Amanhã (30), a partir das 10h30, tem mais uma roda do projeto "Beco do Choro". Instrumentistas de respeito como o Camargo (pandeiro), Luiz Pinheiro ( flauta), Agostinho Paolucci (violão 7 cordas) Anderson Costa (sax), Rodrigo Alonso (cavaquinho) e outros convidados se reúnem para se apresentam no espaço "Tua Pizza", oferecendo o melhor chorinho dominical. Programe-se e convide os amigos.
Serviço
Projeto Beco do Choro
Data: 30 de junho 2019
Horário: 10h30 às 13h30
Local: Tua Pizza Mangabeiras - Av. Bandeirantes, 1299 - BH
Hoje tem Chorinho da Brita, a roda de Choro que reúne o violinista Marcelo Issa Moterani, o pandeirista Fabio Palhares, o cavaquinista Marquinhos, o bandolinista Marcos Ruffato e o saxofonista Anderson Costa. Um time de primeira que vai esquentar Santa Tereza e fazer muito chorão feliz.
Programe-se e chame os amigos.
Hoje, logo mais às 19h30, o Engole o Choro se apresenta no Orta Bar, localizado no bairro Fernão Dias.
O grupo é formado pelos instrumentistas André Marques (Clarinete), Cacá Campos (Flauta), Leandro Oliveira (Violão), Lucas Carvalhais (Violão de 7cordas), Marcos Alves (Percussão) e Rafael Rafles (Cavaco) e desenvolve a proposta de promover uma nova linguagem na execução e produção de arranjos inéditos, principalmente para a releitura das grandes obras do gênero Choro. Programe-se e chame os amigos.
SERVIÇO
Roda de Choro com grupo Engole o Choro
Data: 27 de junho (quinta)
Horário: 19h30
Local: Orta Bar - Rua Doresópolis, 606 - Bairro Fernão Dias (próximo à estação metrô Minas Shopping)
Informações: (31) 98811-2950
Assista um trecho extraído do show "Brincando de Choro", gravado ao vivo no Museu das Minas e do Metal, em 29/06/2017. Uma palinha do que o Engole o Choro está preparando para esta quinta.
O Regional do Japa toca hoje, no Dudan Bar. Muita animação com um grupo cheio de qualidades.
A roda começa ás 19 horas e o espaço fica localizado à Av. Prudente de Moraes, 1330, no Cidade Jardim. No cardápio, além dos melhores chorinhos, você encontra cervejas artesanais, petiscos e porções. Prestigie e chame os amigos.
SERVIÇO
Roda de Choro om o Regional do Japa
Data: 26 de junho - quarta -feira
Horário: 19 horas
Local: Dudan Bar - Av. Prudente de Morais, 1330 - Cidade Jardim
Hoje é dia oficial de Choro da Mercearia, com encontro marcado a partir das 18 horas, no Butiquim do Walter.
O Grupo formado por Raíssa Anastásia na flauta, Marcos Ruffato no bandolim, Du Macedo no cavaquinho, Analu Braga no pandeiro e Silvio Carlos no violão sete cordas produzem uma roda do mais tradicional gênero musical brasileiro e aguardam por você e seus amigos para uma noite bem chorona.
Programe-se.
SERVIÇO
Roda de Choro com "Choro da Mercearia"
Data: 21 de maio 2019 (terça)
Horário: 18 horas
Local: Butiquim do Walter - Rua Mármore, 181- Bairro Santa Tereza - Belo Horizonte
Uma das vozes mais populares do Brasil, que se calou em em 18 de abril de 1998, hoje completaria seu centenário. Nascido Antônio Gonçalves Sobral, se tornou Nelson Gonçalves e foi consagrado como o Rei do Rádio. Com inúmeros sucessos, foi o maior vendedor de discos no Brasil nos anos 1950 e, com sua voz poderosa, chegou a ditar padrões do que seria um verdadeiro intérprete, registrando um espetacular cancioneiro que permanece no inconsciente popular até hoje.
Mesmo vivendo épocas de glória em sua carreira, Nelson Gonçalves enfrentou inúmeros problemas pessoais, inclusive uma prisão por acusação de tráfico de cocaína, da qual foi dependente. Superada esta fase, ele retomou a vida artística, cantou em circos por cachês irrisórios, foi barrado em programas de TV, mas seguiu gravando discos. Ele gravou de 1941 a 1997 sem parar, sem trair seu público, mantendo seu estilo, alcançando o segundo lugar em vendas de discos da história do Brasil, com mais de 81 milhões de cópias vendidas, ficando atrás apenas de Roberto Carlos.
Nelson entrou para a história da música popular brasileira como a "Maior Voz do Brasil" e, na data de seu centenário de nascimento, receberá inúmeras homenagens.
Entre elas, o lançamento, pelos Correios, de um selo oficial dedicado a ele em cidades que fizeram parte de sua trajetória: em São Paulo, para onde ele se mudou ainda criança; no Rio de Janeiro, onde o cantor consolidou sua carreira, e em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, onde Nelson nasceu. Traz a imagem do cantor em preto e branco, com uma aplicação dourada em que se lê “Nelson Gonçalves – Centenário” e “A Maior Voz do Brasil”.
Além disso, a Sony Music vai liberar nas plataformas de streaming, a partir desta sexta, 21, grande parte da obra de Nelson Gonçalves. No total, estarão disponíveis 35 álbuns da obra do cantor. O projeto integra o processo de digitalização do catálogo de Nelson, que inclui restauração de tapes analógicos e projetos gráficos originais dos 35 discos do cantor. A gravadora deixará disponível também playlists temáticas, com curadoria de Rodrigo Faour.
Nelson Gonçalves registrou em seu repertório, diferentes gêneros musicais incluindo sambas, tangos, boleros, Choros canção, entre outros.
Ouça a seguir, "Cem anos atrás" um Choro Serenata, composiçãode Benedicto Lacerda e René Bittencourt, gravado por Nelson Gonçalves em maio de 1946.
"Cem anos atrás"- Choro-serenata de Benedicto Lacerda e René Bittencourt
Intérprete: Nelson Gonçalves com Benedicto Lacerda e seu Regional
Disco RCA Victor 80-0420-A Matriz S 078451
Gravado em 23/05/1946 - Lançado em 07/1946
Remasterizado em digital
Chora, Cogumelo! é um projeto que reúne chorões em um espaço gastronômico cheio de qualidades e que tempera o ambiente sempre com música de qualidade.
Assim sendo, Du Macedo no cavaquinho, Anderson Costa no sax, Agostinho Paolucci no sete cordas e Oszenclever Camargo no pandeiro sobrem ao palco, nesta sexta de feriado prolongado, e lhe aguardam para mais uma roda de Choro com o melhor cardápio musical.
O som começa às 20 horas. Programe-se.
SERVIÇO
Projeto Chora Cogumelo
Data: 21 de junho (sexta)
Horário: 20 horas
Local: Cogumelado - Rua Alameda do Ingá, 77 - Vila da Serra - BH
Todos os domingos, um grupo de instrumentistas da elite chorona de BH se reúne no Tua Pizza Mangabeiras para uma roda pra lá de musical.
No próximo domingo (23), das 10h30 às 13h30, Luiz Pinheiro na flauta, Camargo no pandeiro, Agostinho Paolucci no violão 7 cordas, Anderson no sax e Alonso no cavaquinho esperam por você e seus amigos.
A Roda do Padreco promove hoje, a sua tradicional Roda Junina. E este ano será no Ursal Bar, a partir das 19 horas. Reúna os amigos para curtir o friozinho, na véspera do feriado, ao som de chorinho com clima de festa junina. Vai ser bom demais da conta!
SERVIÇO
Roda do Padreco Junina
Data: 19 de junho (quarta)
horário: 19 horas
Local: Ursal Bar - Av. do Contorno, 3479 - Santa Efigênia
Entrada: R$5,00
Hoje, a partir das 23 horas, o Choro Amoroso vai soar n'A Casa de Cultura.
Túlio Araújo no Pandeiro, Augusto Cordeiro no violão, Pablo Dias no cavaco, Pedro Gomes no ukulelê, Pablo Malta no bandolim e Bruno Teixeira na flauta estarão presentes, garantindo muito som instrumental brasileiro.
Reúna os amigos e aproveite a véspera do feriado.
SERVIÇO:
Túlio Araújo e o Choro Amoroso
Data - 19 de junho (quarta)
Horário: Casa: 22h | Show: 23h00
Local: n'A Casa de Cultura - Rua Padre Marinho, 30 - Santa Efigênia - BH
Entrada: franca até as 00h00 - Após esse horário: R$10,00 (individual)
No próximo sábado (22), a partir das 19h30, Marcos Frederico no bandolim, Agostinho Palocci no violão 7 cordas, Du Macedo no cavaquinho, Rubens Costa no pandeiro e seus convidados abrem a roda no Espaço Suricato e convidam a todos para este super encontro de Chorões.
Programe-se e chame os amigos para um programa imperdível.
SERVIÇO
Encontro de Chorões no Suricato
Data: 22 de junho (sábado)
Horário: 19h30
Local: Suricato - Rua Souza Bastos, 175, Floresta.
O mês de junho chega trazendo um repertório tradicional de uma das festas mais populares brasileiras. Em uma das edições da Série Pixinguinha na Pauta, veiculada pelo canal web Rádio Batuta, as marchinhas juninas ganharam destaque. Nesse programa, a equipe põe para tocar sucessos juninos lançados entre 1935 e 1949. Composições que se popularizaram através das ondas do rádio e dos discos, à época cada vez mais acessíveis, e nas vozes de grandes intérpretes como Carmem Miranda, Francisco Alves, Dalva de Oliveira, Dircinha Batista, Mário Reis, entre outros.
Como arranjador mais produtivo daquela época, Pixinguinha foi um dos personagens fundamentais na construção da nova tradição musical, colocando sua assinatura inconfundível de arranjador nas novas marchas, que seriam tão populares como as de Carnaval. Entre elas, o primeiro sucesso junino gravado em junho e lançado em julho de 1933: "Chegou a hora da fogueira", composição de Lamartine Babo, gravada por Carmem Miranda e Mário Reis, acompanhados pelos Diabos do Céu.
O arranjo de Pixinguinha é um capítulo à parte, que certamente contribuiu muito para que ela se tornasse um clássico vitalício da música junina.
Ouça, na íntegra, o especial "Pixinguinha Junino" produzido em 2016, apresentado por Pedro Paulo Malta, com roteiro de Pedro Paulo Malta, Paulo Aragão, Marcílio Lopes e Bia Paes Leme.
O grupo de Choro Cadê o Pano se apresenta na próxima quarta feira, 19 de junho, no Espaço 476, no bairro Santo Antônio. A programação é um jantar musical com ingressos limitados. Façam logo suas reservas.
SERVIÇO
Jantar musical com o grupo de Choro Cadê o Pano
Data: Evento adiado.
Horário: 19 horas
Local: Espaço 476 - Rua Santo Antônio do Monte, 476 - Bairro Santo Antônio
Sexta feira é dia de Roda do Padreco se reunir no reduto mais tradicional do Choro, localizado no bairro Padre Eustáquio. Com euforia musical marcante e talento de sobra, o grupo se apresenta a partir das 19 horas no Buriquim Vila Rica (antigo bar do Bolão). Programe-se e chame os amigos.
SERVIÇO RODA DO PADRECO Data: 14 de Junho (sexta) Horário: 19 horas Local: Botequim Vila Rica (Antigo Bar do Bolão) - Rua Vila Rica, 637 – Padre Eustáquio – BH Maiores informações: https://www.facebook.com/rodapadreco/
Hoje, Dia dos Namorados, tem edição mais que especial do Choro Amoroso n'A Casa de Cultura. Chame seu par ou vá em busca de um, nesta noite que vai celebrar o amor, ao som de muito chorinho e clima amoroso.
Túlio Araújo, Pablo Malta, Pedro Gomes, Augusto Cordeiro, Bruno Teixeira e Pablo Dias vão garantir a trilha a partir das 22h30. Programe-se.
SERVIÇO:
Túlio Araújo e o Choro Amoroso
Data - 12 de junho (quarta)
Horário: Casa: 21h | Show: 22h30
Local: n'A Casa de Cultura - Rua Padre Marinho, 30 - Santa Efigênia - BH
Entrada: franca até as 00h00 - Após esse horário: R$5,00
Nesta quinta, 13 de junho, o grupo Engole o Choro se apresenta a partir das 19h30, no Orta Bar. Formado pelos instrumentistas André Marques (Clarinete), Cacá Campos (Flauta), Leandro Oliveira (Violão), Lucas Carvalhais (Violão de 7cordas), Marcos Alves (Percussão) e Rafael Rafles (Cavaco) o Engole o Choro desenvolve a proposta de promover uma nova linguagem na execução e produção de arranjos inéditos, principalmente para a releitura das grandes obras do gênero Choro. O grupo busca também propagar novas obras de compositores contemporâneos, atuando como um elo entre as antigas e novas tendências, entre o tradicional e o contemporâneo.
Para esquentar a noite junina com Choro, a casa oferece em seu cardápio caldos, quentão, fondue, vinho, petiscos entre outras opções. Programe-se e chame os amigos.
SERVIÇO
Roda de Choro com grupo Engole o Choro
Data: 13 de junho (quinta)
Horário: 19h30
Local: Orta Bar - Rua Doresópolis, 606 - Bairro Fernão Dias (próximo à Estão metrô Minas Shopping)
O Conservatório UFMG apresenta nos dias 13 e 14 de junho, dois concertos de
percussão com artistas nacionais e internacionais. Os concertos têm início às 20h e
fazem parte da programação do II Congresso Brasileiro de Percussão, que em 2019 será
sediado pela UFMG.
Os concertos têm entrada franca, sujeita à capacidade do espaço.
Concertos que serão realizados no Conservatório UFMG:
- Dia 13/06 (quinta feira) às 20h:
Greg Beyer (EUA) e Pendulum Percussion Duo: Susan Powell (EUA) e Joe
Krygier (EUA)
Participação de Arco Musical Brasil
Concerto com obras para teclados de percussão (xilofone, marimba, vibrafone) em
estilos bastante variados. Também inclui obras para berimbau e para bateria e
eletrônica.
- Dia 14/06 (sexta feira) às 20h:
Lançamento do CD do Grupo de Percussão da UFMG e Homenagem ao
Baterista Esdra ‘Neném’ Ferreira.
Direção: Fernando Rocha e Fernando Chaib
Integrantes: André ‘Limão’ Queiroz, Breno Bragança, Bruno Aguiar, Douglas Rafael,
Emi Ayó, Érica Sá, Giovanna Vlašić, José Henrique S. Viana, Kerson Lúcio, Marcos
Vinício, Natália Mitre, Pedro Alves, Rômulo Rulsat e Victor Nascimento.
O programa prioriza obras de compositores mineiros (Marco Antônio Guimarães,
Rogério Vasconcelos Barbosa, Eduardo Campos e Mauro Rodrigues e Esdra Neném
Ferreira) e marca o lançamento do CD do Grupo de Percussão da UFMG.
SERVIÇO
SÉRIE VERTENTES
II Congresso Brasileiro de Percussão
Data: 13 a 14 de junho de 2019
Horário: 20h
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
As rodas promovidas pelo grupo Choro da Mercearia são sempre marcadas por um clima leve e animado. Os encontros semanais acontecem às terças feiras e levam para o tradicional bairro de Santa Tereza, o melhor repertório, executado com toda competência e alegria por estes grandes instrumentistas: Sílvio Carlos (7 cordas), Raissa Anastásia (flauta), Marcos Ruffato (bandolim), Du Macedo (cavaco), Analu Braga (pandeiro) e seus convidados. A roda começa às 19 horas, no Butiquim do Walter. Programe-se e chame os amigos.
SERVIÇO Roda de Choro da Mercearia Data: 11 de junho 2019 (terça) Horário: 19 horas Local: Butiquim do Walter - Rua Mármore, 181 Bairro Santa Tereza - BH
Hoje, a partir das 19 horas, a roda no Santa Baderna vai reunir um time de primeira grandeza: Daniel Capu no cavaquinho, Thiago Balbino no bandolim, Gustavo Monteiro no violão 7 Cordas, Artur Pádua no violão, Marcos Flávio no trombone e Daniel Nogueira no pandeiro, vão esquentar a noite com clássicos do Choro e outras pedidas. Programe-se e chame os amigos.
SERVIÇO: Roda de Choro Santa Baderna Data: 06 de junho (quinta) Horário: 19 horas Local: Bar Santa - Rua Capitão Bragança, 15 - Santa Tereza - BH
Com regência do Maestro Rodrigo Toffolo, a Orquestra Ouro Preto tem novo encontro marcado com seu público, pela série Domingos Clássicos, no dia 09 de junho, às 11h, no Grande Teatro do Sesc Palladium . Dessa vez, a Orquestra propõe uma imersão na cultura brasileira, em uma apresentação em que a música de concerto nacional dialoga com um dos mais genuínos gêneros musicais do país, o Choro.
Para essa grande celebração, o grupo reverencia os 100 anos de Cláudio Santoro e os 90 anos de Cyro Pereira, nomes de referência quando o assunto é música erudita no Brasil. Além deles, a Orquestra Ouro Preto convoca a obra de Radamés Gnatalli, para um encontro inusitado, que vai transformar o palco do Sesc Palladium em uma grande roda de choro, promovendo uma fusão de ritmos, com a participação do grupo Toca de Tatu.
Abel Borges, Luísa Mitre, Lucas Telles e Lucas Ladeia. Foto de Maiara Marques
O grupo instrumental Toca de Tatu reúne Luísa Mitre no piano, Lucas Teles no violão, Lucas Ladeia no cavaquinho e Abel Borges na percussão, além de grandes amigos, são músicos sintonizados um com o outro e vem construindo, aos poucos - e solidamente -, uma carreira inédita e produtiva. Entre as muitas produções, estão dois álbuns. O primeiro deles, “Meu amigo Radamés” foi lançado em 2013, em homenagem ao maestro e compositor brasileiro Radamés Gnattali. E é com este trabalho que o grupo sobre ao palco na grande homenagem que acontece no próximo domingo.
A série Domingos Clássicos é uma realização do Sesc em Minas, por meio de parceria entre o Sesc Palladium e a Orquestra Ouro Preto que juntos promovem, uma vez por mês, aos domingos, apresentações especiais a preços populares.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Sesc Palladium ou pelo ingressorapido.com.br,
SERVIÇO
Domingos Clássicos - A Música Brasileira: Cláudio Santoro 100 anos e Cyro Pereira 90 anos - Participação especial: Grupo Toca de Tatu.
Data: 9 de junho 2019
Horário: 11 horas
Duração: 70 minutos
Local: Grande Teatro Sesc Paladium - Av. Augusto de Lima, 420 - Centro - Belo Horizonte
A arena do Mercado Distrital do Cruzeiro foi o palco para a super comemoração musical dos 13 anos de fundação do Clube do Choro de Belo Horizonte. A celebração aconteceu no último sábado (1) e contou com a presença de membros da Diretoria do Clube, muitos associados, amigos convidados e também do público assíduo desse agradável e pitoresco espaço que, usualmente, recebe eventos culturais de nossa cidade.
A roda musical teve início às 10 horas e se estendeu por toda à tarde, apresentando um repertório com clássicos do chorinho e de outros ritmos brasileiros que fizeram o público cantar e também dançar ao som do grupo formado por instrumentistas associados.
Como mestre de cerimônia, o comunicador e Presidente do Clube do Choro de BH, Acir Antão comandou a festa e também se uniu ao naipe de cantores.
Contando com a organização e produção da Diretoria Cultural, na pessoa do Sr. Paulo Ramos, o Clube do Choro de BH cumpriu novamente, através deste evento, a missão de promover o Choro, difundir a boa música e leva-la a diferentes espaços.
O Clube do Choro de BH completa, assim, mais um ano de existência, com gratidão aos seus sócios fundadores, abraçando a cada um dos seus associados e de portas abertas àqueles que desejarem fazer parte desta grande associação.
O Rio Montreux Jazz Festival irá trazer o melhor da música e cultura em atrações pagas e gratuitas para os 8 palcos no Pier Mauá, Parque Madureira e outros quatro pontos da cidade do Rio de Janeiro, onde estarão os palcos Montreux Urbano. O evento acontece de 6 a 9 de junho, no Rio de Janeiro com shows a partir das 16h, e além da música, o público terá acesso ao Espaço Village com bares e food trucks.
O Toca de Tatu, de Belo Horizonte, tem um som único, respeitoso à tradição e com espírito inovador. Suas interpretações valorizam a coletividade, equilibrando suingue, versatilidade e delicadeza. No repertório, peças autorais e de compositores consagrados recebem o trato refinado dos arranjos do grupo, que transita por diversos ambientes da música instrumental brasileira, passeando pelo balanço e fraseado típicos do choro, a liberdade improvisatória do jazz e a abordagem camerística da música de concerto. A banda já lançou dois discos e realizou duas turnês internacionais passando por Inglaterra, Holanda e França, onde fizeram shows e ofereceram oficinas e workshops sobre choro e música brasileira em 2014 e 2015. O grupo mineiro se apresenta no dia 06 de junho, no Palco Pixinguinha às 18h.
O Montreux Jazz Festival foi criado em 1967, na cidade suíça que leva o mesmo nome, recebendo cerca de 250 mil pessoas para acompanhar os shows e programações culturais que acontecem durante as duas semanas de festa. O Rio de Janeiro, reconhecido globalmente como uma cidade que vibra cultura, foi escolhido para a estreia do festival na América Latina.
Para celebrar os 13 anos de sua fundação, o Clube do Choro de Belo Horizonte promove logo mais, a partir das 10 horas, uma super roda de Choro. O evento acontece no Mercado Distrital do Cruzeiro, com entrada franca. Reúna a família, chame os amigos e vamos festejar!
SERVIÇO
Roda de Choro: CLUBE DO CHORO DE BH- 13 ANOS
Data: 01 de junho 2019
Horário: 10 horas
Local: Mercado Distrital do Cruzeiro - R. Ouro Fino, 452 - Cruzeiro, Belo Horizonte
Entrada: franca