O Clube do Choro de Betim foi a grande atração da noite. Foto: Actionbhz
O segundo dia de apresentações da Semana Nacional do Choro 2022 promoveu um encontro muito especial entre os Clubes do Choro de Belo Horizonte e de Betim. O show aconteceu no Fátima Botequim e foi inteiramente concebido para homenagear três grandes instrumentistas mineiros que, por longo período, foram associados ao Clube do Choro de BH: a acordeonista Elisa Behrens, o clarinetista Luiz de Souza e o trombonista Marcelo Batista, este também fundador e músico permanente do Clube do Choro de Betim. Ambos faleceram em 2021 deixando um grande legado ao Choro de Minas Gerais, o que os tornou merecedores de tributos como o ocorrido na noite da última quinta-feira (28/04).
Além dos instrumentistas do Clube do Choro de Betim, a apresentação contou com as participações especiais do trompetista Silvério Pontes e da flautista Raissa Anastásia. Foto: Actionbhz
A apresentação do Clube do Choro de Betim contou com a participação dos músicos Marcos Flávio (trombone) Dudu Braga (cavaquinho), Juninho Braga (voz), Ramon Braga (pandeiro), Henrique Martins (violão 7 Cordas), Cleidiano Machado (cavaquinho) e Pedro Mota (trompete). Além desse super elenco, a plateia teve o prazer de ouvir o trompetista carioca Silvério Pontes, especialmente convidado pelo Clube do Choro de BH para esta apresentação.
Paulo Ramos, Diretor Cultural do Clube do Choro e Produtor do Evento Foto: Actionbhz
Além do Presidente, Diretores e vários associados do Clube do Choro de BH, também compareceram ao evento parentes e amigos próximos dos músicos homenageados, assim como um público seleto e apreciador do chorinho que ocupou toda a área externa do Fátima Botequim, sentados confortavelmente ao ar livre, sob as árvores.
O repertório escolhido contou com vários Choros de predileção dos homenageados e fez lembrar momentos muito especiais, compartilhados com Elisa, Luiz e Marcelo.
HOMENAGEADOS
Eliza Beherns - Foto: arquivo pessoal
A acordeonista Maria Elisa Andrade Behrens era mineira de Januária. Passou a infância em Diamantina e ali começou sua história musical. Adolescente mudou-se com a família para BH onde passou a residir e estudar piano. Mas foi o acordeom que lhe tocou o coração e passou a ser seu instrumento principal.
Ela admirava e se inspirava em compositores e instrumentistas como Sivuca, Orlando Silveira, Hermeto Paschoal e Dominguinhos.
Nos palcos dos teatros, em bares tradicionais de encontros de compositores e apreciadores da boa música, espaços culturais, festas, bailes e projetos como o “Minas ao Luar”, ela tocava Chorinho, Seresta e MPB.
Elisa fez história atuando como integrante ou convidada especial de diversos grupos como “Regional Feitiço da Vila”, “Sarau Brasileiro”, “Sereno da Madrugada”, “Aconchego”, “Regional Arco da Velha”, “Sindicato do Forró”, “Vinicius Tiso e seus violinos” e em inúmeras apresentações do Clube do Choro de Belo Horizonte, do qual também foi membro efetivo. Elisa faleceu em BH, onde foi sepultada no dia 6 de março de 2021.
Luiz de Souza - Foto: Actionbhz
Luiz de Souza, faleceu aos 79 anos de idade em 29 de março de 2021, vitimado pela COVID-19. Era compositor e clarinetista respeitado nas rodas de Choro de BH e muito querido entre seus companheiros de música. Ele teve composições autorais registradas em álbuns como o "Engolindo o Choro" do grupo Off-Sina e participações em várias gravações fonográficas de outros músicos.
Ele pertenceu por vários anos ao quadro de associados do Clube do Choro de BH e sua passagem pela instituição foi marcada pela competência como instrumentista, mas também pela simpatia e camaradagem. No Clube e nas rodas de Choro da cidade, ele deixou grandes amizades e saudade.
O trombonista Marcelo Ribeiro Batista faleceu em 24 de janeiro de 2021, aos 74 anos, acometido por uma parada cardiorrespiratória decorrente de um quadro agravado da COVID-19. Além de associado ao Clube do Choro de BH foi um dos fundadores do Clube do Choro de Betim. Marcelão do Trombone, como era conhecido, formou-se em Engenharia pela UFMG e exerceu esta profissão ao logo da vida, sem nunca se afastar da esfera musical.
Marcelo Batista, o Marcelão . Foto: Actionbhz
A música estava em seu DNA. Ele era filho de João Careca, fundador da banda de mesmo nome na década de 1960, em Betim (MG). Marcelão "seguiu o baile" e participou de vários eventos e Carnavais em sua cidade, além de ter feito parte da Banda Nossa Senhora do Carmo da qual foi presidente. Sua presença também era marcante nas rodas de Choro e sempre pautada pela extrema alegria. Ele mudava o clima sempre para melhor, "balançava o coreto" e botava a boca no trombone, literalmente.
A SEMANA NACIONAL DO CHORO CONTINUA - A próxima apresentação será no Tua Pizza Mangabeiras no domingo (01/05). Continue acompanhando por aqui todas os detalhes sobre a programação da SEMANA NACIONAL DO CHORO 2022, uma parceria entre o Clube do Choro de BH e Sesc MG.
CONFIRA O ÁLBUM DE FOTOS DA SEMANA NACIONAL DO CHORO 2022. Crédito das Fotos: Actionbhz
O Regional da Serra é a próxima atração da Semana Nacional do Choro 2022. A apresentação acontece nesta sexta (29) a partir das 19 horas, no Buteco D'Avenidinha. Também nesta noite, o trombonista Marcelo Batista será homenageado com um repertório dedicado e presenças muito especiais.
Formado por amigos músicos residentes da cidade de Belo Horizonte e que se conheceram nas tradicionais rodas de choro da cidade, o grupo alcança seu sétimo ano de existência e continua atuando assiduamente na cena do choro belo horizontino.
O conjunto Regional da Serra vem se destacando no cenário do gênero na capital mineira por cultivar uma forma de executar o Choro que atualmente é muito rara de se encontrar, qual seja, o estilo “Regional”. O grupo tem uma pesquisa dedicada ao Choro, primeiro gênero musical genuinamente brasileira. No repertório, encontram-se obras dos mestres Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, dentre vários outros renomados compositores. Desde sua formação o conjunto já participou, e participa, de diversos eventos públicos e particulares como: festivais; apresentações em praças, bares, restaurantes, teatros, residências; editais municipais e estaduais; rodas de choro e samba realizados semanalmente que movimentam a agenda cultural da cidade de Belo Horizonte.
A apresentação desta sexta acontece no Boteco D'Avedinhha Foto: Divulgação
O Regional é formado pelo pandeirista carioca radicado em BH, Daniel Nogueira; pelo flautista Pedro Alvarez que sempre teve o Choro como principal referência; pelo cavaquinista e compositor mineiro Pablo Dias e por Daniel Toledo que ficou conhecido por ocupar o acento do violão 7 cordas na tradicional roda de Choro do Bar do Salomão, no bairro da Serra, onde o regional começou sua trajetória.
A noite promete ser da melhores. Programe-se, convide os amigos para desfrutarem de mais uma atração da Semana Nacional do Choro 2022.
SERVIÇO Clube do Choro de BH convida Regional da Serra Data: 29/04 - Sexta-feira Horário: 19 horas Local: Buteco D'Avenidinha- Av. Alphonsus de Guimarães, 349 - Bairro Pompeia
Lu do Clarinete, Eliza do Acordeon e Marcelão do Trombone: os grandes homenageados desta noite.
A Semana Nacional do Choro 2022 promove nesta quinta-feira (28), um grande encontro entre o Clube do Choro de BH e o Clube do Choro de Betim, em um super show concebido para homenagear o trombonista Marcelo Batista, o clarinetista Luiz de Souza e a acordeonista Eliza Behrens. Além dos músicos que formam o grupo instrumental de cada entidade, a apresentação ainda contará com a ilustre presença do trompetista carioca, Silvério Pontes. O evento acontece a partir das 19 horas, no Fátima Botequim.
Os três instrumentistas homenageados desta noite foram, por longo período, associados ao Clube do Choro de BH e Marcelo Batista também foi fundador e músico permanente do Clube do Choro de Betim. Ambos faleceram em 2021, deixando muitas saudades entre os companheiros e um silêncio na pauta musical do Choro em Minas Gerais.
O Clube do Choro de Belo Horizonte recebe o Clube do Choro de Betim, que se apresenta com os instrumentistas Marcos Flávio (trombone) Dudu Braga (cavaquinho), Juninho Braga (voz), Ramon Braga (pandeiro), Henrique Martins (violão 7 Cordas) e Cleidiano Machado (cavaquinho). Além desse super elenco, também teremos a alegria de ouvir o trompetista Silvério Pontes que volta a BH especialmente para esta apresentação, como convidado especial do Clube do Choro de BH.
SERVIÇO - PROGRAMAÇÃO SEMANA NACIONAL DO CHORO 2022
Clube do Choro de BH e Clube do Choro de Betim homenageiam Marcelão do Trombone, Luiz do Clarinete e Eliza Behrens do Acordeon - Participação especial: Silvério Pontes
O multi instrumentista Marcelo Jiran foi um dos artistas convidados para o Show de abertura da Semana Nacional do Choro 2022. Ele foi responsável por uma das apresentações dedicadas ao instrumento solo dessa edição: o acordeon. Como a semana é festiva e cheia de atrações, Jiran volta a se apresentar em vários locais da cidade.
A programação começa nesta quarta (27), às 19h, quando ele se apresenta com o grupo Acerta o Passo, no Café com Letras.
Na quinta (28) ele irá compor o grupo Confraria do Choro, se apresentando no Bar do Salomão, a partir das 19 horas.
Na sexta (19), é o dia que irá formar trio com Tulio Araújo e Bruno Teixeira na apresentação que acontecerá no Padú Cozinha Festiva. Ele volta a se apresentar com o Grupo Acerta o Passo no sábado (30) e dessa vez em Inhotim, espaço cultural localizado no município de Brumadinho. Programe-se.
A programação da Semana Nacional do Choro 2022 continua com tudo e prossegue, após um super show de abertura realizado na no último domingo. As próximas apresentações acontecem de quinta a domingo, em diferentes locais de BH. Serão 3 eventos com homenagens a grandes Chorões que partiram deixando grande saudade e também ao acordeonista Cícero Gonzaga que junto aos demais são destaques na história do Choro de Minas Gerais.
Na quinta-feira (28), o Clube do Choro de Belo Horizonte se reúne do Clube do Choro de Betim em uma apresentação concebida para homenagear os músicos: Marcelo Batista, o Marcelão do Trombone; o clarinetista Luiz de Souza e a acordeonista Eliza Behrens. Os três instrumentistas foram, por longo período associados ao Clube do Choro de BH e faleceram durante o período da Pandemia. Nessa apresentação que acontecerá no Fátima Botequim, a partir das 19 horas, o trombonista Silvério Pontes (RJ) é o convidado especial.
Sexta feira (29), o Regional da Serra será a atração e chega trazendo para a Semana Nacional do Choro 2022 uma amostra da extraordinária qualidade de produção dos instrumentistas da nova geração de Chorões de Belo Horizonte. O grupo se apresentará no Boteco D'Avenidinha, um local aconchegante localizado no bairro Pompéia a partir das 19 horas.
No domingo (01), o evento será em uma roda muito especial que contará com a presença do acordeonista Cícero Gonzaga que recebe uma merecida homenagem do Clube do Choro de BH. Ao seu lado estarão os instrumentistas do grupo do show de abertura e outros associados que se reunirão para um grande encerramento da Semana Nacional do Choro 2022.
Programe-se, convide os amigos e toda a família. Veja aí o convite especial que o Presidente do Clube do Choro de BH, Acir Antão faz a todos:
SERVIÇO - PROGRAMAÇÃO SEMANA NACIONAL DO CHORO 2022
Clube do Choro de BH e Clube do Choro de Betim homenageiam Marcelão do Trombone, Luiz do Clarinete e Eliza Behrens do Acordeon - Participação especial: Silvério Pontes
Show de abertura da Semana Nacional do Choro 2022 repete o sucesso de público dos anos anteriores. Fotos: Actionbhz
O Show de abertura da Semana Nacional do Choro 2022 promovido pelo Clube do Choro de Belo Horizonte, em parceria com o SESC MG, aconteceu nesse último domingo (24/04). Das 9 às 13 horas, grandes nomes da música brasileira ocuparam um super palco montado na Praça Duque de Caxias (Santa Tereza), entretendo um público que ocupou todo o espaço e aplaudiu de pé o retorno do Minas ao Luar com a edição Especial Clube do Choro, celebrando o Dia Nacional do Choro.
Músicos associados e convidados compuseram o grupo instrumental do Clube do Choro de BH.
Quem abriu o espetáculo foi o próprio Clube do Choro de BH, que além deuma belíssima apresentação solo também acompanhou as três vencedoras do Sesc Show de Talentos 2021, convidadas do SESC MG: Maraisa Bisinoto de Oliveira, Josiane Simões Gonçalves e Alice Aparecida Silva Vieira e a participação especial do músico Gustavo Figueiredo.
Vencedoras do Sesc Show de Talentos 2021 em um grande momento. Fotos: Actionbhz
O grupo instrumental do Clube do Choro de BH foi formado pelos músicos Marcos Flávio Aguiar (Trombone), Hélio Pereira (Bandolim), Mariana Bruckers (Flauta), Silvio Carlos (Violão de 7 cordas), Eduardo Macedo (Cavaquinho), Daniel Guedes (Pandeiro) e Marcelo Jiran (Acordeon),
Marcelo Jiran em sua apresentação solo reverenciando o acordeon
Dando sequência ao espetáculo, o multi instrumentista mineiro Marcelo Jiran fez a primeira apresentação solo que reverenciou o instrumento homenageado desta edição: o acordeon.
O Abre a Roda Mulheres no Choro, também foi um dos convidados desse grande show.
O grupo levou ao palco todo o talento individual e a força desse coletivo formado por mulheres instrumentistas profissionais da capital mineira. E para essa apresentação convidou seu padrinho musical: o cavaquinista associado ao Clube do Choro de BH, José Carlos Choairy.
Coletivo Abre a Roda Mulheres no Choro no grande palco da abertura da Semana Nacional do Choro 2022
Para essa grande homenagem ao instrumento destaque, também foram convidados os acordeonistas Bebê Kramer, do Rio Grande do Sul; Marcelo Caldi, do Rio de Janeiro; e Luizinho Calixto, da Paraíba que realizaram apresentações solo muito aplaudidas pelo público. Eles também se reuniram ao grupo de instrumentistas do Clube do Choro de BH para um grande encerramento dessa manhã musical cheia de surpresas e atrações.
Marcelo Caldi, Bebê Kramer e Luizinho Calixto, grandes acordeonistas abrilhantando o espetáculo. Fotos: Actionbhz
O show contou com a participação animada de um público que, saudoso dos espetáculos presenciais do Clube do Choro de BH e do Minas ao Luar, compareceu em massa à Praça Duque de Caxias e aplaudiu calorosamente cada apresentação.
Além da plateia presente à Praça Duque de Caxias, o evento ainda contou a grande audiência do público ouvinte da Rádio Itatiaia. O espetáculo foi transmitido ao vivo pela emissora, dentro do tradicional programa A Hora do Coroa, com apresentação do comunicador Acir Antão, também Presidente do Clube do Choro de BH.
O presidente Acir Antão no comando do espetáculo - Foto: Actionbhz
Grandes nomes do Choro de todo o Brasil reunidos no palco do Minas ao Luar - Especial Clube do Choro.
A SEMANA NACIONAL DO CHORO CONTINUA
Além desse grande evento acontecerão outras apresentações ao longo desta semana, em redutos do Choro em BH. As próximas apresentações serão no Fátima Botequim na quinta-feira (28/04), no Buteco D'Avenidinha na sexta-feira (29/04) e no Tua Pizza Mangabeiras no domingo (01/05). Continue acompanhando por aqui todas os detalhes sobre a programação da SEMANA NACIONAL DO CHORO 2022 uma parceria entre o Clube do Choro de BH e Sesc MG.
CONFIRA O ÁLBUM DE FOTOS DA SEMANA NACIONAL DO CHORO 2022.
Em um show imperdível que acontece amanhã, 24 de abril, o Clube do Choro de BH retoma as atividades artísticas presenciais. Foram 2 anos de restrições em decorrência da Pandemia, mas o super evento deste domingo, realizado em parceria com o Sesc-MG, irá marcar o retorno do Projeto Minas ao Luar, celebrar o Dia Nacional do Choro e abrir em grande estilo, a Semana Nacional do Choro 2022.
A programação do Minas ao Luar - Especial Clube do Choro iniciará às 9 horas e trará ao grande palco montado na Praça Duque de Caxias (bairro Santa Tereza), nomes de grande expressão no cenário do Choro, artistas consagrados no Brasil e no exterior. Entre eles, os acordeonistas: Bebê Kramer (RS); Marcelo Caldi (RJ) e Luizinho Calixto (PB).
O coletivo Abre a Roda- Mulheres no Choro também se apresentará reunindo no palco as instrumentistas Maria Elisa Pompeu (Cavaquinho), Luciana Alvarenga (Piano), Alice Valle (Flauta), Thamiris Cunha (Clarinete), Marina Gomes (Cantora e Percussionista), Raíssa Anastasia (Flauta e Bandolim), Maria Bragança (Sax), Shari Simpson (flauta), Fernanda Vasconcelos (violão), Claudia Sampaio (Sax), Bárbara Veronez (vocal) e o cavaquinista José Carlos Choairy como convidado.
OClube do Choro de Belo Horizonte estará representado por um grupo base formado pelos instrumentistas: Hélio Pereira (Bandolim), Mariana Bruckers (Flauta), Silvio Carlos (Violão de 7 cordas), Du Macedo (Cavaquinho), Daniel Guedes (Pandeiro), Marcelo Jiran (Acordeon) e Marcos Flávio (Trombone). E é o próprio Marcão que chega junto, trazendo um convite muito especial. Confere aí:
SERVIÇO:
Abertura da Semana Nacional do Choro 2022: MIINAS AO LUAR ESPECIAL CLUBE DO CHORO
Data: 24 de abril (domingo)
Horário: 9h às 13h
Local: Praça Duque de Caxias, Santa Tereza - BH
Entrada: Gratuita
TRANSMISSÃO AO VIVO
Para aqueles que não puderem comparecer ao espetáculo, lembramos que o evento terá transmissão ao vivo pela Rádio Itatiaia, dentro do tradicional programa A Hora do Coroa, sob apresentação do comunicador Acir Antão, também Presidente do Clube do Choro de Belo Horizonte.
A Semana Nacional do Choro promovida pelo Clube do Choro de BH, em parceria com o SESC MG chega à sua 4ª edição. E como nos anos anteriores, o evento de 2022 irá reunir grandes nomes do cenário musical brasileiro para celebrar o mais autêntico gênero musical urbano brasileiro. O evento de abertura acontece nesse domingo (24), a partir das 9 horas na Praça Duque de Caxias.
Nesta edição, o Acordeon será o instrumento de destaque e proporcionará grandes apresentações protagonizadas por instrumentistas de renome internacional. O Minas ao Luar - Especial Clube do Choro irá reunir: Bebê Kramer (RS); Marcelo Jiran (MG), Marcelo Caldi (RJ) e Luizinho Calixto (PB) que farão apresentações individuais e reunidos ao grupo de instrumentistas do Clube do Choro de BH, em uma grande apresentação de encerramento.
Luizinho Calixto multi-instrumentista e compositor paraibano, natural de Campina Grande é um dos convidados especiais desta edição. Ele nasceu no ceio de uma família de sanfoneiros de oito baixos e aos dez anos de idade decidiu que seguiria os passos de seu pai e irmãos que juntos são referência na execução do fole de oito baixos na afinação transportada, um sistema de afinação muito diferente do que se toca no Nordeste do Brasil. Luizinho Calixto é também reconhecido por ser o primeiro artista brasileiro a cantar e se acompanhar com a sanfona de oito baixos no modelo de afinação mais comum no Nordeste brasileiro, fazendo uso dos recursos de harmonia aprendidos com Zé Calixto (irmão mais velho) que foi pioneiro em adaptá-lo para acompanhamento, rompendo com o paradigma de que o seu instrumento somente serviria para o solo de músicas instrumentais. Ele criou o primeiro método escrito para a sanfona de oito baixos no modelo de afinação nordestina. Luizinho teve a oportunidade de tocar com mestres como Sivuca, Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga e já acompanhou grandes nomes da música popular brasileira. Também possui uma sólida carreira internacional, se apresentando em Cabo Verde, na África, na Argentina, em Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça e na Alemanha. Ao todo gravou dezoito discos entre vinis e CDs.
Luizinho irá abrilhantar o show de abertura da Semana Nacional do Choro 2022 e já deixa aqui o seu convite pessoal:
SERVIÇO Abertura da Semana Nacional do Choro 2022: MINAS AO LUAR ESPECIAL SEMANA NACIONAL DO CHORO Data: 24 de abril (domingo) Horário: 9h às 13h Local: Praça Duque de Caxias, Santa Tereza - BH Entrada: Gratuita
TRANSMISSÃO AO VIVO Para aqueles que não puderem comparecer ao espetáculo, lembramos que o evento terá transmissão ao vivo pela Rádio Itatiaia, dentro do tradicional programa A Hora do Coroa, sob apresentação do comunicador Acir Antão, também Presidente do Clube do Choro de Belo Horizonte.
No Dia Nacional do Choro, comemorado nesta data, é com imensa alegria que o Clube do Choro de Belo Horizonte celebra o aniversário do grande mestre Pixinguinha e a oportunidade de promover mais uma edição da Semana Nacional do Choro, que inicia nesse domingo (24).
Às vésperas do grande show de abertura, viabilizado através de parceria com o SESC MG, o Presidente do Clube do Choro de BH, Acir Antão deixa aqui um convite muito especial a todos os associados e amigos da entidade e à toda população de Belo Horizonte, cidade destaque nas manifestações desse gênero musical tão importante para a cultura brasileira.
SERVIÇO Abertura da Semana Nacional do Choro 2022: Minas ao Luar - Especial Clube do Choro Data: 24 de abril (domingo) Horário: 9h às 13h Local: Praça Duque de Caxias, Santa Tereza - BH Entrada: Gratuita
A Semana Nacional do Choro 2022 reserva muitas atrações e grandes homenagens que chegarão também através do instrumento destaque desta edição: o Acordeon.
No show de abertura que acontece no próximo domingo (24), assim como nos demais eventos, acordeonistas consagrados internacionalmente e de destaque no cenário belo-horizontino trazem o encanto do Choro no fole. Entre eles, Marcelo Jiran que se apresenta a partir das 10 horas no grande palco armado na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza.
MARCELO JIRAN já presidiu o Clube do Choro de Belo Horizonte, é compositor, pianista, multi-instrumentista, poeta, arranjador, orquestrador, regente, luthier, produtor musical, fonográfico e audiovisual. Natural de Belo Horizonte, é formado em Teoria Geral da Música no curso de extensão da Escola de Música da UFMG. Também possui os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Piano incompletos pela UEMG. Ao longo de sua carreira como instrumentista já tocou com vários artistas de renome e indicado como finalista no "X Prêmio BDMG Instrumental". Possui quatro álbuns autorais independentes lançados e foi nomeado ao Latin Grammy 2020 junto de Yamandu Costa com o álbum "Festejo".
Marcelo Jiran já está preparado e aguarda ansioso pelo grande show de domingo. Ele deixa aqui um convite muito especial
SERVIÇO
Abertura da Semana Nacional do Choro 2022: MINAS AO LUAR ESPECIAL SEMANA NACIONAL DO CHORO
Data: 24 de abril (domingo)
Horário: 9h às 13h
Local: Praça Duque de Caxias, Santa Tereza - BH
Entrada: Gratuita
TRANSMISSÃO AO VIVO Para aqueles que não puderem comparecer ao espetáculo, lembramos que o evento terá transmissão ao vivo pela Rádio Itatiaia, dentro do tradicional programa A Hora do Coroa, sob apresentação do comunicador Acir Antão, também Presidente do Clube do Choro de Belo Horizonte.
Coletivo Abre a Roda - Mulheres no Choro - Foto: Ricarda Niks
O grande show de abertura da Semana Nacional do Choro 2022 acontece no próximo domingo (24). O evento gratuito marcará o retorno do Projeto Minas ao Luar, promovido pelo SESC MG e também das apresentações do Clube do Choro de Belo Horizonte, após dois anos distantes do público, devido às restrições da pandemia. Entre as várias atrações programadas para um super palco instalado na Praça Duque de Caxias (bairro santa Tereza), está o Coletivo Abre a Roda - Mulheres no Choro que convida o cavaquinista José Carlos Choairy.
Buscando valorizar, reconhecer e incentivar toda a cadeia em torno da participação da mulher na música o coletivo Abre a Roda - Mulheres no Choro surgiu, em Junho de 2017, lançando um olhar para as mulheres instrumentistas profissionais na capital mineira e criando uma roda de Choro aberta e democrática na qual as mulheres se apresentassem como protagonistas.
Na pose com Thamiris Cunha, José Carlos Choairy é presença constante nas apresentações do Abre a Roda e é considerado padrinho do Coletivo. Foto: divulgação
O Abre a Roda é composto por musicistas expoentes da capital mineira como: Maria Elisa Pompeu (Cavaquinho), Luciana Alvarenga (Piano), Alice Valle (Flauta), Thamiris Cunha (Clarinete), Marina Gomes (Cantora e Percussionista), Raíssa Anastasia (Flauta e Bandolim), Maria Bragança (Sax), Shari Simpson (flauta), Fernanda Vasconcelos (violão), Claudia Sampaio (Sax), Bárbara Veronez (canto).
O grupo já realizou um trabalho importante em diversos espaços da cidade, dentre bares e palcos de festivais, além da participação em três programas televisivos (Globo Horizonte, TV UFMG e TV Horizonte), um curta metragem (Sigo Viva, de Letícia Ferreira e Luciana Brandão), participação em programas de rádio (Rádio Inconfidência) e entrevistas para os jornais da cidade (Jornal O Tempo, Revista do Choro, Jornal do Clube do Choro de BH).
Em abril de 2019, o grupo foi convidado a compor a programação de encerramento do primeiro Festival Circuito do Choro BH. No mesmo ano, iniciou o Projeto Roda Didática, voltado principalmente às instrumentistas iniciantes no gênero. Assim, a roda era organizada de forma que qualquer musicista pudesse apresentar seu repertório de forma acolhedora e segura, com o apoio e representatividade de outras mulheres. Atualmente, o grupo mantém uma roda aberta às terças-feiras em uma bar da capital mineira.
Para a apresentação no próximo domingo, o Coletivo convidou o cavaquinista associado ao Clube do Choro de BH, José Carlos Choairy. Durante sua trajetória, Zé Carlos trabalhou trinta e seis anos com o ilustre compositor instrumentista Waldir Silva. Ele participa da Orquestra de Choro da UFMG e é presença assídua nas diversas rodas de Choro que acontecem em BH. Ele é Maranhense, mas reside há muitos anos na capital mineira e se tornou um ícone do Choro em Belo Horizonte. Carinhosamente, é considerado o padrinho do Abre a Roda Mulheres no Choro.
A apresentação do Coletivo Abre a Roda Mulheres no Choro está programada para as 10h20. Confira ao lado a programação completa. Não perca e convide os amigos.
SERVIÇO Abertura da Semana Nacional do Choro 2022: Minas ao Luar Especial Semana Nacional do Choro Data: 24 de abril (domingo) Horário: 9h às 13h Local: Praça Duque de Caxias, Santa Tereza - BH Entrada: Gratuita
TRANSMISSÃO AO VIVO
Para aqueles que não puderem comparecer ao espetáculo, lembramos que o evento terá transmissão ao vivo pela Rádio Itatiaia, dentro do tradicional programa A Hora do Coroa, sob apresentação do comunicador Acir Antão, também Presidente do Clube do Choro de Belo Horizonte.
A flautista mineira Mariana Bruekers é uma das integrantes do grupo base do Clube do Choro de BH que irá se apresentar no show de abertura da Semana Nacional do Choro 2022. No próximo domingo (24), a partir das 9 horas, na Praça Duque de Caxias (bairro Santa Tereza) ela estará ao lado de outros grandes instrumentistas, para promover um espetáculo imperdível: o Minas ao Luar - Especial Clube do Choro.
Também estarão no palco os músicos Marcos Flávio (Trombone), Hélio Pereira (Bandolim), Silvio Carlos (Violão de 7 cordas), Du Macedo (Cavaquinho), Daniel Guedes (Pandeiro) e Marcelo Jiran (Acordeon).
Mariana se apresentou como instrumentista convidada na Semana Nacional do Choro 2019, evento promovido pelo Clube do Choro de BH, quando a flauta foi o instrumento destaque. Ela retorna na edição deste ano e já deixa aqui um convite muito especial:
Aproveita e confere abaixo a agenda de outras apresentações em que Mariana participa nesta semana tão especial para os amantes do Choro:
Mariana Bruekers possui mestrado em Pedagogia Musical pelo Royal Conservatoire/ Holanda, graduação em Licenciatura em Música e Bacharelado em Flauta Transversal pela Universidade Federal de Minas Gerais. Como Flautista foi vencedora do Jovem Músico BDMG em 2008 e 2010. Participou de diversos festivais internacionais de Choro e Flauta. Ela integra ou já participou dos grupos: Trio Bola Preta, Flutuar Orquestra de Flautas, a Banda Sagrada Profana, o Coletivo Abre a Roda Mulheres no Choro e o Grupo Contraponto.
Novamente este ano, a parceria entre o Clube do Choro de Belo Horizonte e o Sesc MG possibilitará a realização da Semana Nacional do Choro, em Belo Horizonte. Nas quatro edições anteriores, o evento promoveu um número expressivo de shows, em diferentes locais da Capital e proporcionou ao público, dezenas de atrações gratuitas com instrumentistas de destaque no cenário nacional e internacional. Depois de dois anos distante do público, devido às restrições da pandemia, o evento retorna super afinado.
A Semana Nacional do Choro 2022 têm início no dia 24 de abril e estende-se até o dia 1 de maio, promovendo quatro eventos, em diferentes locais.
O show de abertura acontece no próximo domingo (24), das 9 às 13 horas, na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza. O evento gratuito marcará também o retorno das apresentações do projeto Minas ao Luar, em uma edição especial Clube do Choro.
PROGRAMAÇÃO
No próximo domingo, quem abrirá o palco da Semana Nacional do Choro 2022 será o próprio Clube do Choro de BH.
A partir das 9 horas, instrumentistas associados e convidados acompanharão os vencedores do Show de Talentos do SESC 2021: Maraisa Bisinoto de Oliveira, Josiane Simões Gonçalves e Alice Aparecida Silva Vieira. O show ainda terá participação especial do músico Gustavo Figueiredo.
A partir das 10 horas, o músico mineiro, Marcelo Jiran fará uma apresentação solo dando início às atrações que trarão o Acordeon como protagonista nessa edição.
Em seguida, será a vez do coletivo Abre a Roda - Mulheres no Choro. As instrumentistas sobem ao palco às 10h20. Elas estarão acompanhadas do seu convidado especial, o cavaquinista associado ao Clube do Choro de BH, José Carlos Choairy.
A partir das 11 horas, o público irá assistir a um momento muito especial do espetáculo com apresentações solo de três grandes acordeonistas: Bebê Kramer, do Rio Grande do Sul; Marcelo Caldi, do Rio de Janeiro; e Luizinho Calixto, da Paraíba que fazem sua celebração pessoal ao Choro.
E na sequência, acontece a atração final. Eles se reúnem no palco aos instrumentistas do Clube do Choro - Marcos Flávio (Trombone), Hélio Pereira (Bandolim), Mariana Bruckers (Flauta), Silvio Carlos (Violão de 7 cordas), Du Macedo (Cavaquinho), Daniel Guedes (Pandeiro) e Marcelo Jiran (Acordeon) - para um grande encontro que encerrará de forma muito festiva essa manhã de domingo que promete grandes atrações.
TRANSMISSÃO AO VIVO
Para aqueles que não puderem comparecer ao espetáculo, lembramos que o evento terá transmissão ao vivo pela Rádio Itatiaia, dentro do tradicional programa A Hora do Coroa, sob apresentação do comunicador Acir Antão, também Presidente do Clube do Choro de Belo Horizonte.
SERVIÇO Abertura da Semana Nacional do Choro 2022 : MINAS AO LUAR ESPECIAL SEMANA NACIONAL DO CHORO Data: 24 de abril (domingo) Horário: 9h às 13h Local: Praça Duque de Caxias, Santa Tereza - BH Entrada: Gratuita
Acompanhe por aqui toda a programação e muitas informações sobre a SEMANA NACIONAL DO CHORO 2022 - uma parceria SESC MG e CLUBE DO CHORO DE BELO HORIZONTE.
Acordeonistas consagrados no Brasil e exterior se apresentarão como solistas e ao lado do Clube do Choro de Belo Horizonte.
A exemplo do ocorrido nas edições anteriores, a Semana Nacional do Choro 2022, também terá um instrumento que ganhará distinção: o Acordeon. No show de abertura que acontece no próximo domingo (24) e nos demais eventos durante a semana, acordeonistas consagrados internacionalmente e de destaque no cenário belo-horizontino trazem o encanto do Choro no fole.
Acordeom, Acordeão, Sanfona ou Gaita?
Conhecido no Brasil também por acordeão, gaita na região Sul e sanfona no Nordeste, tem sua origem em um instrumento inventado na China há dois mil e setecentos anos antes de Cristo, conhecido como “cheng”. Foi este o primeiro instrumento composto com palheta, que passando por várias transformações chegou à forma do acordeom como o conhecemos atualmente.
O acordeon foi patenteado em 06 de maio de 1829, e em Londres no mês seguinte, 19 de junho, Charles Wheatstone promoveu o primeiro concerto. A partir daí o instrumento tornou-se popular e passou a ser símbolo de status.
Ele chegou ao Brasil junto com os primeiros colonizadores europeus, vindos da Itália, país onde até hoje se fabricam as marcas mais conceituadas de acordeões do mundo. O acordeom é um instrumento musical muito usado no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Nordeste e sua história se mistura com a história da música sertaneja. No Século XIX, bem antes do aparecimento das gravações em discos, a música sertaneja ou caipira, assim como as músicas gaúchas, já eram tocadas em bailes e apresentações em circos (espetáculos itinerantes).
Sua potência sonora que é muito maior que a dos instrumentos de corda, possibilitou que fosse ouvido por um número maior de pessoas. Devido a isto, o acordeom se introduziu facilmente e foi muito bem aceito numa época onde ainda não existiam potentes equipamentos de som como temos hoje em dia.
O acordeon está atualmente presente na música do Brasil inteiro, em quase todos os ritmos, culturas, tradições, e em todas as regiões. O fato de possibilitar tocar ao mesmo tempo melodia e acompanhamento, faz do acordeon um instrumento completo e que pode ser utilizado em qualquer estilo musical na contemporaneidade.¹
Grandes nomes do acordeon reunidos no palco do Minas ao Luar - Especial Semana Nacional do Choro.
A Semana Nacional do Choro 2022 trará um naipe de acordeonistas que irá abrilhantar o show de abertura no próximo domingo (24): Bebê Kramer (RS), Luizinho Calixto (PB), Marcelo Caldi (RJ), instrumentistas consagrados nos palcos do Brasil e no exterior, além do mineiro Marcelo Jiran. Eles se apresentarão como solistas e ao lado do grupo de músicos do Clube do Choro de BH. Além deles, importantes acordeonistas do Choro de Minas serão lembrados e homenageados: Cícero Gonzaga ativo acordeonista associado do Clube do Choro de BH e presença constante nas diversas rodas de Choro da cidade e Maria Elisa Behens, respeitada acordeonista que faleceu em março de 2021. Elisa foi associada ao Clube do Choro de BH por muitos anos, onde permanecerá sempre lembrada como grande instrumentista e figura de destaque nos encontros, shows e rodas de Choro promovidos pela entidade.
Bebê Kramer - Foto: Sonia Mibielli
BEBÊ KRAMER - Alessandro Kramer, nasceu na cidade de Vacaria, no estado do Rio Grande do Sul, e começou a tocar acordeon ainda muito jovem, inspirado pelo seu pai, Alencar Rodrigues, um acordeonista bastante conhecido na região.
Alessandro, hoje mais conhecido como Bebê Kramer, é considerado um dos maiores acordeonistas do Brasil na atualidade e é um dos nomes mais significativos da nova geração de acordeonistas também no exterior. Como compositor, Bebê apresenta uma estética musical inovadora, na qual traz a expressão de sua fonte inicial, o Rio Grande do Sul, com a junção de outros sotaques, sempre tendo como característica principal sua forte energia ao tocar. O começo da sua carreira como músico profissional, aconteceu ainda na adolescência, e ganhou força quando escolheu a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, para ser o palco do seu crescimento musical, vindo a tocar com músicos altamente conceituados. Em 2008, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde vive desde então, e este é certamente o lugar onde seus horizontes musicais se expandiram, tornando-o um dos mais renomados músicos no cenário da música instrumental Brasileira hoje em dia.
Luizinho Calixto - Foto: divulgação
LUIZINHO CALIXTO - Natural de Campina Grande - Paraiba, Luizinho Calixto nasceu no ceio de uma família de sanfoneiros de oito baixos e aos dez anos de idade decidiu que seguiria os passos de seu pai e irmãos que juntos são referência na execução do fole de oito baixos na afinação transportada, um sistema de afinação muito diferente do que se toca no Nordeste do Brasil. Luizinho Calixto é também reconhecido por ser o primeiro artista brasileiro a cantar e se acompanhar com a sanfona de oito baixos no modelo de afinação mais comum no Nordeste brasileiro, fazendo uso dos recursos de harmonia aprendidos com Zé Calixto (irmão mais velho) que foi pioneiro em adaptá-lo para acompanhamento, rompendo com o paradigma de que o seu instrumento somente serviria para o solo de músicas instrumentais. Ele criou o primeiro método escrito para a sanfona de oito baixos no modelo de afinação nordestina. Com o método, ministrou cursos em diversos locais e, a partir de 2014, foi convidado para ser professor em um Projeto de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba, utilizando seu método para ensinar tanto iniciantes quanto iniciados. Luizinho teve a oportunidade de tocar com mestres como Sivuca, Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga e já acompanhou grandes nomes da música popular brasileira como Chico Cesar, Dominguinhos, Osvaldinho do Acordeom, Elba Ramalho, Zé Calixto, Fagner, entre outros. Também possui uma sólida carreira internacional, se apresentando em Cabo Verde, na África, na Argentina, em Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça e na Alemanha. Ao todo gravou dezoito discos entre vinis e CDs, onde toca ritmos tradicionais e alguns ritmos que nunca haviam sido tocados por um sanfoneiro de oito baixos: tango, bolero, valsa, bossa nova, destacando-se um dos traços mais marcantes do seu trabalho que é a virtuose dos improvisos. Luizinho é compositor, diretor musical, multi- instrumentista, percussionista, também domina a sanfona de cento e vinte baixos, toca violão, cavaquinho e, nas horas vagas, é desenhista e artista plástico.
Marcelo Caldi - Foto: Bel Junqueira
MARCELO CALDI é um dos músicos mais completos da atualidade. Pianista, compositor, arranjador sinfônico, produtor, cantor, maestro, diretor musical... tornou-se amplamente reconhecido como um dos sanfoneiros mais importantes de sua geração, levando adiante o precioso legado de mestres como Luiz Gonzaga, Orlando Silveira, Chiquinho do Acordeom, Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho e outros.
Apresentou-se como solista em concertos com as orquestras Petrobras Sinfônica, Sinfônica da Bahia, Sinfônica Cesgranrio, Sinfônica da UFF e Sinfônica do Recife, também criando arranjos inéditos para essas formações. Compôs “Alma carioca”, uma peça sinfônica inédita para a Orquestra Petrobras Sinfônica, em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro (2015), e “Homenagem a Sivuca”, para Orquestra Sinfônica Cesgranrio (2017).
Em 2021, homenageou os 80 anos de Dominguinhos com a Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro, a primeira do Estado, da qual é fundador e maestro. A celebração teve participação especial de artistas como Lucy Alves e Juliana Linhares. Caldi ganhou o prêmio da Lei Aldir Blanc para lançamento do livro “Vem tocar sanfona”, que reúne 20 partituras inéditas de autoria de Caldi, de diversos estilos, escritas exclusivamente para acordeom.
Participou dos mais importantes festivais de música instrumental no Brasil, e já levou seu trabalho para países como Portugal, França, Itália, Alemanha e Japão. Entre os álbuns autorais, destaca-se “A sanfona é meu dom” (2017), que inclui participações de Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Silvério Pontes, Bebê Kramer, Kiko Horta e outros.
Ganhou o Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga, resultando no lançamento do livro e do disco “Tem sanfona no choro”, com a publicação inédita das peças instrumentais do rei do baião, editado pelo Instituto Moreira Salles (2012).
Marcelo Jiran - Foto: Love Story
MARCELO JIRAN é compositor, pianista, multi-instrumentista, poeta, arranjador, orquestrador, regente, luthier, produtor musical, fonográfico e audiovisual.
Natural de Belo Horizonte, é formado em Teoria Geral da Música no curso de extensão da Escola de Música da UFMG. Também possui os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Piano incompletos pela UEMG.
Jiran ganhou o prêmio de finalista no "X Prêmio BDMG Instrumental".
Ele presidiu o Clube do Choro de Belo Horizonte em 2011. Possui quatro álbuns autorais independentes lançados. Participou de Masterclass com o Maestro Roberto Tibiriçá. Foi nomeado ao Latin Grammy 2020 junto de Yamandu Costa com o álbum "Festejo". Tocou com inúmeros funcionários da arte. Produz e divulga a música universal em suas redes sociais.
O evento que acontece no próximo domingo terá transmissão ao vivo pela Rádio Itatiaia, dentro do tradicional programa A Hora do Coroa, sob apresentação do comunicador Acir Antão, também Presidente do Clube do Choro de Belo Horizonte.
Além desse grande evento acontecerão outras apresentações ao longo da próxima semana, em outros redutos do Choro em BH.
Acompanhe por aqui toda a programação e muitas informações sobre a SEMANA NACIONAL DO CHORO 2022 - uma parceria SESC MG e CLUBE DO CHORO DE BELO HORIZONTE.
SERVIÇO Abertura da Semana Nacional do Choro 2022 : MINAS AO LUAR ESPECIAL SEMANA NACIONAL DO CHORO Data: 24 de abril (domingo) Horário: 9h às 13h Local: Praça Duque de Caxias, Santa Tereza - BH Entrada: Gratuita
¹ Fonte: Profª.Eliane Caetano da Silva https://www.ritmoesom.com