28 de janeiro de 2021
O bandolim de Mestre Macaúba, uma referência do Choro cearense no Brasil Encanto.
27 de janeiro de 2021
O Mistura Fina com Leonardo Brasilino é o que toca no nosso rádio hoje.
Leonardo Brasilino no palco da Semana Nacional do Choro 2017 - Foto: Anderson Costa |
Mistura Fina
25 de janeiro de 2021
TROMBONIAS NO CÉU NA DESPEDIDA DE MARCELO BATISTA.
Ontem amanhecemos com um imenso silêncio em nossos corações. Foi um domingo diferente de outros tantos em que tivemos a alegria de ouvir as trombonias do Marcelão vibrando nas rodas de Choro pela cidade. Para nossa imensa tristeza, ele furou a fila e foi tocar trombone no céu.
Marcelo Batista. Foto: Action BHZ |
Marcelo Ribeiro Batista - Foto: Action BHZ |
23 de janeiro de 2021
Nas Cordas do Choro toca o melhor do gênero nas ondas do rádio.
20 de janeiro de 2021
K-Ximbinho: saudades de seu clarinete.
K-Ximbinho - o mais original que se dedicou à orquestra popular urbana - Foto: Reprodução |
K- Ximbinho era o nome artístico de Sebastião de Barro, nascido em 20 de janeiro de 1917, em Taipu, no Rio Grande do Norte. Segundo o maestro Paulo Moura, K-Ximbinho foi "o mais original dentre os instrumentistas que se dedicaram à orquestra popular urbana". Dedicou-se ao "jazz", ao choro e ao conjunto regional. "Sua atuação no "jazz" do Brasil é marcada pela criação de formações camerísticas, orquestrando para instrumentos até então pouco utilizados nas pequenas formações." Foi ainda um importante divulgador do choro, por meio de obras como "Sonhando" e "Sonoroso". Hoje celebramos 104 anos de nascimento desse grande clarinetista, compositor, arranjador e regente brasileiro.
Capa LP K- Ximbinho Saudades de um Clarinete - Reprodução |
CMI/UFMG abre inscrições para cursos de educação musical para crianças.
19 de janeiro de 2021
Casa do Choro lança projeto de financiamento para construção da Linha do Tempo do Choro. Saiba como contribuir.
18 de janeiro de 2021
Brasil Encanto faz uma homenagem a Jacob do Bandolim em uma edição inteira dedicada às suas grandes composições.
Trio Brasil Encanto e Saraiva do Bandolim - Reprodução. |
A edição Brasil Encanto que foi ao ar na última sexta feira (15) apresentou um especial em homenagem a Jacob do Bandolim e trouxe ao palco do programa a música desse instrumentista que soube tirar das cordas do bandolim as notas que fariam com que artista e instrumento se fundissem de tal maneira que fica muito difícil saber qual a diferença entre Jacob e o bandolim. Mas... será que existe essa diferença?
15 de janeiro de 2021
Hoje celebramos em alto e bom tom o Dia Mundial do Compositor.
13 de janeiro de 2021
Nesta quinta tem live com Choro Nosso para nosso deleite musical.
12 de janeiro de 2021
Todo respeito aos 8 baixos de Luizinho Calixto.
Luizinho Calixto - Foto: reprodução |
11 de janeiro de 2021
Processo seletivo para a Orquestra Jovem de Minas tem prazo prorrogado.
8 de janeiro de 2021
Domingo tem live do Marcão.
No próximo domingo (10), às 13h, o trombonista Marcos Flávio Aguiar fará uma transmissão ao vivo no seu canal do Youtube.
Na apresentação (Projeto Nº 011/2020, contemplado pela Lei Aldir Blanc do município de Betim/MG) ele estará acompanhado dos amigos instrumentistas Robert Vinícius, Henrique Martins, Ramon Braga e Pedro Mota. O que podemos esperar? Muita Gafieira com Choro e Samba Instrumental. Ou seja, um programa dominical imperdível.
E parodiando o Marcão, convidamos: "Let's bora" para mais uma audição? Hoje vamos e "Um Choro em Buenos Aires" (Gilberto Gagliardi) com Marcos Flávio, Renato Lisboa e Ramon Braga.
7 de janeiro de 2021
Programa Circular Brasil promove um verdadeiro passeio pela música instrumental brasileira, com belos destaques do Choro.
Produzido e apresentado pelo violonista, compositor e cantor Marcelo Guima, o programa Circular Brasil promove semanalmente um verdadeiro passeio pela música instrumental das cinco regiões do nosso país. Com transmissões aos domingos pela Rádio MEC do Rio de Janeiro, o Circular Brasil valoriza a música brasileira de qualidade e nos apresenta a possibilidade de descobertas musicais incríveis. E para nossa satisfação ainda maior, Guima sempre inclui na pauta instrumentistas e grupos que executam Choros autorais e muitos clássicos do gênero.
6 de janeiro de 2021
COMO USAR MÚSICAS CORRETAMENTE NUM PODCAST?
Um podcast nada mais é do que um programa de rádio gravado, que não tem uma hora certa para ir ao ar e que pode ser acessado de acordo com a disponibilidade de tempo do ouvinte. Para ouvi-lo não é necessário sintonizar uma emissora: basta acessar um serviço de streaming, um site específico ou fazer o download do arquivo digital. Mas o que está por trás de uma produção de um podcast, quando tratamos do uso de trilhas musicais e a complexidade da inclusão de faixas nesse formato?
5 de janeiro de 2021
Quarteto Choro do Vale fortalece o autêntico gênero musical brasileiro no interior de Minas Gerais.
Quarteto Choro do Vale - Reprodução |
4 de janeiro de 2021
ACAMUFEC concederá bolsas de pesquisa para Projeto de Instrução Técnica do Registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil.
Foto: reprodução |
A Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro tornou pública a abertura de processo seletivo simplificado para concessão de oito bolsas de pesquisa no âmbito do Projeto de Instrução Técnica do Registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil.
O projeto de Instrução técnica do processo de registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil é objeto do Convênio celebrado entre a Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro - Acamufec e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –IPHAN para ser executado de 09 de março de 2020 a 07 de março de 2022, abrangendo as cinco regiões do país.
Poderão participar do processo seletivo profissionais de nível superior com mestrado em etnomusicologia, antropologia, sociologia, história ou áreas afins, com experiência profissional de no mínimo 2 anos em projetos relacionados ao choro e/ou à música popular. Entre os temas das pesquisas estão: acervo, polos de ensino, Clubes do choro e instituições históricas e atuais, e continuidade histórica do gênero em cada região.
Clique aqui e confira todos os detalhes sobre o edital