Dando sequência aos eventos comemorativos dos seus 16 anos de fundação, o Clube do Choro de Belo Horizonte realiza na próxima sexta feira (17/06) o projeto Choro & Samba - Edição Mariana. A programação terá início às 21 horas, na Praça da Sé, com shows dos grupos Zé da Guiomar e Clube do Choro de Belo Horizonte.
O evento é uma realização do Clube do Choro de BH, com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Mariana, produção da Idear Produção Cultural & Artística e apoio cultural do Instituto Roque Camello. O projeto pretende manter a sazonalidade mensal, o que proporcionará um calendário de muitas atrações musicais para população marienense.
O conhecido grupo Zé da Guiomar é quem abrirá o palco desta edição do Choro & Samba. Com Márcio Souza (voz e violão), Valdênio (cavaquinho), Totove Ladeira (percussão), Marcos Flávio (trombone), Alexandre Batista (percussão) e Rodrigo Martins (percussão) em sua formação, o grupo apresenta um repertório do melhor do nosso samba com inserções na bossa nova e no choro.
Zé da Guiomar é quem abre o palco do Choro & Samba - Mariana Foto: divulgação |
O Zé da Guiomar iniciou sua trajetória em 2000 e se tornou um dos principais responsáveis pelo fortalecimento e renovação do samba na capital mineira e um dos mais bem sucedidos grupos do nosso Estado. Em suas apresentações ele exibe um instrumental eficiente, arranjos criativos e um repertório cuidadosamente escolhido, que mescla temas próprios e clássicos de várias épocas e tendências.
O grupo já dividiu os palcos com grandes artistas da
música brasileira e se prepara para lançar no primeiro semestre de
2022 o álbum "Zé da Guiomar 20 ANOS", o primeiro em formato
audiovisual, que é o quinto capítulo de uma história discográfica iniciada
em 2005, com o disco homônimo, e que teve em “O Samba Tá”, de 2008,
seu segundo ato, “Samba Feiticeiro”, de 2012, dedicado ao samba
produzido na Bahia, o terceiro, e “Carta na Manga”, álbum de 2017, o
quarto da carreira. Os CD’s se converteram em imediato sucesso de vendas
para os padrões da cena independente e atualmente encontram-se todos
esgotados.
A segunda atração da noite de estreia será um super show com o grupo de instrumentistas associados ao Clube do Choro de BH, que sobe ao palco às 22h30.
Nestes 16 anos de existência a instituição conquistou seu lugar no cenário cultural e musical da cidade com centenas de apresentações realizadas na capital e no interior do estado. O grupo de Choro são várias formações dos mais dos 50 sócios músicos, profissionais e amadores que convertem seus talentos individuais em um coletivo de grande capacidade artística e promotora de espetáculos de enorme sucesso.
O Clube do Choro de Belo Horizonte tem as suas origens nas reuniões semanais das quintas-feiras, no Bar do Bolão, no bairro Padre Eustáquio, onde vários músicos, amadores e profissionais, se reúnem, desde 1993 até hoje, em maravilhosas rodas de choro, abertas a todos os apreciadores de boa música, bom papo, agradável convivência, regadas a cervejas geladas. Nessas reuniões surgiu a ideia da fundação do Clube do Choro de Belo Horizonte, instituição sem fins lucrativos que, com o quadro inicial de 23 fundadores, passou a existir a partir de 31 de maio de 2006.
Desde então, ele se mantém como uma instituição totalmente voltada para o incentivo e a divulgação da música – e em especial, o gênero choro – através de atividades de instrumentistas, compositores e intérpretes, que se dedicam ao estudo e apresentações de audições musicais em casas de espetáculos, bares e espaços culturais.
Programe-se, convide os amigos e familiares e não perca essa super programação musical.
SERVIÇO
Choro & Samba - Edição Mariana
Data: 17 de junho 2022 - Sexta-feira
Horário: Zé da Guimar - 21 horas / Clube do Choro de BH - 22h30
Local: Praça da Sé - Mariana - MG
Evento Gratuito