O GRUPO RODA VIVA, constituído no ano de 2011, nasceu do entusiasmo e interesse pelo primeiro gênero musical urbano brasileiro: O Choro. Tem como missão colaborar na pesquisa, estudo e divulgação da música brasileira, com especial atenção ao Choro e ao Samba, fazendo apresentações em Belo Horizonte e outras cidades de Minas Gerais.
Os seus integrantes, com formação popular, são: Alexandre Lourenço de Sousa (Violão de 7 cordas), Antônio José Cazumbá (Pandeiro e Clarinete), Giancarlo G. Carvalho (Bandolim e Cavaquinho), José Carlos Medrado (Violão), e como convidado especial, Samuel Assis, cavaquinista, compositor e graduando em Licenciatura Musica pela UEMG.
IVONE LOPES estudou teoria musical na Fundação de Educação Artística e canto nas escolas da Babaya e de Celinha Braga. Participou do Coral da Babaya Escola de Canto e do Grupo Rainhas do Rádio. Faz parte do Grupo de Percussão Danuza Menezes e Pandeiro Mineiro. Também integra o Trio Amarílis, composto por ela e pelas cantoras mineiras Ana Leal e Ana Valéria.