Antônio Justino Ribeiro - Foto: Álbum de família |
A do ciclo “O Charme do Violão Mineiro” que foi ao ar nesta terça-feira (22) trouxe como convidado o servidor público e escritor Silvio Neves que abordou a vida e obra de seu bisavô, Antônio Justino Ribeiro, um São Joanense que pautou uma das entrevistas mais interessantes do ciclo de entrevistas produzido e apresentado pelo violonista Celso Faria.
ANTÔNIO JUSTINO nasceu em 1889, em São Francisco do Onça, atual Emboabas (distrito de São João del Rei). Nada sabemos sobre sua infância, instrução escolar e musical. Mas sabe-se que ele trabalhou com professor de português, matemática e música em diversas fazendas da região, de forma itinerante. Foi também mestre de banda e fundador de diversas agremiações musicais na região do Campo das Vertentes.
Atualmente, é conhecido somente um caderno com vinte obras originais para violão de Antônio Justino, todas compostas na década de 1920. Estas obras dialogam fortemente com a tradição das bandas: encontramos diversos gêneros comuns desta prática musical, como marchas, dobrados e xotes, aliados a uma escrita própria para o violão.
Toda produção musical de Antônio Justino para banda está desaparecida.
Silvio Neves - Foto: Rudá Andrade |
E na sequência, assista também a 36ª edição do Charme do Violão Mineiro com Sílvio Neves trazendo novas abordagens sobre a obra de Antônio Justino Ribeiro:
Realizado de forma remota e presencial, o ciclo de entrevistas "O Charme do Violão Mineiro" teve início no dia 11 de maio de 2021, e ocorre sempre às terças-feiras, às 20h30, no canal do YouTube do violonista Celso Faria.