SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

30 de dezembro de 2021

Regional da Serra encerra o ano retomando sua agenda de apresentações e anunciando o projeto "A Praça do Choro é Nossa".


O Regional da Serra encerra o ano com a retomada responsável de sua agenda de apresentações e anunciando o projeto "A Praça do Choro é Nossa". Entre 9 de janeiro e 5 de fevereiro de 2022, o projeto vai reunir ícones da velha guarda do Choro e expoentes da nova geração em vários eventos durante o período. 

Além das rodas que acontecerão em feiras livres e praças de várias regiões de BH (principalmente aquelas mais distantes da área central, que não costumam receber muitos eventos culturais), a programação trará, ainda, uma oficina com o grupo paulista Regional Imperial e uma grande roda de Choro com músicos convidados de Beagá e região. 

O Projeto foi aprovado pela Prefeitura de Belo Horizonte através da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (Incentivo Fiscal)/ Edital 2020 – Projeto 0110/2020. Os eventos serão gratuitos e contam com o patrocínio da  MGS - Minas Gerais Administração e Serviços S.A . 

29 de dezembro de 2021

Orapranois faz no Iracema a roda de despedida do ano.

Chorinho no Iracema é a pedida para esta última quarta feira de 2021. E quem garante a roda, a partir das 19 horas, é o Grupo Orapranois. Rodrigo Alonso no Cavaquinho, Fred Lazarini no pandeiro, Juliana D'Ávila na flauta e Magela do violão 7 cordas dão um show de ritmo e repertório. O Iracema Bistrô Bar fica localizado em Santa Tereza e o grupo espera por todos para a despedida do ano.

SERVIÇO
Chorinho no Iracema com Grupo Orapranois
Data: 29 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Iracema Bistrô Bar - Rua Almandina, 56 - Santa Tereza.
Informações: @iracemabh

28 de dezembro de 2021

“Caderno de Choros (vol.1)”, coletânea de partituras com composições de Marcelo Chiaretti está sendo lançada hoje. A publicação tem formato e-book e download gratuito.

Marcelo Chiaretti- Foto: FEA

O flautista, compositor e educador musical Marcelo Chiaretti está lançando hoje (28/12) o e-book “Caderno de Choros (vol.1)”, uma coletânea de partituras com suas composições, a maioria inéditas. A edição foi concebida para ser em formato e-book e pode ser baixada gratuitamente.

Marcelo Chiaretti - Foto: Olivier Lob
MARCELO CHIARETTI que tem especial interesse pelo trabalho de criação, de composição e de práticas musicais coletivas associado à performance, à pesquisa e à educação musical, estudou música na Fundação de Educação Artística (FEA) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde formou-se em composição. Possui mestrado em Musicologia pela Université Paris VIII e atualmente é doutorando em Educação Musical pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG. 

Em paralelo aos estudos acadêmicos, sempre buscou ampliar e diversificar sua formação com artistas, instrumentistas e mestres do choro, do samba, das bandas de pífanos do Nordeste, da música instrumental, do jazz e da música contemporânea. Desde novo, participou de muitas oficinas, cursos e festivais, como também de grupos musicais, estabelecendo em sua trajetória um constante e contínuo aprendizado, seja através do estudo e da pesquisa, seja a partir da convivência e da experiência compartilhada na prática cotidiana do fazer música.

Ele participou de muitos trabalhos e projetos musicais em Belo Horizonte e também em Paris, na França, atuando como flautista e arranjador em shows, concertos e gravações, e também como educador musical em escolas, festivais, universidades, projetos e instituições de ensino. Com o conjunto Corta Jaca, gravou dois discos (Corta Jaca, 2005 e Mina de Choro, 2007) e coproduziu com Lúcia Campos, o filme documentário “Na Levada do Choro” (2008) , uma importante e pioneira pesquisa sobre instrumentistas, compositores, histórias e lugares do choro em Belo Horizonte e algumas cidades de Minas Gerais. Mais recentemente, produziu e lançou o disco “Entre o Norte e o Poente ” (2018) com choros e composições instrumentais, em parceria com o violonista e compositor Cristiano Vianna.


CADERNOS DE CHOROS (VOL.1) - Em 2021, selecionado através do edital de bolsas para artistas da Lei Aldir Blanc, Marcelo Chiaretti produziu o e-book “Caderno de choros (vol.1)”, uma coletânea de partituras com suas composições, a maioria inéditas.

Sobre essa produção ele nos conta: “A ideia inicial do projeto era, na verdade, trabalhar na feitura de um caderno de choros durante os primeiros meses do ano de 2021, compondo, transcrevendo e editando um total de dez choros. Porém, com o prazo prorrogado, resolvi continuar produzindo o caderno, e acrescentando os choros que continuei criando ao longo do ano e, com isso, agrupei trinta choros neste caderno. O mais recente terminei ontem antes de lança-lo virtualmente”. 

A edição foi concebida para ser em formato e-book e pode ser baixada gratuitamente. Chiaretti se preocupou em facilitar o acesso para outros instrumentos e instrumentistas, os choros estão escritos na clave de sol e na clave de fá e também com partituras para instrumentos em Bb. Muitos choros são choros homenagens, com dedicatórias a pessoas queridas. “O começo do caderno apresenta uma série de composições que tenho dedicado principalmente aos mestres e mestras da música e do choro. Trata-se de um conjunto que está sempre ampliando, pois está em constante produção, porque são muitas pessoas que merecem ser homenageadas e nos inspiram tanto a tocar e fazer música !”

Chiaretti se apresentando em evento promovido
 pelo 
Clube do Choro de BH. Foto Action BHZ
HOMENAGENS E MUITOS OUTROS CHOROS 
Apesar da maioria das músicas serem inéditas, Chiaretti resolveu iniciar seu caderno com um dos seus primeiros choros gravados. “O caderno inicia com “Bença, Mozart”, um choro dedicado ao querido Mozart Secundino, ainda em vida, e que hoje é o nosso anjo protetor das rodas de choro da cidade, gravado no segundo disco do conjunto Corta Jaca. É como se eu pedisse mais uma vez a sua benção, como eu sempre fazia quando nos encontrávamos. Os outros choros em seguida, também são dedicados a mestres e mestras, chorões e choronas, como os queridos mestres Zito do Pandeiro e Zé Carlos do cavaquinho, músicos experientes e figuras fundamentais da história do choro em Belo Horizonte, que temos a felicidade de poder conviver nas rodas da cidade, onde são sempre muito presentes e atuantes”. O choro para Zé Carlos é uma homenagem pelo seu aniversário, e o maxixe, para o Zito do Pandeiro. “Um bom dia para o Zito” faz parte dos choros que o mestre ganhou este ano de músicos e musicistas de BH. “Isso começou na quarentena. Todas as manhãs Zito nos envia mensagens de bom dia pelo grupo whatsapp e ouvir sua voz desejando um a um, bom dia a todos é como receber uma carga de alegria e bom humor que faz a gente começar bem mais um dia.”

Dentre as muitas composições recentes e inéditas, vale destacar as parcerias de alguns choros, como em “Flutuando”, em parceria com o flautista Toninho Carrasqueira, e Monte sião, com Artur Padua, um lundu com cavaquinista carioca Jayme Vignoli chamado Bagaceira, além de Um trombone nas quebradas, Mandinga, parcerias com o violonista Cristiano Vianna, Mandinga, com quem Chiaretti possui muitas composições. “Compor em parceria é um grande aprendizado, e uma maneira bastante peculiar por se tratar de música instrumental, onde procuramos conversar pelas linhas da pauta e imaginar como o outro escuta nossas proposições, e assim vamos criando com a escuta do outro. E com isso, até nas minhas composições que faço sozinho, parece que também continuo procurando esse diálogo com o outro, com as rodas, com os mestres e com as pessoas amigas.” Conclui Chiaretti, nos entregando generosamente esse valioso trabalho. 

Clica na imagem ao lado e faça o download gratuito.

24 de dezembro de 2021

Feliz Natal e um ano novo com muita saúde, paz e alegria vibrando em todos os tons.



O Clube do Choro de Belo Horizonte deseja a seus associados e amigos um Feliz Natal e um ano novo com muita saúde, paz e alegria vibrando em todos os tons. 
E para celebrarmos juntos compartilhamos a audição de "Chorinho Natalino", uma linda composição de José Vieira Brandão, na interpretação do Collegium Cantorum Brasil.


José Vieira Brandão foi um compositor, pianista, regente coral e professor brasileiro que destacou-se como intérprete da obra pianística de Villa-Lobos e por sua obra coral. Compôs também para piano, canto e piano, violão, e instrumentos de corda e de sopro. Ele nasceu em Cambuquira (MG) em 26/09/1911 e faleceu em 27/07/2002, no Rio de Janeiro. (Wikipédia)

23 de dezembro de 2021

Alexandre Bacalhau traz ao Palco Carinhoso os melhores votos de Feliz Natal.

A música, com sua linguagem universal, está entre as formas que melhor expressam o amor, a solidariedade e todos os demais sentimentos elevados do verdadeiro espírito do Natal. A composição "Happy Xmas (War Is Over)” é um dos maiores sucessos da carreira solo de John Lennon. Embora seja uma canção de protesto sobre a Guerra do Vietnã, tornou-se umas das mais famosas musicas de Natal fora do eixo das músicas popularmente clássicas, e já foi gravada em várias línguas, entrando em muitas compilações natalinas.

Yoko Ono ensinando a letra de ” Happy Xmas (War Is Over)”
 para membros da Comunidade do Harlem no Record Plant, NY.
Escrita por Lennon a canção foi gravada no final de outubro de 1971, dois anos depois de composta, nos estúdios da Record Plant em Nova Iorque. Inicialmente lançada como single pela Apple Records, alcançou a 3ª posição da Billboard, naquele mesmo ano. 
A primeira aparição oficial da música foi em 1975 no disco Shaved Fish. Além das vozes de John Lennon e Yoko Ono, a gravação apresenta também um grande e emblemático coral de crianças carentes do Harlem Community Choir. 
A letra é baseada em uma campanha do final de 1969 organizada por Lennon & Ono, que alugaram vários outdoors e colaram cartazes em doze cidades espalhadas pelo mundo com a frase: “WAR IS OVER! (If You Want It)”. As cidades escolhidas foram New York, Los Angeles, Toronto, Roma, Atenas, Amsterdam, Berlin, Paris, Londres, Tóquio, Hong Kong e Helsinque.

E foi esta a composição escolhida pelo músico Alexandre Bacalhau para sua participação nesta edição do Palco Carinhoso - Especial de Natal. Alexandre é músico desde a década de 1970, participando de grupos de samba e seresta em BH e tocando em vários eventos como o Projeto Botecar, Choro BH e Minas ao Luar. Nos anos 80, ele atuou em um grupo de pagode no ES, chamado "Grupo Soma" e em paralelo em dois grupos de Choro, o "Chorões da Ilha" e "H2O". Retornando a BH, participou por 10 anos do grupo "Pedacinhos do Céu", tocando cavaquinho e posteriormente violão 7 cordas. Atualmente ele participa do grupo de samba "Água de Beber" e do grupo de Choro "Sonoroso", do qual é fundador.

Alexandre Bacalhau nos traz um solo de Happy Xmas (War Is Over) ao Cavaquinho, imprimindo muita brasilidade no ritmo. Com esta melodia, desejamos que a esperança e a paz possa ressoar  no coração de toda a humanidade.



Happy Xmas (War Is Over)

Feliz Natal (A Guerra Acabou)

So this is ChristmasEntão é NatalAnd what have you done?E o que você fez?Another year overUm outro ano se foiAnd new one just begunE um novo apenas começouAnd so this is ChristmasE então é NatalI hope you have funEspero que você se divirtaThe near and the dear oneO próximo e queridoThe old and the youngO velho e o jovemA very Merry ChristmasUm alegre NatalAnd a Happy New YearE um Feliz Ano NovoLet's hope it's a good oneVamos esperar que seja um bom anoWithout any fearSem sofrimentoAnd so this is Christmas (war is over...)E então é Natal (e a guerra terminou...)For weak and for strong (if you want it...)Para o fraco e para o forte (se você quiser)The rich and the poor onesPara o rico e para o pobreThe world is so wrongO mundo é tão erradoAnd so Happy ChristmasE, então, Feliz NatalFor black and for whitePara o negro e para o brancoFor yellow and red onesPara o amarelo e para o vermelhoLet's stop all the fightVamos parar com todas as lutasA very Merry ChristmasUm alegre NatalAnd a Happy New YearE um Feliz Ano NovoLet's hope it's a good oneVamos esperar que seja um bom anoWithout any fearSem nenhum temorAnd so this is ChristmasE então é NatalAnd what have we done?E o que nós fizemos?Another year overUm outro ano se foiAnd new one just begun...E um novo apenas começou...And so Happy ChristmasE então Feliz NatalWe hope you have funEsperamos que você se divirtaThe near and the dear oneO próximo e queridoThe old and the youngE velho e o jovemA very Merry ChristmasUm alegre NatalAnd a Happy New YearE um Feliz Ano NovoLet's hope it's a good oneVamos esperar que seja um bom anoWithout any fearSem nenhum temorWar is overA guerra acabouIf you want itSe você quiserWar is overA guerra acabouNowAgora


SAMBA & CHORO DE NATAL


Nesta quinta (23) tem Samba & Choro de Natal com Marcos Flávio (trombone), Henrique Martins (Violão 7cordas), Ramon Braga (Pandeiro), Cleidiano Machado (Cavaquinho) e Juninho Braga (voz). O grupo se apresenta no "O Muringueiro", a partir das 19 horas, trazendo um repertório muito especial para festejar com os amigos essa véspera de Natal. Não perca.

SERVIÇO
O Muringueiro apresenta: Samba & Choro de Natal
Data: 23/12 ( quinta)
Horário: 19 horas
Local: O Muringueiro - Rua Juacema, 416 - Bairro da Graça - BH
Informações: (31) 99319-5525

22 de dezembro de 2021

Palco Carinhoso - Especial de Natal: o trombonista Marcos Flávio celebra o amor de Maria.

As melodias que anunciam a chegada do Menino Jesus compõem a cena da natividade, onde resplandece o milagre da vida e a esperança da humanidade. Ali, a Santa Mãe enternecida acolhe em seu seio o filho recém nascido e reluz transbordando amor pelo fruto do seu ventre.  Ave Maria, cheia de graça!

Maria segurando Jesus em seu colo - Imagem: internet
A Ave Maria de J.S.Bach/C.Gounod é uma das composições mais famosas e gravadas sobre o texto em latim da prece Ave Maria. A peça é composta por uma melodia do compositor romântico francês Charles Gounod especialmente projetada para se sobrepor ao Prelúdio No. 1 em C maior, BWV 846, do Livro I de J.S. Bach, O Cravo Bem Temperado, escrito cerca de 137 anos antes. 
Há vários arranjos instrumentais diferentes para a música de Gounod, incluindo para violino e violão, quarteto de cordas, piano solo, violoncelo e até uma versão para cavaquinho do compositor brasileiro Waldir Azevedo. E hoje o que ouviremos será um precioso arranjo para trombones assinado por John G. Mortimer, executado pelo associado, Marcos Flávio Aguiar, considerado hoje uma referência na performance do Trombone no Brasil, tanto no meio erudito quanto popular.

Marcos Flávio é Presidente da ABT - Associação Brasileira de Trombonistas. Doutor em Música/Performance pela UFMG e Mestre e Bacharel pela mesma instituição. Marcão, como também é conhecido, é natural de Mateus Leme (MG) onde começou a tocar aos 9 anos de idade, na banda de música local. Hoje, atua como professor da Escola de Música da UFMG e como regente da Orquestra de Choro da instituição, além de ser convidado dos maiores festivais de música do Brasil, onde geralmente leciona trombone ou aspectos interpretativos da prática do Choro.

Já dividiu o palco com músicos como Maria Schineider (EUA), Frank Sinatra Jr. (EUA), Bil Allread (EUA), Jeff Rupert (EUA), Jacques Mauger (FRA), Rosa Passos, Gal Costa, Ivan Lins, Zé da Velha, Joel Nascimento, Henrique Cazes, Silvério Pontes, Carlos Malta, Juarez Moreira, Nivaldo Ornelas, dentre outros. Também foi músico convidado de várias gravações em CDs e Dvds de vários artistas, além de ter gravado os próprios: "Coletânea" (2015), Trombones Geraes (2007) e "Chorobone" (2005).

Marcos faz parte dos grupos Choro de Minas,  Flor de Abacate e Samba & Choro de Quintal. Mesmo com uma agenda intensa de show e atividades acadêmicas, ele mantém sua presença assídua nas confraternizações e eventos do Clube do Choro de BH, compondo o grupo de músicos associados que atuam nas atividades de divulgação e difusão do Choro na capital e por toda Minas Gerais.

Apreciaremos agora, no Palco Carinhoso - Especial de Natal, a belíssima Ave Maria de J.S.Bach/C.Gounod, na interpretação de Marcos Flávio. 



Regional da Serra na última do ano no Buteco D'Avenidinha.


O Regional da Serra faz nessa quinta feira (23), a partir das 19 horas, a despedida do ano da série de apresentações no Buteco D'Avenidinha. Daniel Toledo (violão de 7 cordas), Daniel Nogueira (pandeiro), Pablo Dias (cavaquinho) e Pedro Alvarez (flauta transversal) formam esse grupo que tornou-se uma das referências da nova geração de chorões da capital mineira e prometem mais uma apresentação imperdível.
Programe-se e curta de perto um super repertório com o Regional da Serra, em um espaço cheio de afeto e amigos.

SERVIÇO
Roda de Choro & Samba com Regional da Serra
Data:23 de dezembro (quinta)
Horário: 19 horas
Local: Buteco D'Avenidinha - Av. Alphonsus Guimarães,349 - Pompéia -BH
Informações: butecodavenidinha@gmail.com

21 de dezembro de 2021

Hudson Brasil traz ao Palco Carinhoso uma singela melodia que, ao longo de dois séculos, alegra as noites de Natal.

 


O Palco Carinhoso - Especial de Natal continua iluminado e traz hoje o instrumentista Hudson Brasil que vem nos acalentar com um clássico dos temas natalinos composta por Franz Gruber. Ele também nos deixa sua mensagem natalina muito especial. 

Hudson Brasil  é violonista, bandolinista e professor destes instrumentos, além do cavaquinho, ukulele e canto. Fundador e diretor da Brasil com S,  primeira escola dedicada ao ensino do Choro em Minas Gerais é também regente dos grupos vocais Coro de Cobras e OverVozes. 

Sobre o tema escolhido para esta edição do Palco Carinhoso, Hudson nos diz: "A melodia de Noite Feliz foi composta por Franz Gruber há 203 anos e é absolutamente singela, o que torna sua memorização quase imediata. Este espírito de simplicidade é o que eu desejo transmitir a todos, com meus votos de saúde, paz, tolerância e felicidade neste ano que se aproxima. Boas festas e Viva o futuro!" 

Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa apresenta: "Choro Natalino com Warley Henrique e Trio".


Durante este mês de dezembro, a Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa promove em Belo Horizonte diversas atividades com mestres e artistas da região, formando um pequeno recorte da cultura mineira, temperada com suas muitas influências. A programação desta terça (21)  traz como atração o show "Choro Natalino com Warley Henrique e Trio", que acontece a partir das 19 horas na Casa Funarte Liberdade.

O projeto Bossa Criativa integra o programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.  As atividades seguem todos os protocolos sanitários e acontecem no âmbito das atividades do Natal no Circuito Liberdade, coordenadas pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com suporte de sua Secretaria de Cultura e Turismo.  Programe-se e leve toda a família.

SERVIÇO
Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa - Show "Choro Natalino com Warley Henrique e Trio"
Data: 21/12 - Terça feira
Horário: 19 horas
Local: Casa Funarte Liberdade - (Edifício Tancredo Neves - Praça da Liberdade)


Fachada da Casa Funarte Liberdade. Foto: Secult – MG

20 de dezembro de 2021

Tocamos os sinos para anunciar que o Palco Carinhoso acendeu as luzes para celebrar o Natal. E quem abre a programação é o bandolinista associado, Rodrigo Marçal.


Tocamos os sinos para anunciar com alegria que o Palco Carinhoso acendeu todas as luzes para celebrar o Natal. Vamos receber com carinho, durante esta semana, os chorões associados e amigos do Clube do Choro de BH que passarão por aqui dedicando melodias natalinas e desejando que a magia do Natal encha nossas vidas de fé, amor e esperança.

Quem abre a programação do Palco Carinhoso - Especial de Natal é o bandolinista associado, Rodrigo Marçal Santos.

Nascido em Belo Horizonte, Rodrigo começou a estudar música na adolescência. Seu primeiro instrumento foi o violão, que começou a estudar em 87. Na década de 90, trabalhou como instrumentista em bares e restaurantes da capital mineira interpretando música brasileira (samba, bossa nova, MPB, pop rock). Entre 2001 e 2009, estudou violão erudito com o professor Fábio Nery, ocasião em que se interessou pelo Choro. Trabalhou como violonista com o acordeonista Luiz Gonzaga Lima, fundador do conjunto Minas ao Luar e do grupo Canta Brasil, entre 2008 e 2011. De 2012 a 2014, atuou como violonista no grupo de samba “Boca Frôxa”. 
Ele começou a estudar bandolim, dedicando-se ao repertório do Choro, em 2015. De 2016 a 2018, foi integrante do grupo “Pedacinhos do Céu” como bandolinista, tocando às sextas e sábados no bar de mesmo nome. Em 2018, passou a frequentar a “Roda do Padreco”, importante movimento de formação de músicos e público de Choro em BH. Em 2018, a convite do violonista Lucas Carvalhais, formou o grupo “Cordas Novas”. 

Nosso bandolinista abre o Palco Carinhoso - Especial de Natal com o tema "Boas Festas" assinado pelo compositor baiano, Assis Valente (19/03/1911 - 06/03/1958). Considerado um pioneiro na música popular do Brasil, Assis é autor de músicas consagradas como "Brasil Pandeiro", "E o mundo não se acabou", além de várias músicas típicas dos festejos juninos (como Cai, Cai, Balão) e natalinos como a escolhida "Boas Festas", ambas de 1933.

Com esse solo de bandolim, Rodrigo Marçal Santos nos envia seu recado: "Essa interpretação de Boas Festas, de Assis Valente, é a minha forma de desejar feliz Natal e próspero ano novo a todos".

Praça Sete Instrumental - Edição de Natal estreia hoje e traz 8 shows presenciais e gratuitos.


Nada como uma boa música para despertar o clima do Natal, não é? Então, a partir de hoje ativamos o "modo natalino" e tocamos os sinos para anunciar várias atrações. 
Em comemoração à data, o Praça Sete Instrumental vai realizar uma nova edição com 8 shows presenciais e gratuitos, bem na entrada do prédio — para todo o público da Praça Sete — nos dias 20, 21, 22 e 23 de dezembro. Confira as atrações que se apresentam em cada dia:


20 de dezembro
Funjazz Banda, às 12h
Silas Prado Quarteto, às 17h30

21 de dezembro
Neto Fernandes Quinteto, às 12h
Coral Black to Black, às 17h30
22 de dezembro
Quarteto dos Inconfidentes, às 12h
Coral Black to Black, às 17h30

23 de dezembro
Adrianna Quarteto, às 12h
Coral Black to Black, às 17h30











 As apresentações serão na portaria principal do Cine Theatro Brasil Vallourec, na Av. Amazonas, 315 - Centro. Para conferir mais informações, clique aqui. Não perca !

17 de dezembro de 2021

Samba & Choro de Quintal encerrando as apresentações do ano, no projeto Lokomotiv.

O Samba & Choro de Quintal faz nesta sexta (17/12) a última apresentação do ano na arena Lokomotiv. O Grupo formado pelos instrumentistas associados ao Clube do Choro de BH, Marcos Flávio (Trombone) e Ramon Braga (Percussão), além dos companheiros, Cleidiano Machado (Cavaquinho), Henrique 7 Cordas (Violão) e Juninho Braga (voz), se apresenta a partir das 20 horas.
O espaço poliesportivo Lokomotiv fica localizado em Betim e, além da atração musical, irá oferecer também opções de bebidas e alimentação. Programe-se.

SERVIÇO
Show com grupo Samba e Choro de Quintal
Data: 17/12 (Sexta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Lokomotiv FC Betim - Rua Espírito Santo, 579 - Decamão - Betim 
Informações: (31) 3594-2866

Samba e Choro com o Regional da Serra é uma das excelentes opções musicais desta sexta.


O melhor do Samba e Choro com o Regional da Serra não poderia faltar nas opções musicais desta sexta. Então se prepara pois logo mais, a partir das 19 horas, a roda vai soar no Buteco D’Avenidinha, em um encontro imperdível com Pedro Alvarez (flauta transversal), Pablo Dias (cavaquinho) Daniel Nogueira (pandeiro) e Daniel Toledo (violão de 7 cordas). Prestigie e chame os amigos.

SERVIÇO
Sexta com Chorinho
Data: 17 de dezembro (sexta)
Horário: 19 horas
Local: Buteco D'Avenidinha
Av. Alphonsus Guimarães, 349 - Sta. Efigênia
Informações e reservas (31) 99542-4651

Roda do Padreco promove sua última roda do ano e finaliza os trabalhos em grande estilo.

Nesta sexta (17) a Roda do Padreco promove sua última roda do ano e finaliza os trabalhos em grande estilo. Logo mais, a partir das 19 horas, os músicos atuantes nesse coletivo se reúnem no Butequim Vila Rica e hoje contarão com à ilustre presença do ritmista convidado, Leo Careca. 

Então programe-se e reserve uma mesa, pois a roda promete ser das melhores.

SERVIÇO
Roda do Padreco
Data: 17/12/2021 - sexta-feira
Horário: 19 horas
Local: Butiquim Vila Rica (Antigo Bar do Bolão) - Rua Vila Rica, 637 - Padre Eustáquio - BH.

16 de dezembro de 2021

Hoje tem Choro Nosso na roda mantendo a tradição...

Grupo Choro Nosso -Foto: Divulgação

O CHORO NOSSO, formado por Marcela Nunes (flauta), Renato Muringa (cavaquinho), Silvio Carlos (Violão 7 cordas) e Daniel Guedes (pandeiro) é um dos grupos que contribui, com muita alegria e o melhor repertório do gênero, para manter a tradição chorona da capital mineira. E nesta quinta (16/12), a partir das 19 horas, o grupo sobe ao palco do O Muringueiro, no bairro da Graça, para mais uma roda imperdível. Programe-se.



SERVIÇO
Choro Nosso - Roda de Choro
Data e horário: 16/12 - 19 horas
Local: O Muringueiro - Rua Juacema, 416
Bairro da Graça - BH
Informações e reservas: (31)99319-5525

Grupo Orapranois celebra hoje, com roda de Choro e Samba, o aniversário do seu violonista Geraldo Magela.

O grupo Orapranois faz hoje uma roda muito especial para comemorar o aniversário do seu violonista 7 cordas, Geraldo Magela. E nesta comemoração também estarão Fred Lazarini no pandeiro, Rodrigo Alonso no cavaquinho e quem mais chegar para somar no bordão e comemorar em grande estilo e com muito samba e choro. O festejo acontece a partir das 19 horas no Sheridan Restaurante e Bar, localizado no tradicional bairro de Santa Tereza. Programe-se e chame os amigos.

SERVIÇO
Grupo Orapranois - Roda Choro e Samba celebrando o aniversário do Magela
Data: 16/12 - Quinta feira
Horário: 19h30
Local: Sheridan Restaurante e Bar - R.Mármore, 588 - Sta Tereza
Informações: (31) 99949-9980

15 de dezembro de 2021

Na Boca do Choro convida para a última roda do ano no MinC Bar.


Nesta quinta (16/12), o grupo Na Boca do Choro promove sua última roda neste ano no MINC Bar. No palco estarão reunidos Anderson Silva no saxofone, Daniel Toledo no violão 7 cordas, Marcos Oliveira no Cavaco e Rubens Costa no pandeiro. A roda começa a partir da 20 horas e promete uma despedida cheia de alegria e o melhor do Choro instrumental. Programe-se e chame os amigos.

SERVIÇO
Minc Bar apresenta: Na Boca do Choro em sua última roda do ano.
Data: 16/12 - quinta feira
Horário: a partir das 20 horas
Local: MinC-Bar
Endereço: Rua Castelo Novo, nº10
Bairro Santa Efigênia - BH
Informações: (31) 99221-9704

14 de dezembro de 2021

Plataforma Paratodes oferece programação gratuita online com eventos de capacitação na área técnica, gestão e produção cultural.

A plataforma virtual "Paratodes" surge para ofertar inclusão social, diversidade cultural e desenvolvimento socioeconômico. Uma programação totalmente gratuita e com diversos eventos iniciada nessa segunda-feira (13) segue até o dia 20, ofertando  cursos e webinários de capacitação para jovens de grupos identitários. Dentre os cursos gratuitos ofertados online (via plataforma Zoom), alguns referem-se à área de produção e projetos culturais.  Confira abaixo:

  • Produção 360° (20h/a) com Hadji Aires - 17 a 20/12 - 15h às 18h.
  • Elaboração de Projetos Culturais (20h/a) com Nádia Sousa - 15, 16, 17 e 20 -18h às 21h.
  • Produção técnica para Roadies (20h/a) com Ravena Monte -15, 16, 17 e 18 – 18h às 21h.
  • Gestão de Carreiras (12h/a) com Anderson Foca - 15, 16 e 17 - 8h às 12h.
  • Teorias e Estudos da Cultura com Magela Lima – 15 a 20 - 14h às 16h.
  • Cultura, Inovação e Sustentabilidade (20h/a) com Livia Rosas – 15 a 17- 18h30 às 21h30;  18 -9h às 12h; 20 -18h30 às 21h30.

Os interessados podem obter maiores informações sobre essas e outras atividades no  site da Plataforma Paratodes.

SERVIÇO
Eventos Online - Paratodes – Plataforma de Possibilidades
Quando: De 13 a 20 de dezembro de 2021
Onde: evento virtual, através da plataforma: www.nativa365.com.br/paratodes
Gratuito

Chorinho no Santo, com Abre a Roda - Mulheres no Choro.

 

Nesta terça (14/12) é dia muito chorinho em mais uma roda animada pelo coletivo Abre a Roda Mulheres no Choro. O encontro está marcado para logo mais, a partir da18h30, no Santo Boteco, um espaço cheio de charme e afeto localizado no bairro São Pedro. Programe-se e não perca, pois a noite promete ser da melhor qualidade.
SERVIÇO
Abre a Roda Mulheres no Choro no Santo Boteco
Data: 14/12/2021 - quarta-feira
Horário: a partir das 18h30
Local: Santo Boteco - R. Major Lopes, nº 4 - Bairro São Pedro - BH

"O Charme do Violão Mineiro" encerra hoje sua primeira temporada entrevistando Juarez Moreira, reconhecido como um dos maiores talentos do violão brasileiro.

Juarez Moreira - Foto: Élcio Paraiso

O "O Charme do Violão Mineiro", projeto idealizado e apresentado pelo violonista e produtor cultural Celso Faria teve início em maio deste ano e chega hoje à sua 30ª edição. O convidado para a entrevista de encerramento dessa primeira temporada é o grande violonista, guitarrista e compositor Juarez Moreira. Realizado de forma remota, a entrevista terá transmissão nesta terça (14/12), às 20h30, pelo YouTube

JUAREZ MOREIRA é mineiro de Guanhães e a música entrou muito cedo em sua na vida, por influência de seu pai, Rivadávia Moreira. Desde criança, Juarez já ouvia discos de jazz, bossa nova e música brasileira e como autodidata, começou a tocar violão e guitarra aos 12 anos. Na universidade, cursou Engenharia Civil, mas abandonou a formação no último ano para dedicar-se exclusivamente à música. Violonista, guitarrista, compositor e arranjador, é hoje reconhecido como um dos maiores talentos do violão brasileiro. 

Com extensa trajetória na música instrumental, Juarez já apresentou-se ao lado de grandes nomes da nossa música como Egberto Gismonti, Ivan Lins, Milton Nascimento, Yamandu Costa, Naná Vasconcelos, Wagner Tiso, Toninho Horta, Maria Bethânia, Gal Costa, entre outros. Nos últimos anos, realizou inúmeras apresentações bem recebidas por público e crítica em diversos países como Estados Unidos, França, Venezuela, Portugal, Itália, Suíça, Finlândia, Argentina e Venezuela. No Brasil, ele tem se apresentado em shows e masterclasses nos principais festivais de música instrumental.

Entre suas composições, encontramos clássicos da música brasileira como “Diamantina” (gravado como “Diamond Land”, no primeiro disco internacional de Toninho Horta), “Bom Dia”, “Valsa Pra Maria” e  “Baião Barroco”. E é esta última que selecionamos para  nossa audição de hoje. Desfrute.

Nessa apresentação do "Instrumental SESC Brasil", realizada no Teatro do Sesc Paulista em 14/07/2009, Juarez Moreira toca ao lado de Kiko Mitre no Baixo elétrico e Esdra Ferreira (Neném) na bateria.

13 de dezembro de 2021

Nilze Carvalho se reúne a Analu Braga, Marina Gomes e Marcela Nunes em uma Roda de Conversa Tocada. Confira esse encontro.

Série BH Instrumental traz Nilze Carvalho para um encontro com instrumentistas mineiras Foto: Divulgação

Em 2021 a Série BH Instrumental traçou para si um novo desafio: construir pontes. Assim, a programação mais uma vez pensada para o ambiente online prevê shows exclusivos e ações informativas e formativas que colocam em diálogo artistas de outras localidades com artistas de Belo Horizonte. Uma dessas edições nos trouxe o "Roda de Conversa Tocada: Choro de menina, choro de mulher" com a bandolinista carioca Nilze Carvalho e as instrumentistas mineiras Analu Braga (percussionista), Marina Gomes (violonista) e mediação de Marcela Nunes (flautista). 

Esse papo regado à música, em que essas talentosas artistas nos trazem as suas histórias e suas reflexões sobre o fazer musical e o ser mulher num meio ainda tão masculino, já está disponível. Confira agora esse encontro imperdível.


Nilze Carvalho lançou na década de 80, muito criança ainda, uma série de quatro discos intitulados "Choro de Menina". https://www.nilzecarvalho.com.br/

10 de dezembro de 2021

Regional da Serra comanda hoje o Samba & Choro D'Avenidinha.


O Projeto Samba e Choro D’Avenidinha acontece novamente nesta sexta (10/12). Quem comanda a roda é o Regional da Serra que se apresenta com Pedro Alvarez na flauta, Pablo Dias no cavaquinho, Daniel Nogueira no pandeiro e Daniel Toledo no violão de 7 cordas. Programe-se para aproveitar o melhor da música brasileira, em um ambiente cheio de afeto. Prestigie e chame os amigos.

SERVIÇO
Sexta com Chorinho
Data: 10 de dezembro (sexta)
Horário: 19 horas
Local: Buteco D'Avenidinha
Av. Alphonsus Guimarães, 349 - Sta. Efigênia
Informações e reservas (31) 99542-4651 

Roda do Padreco faz um brinde especial a todos os chorões!

Nesta sexta (10/12), a Roda do Padreco vem afinadíssima e brindando a todos os chorões. O encontro acontece a partir das 19 horas, no Butiquim Vila Rica, o reduto do Choro mais querido no Padre Eustáquio.

O coletivo fundado por talentosos acadêmicos da UEMG, e agora composto por muitos outros instrumentistas de destaque da cena do Choro de BH, promove uma roda aberta à participação de músicos profissionais ou amadores. Então, programe-se para uma noite com muita alegria, o melhor do Chorinho e hoje dando boas vindas à Cachaça Maribondo. Mas lembre-se: respeite os protocolos contra a COVID-19 que inclui máscara, álcool, distanciamento e vacina no braço.

SERVIÇO
Roda do Padreco
Data: 10/12/2021 - sexta-feira
Horário: 19 horas
Local: Butiquim Vila Rica (Antigo Bar do Bolão) - Rua Vila Rica, 637 - Padre Eustáquio - BH.

9 de dezembro de 2021

Quinta com Choro Nosso é música de primeira e muita alegria.

O Choro Nosso promove hoje mais uma roda imperdível. E quem lhe convida para uma noite muito alegre e com música brasileira de primeira, são os músicos Silvio Carlos (violonista 7 cordas, sócio fundador do Clube do Choro de BH), Marcela Nunes (flauta), Daniel Guedes (pandeiro) e Renato Muringa (cavaquinho). O grupo se apresenta a partir das 19 horas. Programe-se e não perca esse encontro musical que acontece logo mais no "O Muringueiro".

SERVIÇO
Roda de Choro com grupo Choro Nosso
Data: 09/12 - quinta feira
Horário: 19 horas
Local: O Muringueiro - Rua Juacema, 416
Bairro da Graça - Belo Horizonte
Informações e reservas: (31)99319-5525

Hoje tem Quarteto Chorare no Bocaiúva.

O Quarteto Chorare se apresenta neste quinta (9/12),  no Bar Bocaiúva, espaço localizado em ponto tradicional do bairro Santa Tereza. Com Daniel Christófaro no Violão 7 cordas, Mateus Porto no Bandolim, Vicente Siluzio no Pandeiro e Chico Alves no Sax, a roda de Choro está garantida com o melhor repertório e começa a partir das 19h30. 
Programe-se, chame os amigos e veja uma palinha do que lhe espera logo mais.



SERVIÇO
Quarteto Chorare - Choro instrumental
Data: 09/12 - (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Bar Bocaiuva - Rua Paraisópolis, 550 - Bairro Santa Tereza - BH
Informações: (31) 3463-2812