinho no Café apresenta: Grupo Chorosas
Data: 10//05/2023 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Café com Letras Savassi - Rua Antônio de Albuquerque, 781- Savassi
Informações:(31) 9842-44285 / 3225- 9973

9 de maio de 2023

O Abre a Roda Mulheres no Choro está de volta às terças animadas do Santo Boteco.

Depois de uma pausa breve, o  Abre a Roda Mulheres no Choro está de volta ao Santo Boteco.  E a noite desta terça (09/05) promete ser festiva para celebrar esse retorno. 

A roda como sempre será aberta para abrigar a todos e todas instrumentistas que cheguem para se afinar com o repertório repleto dos clássicos dos grandes mestres e também de composições autorais das integrantes.

A apresentação tem início às 19 horas. Programe-se e convide os amigos. 

SERVIÇO
Abre a Roda Mulheres no Choro no Santo Boteco - A última do ano
Data: 09/05/2023 - terça-feira
Horário: a partir das 19 horas
Local: Santo Boteco - R. Major Lopes, nº 4 - Bairro São Pedro - BH

8 de maio de 2023

Secretaria Municipal de Cultura lança um Calendário de Editais de Fomento à Cultura para o ano de 2023.


O setor de fomento à cultura da Prefeitura de Belo Horizonte agora tem um calendário com todos os editais que serão lançados em 2023. Por meio da Secretaria Municipal de Cultura, serão publicados ao longo do ano cinco editais da Lei Municipal de Incentivo à Cultura que somam mais de R$ 31 milhões em investimento direto da PBH na cultura da cidade. Soma-se a esses valores o Edital da Lei Paulo Gustavo, que aplicará cerca de R$19,5 milhões por meio de recursos federais. Ao todo, a economia da cultura de Belo Horizonte receberá mais de R$50 milhões em 2023.

No início de maio, começam as inscrições para dois editais do Fundo Municipal de Cultura: o Multilinguagens, que contempla ações culturais de diversas áreas da cultura, e o BH nas Telas, específico para propostas do setor audiovisual. Outros dois editais também contarão com recursos do Fundo: o Edital “Zona Cultural Praça da Estação 2023”, que apoia projetos, eventos e ações realizadas neste território tradicional de BH; além do Edital “Descentra 2023”, que viabiliza projetos de regiões descentralizadas da cidade. Ambos têm previsão de lançamento para junho. A Secretaria Municipal de Cultura lança ainda, em setembro, o Edital Incentivo Fiscal 2023, que seleciona projetos para a captação de recursos junto a empresas interessadas no patrocínio cultural via renúncia fiscal (ISSQN). Outro edital de destaque é o que fará a aplicação dos recursos federais da Lei Paulo Gustavo, previsto para agosto.

Fique de olho e prepare seu projeto! Todas as informações sobre editais são publicadas na página pbh.gov.br/lmic

5 de maio de 2023

O músico e compositor André Oliveira estreia neste domingo a série de shows "Mulheres que Inspiram”. A primeira convidada é a pianista Luciana Alvarenga.

O músico e compositor André Oliveira apresenta neste domingo (07/05) o primeiro show da série "Mulheres que Inspiram”. O projeto acontece no Parque Ecológico do Eldorado, onde o artista fará um passeio pela música brasileira instrumental e cantada, convidando para cada apresentação, instrumentistas e compositoras mineiras. No repertório músicas autorais do músico André Oliveira, das compositoras convidadas e também de nomes como Chiquinha Gonzaga, Dona Ivone Lara dentre outras consagradas. Nesse primeiro encontro musical a convidada é a pianista Luciana Alvarenga, com quem André forma o "Duo Delicado". O show tem início às 11 horas, com entrada franca

Graduado em Educação Musical Escolar na UEMG, ANDRÉ OLIVEIRA atua como multi-instrumentista, compositor, arranjador, além de diretor musical.Ao longo de mais de uma década de carreira artística, ele vem desenvolvendo um trabalho de criação que reflete os diversos processos musicais dos quais participou com diferentes artistas e grupos (entre eles o Quinto do Choro) e os estudos por ele realizados no campo da música. André foi um dos indicados ao Prêmio Profissionais da Música 2020 na categoria Produção (sudeste) - Produtor Musical (Cds e Álbuns Digital). Ele também produziu a série "Entre Janelas" lançado em abril de 2020 que reuniu virtualmente diversos músicos durante a pandemia, resultando em encontros e registros musicais preciosos. Ele também é produtor do CD "Oná", um trabalho autoral lançado em 2019 com composições instrumentais que passeiam pelo choro, baião, afoxé, música mineira, música afro-brasileira em geral, numa mistura efervescente de ritmos e melodias com arranjos bem elaborados e originais para formação instrumental de sopros, cordas, percussão e vozes.


Luciana Alvarenga e André Oliveira formam o Duo Delicado - Fotos: Divulgação

A soprano, pianista e professora de música LUCIANA ALVARENGA é formada pela UFMG, onde obteve Licenciatura em Música, Bacharelado em Música Popular e Bacharelado em Canto. Ela também graduou-se no Instituto Brasileiro de Canto Contemporâneo - IBCC.
Luciana atua como cantora, pianista e professora de música na região de Belo Horizonte . Ao longo de sua carreira foi professora de canto na UFMG, na Fundação Clóvis Salgado, no Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais em Nova Lima e Concentus Musicum de Belo Horizonte. Atuando como pianista ela já realizou duas turnês internacionais, com mais de 20 shows na França.
Atualmente é pianista nos grupos "Abre a Roda - Mulheres no Choro", "Ellas no Choro" e "Choramingando", e nos grupos "Capella em Trio" e "Samba Geral" ela atua como cantora. Agora ao lado de André Oliveira, ela compõe o "Duo Delicado" para nos surpreender com mais uma atuação de primeira grandeza.

SERVIÇO
"Mulheres que Inspiram” - André Oliveira convida Luciana Alvarenga
Data: 11/05 (domingo)
Horário: 11 horas
Local: Parque Ecológico do Eldorado - Rua Paineiras, 753 - Contagem
Entrada: franca

Regional D'Avenidinha convida a cantora Mari Nunes para uma roda de Choro e Samba imperdível.


Nesta sexta-feira (05/05) o Regional D'Avenidinha convida a cantora Mari Nunes para mais uma roda de Choro e Samba imperdível. Com ela estarão no palco do Boteco D´Avenidinha o quinteto formado por Pedro Alvarez (flauta), Marcos Soares (cavaquinho), Daniel Toledo (violão 7 cordas), Daniel Nogueira (pandeiro) e Ronaldo Emerenciano (percussão). Não perca. A noite promete uma super seleção da melhor música brasileira e um alto astral. Convide os amigos.

Regional D'Avenidinha convida Mari Nunes
Data: 05/05/2023 - sexta-feira
Horário: 20 horas
Local: Boteco D'Avenidinha - Av. do Contorno, 3379 - Bairro Santa Efigênia.
Entrada: R$15,00

CLUBE DO CHORO DE BH NO PALCO DA 7ª MOSTRA DESCONTORNO CULTURAL

Clube do Choro de BH representado por grandes instrumentistas da Velha Guarda - Foto: Amanda Andrade 

O Clube do Choro de Belo Horizonte foi uma das atrações da 7ª edição da Mostra Descontorno Cultural, se apresentando no último dia 15 de abril, no Centro Cultural Salgado Filho, um dos locais que fizeram parte do circuito. Os instrumentistas tocaram clássicos do Choro, inclusive parte da obra de Waldir Azevedo, no ano de seu centenário.

Cícero Gonzaga, Zito, Jorge Souza e Teco quarteto de instrumentistas do Clube do Choro de BH -  Fotos: Amanda Andrade

O Descontorno Cultural busca dar visibilidade e fortalecer os artistas da cidade como protagonistas culturais, além de celebrar as ações desenvolvidas ao longo de todo o ano nos Centros Culturais Municipais. Suas edições trazem atrações gratuitas, de diferentes linguagens artísticas, do público infantil ao idoso, que ocupam os espaços culturais municipais de Belo Horizonte.

O grupo de instrumentistas do Clube do Choro de BH se apresentou no Centro Cultural Salgado Filho, com uma formação de músicos experientes, representantes da Velha Guarda do Choro Belo-horizontino trazendo Zito no pandeiro, Jorge Souza no bandolim, Teco no violão 7 cordas, e Cícero Gonzaga no acordeon.


No repertório foram incluídos Choros Clássicos assinados por grandes compositores, o que agradou muito ao público que prestigiou o evento e aplaudiu calorosamente mais uma belíssima apresentação do Projeto "O Choro Desta Cidade Sou Eu – Clube do Choro de Belo Horizonte".
 
Público do Descontorno Cultural pode apreciar gratuitamente diferentes espetáculos em vários Centros Culturais da Cidade. Foto: Amanda Andrade

O projeto O Choro desta Cidade Sou Eu é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com patrocínio da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S/A, realização da Idear Produção e Clube do Choro de Belo Horizonte.

4 de maio de 2023

Lagoinha recebe feira gastronômica com super programação musical. Roda de Choro Baticum é destaque no próximo domingo.

Roda de Choro Foto: Net

O bairro Lagoinha é um dos mais tradicionais de Belo Horizonte e tem uma história gastronômica patrimoniável, que merece ser melhor conhecida. E a partir de hoje, o bairro recebe a segunda edição do Circuito Lagoinha. Esse ano, a temática é “Cozinha Mineira" e contará com uma programação diversa que valoriza empreendedores locais e revela a riqueza da culinária de Minas Gerais.

O evento acontece nos dias 4, 6 e 7 de maio de forma gratuita para a população, com retirada antecipada dos ingressos pelo Sympla. A programação conta com feira gastronômica, shows, exposição fotográfica e outras atrações. 

Nesta quinta (04), das 18h às 23h, o Rolezin Lagoinha irá promover uma visita guiada a quatro restaurantes tradicionais da região com direito a degustação. Os ingressos, contudo, já estão esgotados. 

No sábado (06), na Casa Rosa do Bonfim, ocorre a Feira Chica, uma feira de empreendedorismo feminino, das 10h até 17h. Logo após, será exibida a exposição fotográfica "Lagoinha: A Gostosa Boemia", com imagens da curadoria de Filipe Thales e Juliana Mendes. A partir das 18h o público confere os shows da banda Samba na Roda de Saia e com o set do DJ Jaka até o final da noite (ingressos aqui)

A programação de domingo (07) será realizada no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, no Mercado da Lagoinha (Av. Antônio Carlos, 821) e terá início às 11 horas. 

A feira gastronômica contará com a participação de cozinhas locais, com pratos e petiscos de destaque dos restaurantes e bares da região, com espaço kids para as famílias, além de uma imperdível programação musical.

Nosso destaque vai para a RODA DE CHORO BATICUM, com previsão de início às 15h30. Com um repertório que passeia entre clássicos e Choros pouco conhecidos, o grupo é formado por Gustavo Monteiro (violão 7 cordas), Artur Pádua (violão 6 cordas), Pablo Dias (cavaquinho), Daniel Nogueira (pandeiro), Ciro Cordeiro (percussão),Thiago Balbino (bandolim) e Marcos Flávio (trombone), Pedro Mota (Trompete). 

Para o domingo, retire aqui seu ingresso gratuito. É necessário doar 1 Kg de alimento não perecível ou um pacote de absorvente na entrada.

Choro Nosso garante a roda nesta quinta.

Hoje tem roda de choro e samba no "O Muringueiro". E quem comanda a noite é o Grupo Choro Nosso
Os trabalhos iniciam às 19 horas, com Renato Muringa (cavaquinho, bandolim e voz), Silvio Carlos (violão 7 cordas) e Daniel Guedes (pandeiro).

O grupo espera por todos com um repertório da melhor qualidade, executado com a maior competência. Programe-se e chame os amigos.

SERVIÇO
Roda com Choro Nosso
Data: 04/05 (quinta)
Horário: 19 horas
Local: Rua Juacema, 416 - Bairro da Graça - BH
Informações: (31) 99319-5525