SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

31 de março de 2023

Delicadezas musicais com Luciana Alvarenga e André Oliveira

Luciana Alvarenga e André Oliveira formam o Duo Delicado - Fotos: Divulgação

O Duo Delicado é formado pela pianista Luciana Alvarenga e o violonista André Oliveira, conhecidos por suas carreiras solo e por participações em diversos projetos musicais coletivos. Eles  agora se reúnem para apresentar ao público um repertório de Choro e Samba que traz em sua proposta o que o próprio nome do duo expressa: delicadezas musicais. E nesta sexta -feira (31/03) esse encontro pode ser apreciado ao vivo, a partir das 20 horas, no Cantin D'Or Noir.

Graduado em Educação Musical Escolar na UEMG, ANDRÉ OLIVEIRA atua como multi-instrumentista, compositor, arranjador, além de diretor musical. 
Ao longo de mais de uma década de carreira artística, ele vem desenvolvendo um trabalho de criação que reflete os diversos processos musicais dos quais participou com diferentes artistas e grupos (entre eles o Quinto do Choro) e os estudos por ele realizados no campo da música. André foi um dos indicados ao Prêmio Profissionais da Música 2020 na categoria Produção (sudeste) - Produtor Musical (Cds e Álbuns Digital). Ele também produziu a série "Entre Janelas" lançado em abril de 2020 que reuniu virtualmente diversos músicos durante a pandemia, resultando em encontros e registros musicais preciosos. Ele também é produtor do CD "Oná", um trabalho autoral lançado em 2019 com composições instrumentais que passeiam pelo choro, baião, afoxé, música mineira, música afro-brasileira em geral, numa mistura efervescente de ritmos e melodias com arranjos bem elaborados e originais para formação instrumental de sopros, cordas, percussão e vozes.

A soprano, pianista e professora de música LUCIANA ALVARENGA é formada pela UFMG, onde obteve Licenciatura em Música, Bacharelado em Música Popular e Bacharelado em Canto. Ela também graduou-se no Instituto Brasileiro de Canto Contemporâneo - IBCC. 
Luciana atua como cantora, pianista e professora de música na região de Belo Horizonte . Ao longo de sua carreira foi professora de canto na UFMG, na Fundação Clóvis Salgado, no Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais em Nova Lima e Concentus Musicum de Belo Horizonte. Atuando como pianista ela já realizou duas turnês internacionais, com mais de 20 shows na França. 
Atualmente é pianista nos grupos "Abre a Roda - Mulheres no Choro", "Ellas no Choro" e  "Choramingando", e nos grupos "Capella em Trio" e "Samba Geral" ela atua como cantora. Agora ao lado de André Oliveira, ela compõe o "Duo Delicado" para nos surpreender com mais uma atuação de primeira grandeza.

SERVIÇO
Duo Delicado - Choro e Samba
Data: 31/03/2023 - Sexta-feira
Horáruo: 20 horas
Local: Cantin D'Or Noir
Avenida do Contorno, 3588 - Sta Efigênia
Informações e reservas: (31) 988134760 / 997078090



Chorosas se apresenta na Casa Artô, tocando Chiquinha, Jacob, Pixinguinha e outros mestres.

O Chorosas faz nesta sexta -feira (31/03) mais uma roda de Choro na Casa Artô, espaço de expressão cultural recém inaugurado no bairro Floresta. A apresentação tem início às 19h30, trazendo no repertório obras de grandes compositores como Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Jacob do bandolim, Waldir Azevedo e muitos outros, além de composições autorais.

O grupo nasceu da paixão de mulheres instrumentistas pelo Choro e da imensa vontade de estudar e se aprofundar nesse autêntico e genuíno gênero musical brasileiro. O quinteto mistura toques da música moderna latentes em suas vivências com a essência desse patrimônio brasileiro, resultando assim em um som alegre e audacioso. Imperdível.

SERVIÇO
Casa Artô apresenta Grupo Chorosas
Data: 31//03/2023 (sexta-feira)
Horário: 19h30 às 22h30
Local: Caasa Artô - Rua Floresta, 82- Bairro Floresta
Couvert Artìstico: R$12,00
Informações: https://www.instagram.com/casa.arto/

Roda do Padreco está de volta e em novo local.

 


A Roda do Padreco, já famosa pelos seus encontros em diversos locais no bairro Padre Eustáquio está de volta. Os encontros serão agora sempre na última sexta-feira do mês, a partir das 18 horas, no Centro Cultural Padre Eustáquio, um espaço amplo e receptivo a toda a população.

Como de costume, a roda é aberta e recebe os membros do coletivo musical, um grupo eclético e talentoso formado por acadêmicos da UEMG, além de outros instrumentistas de expressão no universo do Choro de BH. 

Somando à excelente música com repertório composto por clássicos do Choro e outros temas do gênero, o evento oferece opções gastronômicas e cervejas artesanais para serem consumidas no local. Então programe-se para esse retorno imperdível, em casa nova.

SERVIÇO
Roda do Padreco
Data: 31/03 (sexta-feira)
Horário das 18h30 às 22 horas
Local: Centro Cultural Padre Eustáquio - Rua Jacutinga, 550 - Bairro Padre Eustáquio - BH
Entrada: gratuita

30 de março de 2023

Roda do Monteiro recebendo nomes importantes do Choro belo-horizontino.

Hoje é dia de Roda do Monteiro, o encontro chorão liderado pelo violonista e compositor Gustavo Monteiro e que, além do músico anfitrião, recebe nomes importantes do Choro belo-horizontino. 

Gustavo Monteiro atua há cerca de 20 anos no cenário musical de BH, com uma trajetória de destaque tocando ao lado de grandes artistas de renome do Samba e do Choro. E esta noite seu encontro será com os instrumentistas Pablo Dias, Marcelo Jiran e Ricardo Acácio

Programe-se e convide os amigos. A roda acontece a partir das 18h30 no Bolota's Bar - Santa Tereza 

SERVIÇO
Roda de Choro do Monteiro
Data: 30/03/2023 (Quinta-feira)
Horário: 18h30
Local: Bolota's Bar - Rua Mármore, 397 - Bairro Sta Tereza - BH
Informações: (31) 981059355 

Hoje tem Confraria do Choro tocando no Bar 222

Confraria do Choro no Bar 222 - Foto: Divulgação

Camargo
no pandeiro, Nixon Fonseca no cavaquinho, Wagner Andrade no violão 7 cordas e Nara na flauta estão na formação da Confraria do Choro que se apresenta nesta quinta-feira (30/03), a partir das 19 horas, em mais uma imperdível roda no Bar 222.
O grupo convida a todos para mais uma noite animada ao som dos melhores Chorinhos e Samba instrumental. Não perca.

SERVIÇO
Roda com a Confraria do Choro
Data: 30/03/2023 - quinta-feira
Horário: 19 horas
Local: Bar 222 - Rua Francisco Deslandes, 222 - Anchieta - BH
Informações: (31) 97572-5233 / (3)1 35643061

29 de março de 2023

Choro e Samba da Velha Guarda com Regional da Serra, na Casa Évora.

O Regional da Serra é um grupo atuante no cenário do Choro de BH e se apresenta ao longo da semana em diferentes locais da cidade. E sempre levando o melhor do Choro e do Samba da velha guarda ao público que lhe acompanha desde 2106, quando foi fundado.

E nesta quarta-feira (29/03), Daniel Toledo (violão 7 cordas), Daniel Nogueira (pandeiro) e Pedro Alvarez (flauta), músicos que estão na base da formação do Regional da Serra, se apresentam na Casa Évora. A roda acontece a partir das 19 horas. Programe-se e convide os amigos.

SERVIÇO
Roda de Choro com Regional da Serra
Data: 29/03 - quarta-feira
Horário: 19 horas
Local: Casa Évora - Ru Tomé de Souza, 975 - Savassi - BH

Trio formado por Gabriel Guedes, Ricardo Acácio e Bruno Malagui se apresenta hoje na Rei 9.


Um super trio formado por Gabriel Guedes no bandolim, Ricardo Acácio no pandeiro e Bruno Malagui no piano se apresenta hoje (29/03) na Espeteria Rei 9, no bairro de Santa Efigênia.

A casa tem aberto espaço para apresentações de grupos de Choro e outros gêneros tradicionais da música brasileira. O palco abre às 19 horas e além das cadeiras na calçada arejada, o local recebe todos com música boa, espetos especiais e cerveja gelada.
Confira!

Gabriel Guedes Trio
Data: 29/03/2023 - Quarta-feira
Horário: 19 horas
Local: Rei 9 Espeteria - Av. do Contorno,3940 - Santa Efigênia - BH
Informações: (31) 982633766

Orapranois no Bar do João: Chorinho afinado com a história do mais antigo boteco em atividade no coração da Savassi.

O grupo Orapranois está se apresentando às quartas-feiras no Bar do João, o mais antigo em atividade na região da Savassi. Nesses dias, o grupo abre a roda com Rodrigo Alonso no Bandolim, Geraldo Magela no Violão e Marcelo Roxo na percussão e vocal. O repertório é sempre composto por obras dos grandes mestres do Choro e do Samba e afinado com a história do local...

O Bar do João, abriu suas portas em 1985, pelo seu ainda proprietário, João Pimenta. O espaço começou pequeno, no fundo de uma galeria comercial, mas não se intimidou. Como nos conta o escritor e jornalista Gustavo Nolasco, em um relato historiográfico sobre o local: "Não demoraram muitos anos para o Bar do João se tornar referência para turma de jovens roqueiros e velhos boêmios. Passados (38) anos, hoje, é o mais antigo boteco em atividade no coração da Savassi. Se um dia a história de BH, capital mundial dos bares, for transformada em um álbum, com a absoluta certeza, o Bar do pequeno Joãozinho de Lascão será a figurinha carimbada que com mais orgulho iremos colecionar no baú das lembranças boas da vida."

Que tal convidar os amigos para curtir junto uma boa música, em um ambiente que faz parte da história dos bares de BH? Confira o serviço e o vídeo abaixo de uma apresentação do Orapranois realizada no Bar do João que contou com a participação especial do cantor e compositor Paulinho Pedra Azul.



SERVIÇO
Roda de Choro e Samba com Grupo Orapranois
Data: 29/03/2023 - Quarta-feira
Horário: 19 horas
Local: Bar do João - Rua Tomé de Souza, 810 - Savassi
Informações: whats.link/bardojoaosavassi                                                                  

Programe-se para a "Quarta com Chorinho" comandada pelos Velhos Chorões.

As noites das quartas-feiras tem oferecido excelentes rodas de Choro em BH. Uma delas é a promovida pelo Rota 677 que tem reservado esse dia exclusivamente para celebrar o gênero musical tão querido por um público expressivo da capital mineira.

E quem se apresenta logo mais, a partir das 19 horas, é o grupo Velhos Chorões. O trio é formado por por Alexandre Bacalhau no violão 7 cordas, Jorge Souza no bandolim e Zito no pandeiro, oferecendo sempre um repertório de primeiríssima grandeza em um encontro musical muito especial. 

Então programe-se e convide os amigos para mais essa "Quarta com Chorinho" que tem entrada gratuita e promoção de Chopp a R$10,00. 

SERVIÇO
Chorinho com Velhos Chorões
Data: 29/04 (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Rota 677 - Rua Vila Rica, 677 - Bairro Padre Eustáquio
Entrada: gratuita
Informações e reservas:(31) 99178-7341


28 de março de 2023

Terça é dia de Chorinho e outras brasilidades com o Abre a Roda...

Toda terça-feira a esquina mais querida da Major Lopes recebe uma roda de Choro e outras brasilidades musicais. Quem protagoniza esses momentos imperdíveis é o Coletivo Abre a Roda - Mulheres no Choro que enche de boa música e muito afeto o ar. 

A roda é aberta. Recebe outros instrumentistas convidados e presenças espontâneas que juntos promovem um repertório impecável, composto por grandes mestres e pelas componentes do grupo. Programe-se. O evento começa às 19h30.

SERVIÇO
Abre a Roda Mulheres no Choro
Data: 28/03/2023 - terça-feira
Horário: a partir das 19h30
Local: Santo Boteco - R. Major Lopes, nº 4 - Bairro São Pedro - BH.

27 de março de 2023

"O choro em contexto: nas baixarias de Mozart Secundino", obra assinada por Humberto Junqueira já está com pré-venda liberada.

Neste ano celebramos o centenário de nascimento do violonista Mozart Secundino de Oliveira, um personagem fundamental para a história do Choro em Minas Gerais. Entre os vários eventos que homenageiam esse mestre violonista, está o lançamento  do livro "O choro em contexto: nas baixarias de Mozart Secundino", assinado pelo músico e etnomusicólogo Humberto Junqueira. A obra foi editada pela Cancioneiro e está já está com a  pré venda liberada em campanha pelo Catarse.

A obra assinada por Junqueira aborda as práticas musicais de Mozart Secundino de Oliveira (1923-2015) no contexto do choro – categoria genérica que reúne em torno de si um conjunto de ideias, ritmos, instrumentos, danças, territórios, e assim por diante –, na cidade de Belo Horizonte. A apresentação do livro é assinada por Flavio Barbeitas, professor associado da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e nos aponta ótimas percepções sobre o conteúdo:

Humberto Junqueira é professor, etnomusicólogo,
doutor em Música, Cultura, História e Sociedade,
e especialista em cordas dedilhadas. Foto: Divulgação

Há bastante tempo incorporamos procedimentos analíticos aos nossos modos de entender e ensinar o que quer que seja. Como nos diz a origem da palavra, “análise” provém do grego analyo e significa basicamente “decompor, separar, desfazer uma trama”. Trata-se de um método útil para muita coisa, não resta dúvida. Não para tudo, porém. Este livro nos mostra, com valiosos recursos etnográficos, que o universo musical do choro é de fato compreendido se tomado como fenômeno, como unidade, cujos elementos – por mais díspares que aparentemente sejam – se revelam intimamente conectados e interdependentes. Música, técnica, instrumentos, danças, cantos, espaços, expressividades, relações interpessoais configuram-se mutuamente numa prática social que, para ser efetivamente entendida, exige bem mais o envolvimento participante do que o rigor analítico destinado a pinçar as partes e oferecê-las desencarnadas para um frio e deslocado exame. É com essa disposição que Humberto Junqueira, doutor em Música, História e Sociedade, nos apresenta aqui Mozart Secundino de Oliveira, violonista, mestre chorão, um sábio reconhecido por diferentes gerações de músicos que ajudaram a constituir a atual cena desse gênero em Belo Horizonte. Fiel, porém, ao seu método, o autor não faz de Mozart um biografado isolado de seu ambiente – da história e da memória da cidade. Muito pelo contrário, a trama no livro permanece sempre densa e complexa: Mozart revela, sim, o choro; mas também é por ele revelado.

Mozart Secundino: sempre presente nos
eventos do Clube do Choro de BH - Foto: Artbhz

MOZART SECUNDINO foi um dos fundadores do Clube do Choro de BH. Ele levantou a bandeira da música popular brasileira por muitas décadas, tornando-se referência para seus contemporâneos e, principalmente, para as gerações que vieram depois, sendo uma espécie de elo entre o passado e o futuro dessa música na cidade de Belo Horizonte. Ele cultivou o chamado violão de seis cordas de acompanhamento, típico dos agrupamentos designados como regionais, alcançando, ao final dos anos 2000, notório reconhecimento público. Escutar o violão de Mozart significa escutar várias histórias diferentes; é seguir um rastro; uma tradição, como um caçador de volta no tempo. Escutar essa música significa percorrer uma trilha, seguir as indicações de gestos e ações de um corpo que transporta enigmas. São esses enigmas que este trabalho assinado por Humberto Junqueira busca identificar.

O livro tem entrega prevista para o mês de maio. Garanta já o seu exemplar através da campanha de pré venda: link.

24 de março de 2023

Grupo Velhos Chorões em dose dupla neste final de semana. Prepare-se para maratonar com muito Choro e Samba instrumental.

O grupo Velhos Chorões reúne respeitados instrumentistas da Velha Guarda do Choro belo horizontino. Com Alexandre Bacalhau no violão 7 cordas, Jorge Souza no bandolim e Zito no pandeiro, o trio se apresentará em duas unidades do Mercado da Boca, neste fim de semana: no sábado (25), no Buritis e no domingo (26), no bairro Santa Tereza.

As rodas reúnem um público amante da boa música brasileira e acontecem em um clima animado e cheio de boas energias. Imperdível! Programe-se e leve o convite para os amigos.

SERVIÇO
Roda de Choro e Samba com Grupo Velhos Chorões
Data: 25/03/2023 - sábado
Horário:13h00
Local - Mercado da Boca Unidade Buritis - Av. Mário Wernerck, 1973. Buritis - BH

Data: 26/03/2023 - domingo
Local - Mercado da Boca - Santa Tereza - Rua Silvianópolis, 464 - Santa Tereza - BH
Horário: 14h00
Mais informações: https://linktr.ee/daboca

Buteco D'Avenidinha de mudança faz o último "sextou" com Choro e Samba. Regional da Serra e Lucas Fainblat são os convidados.

O Boteco D'Avenidinha está de mudança e faz hoje (24/03) a última roda de sexta-feira, no endereço atual. Para fechar esse ciclo com as melhores energias e o maior alto astral, o Regional da Serra se apresenta a partir das 19 horas, com seu time completo e recebe como convidado especial o sambista, cantor e compositor, Lucas Fainblat.
Nem precisa dizer que será imperdível, né?
Programe-se e convide os amigos.

SERVIÇO
Roda de Choro e Samba com Regional da Serra e Lucas Fainblat
Data: 24/03/2023 (sexta)
Horário: 19 horas
Local: Buteco D'Avenidinha - Av. Alphonsus Guimarães, 349 - Pompéia - BH
Informações: (31)3140-0783
Couvert artístico: R$10,00

23 de março de 2023

Roda do Monteiro recebe hoje Pablo Dias, Marcelo Jiran e Ricardo Acácio. Não perca!

Quinta-feira é dia de curtir a Roda do Monteiro, o encontro chorão liderado pelo violonista e compositor Gustavo Monteiro. A roda acontece a partir das 18h30 no Bolota's Bar - Santa Tereza e além do músico anfitrião, recebe nomes importantes do Choro belo-horizontino.

Gustavo Monteiro atua há cerca de 20 anos no cenário musical de BH, com uma trajetória de destaque tocando ao lado de grandes artistas de renome do Samba e do Choro. E esta noite seu encontro será com os instrumentistas Pablo Dias , Marcelo Jiran e Ricardo Acácio. Programe-se e convide os amigos.

SERVIÇO
Roda de Choro do Monteiro
Data: 23/03/2023 (Quinta-feira)
Horário: 18h30
Local: Bolota's Bar - Rua Mármore, 397 - Bairro Sta Tereza - BH
Informações: (31) 981059355

Terno Mineiro leva Choro e Samba instrumental ao bairro de Lourdes.


Uma noite de Choro e Samba Instrumental imperdível é o que o Terno Mineiro promete para esta quinta-feira (23/03). O trio que prioriza em seu repertório composições de grandes mestres da música brasileira é formado pelos instrumentistas Gelson Luiz (violão), Fábio Miudinho (cavaquinho) e Samir Valente (pandeiro) se apresenta a partir das 19 horas, no Cultura Gastro Bar, cervejaria localizada no bairro de Lourdes. Programe-se e convide os amigos.

SERVIÇO
Choro e Samba Instrumental com grupo Terno Mineiro
Data: 23/03/2023 - Quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Cultura Gastro Bar - Rua Marília de Dirceu, 189 - Bairro de Lourdes
Couvert artístico: R$12,00
Informações e reservas: (31)972662742

 

22 de março de 2023

Velhos Chorões no palco do Rota 677

Hoje tem Velhos Chorões no palco do Rota 677, espaço localizado no bairro Padre Eustáquio. O grupo formado por Alexandre Bacalhau no violão 7 cordas, Jorge Souza no bandolim e Zito no pandeiro já preparou um repertório super especial para animar mais esta edição do projeto "Quarta com Chorinho". 
Então... Programe-se e convide os amigos. A apresentação inicia às 19 horas, com entrada gratuita e promoção de Chopp a R$10,00. Imperdível.


SERVIÇO
Chorinho com Velhos Chorões
Data: 22/04 (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Rota 677 - Rua Vila Rica, 677 - Bairro Padre Eustáquio
Entrada: gratuita
Informações e reservas:(31) 99178-7341



REGIONAL DA SERRA FAZ RODA DE CHORO NO BAR REI 9

O Regional da Serra é um grupo composto por jovens instrumentistas mineiros que se formou no final de 2016 com o intuito de difundir clássicos do Choro e do Samba da velha guarda. 
Desde então, tornou-se uma das referências da nova geração de chorões da capital mineira e no cenário do gênero, pela excelente atuação cultivando uma formação tradicional de execução do Choro: o “regional”.
O grupo se apresenta regularmente em bares e teatros da Região Metropolitana e nesta quarta-feira (22/03) se apresenta em novo local. A roda de Choro acontece a partir das 19 horas no Bar Rei 9, localizado no bairro de Santa Efigênia. Confira.

SERVIÇO
Roda de Choro com Regional da Serra
Data: 22/03 - quarta-feira
Horário: 19 horas
Local: Espeteria Rei 9- Av.do Contorno, 3940 - Santa Efigênia - BH
informações: (31) 982633766

Curso de Cavaquinho on-line e gratuito será ministrado pelo músico e compositor Renato Muringa. As inscrições estão abertas.

Renato Muringa, instrutor do curso - Foto:divulgação

O músico e compositor Renato Muringa, que além de uma carreira solo também toca  no grupo Choro Nosso, vai oferecer uma série de aulas gratuitas de cavaquinho. Este é  um projeto realizado pela Secult MG com o intuito de difundir a prática desse maravilhoso instrumento para interessados no Estado de Minas Gerais.

O curso "Minhas mãos, Meu Cavaquinho" vai acontecer em sete encontros on-line e é destinado a todas as pessoas que queiram aprender do zero ou aperfeiçoar os acordes e as levadas desse versátil instrumento de quatro cordas. 

As inscrições já podem ser feitas pelo e-mail: renato@muringa.com.br. É só enviar o nome completo, idade, telefone celular e a expectativa com o curso. 

As oficinas 'Minhas mãos, meu cavaquinho"  serão transmitidas através do Google Meet, para os alunos previamente inscritos,  sempre das 19 às 21 horas, nas seguintes datas: 11,18 e 25 de abril e 02,09,16 e 23 de maio.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (31)98468-7400

21 de março de 2023

Terça-feira o Choro é com elas, as integrantes do Coletivo Abre a Roda.


Às terça-feiras o Choro é com elas, as integrantes do Coletivo Abre a Roda. Reunidas a partir das 19h30, elas enchem de alegria a esquina mais amada do bairro São Pedro: o Santo Boteco. A roda é aberta a outros instrumentistas e o repertório sempre impecável, incluindo Choros clássicos e também autorais das compositoras do grupo. Então programe-se, chegue cedo e garanta seu acento nesse encontro concorrido e imperdível!

SERVIÇO
Abre a Roda Mulheres no Choro 
Data: 21/ 03/2023 - terça-feira
Horário: a partir das 19h30
Local: Santo Boteco - R. Major Lopes, nº 4 - Bairro São Pedro - BH.

20 de março de 2023

Com Rodrigo Alonso, Magela e Fred, Orapranois agita a segundona no Barba Azul.

O grupo Orapranois faz nesta segunda-feira (20/03) mais uma apresentação imperdível no Barba Azul. Com Rodrigo Alonso no Cavaquinho, Geraldo Magela no Violão e Fred Lazzarini no pandeiro e vocal, o trio promete muito Choro e Samba para abrir a semana com o melhor astral.

O Bar Barba Azul  fica localizado no bairro funcionários e, além uma programação musical intensa e de qualidade, lá você também irá encontrar um cardápio com diversas opções gastronômicas que são um show à parte. 

A roda começa às 19 horas. Confira  e divulgue para os amigos.

SERVIÇO
Roda de Choro e Samba com Grupo Orapranois
Data: 20/03/2023 (Segunda -feira)
Horário: 19 horas
Local: Bar Barba Azul - Av. Getúlio Vargas, 216 - Funcionários - BH
Informações: https://www.instagram.com/barbazulbh/

17 de março de 2023

Grupo Orapranois continua animando o Beco do Choro e Samba aos domingos.

Beco do Choro e do Samba sempre animado aos domingos
Com  Cicero Gonzaga no acordeon, Geraldo Magela no violão, Fred Lazzarini no pandeiro e Alonso no cavaquinho, o grupo Orapranois convida para  mais tradicional roda domingueira do Tua Pizza Mangabeiras. O evento, começa às 11 horas e já se tornou um ponto de encontro concorrido entre os músicos, que participam da roda aberta, e do público amante do Choro e do Samba, representantes do que há de mais autêntico na música brasileira. Confira o serviço e não perca.


SERVIÇO
Roda de Choro e Samba com Grupo Orapranois
Data: 19/03/2023 (domingo)
Horário: 11 horas
Local: Tua Pizza Mangabeiras - Av. Bandeirantes, 1299 - Mangabeiras - BH
Informações: (31) 2510-4410

VELHOS CHORÕES NO MERCADO DA BOCA

O grupo Velhos Chorões reúne chorões da Velha Guarda do Choro de BH e traz em sua formação: Jorge Souza no bandolim, Alexandre Bacalhau no violão 7 cordas e Zito no pandeiro. 

O trio volta a se apresentar na tarde deste sábado (18/03), no Mercado da Boca - Santa Tereza, um local bastante aprazível instalado em um bairro histórico da cidade. A apresentação começa às 13h30 e promete um clima musical muito agradável para o fim de semana. 
Confira o serviço e convide os amigos.

SERVIÇO
Roda de Choro com Grupo Velhos Chorões
Data: 18/03/2023 - sábado
Horário:13h30
Local: Mercado da Boca -  Rua Silvianópolis, 464 - Santa Tereza - BH

Choro da Mercearia em rodas domingueiras na Varanda do Vento Leste.

A varanda do Vento Leste é o  palco da imperdível roda de Choro e Samba

O grupo "Choro da Mercearia” continua com suas rodas domingueiras que acontecem na varanda ventilada do Vento Leste, espaço muito especial localizado no bairro Floresta. Com as presenças de Silvio Carlos (Violão 7), Raíssa Anastasia (flauta), Marcos Ruffato (bandolim), Du Macedo (cavaquinho) e Ricardo Acácio (pandeiro), músicos reconhecidos na cena musical mineira, o grupo irá se apresentar neste domingo (19) a partir das 16h20, trazendo um repertório  tradicional e o melhor do lado B do Choro brasileiro. Programe-se e reúna os amigos.

SERVIÇO
Choro de Mercearia no Vento Leste
Data: 19/03/2023 (Domingo)
Horário: 16h20
Local: Vento Leste - Rua Urucuia,36 - Bairro Floresta - BH
Informações: (31) 99261 7425
Couvert artístico: R$13,00

Samba e Choro Veredas agitando o sábado na Avenidinha.

Neste sábado (18/03) o Choro Veredas será, a atração do Boteco D'Avenidinha. O grupo recebe como convidado o violonista Daniel Toledo que se apresenta ao lado de Mari Carvalho no pandeiro, Pedro Melo no Cavaquinho e Ian Zadorosnv no bandolim.

A roda de Samba e Choro terá início às 18 horas prometendo um repertório escolhido para tornar sua noite muito especial.

SERVIÇO
Boteco D'Avenidinha apresenta: Choro Veredas
Data: 18/03/2023 (sábado)
Horário: 18 horas
Local: Buteco D'Avenidinha - Av. Alphonsus Guimarães, 349 - Pompéia - BH
Informações: (31)3140-0783
Couvert artístico: R$10,00

Até lá, vamos com o Choro Veredas na audição de hoje. O grupo executa "Benzinho", composição assinada por Jacob do Bandolim. Desfrute...

Projeto "Regional da Serra Convida" recebe hoje o cavaquinista e compositor Du Macedo.

O projeto "Regional da Serra Convida" recebe hoje o cavaquinista e compositor, Du Macedo para mais uma roda de Choro com as sensacionais versões das composições do gênero. O encontro acontece a partir das 19 horas, no Boteco D'Avenidinha, espaço localizado no bairro Pompeia.

Formado pelos músicos mineiros Daniel Toledo (violão sete cordas); Marcos Soares (cavaquinho); Daniel Nogueira (pandeiro), Pedro Alvarez (flauta) e Ronaldo Emerenciano (percussão) o Regional da Serra é uma das referências da nova geração de chorões de BH. Programe-se e convide os amigos.

SERVIÇO
Roda de Choro & Samba com Regional da Serra
Data:17/03/2023 (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Buteco D'Avenidinha - Av. Alphonsus Guimarães,349 - Pompéia - BH
Informações: (31)3140-0783
Couvert artístico: R$10,00

16 de março de 2023

Hoje é dia de Roda de Choro do Monteiro que convida Rafa Zavagli, Marcelo Jiran e Daniel Guedes.

Hoje é dia de curtir mais uma Roda do Monteiro, o encontro chorão liderado pelo violonista e compositor Gustavo Monteiro. A roda acontece a partir das 18h30 no Bolota's Bar - Santa Tereza.

Gustavo Monteiro atua há cerca de 20 anos no cenário musical de BH, com uma trajetória de destaque tocando ao lado de grandes artistas de renome do Samba e do Choro. E nesta quinta (16/03) seu encontro será com os instrumentistas Rafa Zavagli,  Marcelo Jiran e Daniel Guedes.
Pensa numa roda boa... Programe-se e convide os amigos.


SERVIÇO
Roda de Choro do Monteiro
Data: 16/03/2023 (Quinta-feira)
Horário: 18h30
Local: Bolota's Bar - Rua Mármore, 397 - Bairro Sta Tereza - BH
Informações: (31) 981059355


GRUPO CHOROSAS INAUGURA O PALCO DA CASA ARTÔ.

O primeiro evento da Casa Artô, espaço cultural recém inaugurado no bairro Floresta, já tem data e hora para acontecer. Quem inaugura o palco é o grupo Chorosas que se apresenta nesta sexta-feira (17), a partir das 19h30, trazendo as bênçãos dos grandes compositores da música brasileira.

O grupo mineiro Chorosas nasceu da paixão de mulheres instrumentistas pelo Choro e da imensa vontade de estudar e se aprofundar nesse autêntico e genuíno gênero musical brasileiro. O quinteto mistura toques da música moderna latentes em suas vivências com a essência desse patrimônio brasileiro, resultando assim em um som alegre e audacioso. O grupo traz em seu repertório grandes nomes como Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Jacob do bandolim, Waldir Azevedo e muitos outros, além de composições autorais.

A Casa Artô se propõe a funcionar como um espaço de expressão cultural, abrigando ateliê, galeria, palco, bar e café, além de promover diversos eventos abertos ao público em geral. Programe-se:

SERVIÇO
Casa Artô apresenta Grupo Chorosas
Data: 17/03/2023 (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Caasa Artô - Rua Floresta, 82-  Bairro Floresta
Couvert Artìstico: R$12,00
Informações:  https://www.instagram.com/casa.arto/

15 de março de 2023

Fuzuê com Maria Bragança, Samy Erick e Everton Corone se apresenta no Café com Letras e não deixa o Choro de fora.

Nesta quarta-feira (15/03), o trio Fusuê que estará composto pela saxofonista Maria Bragança, Samy Erick (guitarra) e Everton Corone (acordeon) volta ao palco do Café com Letras em mais uma edição do Choro do Café. 

Os instrumentistas se apresentam a partir das 19h30, trazendo uma proposta musical inédita e inspirada nas matrizes culturais do Brasil. 

Desse legado de muitas raças, o Trio reinventa variadas linguagens artísticas, mergulhando nos afetos e efeitos da música brasileira. E o Choro não ficará de fora. Programe-se e não perca.

MARIA BRAGANÇA que lidera o trio é uma experiente saxofonista e compositora que já protagonizou diversos concertos internacionais, ao lado de outros importantes artistas. Maria morou por muitos anos na Europa, onde concluiu seu Mestrado pela Escola de Musica Superior Robert Schumann de Düsseldorf/Alemanha. Atualmente, Maria vive na região metropolitana de Belo Horizonte, é professora na Fundação de Educação Artística faz um trabalho de musicalização em Nova Lima, além de participar de coletivos como “Abre a roda, mulheres no Choro” e “Magnólia”, entre outros.

SERVIÇO
Chorinho do Café com Maria Bragança e Fusuê
Data: 15/03/2023 (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Café com Letras Savassi - Rua Antônio de Albuquerque, 781- Savassi
Informações:(31) 98424-4285 / 3225- 9973

14 de março de 2023

Abre a Roda Mulheres no Choro se apresenta hoje e recebe como convidado especial o pandeirista Túlio Araújo.


O Choro é uma das formas mais bonitas de falar de afeto e das coisas boas da vida. E este é um dos motivos pelos quais o Coletivo Abre a Roda Mulheres no Choro se reúne todas as terças-feiras em uma roda aberta e fraterna que acontece no Santo Boteco,  localizado na esquina mais querida da Major Lopes.
Os encontros acontecem a partir das 19 horas, promovendo um repertório impecável e recebendo sempre convidados muito especiais. E hoje quem chega para arrasar com elas é o internacionalmente reconhecido percussionista mineiro Túlio Araújo.

Túlio Araújo - Foto: Flávio Charchar
Túlio, que não esconde sua base musical vinda do Baião de Luiz Gonzaga e do Rojão de Jackson do Pandeiro, teve seu real contato com o Choro em 2015, quando morando na Califórnia precisou realmente aprender as artimanhas do estilo para pagar suas contas. Desde então, vem percebendo algo comum em todas as rodas: o Pandeiro, mesmo sendo um dos instrumentos imprescindível para que elas aconteçam, é também o instrumento menos explorado. Foi assim que teve a ideia de juntar, num sexteto, cabeças musicais pensantes de diferentes vertentes, unindo-se para criar uma nova roupagem do Choro, absorvendo influências como o Jazz, o Baião, o Soul, o Blues e a música Afro-Brasileira. 
E seguindo nesta pauta, Tulio esbanja talento e criatividade em suas apresentações. Então programe-se para uma noite imperdível!

SERVIÇO
Abre a Roda Mulheres no Choro recebe Tulio Araújo
Data: 14/03/2023 - terça-feira
Horário: a partir das 19h00
Local: Santo Boteco - R. Major Lopes, nº 4 - Bairro São Pedro - BH.

13 de março de 2023

Portal Musica Brasilis: o maior repositório de partituras gratuitas de músicas brasileiras de todos os tempos e gêneros.

Imagem: reprodução portal Musica Brasilis


O Portal Musica Brasilis foi criado em 2009 pela musicista Rosana Lanzelotte para suprir a falta da disponibilidade de partituras brasileiras para execução e se tornou o maior repositório de partituras gratuitas de músicas brasileiras de todos os tempos e gêneros. O acervo disponibiliza mais de 2.500 partituras, de mais de 300 compositores de todos os tempos e gêneros, livres de direitos.

O portal é mensalmente consultado por 45.000 usuários de todo o mundo. As pesquisas podem ser realizadas pelo nome do compositor ou da obra. Além disso, ainda oferece recursos educacionais incluindo:

Rosana Lanzelotte criadora do portal. Foto: divulgação
INSTRUMENTOS: uma visão panorâmica sobre os instrumentos utilizados nas práticas associadas à música escrita. São abordados tanto instrumentos utilizados em orquestras, quanto aqueles empregados na música popular desde o século XVI até os dias de hoje. Os conteúdos apresentados originam-se parcialmente da pesquisa desenvolvida pela doutora em musicologia histórica Mayra Pereira que, em sua tese, investigou os diversos aspectos da presença dos instrumentos musicais no Rio de Janeiro nos períodos colonial e imperial.

ARTIGOS: que fazem referência a capítulos da história da música brasileira escritos por especialistas.

JOGOS: jogos musicais que proporcionam uma forma lúdica de de apropriação dos repertórios brasileiros.

ESCUTAS GUIADAS: As escutas guiadas ilustram o funcionamento das partituras. A audição da peça é sincronizada com o desfilar da partitura e com a apresentação de comentários analíticos.

PLANOS DE AULA: Os planos de aula destinam-se aos professores que desejam utilizar os conteúdos do portal Musica Brasilis em suas aulas de música em uma abordagem transversal com outras disciplinas. Há ainda sugestões de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula.

Além de tudo isso, o portal mantem uma sessão de NOTÍCIAS relevantes e com atualizações permanentes.

O projeto Acervo Digital de Partituras Brasileiras, com duração prevista até 2024, tem como objetivo dar acesso livre e aberto a edições de 5.000 partituras de compositores. Então, conheça hoje mesmo esse acervo fantástico para usufruir do seu conteúdo e conhecer formas de levar o seu apoio.

Clica na imagem e acesse agora:

10 de março de 2023

Tem Biruta no D'Avenidinha!

Neste sábado (18/06), o Grupo Biruta se apresenta no Buteco D'Avenidinha.

O grupo chega trazendo muito Choro e Samba com Thiago Balbino (bandolim , trombone e voz), Lu Dietze (pandeiro e voz), Marcelo Issa (violão 7 cordas) e Matheus Petrus (trompete).

Entra no clima, convide os amigos e aproveite a noite com os melhores. A apresentação começa às 18 horas.

SERVIÇO
Choro e Samba com grupo Biruta
Data: 11/03 (sábado)
Horário: 18 horas
Local: Buteco D'Avenidinha - Av. Alphonsus Guimarães,349 - Pompéia
Couvert artístico:R10,00 

"Regional da Serra Convida" recebe hoje todo o talento de Bruno Teixeira.

O "Regional da Serra Convida" é um projeto musical que já conta com diversas edições e acontece com grande sucesso no Buteco D'Avenidinha. E nesta sexta-feira (10), o grupo recebe o flautista Bruno Teixeira para abrilhantar a noite com todo o seu talento.

A roda irá contar também com músicos que compõe o Regional da Serra, grupo de Choro que já de tornou um dos mais expressivos e atuantes em BH. Não perca e convide  os amigos.

SERVIÇO
Regional da Serra Convida -Bruno Teixiera
Data: 10/03 (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Buteco D'Avenidinha - Av. Alphonsus Guimarães,349 - Pompéia - BH
Informações: (31)3140-0783
Couvert artístico: R$10,00

Chorare no Galpão Flor do Campo abre o fim de semana com muito Chorinho.

A sexta-feira chegou trazendo rodas de Choro e Samba imperdíveis. Uma delas é a que o Quarteto Chorare promove logo mais, a partir das 19 horas, no Galpão Flor do Campo.

Com Daniel Christófaro no Violão 7 cordas, Mateus Porto no Bandolim, Iberê Sansara no Pandeiro, Chico Alves no Sax e, como convidado especial,  o violinista André Lodi.

O Chorare nos trará um repertório muito especial: composições de Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Jonas Silva, Luperce Miranda, Hermeto Pascoal, Sivuca entre outros grandes mestres. Programe-se e convide os amigos.

SERVIÇO
Chorinho com Quarteto Chorare
Data: 10/03/2023 - Sexta-feira
Horário: 19 horas
Local: Galpão Flor do Campo - Rua Cel. Otávio Diniz, 449 - Santa Efigênia - BH
Couvert: R$12,00
Informações: 31 99115-9252 (WhatsApp) 

9 de março de 2023

Se é Choro e Samba Instrumental o que você quer, seu programa para hoje é com o Terno Mineiro.


Se é Choro e Samba Instrumental de qualidade o que você quer, seu programa para hoje é a imperdível apresentação que Terno Mineiro. O trio formado Gelson Luiz (violão), Fábio Miudinho (cavaquinho) e Samir Valente (pandeiro) sobe ao palco do Cultura Gastro Bar, às 19h30, levando um repertório com composições de grandes mestres da música brasileira. Programe-se e divulgue para os amigos.

SERVIÇO
Choro e Samba Instrumental com grupo Terno Mineiro
Data: 09/03/2023 - Quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Cultura Gastro Bar - Rua Marília de Dirceu, 189 - Bairro de Lourdes
Couvert artístico: R$12,00
Informações e reservas: (31)972662742

Cícero Gonzaga, Arthur Pádua e Daniel Nogueira no palco do D'Avenidinha para mais uma noite de muito Samba, Seresta e Cia.

O trio formado por Cícero Gonzaga (acordeon), Arthur Pádua (violão e voz) e Daniel Nogueira (pandeiro) volta hoje ao Boteco D'Avenidinha  para mais uma noite de Samba, Seresta e Cia. Os instrumentistas são muito reconhecidos no cenário musical de BH e transitam por diversos grupos  importantes, deixando sempre sua marca de competência nos palcos por onde tocam. Eles se apresentam a partir das 19 horas prometendo um repertório impecável para os amantes dos gêneros temáticos desta noite.  Programe-se e divulgue para os amigos.

SERVIÇO
Boteco D'Avenidinha apresenta: Samba, Seresta e Cia
Data: 09/03/2023 (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local:  Av. Alphonsus Guimarães, 349 - Pompéia - BH
Informações: (31)3140-0783
Couvert artístico: R$10,00

O violonista e compositor Sílvio Carlos convida instrumentistas de destaque do Choro de BH para uma roda imperdível.

O compositor e violonista Sílvio Carlos, um dos mais admirados e respeitados 7 cordas do universo do Choro de Minas Gerais, promove hoje uma roda especial. Para tocar ao seu lado no palco do O Muringueiro, ele convidou a clarinetista Thamiris Cunha, a pandeirista Analu Braga e o bandolinista Marcos Ruffato, companheiros de Sílvio em outros projetos de muito sucesso em BH.

Nesta noite eles se apresentam a partir das 19h30 e o destaque do repertório está com os Choros de Pixinguinha, Dominguinhos, Jacob do Bandolim, K-Ximbinho, Waldir Azevedo, Paulinho da Viola, Tom Jobim dentre outros. Confira:



SERVIÇO
Roda de Choro e Samba com Silvio Carlos e Convidados
Data: 09/03 (quinta-feira)
Horário: 19h30 horas
Local: O Muringueiro - Rua Juacema, 416 - Bairro da Graça - BH
Couvert artístico: R$15,00
Informações e reservas: (31)99319-5525

Gustavo Monteiro lidera mais uma roda de Choro no tradicional bairro Santa Tereza. Hoje ele recebe: Pablo Dias, Ricardo Acácio e Marcelo Jiran.

O violonista e compositor Gustavo Monteiro lidera hoje mais uma roda de Choro no tradicional bairro de Santa Tereza. Ele que atua há cerca de 20 anos no cenário musical de BH, com uma trajetória de destaque tocando ao lado de grandes artistas de renome do Samba e do Choro, tem agora seu próprio projeto: a "Roda de Choro do Monteiro".

Esse imperdível encontro musical tem sido realizado semanalmente no Bolota's Bar - Santa Tereza e recebe convidados especiais para compor o regional.

Nesta quinta-feira (09), a partir das 18h30, Gustavo toca ao lado de um trio de peso: o cavaquinista Pablo Dias, o pandeirista Ricardo Acácio e o multi-instrumentista Marcelo Jiran. Programe-se e convide os amigos.

SERVIÇO
Roda de Choro do Monteiro
Data: 09/03/2023 (Quinta-feira)
Horário: 18h30
Local: Bolota's Bar - Rua Mármore, 397 - Bairro Sta Tereza - BH
Informações: (31) 981059355