SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

28 de fevereiro de 2023

Abre a Roda - Mulheres no Choro em mais um encontro musical imperdível!

Terça-feira é dia de Abre a Roda - Mulheres no Choro e de curtir toda a alegria que esse coletivo feminino de Belo Horizonte promove no Santo Boteco.
A roda é aberta e, além das instrumentistas de sua formação, recebe músicos convidados e presenças espontâneas muito especiais, o que faz do encontro musical um programa imperdível. Programe-se e convide os amigos.

SERVIÇO
Abre a Roda Mulheres no Choro
Data: 28/02/2023 - terça-feira
Horário: a partir das 19h30
Local: Santo Boteco - R. Major Lopes, nº 4 - Bairro São Pedro - BH

27 de fevereiro de 2023

Brasil Encanto celebra centenário de Waldir Azevedo em edição especial do programa.

Brasil Encanto celebra 100 anos de Waldir Azevedo com edição especial. 

2023 está repleto de datas importantes e significativas para o universo do Choro. Neste ano também celebramos o centenário de nascimento de Waldir Azevedo (RJ:27-01-1923/ SP:20-09-1980), compositor e cavaquinista que com sua genialidade legou à música brasileira composições extraordinárias com registros instrumentais conhecidos mundialmente.

O Programa Brasil Encanto, transmitido pela TVDD produziu um especial comemorativo aos 100 anos de Waldir Azevedo. A homenagem apresenta a trajetória musical desse mestre do Choro e conta com o depoimento de grandes cavaquinistas brasileiros, além da participação do reconhecido instrumentista Luiz José, diretor musical do programa, criador do cavaquinho convencional brasileiro de 6 cordas e seguidor dos ensinamento de Waldir Azevedo. 

Nessa edição especial, Luiz se apresenta com seu famoso cavaquinho e ao lado de Stênio Gonçalves no violão, Lauro Viana no cavaquinho, Bruno Vasconcelos na bateria e Fernando do Pandeiro. 

Vamos juntos assistir a mais essa belíssima edição do programa Brasil Encanto. Clica na imagem e desfrute sem moderação dessa audição que abre nossa semana.

24 de fevereiro de 2023

Grande evento reúne Velha Guarda do Choro de BH, Conjunto Piolho de Cobra e Regional do Baticum para celebrar o centenário de nascimento de Mozart Secundino.


Mestre das baixarias e fiel ao violão de 6 cordas, Mozart Secundino de Oliveira completaria 100 anos na última terça-feira(21/02). Mozart levantou a bandeira da música popular brasileira por muitas décadas, tornando-se referência para seus contemporâneos e, principalmente, para as gerações que vieram depois, sendo uma espécie de elo entre o passado e o futuro dessa música na cidade de Belo Horizonte. Ele simbolizou para o nosso ambiente musical o que se costuma chamar de unanimidade. Apesar de ter nos deixado em 2015, seu legado continua vivo e é motivo de muita alegria. 

Para celebrar seu centenário, a Velha Guarda do Choro de BH, o Conjunto Piolho de Cobra e o Regional do Baticum se reúnem neste sábado em uma grande festa no espaço Baticum, no bairro Concórdia. A casa abre às 14 horas. A música começa em seguida, às 15 horas e segue até às 20 horas. 
Para mais informações e compra de ingressos para o evento Baticum apresenta: Mozart Secundino- 100 anos acesse o site do Sympla (aqui). Programe-se, convide os amigos e não fique de fora desta homenagem.

Velhos Chorões em Santa Tereza.

O Velhos Chorões volta a se apresentar neste sábado (25) em mais uma roda imperdível no Mercado da Boca - Santa Tereza. O grupo reúne instrumentistas da Velha Guarda do Choro belo horizontino e é formado por Jorge Souza no bandolim, Alexandre Bacalhau no violão 7 cordas e Zito no pandeiro.

O evento tem início às 13h30 e promete uma tarde musical com um repertório muito especial.  Confira o serviço e convide os amigos.

SERVIÇO
Chorinho com Grupo Velhos Chorões
Data: 25/02/2023 - sábado
Horário:13h30
Local - Mercado da Boca - Santa Tereza - Rua Silvianópolis, 464 - Santa Tereza - BH
Mais informações: https://linktr.ee/daboca

23 de fevereiro de 2023

Roda de Choro do Monteiro em mais uma edição imperdível!

Nesta quinta-feira (23), a partir das 18h30, o violonista e compositor Gustavo Monteiro promove mais uma "Roda de Choro do Monteiro" que acontece no Bolota's Bar, em Santa Tereza.

Com ele também estarão no palco o cavaquinista Pablo Dias, o pandeirista Ricardo Acácio e o multi-instrumentista Marcelo Jiran.

Prepare-se para mais uma noite imperdível e convide também os amigos.

SERVIÇO
Roda de Choro do Monteiro
Data: 23/02/2023 (Quinta-feira)
Horário: 18h30
Local: Bolota's Bar - RuaMármore, 397 - Bairro Sta Tereza - BH
Informações: (31) 981059355

Uma noite de Choro e Samba Instrumental com o Terno Mineiro

Uma noite de Choro e Samba Instrumental com o Terno Mineiro está entre as ótimas opções da programação musical desta quinta-feira (23/02).
O trio formado por Gelson Luiz ao violão, Fábio Miudinho no cavaquinho e Samir Valente no pandeiro volta a se apresentar hoje, a partir das 19 horas, no Cultura Gastro Bar, cervejaria localizada no bairro de Lourdes. No repertório, o grupo inclui composições de grandes mestres da música brasileira, executados com toda maestria. Programe-se e convide os amigos.

SERVIÇO
Choro e Samba Instrumental com grupo Terno Mineiro
Data: 23/02/2023 - Quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Cultura Gastro Bar - Rua Marília de Dirceu, 189 - Bairro de Lourdes
Couvert artístico: R$12,00
Informações e reservas: (31)998904539

Conservatório UFMG abre inscrições para vaga de bolsa acadêmica de extensão.

O Conservatório UFMG está com inscrições abertas para preenchimento de vaga de bolsa acadêmica de Extensão. O selecionado atuará na área de Produção Cultural, nas atividades do projeto de extensão intitulado: “Conservatório UFMG – Ação, interação e reflexão”. 

A carga horária é de 12 horas semanais e o valor da bolsa é de R$400,00.

As inscrições se podem ser realizadas até o próximo dia 07 de março e todos os detalhes podem ser conferidos diretamente no Edital (aqui).


21 de fevereiro de 2023

Hoje, com a alegria do Carnaval, celebramos o centenário de nascimento do mestre violonista Mozart Secundino de Oliveira.


Mozart Secundino simbolizou para o nosso ambiente musical o que se costuma chamar de unanimidade - Foto: Artbhz

Nesta terça terça-feira de Carnaval (21) o Choro belo-horizontino está em festa. O dia não poderia ser mais apropriada para celebrarmos, com imensa alegria, o centenário de nascimento do mestre violonista, Mozart Secundino de Oliveira. Dentre as atividades dedicadas à comemoração desta data estão programadas rodas e grande encontro de grupos de Choro, lançamento de livro, dentre outras atividades.

Mozart Secundino - Foto: reprodução
Mozart Secundino
nasceu em 21 de fevereiro de 1923, em Bandeirinha, Distrito de Betim – MG. Durante a vida fez de tudo um pouco: entregou marmitas, carregou compras no Mercado Central de Belo Horizonte, dirigiu táxi e se dedicou à venda de doces por mais de 20 anos, mas a consagração lhe veio através da música, tendo se tornado uma das figuras mais emblemáticas do universo do Choro Mineiro.
Ele aprendeu a tocar violão com o professor Bento de Oliveira. De início, passou a tocar em bares da capital para complementar o salário, mas tornou-se um dos grandes mestre do violão de seis cordas. Dedicado ao chorinho, tocou desde a década de 50 com Waldir Azevedo até que se despediu deste amigo e seguiu subindo aos palcos ao lado dos grupos Corta Jaca, Quem são Chora não Mama, Piolho de Cobra e em todas as rodas de Choro do Clube do Choro de Belo Horizonte do qual foi um dos membros fundadores. Mesmo inspirado pelos mestres Pixinguinha, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim e outros, Mozart sempre se entusiasmou tocando ao lado dos jovens chorões, com quem se apresentava várias vezes por semana.

Sua simplicidade e generosidade eram características marcantes. A composição de Jacob Bandolim, “Simplicidade” era uma das canções favoritas de Mozart e, também, é título do documentário que conta a sua história. O documentário estreou em 2015, no dia em que Mozart completou 92 anos e contou com sua ilustre presença na plateia. O mestre Mozart faleceu em 22 de novembro de 2015 mas permanece como uma das figuras mais respeitadas e queridas do choro de BH.  
Ele simbolizou para o nosso ambiente musical o que se costuma chamar de unanimidade. 

Capa "O Choro em Contexto - Nas baixarias de
Mozart Secundino"  - Foto: divulgação

Com previsão de lançamento para o início do segundo semestre, o livro "O Choro em Contexto - Nas baixarias de Mozart Secundino" de autoria do instrumentista, compositor e mestre em música, Humberto Junqueira também faz parte das celebrações. 
Além de sua atuação no campo acadêmico, Junqueira se envolveu profundamente com a música popular, mais especificamente o Choro, tornando-se uma das referências no violão de sete cordas no estado de Minas Gerais e tocando por diversas vezes ao lado do mestre Mozart Secundino.

Em primeira mão, o autor apresenta para o leitores do site do Clube do Choro de BH o conteúdo que aborda no livro, ainda em fase de editoração e que será lançado pela editora Cancioneiro: "o livro aborda as práticas musicais de Mozart no contexto do Choro em Belo Horizonte e dialoga de forma mais ampla com o gênero e com as categorias que lhe são comuns. Dentre elas, a baixaria, na qual Mozart foi considerado um mestre, mantendo-se fiel à tradição do violão de 6 cordas." Essas  curiosidades e muitas outras informações estão na obra que será lançada no ano de centenário de Mozart Secundino.


Programe-se pois as  celebrações do centenário de Mozart Secundino começam nesta semana em BH. Acontece um grande evento no próximo sábado (25), a partir das 14 horas, no Baticum Tendinha Cultural, espaço  localizado no bairro Concórdia. No palco estarão reunidos a Velha Guarda do Choro de BH da qual ele foi destaque; o Conjunto Piolho de Cobra, do qual foi integrante por mais de 10 anos e o Regional Baticum formado por grandes parceiros e admiradores do mestre.  

A casa abre às 14h. A música começa em seguida, às 15 horas, com a Velha Guarda do Choro de BH, às 17 horas se apresenta o conjunto Piolho de Cobra,  O encerrando os trabalhos fica por conta do Regional Baticum que  faz sua apresentação às 20 horas. Para mais informações e compra de ingressos para o evento Baticum apresenta: Mozart Secundino- 100 anos acesse o site do Sympla (aqui).

Mozart levantou a bandeira da música popular brasileira por muitas décadas, tornando-se referência para seus contemporâneos e, principalmente, para as gerações que vieram depois, sendo uma espécie de elo entre o passado e o futuro dessa música na cidade de Belo Horizonte. Apesar de ter nos deixado em 2015, seu legado continua vivo e é este o motivo da nossa alegria, Não fique de fora dessa grande festa.

17 de fevereiro de 2023

Tudo sobre a marcha Ó abre alas, música de Chiquinha Gonzaga para o carnaval de 1899.

Os Corsos - imagem-fonte: chiquinhagonzaga.com

No começo, o Carnaval era uma "festa de rua sem melodia e sem ritmo. O barulho ficava por conta de vaias, vozerios e brigas (...)". Com o passar do tempo a manifestação popular mudou seu perfil e "na rua dançava-se ao som de baterias cadenciadas e entoava-se canções monótonas, bruscas pela pobreza melódica e sem harmonia. Valia tudo: cantigas de roda, hinos patrióticos, canções folclóricas, trechos de óperas, árias de operetas, fados lirós, quadrinhas musicadas na hora e até marcha fúnebre. 

Mas  Chiquinha Gonzaga  (1847-1935)  foi responsável por uma mudança nesse panorama. Com sua composição "O Abre Alas" ela mudou o rumo da história...

"Tudo sobre a marcha Ó abre alas, música de Chiquinha Gonzaga para o carnaval de 1899" texto assinado pela biógrafa Edinha Diniz é a nossa sugestão de leitura de hoje. Clique na imagem e leia diretamente  no site chiquinhagonzaga.com 

Regional da Avenidinha promove noite de Samba e Marchas de Carnaval com as presenças luxuosas de Artur Pádua e Ciro Cordeiro.

Nesta sexta-feira (17), o Boteco D´Avenidinha entra no clima do reinado de Momo com uma noite de Sambas e Marchas de Carnaval. Quem comanda a folia é o Regional da Avenidinha que traz Artur Pádua e Ciro Cordeiro como convidados especiais.
O encontro está marcado e a folia começa a partir das 19 horas.
Programe-se e convide também os amigos.

SERVIÇO
Samba e Marchas de Carnaval com Regional da Avenidinha, Artur Pádua e Ciro Cordeiro
Data: 17/02/2023 (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Buteco D'Avenidinha - Av. Alphonsus Guimarães, 349 - Pompéia - BH
Informações: (31)3140-0783
Couvert artístico: R$10,00

16 de fevereiro de 2023

Choro e Samba instrumental com Terno Mineiro no Cultura Gastrobar


Nesta quinta-feira (16/02) o Terno Mineiro volta ao palco do Cultura Gastro Bar, cervejaria localizada no bairro de Lourdes. 
No repertório do grupo formado por por Gelson Luiz ao violão, Fábio Miudinho no cavaquinho e Samir Valente estarão muitos Choros e Sambas Instrumentais de mestres como Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Waldir Azevedo, entre muitos outros. 
Programe-se e convide os amigos. A apresentação acontece a partir das 19h30.

SERVIÇO
Choro e Samba Instrumental com grupo Terno Mineiro
Data: 16/02/2023 - Quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Cultura Gastro Bar - Rua Marília de Dirceu, 189 - Bairro de Lourdes
Couvert artístico: R$12,00
Informações e reservas: (31)998904539

15 de fevereiro de 2023

Este ano não vai ser igual àquele que passou... Alfredin, bloco da Roda do Padreco não sairá neste Carnaval.


Nascido em 2019 como uma manifestação carnavalesca da Roda do Padreco, grupo de Choro formado originalmente por estudantes da UEMG, o Bloco do Alfredin já animou com muito Chorinho as ruas do bairro Padre Eustáquio em  anos anteriores. No entanto, ao contrário do que algumas plataformas e sites vêm anunciando, o bloco que homenageia Pixinguinha, não desfilará em 2023. 

Como informa Lucas Carvalhais, regente e um dos fundadores do Alfredin, apesar da inscrição prévia junto à PBH, o bloco não conseguiu se articular e viabilizar ensaios e outras providências necessárias para realizar o desfile. Sendo assim, como na famosa marcha “Até Quarta-feira” de autoria de H. Silva e Paulo Sette, ficamos a cantar: “Este ano não vai ser igual àquele que passou”...

Em vídeo publicado na rede social da Roda do Padreco, Carvalhais dá maiores detalhes:

Velhos Chorões em mais uma Quarta com Chorinho.

O Rota 677, espaço localizado no bairro Padre Eustáquio volta a receber o grupo Velhos Chorões, que se apresenta hoje em mais uma edição do Projeto Quarta com Chorinho. 
O grupo formado por Zito no pandeiro, Alexandre Bacalhau no violão 7 cordas e Jorge Souza no bandolim já preparou um repertório espetacular para a apresentação. O projeto que veio para ficar tem início às 19 horas, com entrada gratuita e promoção de Chopp. Programe-se e convide os amigos.

SERVIÇO
Chorinho com Velhos Chorões
Data: 15/02 (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Rota 677 - Rua Vila Rica, 677 - Bairro Padre Eustáquio
Entrada: gratuita
Informações e reservas:(31) 99178-7341

14 de fevereiro de 2023

105 anos de Jacob do Bandolim, o mestre lendário da música brasileira.

Jacob do Bandolim - Foto: Net

Jacob do Bandolim nasceu no Rio de Janeiro em 14 de fevereiro de 1918 e celebramos hoje 105 anos do seu nascimento. Jacob adotou o instrumento como cognome se uniu em definitivo a este virtuoso instrumentista e compositor brasileiro. O carioca do bairro das Laranjeiras entrou para a história preterindo o violino (desejado como presente aos 12 anos) e abraçando o bandolim como o instrumento que o faria um mestre lendário da música brasileira.

Jacob não teve professor, sempre foi autodidata. Tentava repetir no bandolim trechos de melodias cantaroladas por sua mãe ou por pessoas que passavam na rua. Aos 13 anos, da janela de sua casa, escutou o primeiro choro, É do que há - composto e gravado pelo famoso Luiz Americano -, tocado no prédio em frente, onde morava uma diretora da gravadora RCA Victor. "Nunca mais esqueci a impressão que me causou", afirmaria Jacob, anos mais tarde. E esta foi nossa sorte. Ganhamos um mestre que nos legou um uma obra musical memorável.

Além de magistral intérprete foi um compositor emérito, sendo até hoje um dos mais gravados, no gênero. Em qualquer roda de choro Jacob é sempre lembrado, numa eterna reverência à sua obra.

O Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), organização fundada em 2006 e voltada para a pesquisa, preservação e promoção da Música Popular Brasileira conseguiu mapear e catalogar mais de 82 mil discos produzidos no país, reunindo mais de 91 mil compositores e intérpretes. Fruto de 25 anos de pesquisa, a catalogação abrange toda a história da música brasileira, desde a primeira gravação em 1902 até os lançamentos mais recentes. Entre as preciosidades que encontramos por lá, muitas se referem à obra de Jacob do Bandolim. E ele é um dos destaques deste mês. 
Clica na imagem e confira diretamente no site do IMMuB o acervo com acesso aos discos de carreira, projeto extras, referências/tributos, coletâneas, entre outras referências prontas para você ouvir.


13 de fevereiro de 2023

O Carnaval é diverso! Rede Minas mostra as origens e curiosidades do Carnaval, com abordagens de nomes importantes da cultura mineira.


O Carnaval, uma das festas mais populares do Brasil está chegando. Mas ela não surgiu desse jeito que conhecemos hoje. Uns dizem que foi há 10 mil anos, nos rituais por boas lavouras, outros que foi no Egito, em Roma, na Grécia...  O programa Diverso, produzido pela Rede Minas, desvendou a história do Carnaval: como surgiram os primeiros blocos, corsos, os personagens, como a composição "Abre Alas" de Chiquinha Gonzaga se tornou um marco histórico, entre outras curiosidades abordadas por nomes importantes da cultura e meio acadêmico do nosso Estado como o folclorista Carlos Felipe, a antropóloga Léa Freitas Perez, o professor Carlos Ernest e o compositor Gervásio Horta.

Comece a semana pré Carnaval com essa edição imperdível do programa Diverso que mostra como a festa que chegou ao Brasil com o nome de "Entrudo" se tornou uma das nossas manifestações culturais mais legítimas. Clica na TV e assista pela  EMC Play:

11 de fevereiro de 2023

Domingueira Carnavalesca com Grupo Orapranois.

A roda domingueira do Tua Pizza promete uma folia nesta semana. O grupo Orapranois formado por Rodrigo Alonso, Fred Lazarini, Geraldo Magela e seus convidados promovem um imperdível aquecimento para o Carnaval. 
O encontro com muito Choro e Samba acontece na mais pura alegria, a partir das 11 horas. Programe-se e convide os amigos para um "esquenta"!

SERVIÇO
Roda no Tua Pizza com Grupo Orapranois
Data: 12 de fevereiro (domingo)
Horário: 11 às 14 horas
Local: Tua Pizza Mangabeiras - Av. Bandeirantes, 1299 - Mangabeiras - BH
Informações: (31) 2510-4410

9 de fevereiro de 2023

Trio Mineiro leva Choro e Samba instrumental ao bairro Concórdia.


Uma noite de Choro e Samba Instrumental com o Terno Mineiro está entre as ótimas opções da programação musical desta quinta-feira (09/02). 
O trio formado por Gelson Luiz ao violão, Fábio Miudinho no cavaquinho e Samir Valente no pandeiro volta a se apresentar hoje, a partir das 19 horas, na Cervejaria Cultura, localizada no bairro Concórdia.
No repertório, o grupo inclui composições de grandes mestres da música brasileira, executados com toda maestria e talento. Programe-se e convide os amigos.

SERVIÇO
Choro Instrumental com grupo Terno Mineiro
Data: 09/02/2023 - Quinta-feira
Horário: 19 horas
Local: Cervejaria Cultura - Rua Itapeva, 115 - Bairro Concórdia - BH
Couvert artístico: R$12,00
Informações e reservas: (31)998904539

Roda de Choro do Monteiro recebe convidados especialíssimos nesta quinta.

O violonista Gustavo Monteiro atua há cerca de 20 anos no cenário musical de Belo Horizonte. Em sua trajetória já acompanhou artistas de renome do Samba e do Choro, incluindo mestres da velha-guarda mineira. Ele fez dupla de violões com nada menos que o mestre, Mozart Secundino, enquanto fez parte do saudoso grupo Piolho de Cobra. Também integra os grupos "Isto é Nosso", "Baticum", "Santa Baderna" e a formação de instrumentistas do Clube do Choro de BH, ao qual é associado. 
Monteiro é também compositor com obras registradas pelo Grupo Corta Jaca, por Warley Henrique e nas coletâneas Choro Novo e do 1º Festival Curitiba no Choro.

Nesta quinta-feira (09), a partir das 18h30, Gustavo estreia a "Roda da Choro do Monteiro" no Bolota´s Bar - Santa Tereza. Para esta noite ele convida um trio especialíssimo para lhe acompanhar: o cavaquinista Pablo Dias, o pandeirista Ricardo Acácio e o multi-instrumentista Marcelo Jiran. As expectativas são as melhores e é certo que a noite vai ser imperdível! Programe-se e convide os amigos.

SERVIÇO
Roda de Choro do Monteiro
Data: 09/02/2023 (Quinta-feira)
Horário: 18h30
Local: Bolota's Bar - RuaMármore, 397 - Bairro Sta Tereza - BHInformações: (31) 981059355

8 de fevereiro de 2023

Trio Fusuê com Maria Bragança, Samy Erick e Abel Borges no Choro do Café.

Nesta quarta-feira (8/02) o Trio Fusuê - composto pela saxofonista Maria Bragança, Samy Erick (guitarra) e Abel Borges (percuteria) - volta ao palco do Café com Letras em mais uma edição do Choro do Café. Os instrumentistas se apresentam a partir das 19h30, trazendo uma proposta musical inédita e inspirada nas matrizes culturais do Brasil. Desse legado de muitas raças, o Trio reinventa variadas linguagens artísticas, mergulhando nos afetos e efeitos da música brasileira. E o Choro não ficará de fora. Programe-se e não perca.

Maria Bragança - Foto: Ana Valadares
MARIA BRAGANÇA é uma experiente saxofonista e compositora que já protagonizou diversos concertos internacionais, ao lado de outros importantes artistas. Maria morou por muitos anos na Europa, onde concluiu seu Mestrado pela Escola de Musica Superior Robert Schumann de Düsseldorf/Alemanha.
Atualmente, Maria vive na região metropolitana de Belo Horizonte, é professora na Fundação de Educação Artística faz um trabalho de musicalização em Nova Lima, além de participar de coletivos como “Abre a roda, mulheres no Choro” e “Magnólia”, entre outros.

SERVIÇO
Chorinho do Café com Maria Bragança e Fusuê
Data: 08/02/2023 (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Café com Letras Savassi - Rua Antônio de Albuquerque, 781- Savassi
Informações:(31) 98424-4285 / 3225- 9973

7 de fevereiro de 2023

Chorinho no Redentor com Orapranois e seus convidados.


Toda terça-feira, na calçada do Redentor Savassi se reúnem ilustres instrumentistas para uma animada roda de Choro e Samba. E hoje, a partir das 19 horas, o grupo Orapranois é quem garante o repertório com Rodrigo Alonso (cavaquinho), Fred Lazarini (pandeiro), Geraldo Magela (violão 7 cordas) e Anderson Costa (sax) comandando mais uma noite imperdível. Programe-se e reúna os amigos.

SERVIÇO
Roda de Choro e Samba no Bar Redentor
Data: 07 de fevereiro (terça-feira)
Horário: a partir das 19 horas
Local: Rua Fernandes Tourinho, 500Informações: (31) 3284-1175

Abre a Roda - Mulheres no Choro em clima de Carnaval.

Toda terça-feira o Abre a Roda Mulheres no Choro se reúne no Santo Boteco promovendo um encontro musical imperdível. Nunca faltam convidados especiais e um repertório impecável para celebrar o Choro e seus mestres. E Hoje (07/02) a roda será especial de Carnaval elevando a alegria ao seu grau máximo. Então, programe-se e convide os amigos. A roda começa às 19 horas.

SERVIÇO
Abre a Roda Mulheres no Choro
Data: 07/02/2023 - terça-feira
Horário: a partir das 19h00
Local: Santo Boteco - R. Major Lopes, nº 4 - Bairro São Pedro - BH

6 de fevereiro de 2023

Projeto Pixinguinha Como Nunca traz 50 obras inéditas do compositor, 50 anos após sua morte.

Foto: Arte de Solange Escosteguy

O projeto Pixinguinha Como Nunca será dividido em quatro partes, sendo a primeira delas, Pixinguinha Virtuose, disponibilizada na última sexta-feira. O Sexteto do Nunca, sob direção de Henrique Cazes, gravou os 12 primeiros temas.

O projeto Pixinguinha Como Nunca, que será dividido em quatro partes, traz 50 obras inéditas do compositor, arranjador, flautista e saxofonista carioca, no mês em que se completam 50 anos de sua morte, ocorrida em 17 de fevereiro de 1973.

O projeto Pixinguinha Como Nunca começa com o primeiro volume, Pixinguinha Virtuose, e que está liberado, nos aplicativos de streaming, desde esta sexta-feira (3), editado pela gravadora Deck.

O Sexteto do Nunca, sob direção de Henrique Cazes, gravou os 12 primeiros temas que compõem o Pixinguinha Virtuose.

Projeto Pixinguinha Como Nunca traz 50 composições inéditas do mestre


Um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos, Pixinguinha (ou Alfredo da Rocha Vianna Filho) compunha compulsivamente. Com um profundo conhecimento da tradição do choro e do samba, Pixinguinha (23 de abril de 1897 – 17 de fevereiro de 1973) foi ao longo de sua vida um modernizador constante, experimentado nos campos da forma e da harmonização e aperfeiçoando uma linguagem de contraponto popular sofisticada e virtuosística. Mesmo nos últimos anos de vida, quando a atividade de instrumentista foi se tornando rara, não parou de compor e deixou um precioso acervo, atualmente sob os cuidados do Instituto Moreira Salles (IMS).

Ao realizar o inventário das composições inéditas em gravação e edição impressa, a equipe do IMS encontrou cerca de 50 composições, um tesouro constituído por obras de diferentes fases da vida do Gênio do Choro. O projeto Pixinguinha Como Nunca revela ao público esse tesouro, através de 4 álbuns digitais, lançados pela gravadora Deck, que contam com a direção artística do cantor e ator Marcelo Vianna, neto e pesquisador da obra de Pixinguinha e a direção musical de Henrique Cazes, integrante do Sexteto do Nunca, e pesquisador constante da obra do artista carioca.

O primeiro volume do projeto que homenageia Pixinguinha


O primeiro álbum do projeto Pixinguinha Como Nunca, Pixinguinha Virtuose, com capa assinada pela artista Solange Escosteguy, foi lançado nesta sexta-feira, dia três de fevereiro, e mostra obras de grande virtuosismo executadas por sexteto de notáveis: Carlos Malta (flauta e sax), Silvério Pontes (trompete), Marcelo Caldi (sanfona), Marcos Suzano (percussão), João Camarero (violão de 7 cordas) e Henrique Cazes (arranjos e cavaquinho). Marcelo Vianna participa dizendo os versos de Moacyr Luz que abrem o disco. Na mesma ocasião, será lançado o videoclipe gravado em estúdio de “Saudades de Cafundá”, dirigido e editado por Luciana Andrade.

Além dos álbuns, dia 16 de fevereiro haverá uma apresentação de lançamento do projeto Pixinguinha Como Nunca, do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ). Dia 17 do mesmo mês completam 50 anos sem Pixinguinha.

Confira a primeira parte do projeto “Pixinguinha Como Nunca”, “Pixinguinha Virtuose”, em seu aplicativo de áudio predileto.


Fonte: https://versoseprosas.com.br/

4 de fevereiro de 2023

Velhos Chorões em roda vespertina no Mercado da Boca.

O grupo Velhos Chorões com Jorge Souza no bandolim, Alexandre Bacalhau no violão 7 cordas e Zito no pandeiro se apresenta neste sábado (04/02) em mais uma imperdível roda no Mercado da Boca - Santa Tereza.

O evento reúne nomes de destaque do Choro de Belo Horizonte executando um repertório com grandes clássicos e outras composições consagradas do gênero.

A apresentação começa às 13h30. Confira o serviço e convide os amigos.

SERVIÇO
Chorinho com Grupo Velhos Chorões
Data: 04/02/2023 - sábado
Horário:13h30
Local - Mercado da Boca - Santa Tereza - Rua Silvianópolis, 464 - Santa Tereza - BH
Mais informações: https://linktr.ee/daboca

3 de fevereiro de 2023

Hoje tem o delicioso Chorinho do MinC.

Todas as sextas-feiras, a partir das 20h30, o MinC Bar está recebendo o músico e compositor Rafael Pimenta e seus convidados para uma roda daquelas especiais, onde os grandes mestres dão o tom e ditam o repertório. 

O Minc é um espaço espaço gastrocultural localizado no bairro Santa Efigênia. Programe-se e convide os amigos.

SERVIÇO
Roda de Choro com Rafael Pimenta e convidados
Data: 03/02 - sexta- feira
Horário: a partir das 20 horas
Local: MinC-Bar
Endereço: Rua Castelo Novo, nº10 - Bairro Santa Efigênia - BH
Informações: (31) 99221-9704

2 de fevereiro de 2023

Pedro Alvarez, o "Cabral", celebra hoje seu aniversário com roda de Choro e Samba.

Nesta quinta-feira (02/02) tem roda festiva no Boteco D'Avenidinha. A noite está reservada para a celebração do aniversário do flautista Pedro Alvarez, o "Cabral" que convida para tocar ao seu lado os amigos instrumentistas Arthur Pádua (violão), Gustavo Monteiro (violão 7 cordas), Daniel Nogueira (Cavaquinho), Ronaldo Emerenciano (pandeiro) e Cícero Gonzaga (acordeon). 
Pensa numa roda boa... Você não pode perder. A apresentação terá início às 19 horas. 

SERVIÇO
Roda de Choro e Samba - Aniversário do Cabral
Data: 02/02/2023 (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Buteco D'Avenidinha - Av. Alphonsus Guimarães, 349 - Pompéia - BH
Informações: (31)3140-0783
Couvert artístico: R$10,00

Choro e Samba Instrumental com o Terno Mineiro: uma das ótimas opções da programação musical desta quinta-feira.


Choro e Samba Instrumental com o Terno Mineiro está entre as ótimas opções da programação musical desta quinta-feira (02/02). A apresentação do trio formado por Gelson Luiz ao violão, Fábio Miudinho no cavaquinho e Samir Valente no pandeiro acontece a partir das 19 horas, no Cultura Gastro Bar, localizado no bairro de Lourdes.
No repertório o grupo inclui composições de Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Waldir Azevedo, entre muitos outros mestres da música brasileira. Programe-se e convide os amigos.

SERVIÇO
Choro Instrumental com grupo Terno Mineiro
Data: 02/02/2023 - Quinta-feira
Horário: 19 horas
Local: Cultura Gastro Bar - Rua Marília de Dirceu, 189 - Bairro de Lourdes
Couvert artístico: R$12,00
Informações e reservas: (31)998904539

Bolota's Bar recebe hoje o grupo Orapranois em mais uma roda daquelas imperdíveis.

O Bolota's recebe hoje o grupo Orapranois. Fred Lazarini no pandeiro e voz, Geraldo Magela no Violão 7 cordas e Rodrigo Alonso no cavaquinho formam o trio que comanda, com a maior competência, mais uma imperdível noite de Choro e do Samba no tradicional bairro de Santa Tereza

Programe-se e  reúna os amigos.

SERVIÇO
Grupo Orapranois - Choro e Samba
Data: 02/02/2023 - quinta-feira
Horário: 19 horas
Local: Bolota's Bar - Rua Mármore,397 - Bairro Sta Tereza.
Informações: (31) 981059355


Quinta com o Biruta é Choro e Samba da melhor qualidade!

Quinta-feira é dia de curtir o Biruta. O grupo se apresenta no Gena Butiquim trazendo muito Choro e Samba com Thiago Balbino (bandolim , trombone e voz), Lu Dietze (pandeiro e voz), Marcelo Issa (violão 7 cordas), Marcos Soares (Cavaquinho e Voz) e Matheus Petrus (trompete). Entre no clima, convide os amigos e aproveite a noite com os melhores. A apresentação começa às 19h30.

SERVIÇO
Choro e Samba com grupo Biruta
Data: 02/02 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Local: Butequim Gena, Praça Alaska 32, Bairro Sion - BH
Informações e reservas via WhastApp: 31 99211-8435

1 de fevereiro de 2023

Hoje tem bis dos Velhões Chorões! Não perca e convide os amigos.

O sucesso alcançado pelo Velhos Chorões em sua apresentação realizada na última quarta-feira, no Rota 677, garantiu o bis. E hoje, o grupo volta a se apresentar naquele palco com um repertório super especial para abrir fevereiro com chave de ouro. 
Alexandre Bacalhau no violão 7 cordas, Jorge Souza no bandolim e Zito no pandeiro esperam por você. A apresentação inicia às 19 horas, com entrada gratuita e promoção de Chopp a R$10,00. Programe-se e convide os amigos.

SERVIÇO
Chorinho com Velhos Chorões
Data: 01/02 (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Rota 677 - Rua Vila Rica, 677 - Bairro Padre Eustáquio
Entrada: gratuita
Informações e reservas:(31) 99178-7341