Clube do Choro de BH celebrando o Dia Nacional do Choro ao lado de grandes chorões. |
O toque da alvorada desse domingo, 23 de abril foi para anunciar para toda BH que o dia seria de muita festa nos bares e espaços culturais da cidade. Afinal, era dia de reverenciar Pixinguinha, festejar seu aniversário e celebrar o Dia Nacional do Choro. Em diversos pontos da capital pode se ouvir composições dos grandes mestres do gênero, executadas por diferentes grupos musicais que se dedicaram de corpo e alma à essa celebração. O Clube do Choro de Belo Horizonte foi quem abriu os festejos, promovendo uma super roda que reuniu, a partir das 11 horas, diferentes gerações de instrumentistas executando clássicos do Choro instrumental e cantado, aplaudidos por um público fiel às expressões da excelência da música brasileira.
Público apaixonado pelo Choro e fiel à excelência da musica brasileira. |
Grupo Orapranois e convidados. |
O grupo Orapranóis trazendo em sua formação os associados Geraldo Magela ao violão, Rodrigo Alonso no cavaquinho, Frederico Lazarini no pandeiro e Juliana D'Avila na flauta foi a atração principal. A eles se reuniram muitos outros músicos convidados.
Entre eles, o acordeonista José Cícero Gonzaga, o bandolinista Hélio Pereira, o cavaquinista José Carlos Choairy, a cantora Clélia Santos, respeitáveis representantes da Velha Guarda do Choro e também importantes associados do Clube do Choro de BH.
Mas para alegria geral, outros tantos chorões, acompanhados de seus instrumentos ou com seus atributos vocais prestigiaram o evento, levando ainda mais brilho para a grande roda formada.
Chorões de várias gerações reunidos na celebração. |
Entre eles: Pedro Alvarez (flauta), Marcos Soares (cavaquinho), Bolão (percussão), o associado José Danilo Borges (Ratinho) e a cantora Lívia Itaborahy. Com esse grande elenco, a festa adentrou a tarde, abrindo alas para que muitos outros grandes instrumentistas de BH reverberassem a alegria explicita desse evento e celebrassem o Dia Nacional do Choro e o legado dos grandes mestres chorões.
Além de vários associados na plateia, o Clube do Choro de BH esteve representado por membros da sua diretoria em exercício: o Presidente Acir Antão que também atuou como mestre de cerimônia e pelos diretores Paulo Ramos e Amilton Faria (fotos abaixo).