Desde o início da pandemia, os shows e outros espetáculos foram transferidos dos teatros para as telas digitais. Os profissionais ligados à produção artística acumulam perdas financeiras e sofrem também com a saudade dos palcos e dos aplausos presenciais. Para o público não tem sido diferente e, a cada dia, cresce mais a vontade de ver e ouvir ao vivo os artistas de predileção e poder manifestar sua apreciação. Mas logo os artistas e o público belo horizontino terão autorização para se encontrar ao vivo, mesmo que com algumas regras e restrições. Segundo decisão publicada no Diário Oficial do Município, casas de teatros, shows e espetáculos voltam a funcionar em BH a partir do próximo sábado, 31 de outubro.
Ainda de acordo com o documento, esses espaços poderão funcionar sem restrição de horário, ainda que estejam dentro de shoppings. Os estabelecimentos deverão respeitar o protocolo sanitário com recomendações contra a contaminação pela Covid-19.
Segundo o decreto, o público deve ficar sentado e com capacidade máxima de 50% limitada a 600 pessoas, e continuam proibidos shows e espetáculos em que as pessoas fiquem de pé. O decreto diz anda que deve haver o distanciamento de um assento lateral e um frontal entre pessoas de grupos diferentes. Os lugares demarcados não poderão ser ocupados, respeitando o distanciamento estabelecido.
Mas não custa lembrar que, mesmo com toda a saudade e vontade de uma audição ao vivo, todas as precauções ainda são muito necessárias. Não perca o ritmo dos cuidados.