SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

19 de setembro de 2022

Velha Guarda do Clube do Choro BH e Flor de Abacate são as grandes atrações em setembro do Projeto Choro & Samba - Edição Mariana.


O Festival Choro e Samba - Edição Mariana, uma realização do Clube do Choro de Belo Horizonte ganha sua 4ª edição neste mês de setembro e garante repetir o grande sucesso que vem alcançando junto ao público. O próximo espetáculo da série será realizado na próxima sexta-feira (23), na Praça da Sé, a partir das 20h30 e trará imperdíveis atrações musicais: a Velha Guarda do Clube do Choro BH e o Grupo Flor de Abacate

Velha Guarda do Clube do Choro de BH - Fotos: Actionbhz

Quem abre o palco desta 4ª edição é a VELHA GUARDA DO CLUBE DO CHORO BH que fará um super show a partir das 20 horas.
O termo “Velha Guarda” tem sua origem, pelos idos de 1970, quando o sambista Paulinho da Viola reuniu os baluartes mais representativos da escola de samba da Portela, para gravar o álbum “Portela Passado de glória”.
Com o sucesso do grupo, esta denominação passou a ser utilizada pelos grupos de mais idade, fundadores ou integrantes das agremiações musicais, detentores de saberes e conhecimentos que, nesta condição, passaram a transmitir para os mais jovens.
Não é outra o intuito da formação deste grupo de Choro. Sócios do Clube do Choro BH, mestres em suas artes, juntam-se esporadicamente, para cumprir os objetivos do clube: divulgar o gênero musical Choro. E o fazem muito bem, como poderá ser conferido na próxima sexta-feira (23), quando se reunirão os instrumentistas: 

Zé Carlos “Chorão”, no cavaquinho, com seus 89 anos. Natural do Maranhão, autodidata, toca deste a primeira infância. Radicado em Belo Horizonte, desde a década de 50, é presença constante e participativa em várias rodas de choro, que rolam pela cidade durante a semana.

No pandeiro, Oszenclever Camargo, também com muita técnica, bossa e histórias para contar do choro na capital. Já tocou com grandes nomes da cena musical do choro, dentre eles, Hamilton de Holanda, no Palácio das Artes.

Sílvio Carlos, com seu violão de sete cordas, comanda o grupo. Um dos fundadores do Clube do Choro BH, onde foi diretor cultural, criador do Grupo Flor de Abacate, verdadeira referência no Choro em Mg;

Carlos Walter, o “caçula” da turma, no violão de seis cordas. Walter, além de grande músico, é pesquisador e escritor, tendo publicado recentemente importantes trabalhos sobre o choro e a música instrumental em geral, especialmente o violão; 

Ao Acordeon, José Cícero Gonzaga. Grande chorão, sócio do Clube a muitos anos, já gravou com inúmeros artistas da MPB, verdadeira lenda nas rodas de choro de Belo Horizonte.

Hélio Pereira, no alto dos seus 90 anos, esbanja categoria e competência no seu Bandolim. O “véio” é como vinho, quanto mais velho, melhor. 

Completando o time, outro “caçula”. Marcos Flávio ao Trombone. Professor de música na UFMG, maestro da Orquestra de Choro da UFMG, integrante de diversos grupos de Choro e Samba em MG.

Portanto, teremos no palco um time respeitável, em um show imperdível.

Na sequencia, o público terá mais uma atração de respeito. Quem sobre ao palco às 21h30 é o FLOR DE ABACATE, um dos mais tradicionais e respeitados grupos de Choro do nosso Estado.

 O Flor de Abacate será a segunda atração da noite da próxima sexta-feira  Foto: Divulgação.

O Grupo Flor de Abacate desenvolve um trabalho pioneiro em Minas Gerais de pesquisa, estudo e divulgação da música instrumental brasileira, com destaque para o choro. Composto por músicos mineiros com formação popular e acadêmica, o grupo se destaca pela interpretação e arranjos inusitados de composições próprias e de autores como, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Astor Piazzolla, Anacleto de Medeiros, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Tom Jobim, Edu Lobo, dentre outros.
O Grupo tem se apresentado em vários teatros e em festivais de jazz e choro em Minas Gerais, em vários estados e no exterior. 
Em seu repertório, o Flor de Abacate procura valorizar compositores de Choro e músicas quase sempre inéditas (incluindo as dos seus integrantes), com arranjos próprios do grupo com formas e elementos inerentes à sua geração e época.
Com um trabalho conhecido e respeitado no Brasil no meio instrumental, o grupo lançou em 1999 o seu primeiro CD “Flor de Abacate”, em 2002 o CD “ Batuque ”, e em 2004 o CD “Grupo Flor de Abacate e Belini Andrade”, com Choros inéditos do compositor mineiro Belini Andrade. 
Nessa apresentação, o grupo estará com a seguinte formação:

Silvio Carlos (Violão de 7 cordas) - Natural de Itabira-MG, iniciou os aprendizados de violão popular e clássico com os professores Nelson Pilo, Agostinho Bob e José Lucena, se dedicando a partir de 1978 ao estudo do violão de 7 cordas e sua aplicação no choro brasileiro, ocasião em que fundou o Grupo Flor de Abacate.
Desde então, vem realizando uma extensa pesquisa sobre a música instrumental brasileira, com destaque para o choro, acumulando ao longo de sua carreira uma ecletíssima experiência, trabalhando e participando de apresentações musicais com artistas tão diversos como Paulinho da Viola, Fernando Ângelo, Hermínio Bello de Carvalho, Luiz Nassif, Pernambuco do Pandeiro, Ronaldo do Bandolim, Paulo Sérgio Santos, Ademilde Fonseca, Joel Nascimento, Izaías de Almeida, Zé da Velha e Silvério Pontes, Henrique Cases, Hamilton de Holanda e outros.
Responsável por arranjos, produções musicais e adaptações de várias composições para o samba e choro, de autores tais como Ary Barroso, Ernesto Nazareth, Heitor Villa Lobos, Wagner Tiso, Pixinguinha, Anacleto de Medeiros, Edu Lobo, Chico Buarque e outros.
Tem participado de vários programas e eventos culturais no Brasil e no exterior como instrumentista, realizando shows e palestras, oficinas e workshop sobre o choro.
Silvio é o produtor, diretor musical e arranjador do Grupo Flor de Abacate. Ele foi também o diretor cultural do Clube do Choro de Belo Horizonte de 2006 a 2010.

Marcos Flávio (Trombone) - Natural de Mateus Leme-MG, Marcos Flávio é professor convidado de vários festivais de música dentro e fora do país. Membro da ITA (Internacional Trombone Association) e da ABT (Associação Brasileira de Trombonistas). Tem apresentações registradas no Clube do Choro de Paris (FRA), Buenos Aires (ARG), Madri (ESP), Montevidéu (URU), Clube do Choro de Brasília (DF), Expomusic - Yamaha (SP), Clubes do Choro de Belo Horizonte, Betim e Juiz de Fora (MG), Projeto Minas ao Luar (SESC - MG), dentre outros. 
Já se apresentou com várias orquestras, dentre elas as Filarmônicas de Minas Gerais e Espirito Santo, Sinfônicas de Minas Gerais, da UFPB e UFMG e Bandas Sinfônicas da UFMG, da Cidade de Natal (RN), Betim(MG) e FAMES (ES) como solista ou músico convidado. Entre os grandes nomes com quem dividiu o palco estão músicos do porte de Maria Schneider (EUA), Frank Sinatra Jr.(EUA), Rosa Passos, Gal Costa, Ivan Lins, Zé da Velha, Joel Nascimento, Henrique Cazes, Wilson das Neves, Monarco, Nelson Sargento,  Toninho Horta, dentre muitos outros do primeiro time no Brasil e no exterior.
Marcos participa dos grupos Trombominas, Jazz Mineiro Orquestra, Flor de Abacate, Choro de Minas, Happy Feet Jazz Big Band, Zé da Guiomar e Copo Lagoinha. Além das várias participações como músico convidado em Cds e Dvds de vários artistas e orquestras tem três Cds solo e um DVD: Chorobone(2005), Trombones Geraes(2007), Coletânea(2015) e o DVD Choro de Minas ao Vivo (2016).

Du Mecedo (Cavaquinho) - Além de Cavaquinista, violonista, professor de música, arranjador, compositor, produtor e arteeducador é também  professor integrante da Equipe de Música da Escola Livre de Artes Arena da Cultura(PBH), desde 2002. Atua como músico profissional nas rodas de samba e choro no Brasil e no exterior, além de integrar as bandas das cantoras Gisele Couto, Regina Souza e Babaya. Foi integrante dos grupos Quatro na roda e Corta Jaca. 
Gravou dois álbuns e um DVD e realizou turnê européia com o grupo Corta Jaca (2010) e com o grupo Quatro na Roda (2011). Entre 2000 e 2021 realizou a gravação de dezenas de fonogramas em projetos de artistas como Dona Jandira, Grupo Amaranto, Regina Souza, Grupo Corta Jaca, Juliana Perdigão, grupo Quatro na Roda, entre outros.
Participou das cinco edições do Festival Nacional de Choro, entre os anos de 2005 e 2010, onde foi aluno de Luciana Rabello, Maurício Carrilho, Jayme Vignolli e Paulo Aragão. Desde 2011 é licenciado em grau superior em Educação Musical Escolar pela UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais), onde apresentou a monografia: “As possibilidades didáticas do Choro no ensino formal”.

Daniel Guedes (Pandeiro e Percussão) - Natural de Belo Horizonte, Daniel Guedes aprendeu percussão na Associação Cultural Tambolelê, onde foi aluno do cantor, ator compositor e multiinstrumentista Sérgio Pererê.
Em 2011 foi contemplado com o Prêmio Jovem Instrumentista do BDMG, onde foi aluno do músico Bill Lucas. Daniel viajou por vários países tocando dentre eles, China, Equador, Portugal, Alemanha, Áustria, Noruega e Suíça. Ele Já dividiu o palco Maurício Tizumba, Sérgio Pererê, Grupo Tambolelê, Samuel Rosa, Rogério Flausino, Wilson Sideral, Bantuquerê, Toninho Horta, Ceumar, Choro Nosso, Di Souza, Alexandre Maionese, Christiano Caldas, Rogério Caetano, Pablo Dias, Neto Belloto, Orquestra Sesiminas Musicoop, Rodrigo Torino, El Efecto, João Camarero, Aloízio Horta, Marcus Viana, Eduardo Neves, Zal Sissokho (Senegal), Caetano Brasil, Leandro César,  Luso Baião (Portugal) dentre outros.

Com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Mariana, realização do Clube do Choro de BH, apoio Cultural do Instituto Roque Camello e produção Idear Produção, teremos mais uma vez a oportunidade de conferir o Festival Choro & Samba mantendo seu grande objetivo: proporcionar aos amantes de longa data dos gêneros, e aos futuros apaixonados, a oportunidade de desfrutar de uma bela amostra do que temos hoje no país, nestas duas grandes vertentes musicais. Programe-se, convide os amigos e leve toda a família.

SERVIÇO
Choro & Samba - Edição Mariana
Data: 23 de setembro 2022 - Sexta-feira
Horário / Programação:
20h– Velha Guarda do Clube do Choro de BH
21h30 – Grupo Flor de Abacate
Local: Praça da Sé - Mariana - MG
Evento Gratuito