Com o objetivo de incentivar projetos sociais, educacionais e culturais, a Raízen recebe propostas para patrocínio durante todo ano. Os projetos precisam estar alinhados com a missão da empresa e devem aproximar a marca das comunidades locais e público qualificado, estreitar o relacionamento com clientes e funcionários, fomentar o desenvolvimento social das comunidades através de projetos sociais, culturais e esportivos e contribuir para geração de um futuro melhor.
No eixo cultural, a Raízen financia projetos teatrais e musicais de grande visibilidade realizados em locais com boa estrutura e localização, projetos culturais com temas relacionados à área de atuação da empresa (etanol, açúcar, energia, combustíveis, etc) e projetos sociais/educacionais onde há instalações físicas da Raízen.
Os projetos esportivos que queiram receber apoio financeiro devem ser de automobilismo e projetos de grande visibilidade ou desenvolvidos em lugares de atuação na empresa, assim como os projetos de investimento social. A Raízen realiza investimentos através de recurso próprio ou incentivado. O prazo de avaliação dos projetos é de até 30 dias úteis.
Os mecanismos de incentivo fiscal utilizados pela Raízen são:
Lei Estadual de Incentivo a Cultura/MG
Lei de incentivo a cultura (Lei Rouanet) - Art.18
Lei de Incentivo ao Esporte Fundo Municipal do Idoso (FMI)
Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON)
Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS)
Fundo Municipal dos Direitos da criança e do adolescente (FUMCAD)
Programa de Ação Cultural (PROAC) / SP
Programa de Incentivo ao Esporte (PIE)/ SP
Lei Estadual de Incentivo ao Esporte/RJ
Lei de Incentivo a Cultura (LIC)/RS