SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

31 de maio de 2019

Beco do Choro e o seu Chorinho dominical.


No próximo domingo (2), das 10h30 às 13h30, tem mais uma roda do projeto "Beco do Choro". Um grupo seleto formado por Camargo no pandeiro, Luiz Pinheiro na flauta, Agostinho Paolucci no violão 7 cordas, Anderson no sax e Alonso no cavaquinho se apresenta no espaço "Tua Pizza", oferecendo o melhor chorinho dominical. Programe-se, prestigie e leve os amigos.

Serviço
Projeto Beco do Choro
Data: 2 de junho 2019
Horário: 10h30 às 13h30
Local: Tua Pizza Mangabeiras - Av. Bandeirantes, 1299 - Mangabeiras - BH
Informações: (31) 2510-4410

Clube do Choro de BH completa hoje 13 anos de fundação.


O clube do Choro de Belo Horizonte completa hoje 13 anos de fundação. A celebração já está programada e acontece amanhã, a partir das 10 horas, no Mercado Distrital do Cruzeiro. Como não poderia deixar de ser, a comemoração terá uma super roda de ChoroO evento é aberto ao público e vai reunir músicos associados, convidados e muitos amigos para festejar com um repertório que fará também presente, os grandes mestres compositores. A entrada é franca e o Choro é livre. Leve a família e vamos festejar.

SERVIÇO
Roda de Choro: CLUBE DO CHORO DE BH- 13 ANOS
Data: 01 de junho 2019
Horário: 10 horas
Local: Mercado Distrital do Cruzeiro - R. Ouro Fino, 452 - Cruzeiro, Belo Horizonte
Entrada: franca



Aproveite para rever uma parte do espetáculo realizado no Palácio das Artes que celebrou uma década de fundação do Clube do Choro de BH. O show do grupo de choro do Clube do Choro de BH que contou com a participação e vários convidados, entre eles o bandolinista Hamilton de Holanda, reconhecido como um dos maiores músicos solistas de choro do Brasil, o jovem bandolinista Ian Coury  
e o sócio decano Hélio Pereira. 


30 de maio de 2019

Clube do Choro de BH completa 13 anos de fundação e celebra, neste sábado, com muito chorinho no Mercado Distrital do Cruzeiro.


Fundado em 31 de maio de 2003, o Clube do Choro de Belo Horizonte completa, nesta sexta feira, 13 anos de existência. E para comemorar, não poderia faltar uma grande e animada roda de Choro que acontecerá no próximo sábado (1) , a partir das 10 horas, no Mercado Distrital do Cruzeiro. O evento tem entrada franca e contará com a presença de grandes instrumentistas associados e muitos convidados. 

O Clube do Choro de Belo Horizonte nasceu das reuniões semanais das quintas-feiras, no Bar do Bolão - atual Butiquim Vila Rica, no bairro Padre Eustáquio, onde vários músicos, amadores e profissionais, se reuniam (e até hoje permanecem assíduos) numa alegre roda de Choro. Em razão destes encontros semanais, surgiu a ideia de fundação de um Clube do Choro em nossa cidade para promoção e divulgação da boa música brasileira, com ênfase no Choro. 

Em um Assembleia Geral realizada em 31 de maio de 2003, e contando com a presença de 23 sócios fundadores, foi fundado o Clube do Choro de Belo Horizonte que, desde então, mantem-se como entidade totalmente voltada para o incentivo e divulgação da genuína música brasileira, produção de inúmeros espetáculos musicais, promoção de atividades de instrumentistas, compositores e intérpretes que se dedicam ao estudo e apresentações do Choro em nossa cidade e pelo estado de Minas Gerais. 

Na gestão atual, o Clube do Choro de BH é presidido pelo comunicador e radialista, Acir Antão. Na Diretoria estão: Paulo Roberto Ramos ( Diretor Cultural), Amilton Costa de Faria (Diretor Administrativo Financeiro), Maria Teresa Vergueiro (Diretora de Comunicação), Jonas Cruz (Presidente do Conselho Deliberativo), além dos Conselheiros Luis Otávio Savassi, Marcelo Bibeiro Batista, Hamilton Gangana e Oszenclenver Camargo.

Reúna os amigos e a família e vamos comemorar juntos, com muito Chorinho. 

SERVIÇO
Roda de Choro: CLUBE DO CHORO DE BH- 13 ANOS
Data: 01 de junho 2019 
Horário: 10 horas
Local: Mercado Distrital do Cruzeiro -  R. Ouro Fino, 452 - Cruzeiro, Belo Horizonte
Entrada: franca

Roda de Choro e Samba no Bar do Julião anima a sexta em Betim.


Nesta sexta (31), o trombonista, maestro e também associado ao Clube do Choro de BH, Marcos Flávio Aguiar se reúne novamente com os amigos Henrique Martins, Ramon Braga, Cleidiano Machado e Juninho Braga para uma Roda de Choro e Samba no Espaço do Julião.
O encontro terá início às 19 horas e o quinteto se apresenta com um super repertório Programe-se e chame os amigos pra sambar e chorar com alegria. 

SERVIÇO
Roda de Choro e Samba no espaço do Julião
Data: 31 de maio 2019
Horário: 19 horas
Local: Bar do Julião - R. Antônio Franco do Amaral, 315. Angola - Betim
Informações: (31) 99275-2513

29 de maio de 2019

Tulio Araújo e o Choro Amoroso tocam hoje na Casa de Cultura. A entrada é franca e o Choro é livre!

Toda quarta-feira, Tulio Araújo e o Choro Amoroso, formado também pelos instrumentistas Augusto Cordeiro, Pedro Gomes, Pablo Dias, Bruno Teixeira, e Pablo Malta levam seu jeito muito próprio de tocar para o espaço A Casa de Cultura. O encontro fica marcado para as 21 horas, quando você já pode chegar para tomar uma e pedir um petisco, enquanto aguarda o show que tem início às 22h30. A entrada é franca e o Choro é livre. Chame os amigos.

SERVIÇO:
Túlio Araújo e o Choro Amoroso
Data - 29 maio (quarta)
Horário: Casa: 21h | Show: 22h30
Local: n'A Casa de Cultura - Rua Padre Marinho, 30 - Santa Efigênia - BH
Entrada Gratuita


Roda na Medeiros: chame os amigos para um Chopp com Choro.


A Roda de Choro na Cervejaria Medeiros continua a esquentar as noites de quinta. O projeto tem início às 19 horas e reúne um super time de instrumentistas no bairro Floresta.
Thamiris Cunha no clarinete, Marcos Ruffato no bandolim, Agostinho Paolucci no violão de 7 cordas, Rafael Desidério no cavaquinho e Sandra Leão no pandeiro prometem um repertório de primeira e executado em grande estilo. Programe-se e chame os amigos para um chopp com Choro.

SERVIÇO
Roda de Choro na Medeiros
Data: 30 de maio (quinta)
Horário: 19 horas
Local: Cervejaria Medeiros - Rua Tabaiares, 26 - Floresta
Couvert artístico: R$5,00
Informações: (31) 99127-8386

28 de maio de 2019

Conservatório UFMG realiza chamada para seleção de atrações da programação cultural do segundo semestre.


O Conservatório UFMG realiza chamada para a seleção de músicos e grupos musicais que tenham interesse em participar de sua programação cultural durante o segundo semestre de 2019. 

As inscrições poderão ser feitas de 27/05/2019 a 02/07/2019, mediante preenchimento e envio do formulário-proposta disponibilizado na página do Conservatório UFMG. Os projetos selecionados irão compor a programação da série Palco Livre no segundo semestre de 2019. 

As propostas serão avaliadas por comissão julgadora interna e o resultado estará disponível para consulta no site do Conservatório UFMG a partir do dia 05 de julho de 2019.
As apresentações serão gratuitas ao público e os dias oferecidos são as quintas-feiras, às 19h30, de agosto a dezembro de 2019 

Informações completas no site do Conservatório UFMG: https://goo.gl/DyV7u1

27 de maio de 2019

Ellas no Choro e muito mais.

Nesta terça (28), a partir das 19 horas, o choro é com Ellas: Luciana Alvarenga no piano, Maria Bragança no saxofone, Tauini Maue no violão e Ianá Costa no pandeiro fazem a roda no Growleria de Arte, espaço gastrocultural localizado na Savassi. 
Nesta noite, Ellas recebem Marquinho do cavaco como convidado especial. Chame as amigas e amigos e vamos "chorar".

SERVIÇO
Ellas no Choro
Data: 28 de maio 2019
Horário: 19 horas
Local: Growleria de Arte - Rua Sergipe, 629 - Savassi
Informações: (31) 98462-5456


24 de maio de 2019

Grupo Engole o Choro se apresenta hoje, levando sua proposta de uma nova linguagem de interpretação e performance no Choro.

Nesta sexta, a partir das 19 horas, o grupo Engole o Choro se apresenta no Espaço Suricato, localizado no bairro Floresta.

O "Engole o Choro" é fruto da vontade de amigos de faculdade em produzir e difundir uma nova linguagem de interpretação e performances no Choro. A proposta dessa nova linguagem é evidente e notória na execução e produção de arranjos inéditos (principalmente para a releitura das grandes obras desse gênero) e para a propagação de novas obras de compositores contemporâneos, perpetuando também o papel do Engole o Choro em ser elo entre as antigas e novas tendências, entre o tradicional e o contemporâneo. A influência dos grandes mestres, Alfredo da Rocha Viana (Pixinguinha) e Jacob Bittencurt (Jacob do Bandolim) são nítidas. Como também as dos compositores de vanguarda como Geraldinho Alvarenga e Leonardo Barreto, por exemplo. Esse amálgama de influências, sensações, compromisso com a música brasileira e a amizade entre seus componentes, dá ao Engole o Choro um caráter singular, pois, nossa vontade de fazer e participar de um estilo genuinamente brasileiro, choro, é ilimitada. Vale conferir.

SERVIÇO
Engole o Choro
Data: 24 de maior 2019 9sexta)
Horário: 19 horas
Local: Espaço Suricato - Rua Souza Bastos, 175 - Floresta - BH
Couvert artístico: R$15,00
Informações e reservas: (31) 25265367/ espacosuricato@gmail.com.br


Como acontece todas as sextas, hoje tem Roda do Padreco.


Como acontece todas as sextas, hoje tem Roda do Padreco. A animada roda que reúne os acadêmicos de música da UEMG e seus convidados, partir das 19 horas no reduto mais tradicional do Choro em BH, o Botequim Vila Rica (antigo Bar do Bolão). Reúna os amigos e compareça.

SERVIÇO
Roda do Padreco
Data: 24 de maio (sexta)
Horário: 19 horas
Local: Butequim Vila Rica (Antigo Bar do Bolão) - Rua Vila Rica, 637 – Padre Eustáquio – BH
Maiores informações: https://www.facebook.com/rodapadreco/

22 de maio de 2019

Túlio Araújo e o Choro Amoroso apresentam seu "choro moderno" toda Quarta-Feira n'A Casa de Cultura, em Santa Efigênia.

A regra é não ter regra! Foi com esta idéia na cabeça que o internacionalmente reconhecido percussionista mineiro Túlio Araújo começou a juntar um grupo de Choro peculiarmente diferente. Túlio, que não esconde sua base musical vinda do Baião de Luiz Gonzaga e do Rojão de Jackson do Pandeiro, teve seu real contato com o Choro em 2015, quando morando na Califórnia precisou realmente aprender as artimanhas do estilo para pagar suas contas. Desde então, vem percebendo algo comum em todas as rodas: o Pandeiro, mesmo sendo um dos instrumentos imprescindível para que elas aconteçam, é também o instrumento menos explorado. Foi assim que teve a idéia de juntar, num sexteto, cabeças musicais pensantes de diferentes vertentes, unindo-se para criar uma nova roupagem do Choro, absorvendo influências como o Jazz, o Baião, o Soul, o Blues e a música Afro-Brasileira. Nasce assim o Choro Amoroso.

Formado por Túlio Araújo no Pandeiro, Pablo Dias no Cavaco, Bruno Teixeira na Flauta, Augusto Cordeiro no Violão, Pedro Gomes no Ukulele Baixo e Pablo Malta no Bandolim, o grupo traz composições próprias de todos os integrantes, além de inteligentes releituras de mestres como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho, Dominguinhos, Eduardo Neves, Rodrigo Lessa, John Coltrane, Villa Lobos, Tom Jobim, Milton Nascimento e Djavan, entre muitos outros. A improvisação e criatividade são as diretivas desse encontro cheio de alegria, amizade e muita musicalidade.

SERVIÇO:
Túlio Araújo e o Choro Amoroso
Data - 22 maio (quarta)
Horário: Casa: 21h | Show: 22h30
Local: n'A Casa de Cultura - Rua Padre Marinho, 30 - Santa Efigênia - BH
Entrada Gratuita


21 de maio de 2019

Choro de Mercearia se apresenta hoje no Butiquim do Walter

Grupo Choro de Mercearia
Nesta terça (21), o Grupo Choro de Mercearia faz sua tradicional Roda de Choro no Butiquim do Walter, em Santa Tereza.

A partir das 19 horas, Analu Braga na percussão, Marcos Ruffato no bandolim, Silvio Carlos no violão 7 cordas, Eduardo Macedo no cavaquinho e Raissa Anastásia na  flauta esperam por você, e garantem o melhor do chorinho. 
Programe-se.


SERVIÇO
Roda de Choro com "Choro da Mercearia"
Data: 21 de maio 2019 (terça)
Horário: 19 horas
Local: Butiquim do Walter - Rua Mármore, 181- Bairro Santa Tereza - BH

18 de maio de 2019

Beco do Choro. Uma roda matinal para alegrar seu domingo.

Domingo é dia de curtir o Beco do Choro, uma roda matinal que reúne um grupo seleto de instrumentistas.
Luiz Pinheiro na flauta, Du Macedo e Alonso nos cavaquinhos, Daniel Nogueira e Fred Lazarine na percussão, Agostinho e Geraldo Magela nos violões e Thiago Balbino no bandolim se apresentam no espaço "Tua Pizza", das 10h30 às 13h30, oferecendo um cardápio variado de Choros. Programe-se e chame os amigos.


SERVIÇO
Projeto Beco do Choro
Data: 19 de maio 2019
Horário: 10h30 às 13h30
Local: Tua Pizza Mangabeiras - Av. Bandeirantes, 1299 - Mangabeiras - BH
Informações: (31) 2510-4410

17 de maio de 2019

Roda do Padreco completa 5 anos e celebra hoje com Choro e alegria.


Hoje, logo mais a partir das 19 horas, a Roda do Padreco se reúne para festejar seus 5 anos de existência. E como local para esta grande celebração, foi escolhido o Butiquim Vila Rica (antigo bar do Bolão), tradicional reduto do Choro localizado no Padre Eustáquio, bairro de origem e que inspira o nome do grupo.

A roda é formada por alunos da Escola de Música da UEMG e seus convidados. Além de homenagear o Choro, o objetivo do grupo é reunir os amigos em torno da música, amigos que se veem pouco durante a semana, mas que têm na roda aberta uma oportunidade de se encontrar, tocar juntos e confraternizar. E hoje, o convite se estende a todos, para participar desta grande festa de quinto aniversário.
Programe-se, prestigie e chame os amigos.

SERVIÇO
RODA DO PADRECO 
Data: 17 de maio (sexta)
Horário: 19 horas
Local: Butequim Vila Rica (Antigo Bar do Bolão) - Rua Vila Rica, 637 – Padre Eustáquio – BH
Maiores informações: https://www.facebook.com/rodapadreco/

16 de maio de 2019

Prefeitura lança edital CenaPlural 2019 para programação dos teatros municipais no segundo semestre.

O prazo para as inscrições no Edital CenaPlural, lançado pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Fundação Municipal de Cultura, iniciou na segunda feira (13) e permanece aberto até o dia 30 deste mês. O concurso selecionará espetáculos de música, teatro, dança, contação de histórias e circo destinados ao público infantil e adulto, que irão compor, prioritariamente, as programações artístico-culturais dos teatros municipais durante o segundo semestre do ano de 2019.

As inscrições são gratuitas e as propostas deverão ser inscritas na plataforma online Mapa Cultural BH e os documentos de habilitação entregues na sede da Fundação ainda dentro deste prazo, conforme consta nas instruções do concurso. O edital faz parte do Programa de Requalificação dos Teatros Municipais e está disponível para consulta no portal da Prefeitura. 

O Cena Plural tem como objetivo fortalecer e potencializar a produção artística nos espaços públicos, promover uma programação cultural diversa e qualificada para a população belo-horizontina, além de premiar e difundir o trabalho de artistas, coletivos e grupos locais com comprovado histórico de realizações na área. Podem se inscrever proponentes nas modalidades: Pessoa Física Individual, Coletivo de Artistas de Pessoas Físicas, Microempreendedor Individual e Pessoa Jurídica.

Novidades
Uma das principais mudanças do CenaPlural deste ano é a forma de remuneração das propostas selecionadas. O valor de remuneração seguirá uma lógica de quantidade de artistas em cena, comum a todas as categorias. 

Propostas com apenas um artista em cena terão o valor de R$ 2 mil por apresentação. Já com dois ou três artistas em cena a remuneração será de R$ 3,5 mil, enquanto com quatro ou mais artistas em cena será de R$ 5 mil. A divisão de teto por categoria definiu os valores de R$ 100 mil para dança, R$ 50 mil para circo; R$ 150 mil para teatro; R$ 50 mil para contação de histórias; e R$ 150 mil para música.

As propostas serão avaliadas de acordo com os critérios de relevância artística, clareza, qualidade técnica, adequação aos espaços, exequibilidade e capacidade da equipe profissional. Um novo destaque é a inclusão do critério protagonismo na análise das propostas. Serão pontuados com até cinco pontos projetos que proponham o protagonismo feminino, a igualdade de gêneros e/ou a promoção e a valorização do conteúdo artístico e/ou cultural das culturas negra, indígena, cigana e LGBT.


15 de maio de 2019

Choro e Chopp na Medeiros.


A Roda de Choro da Medeiros continua a esquentar as noites de quinta, no bairro Floresta. O projeto tem início às 19 horas e reúne um super time de instrumentistas. 
Thamiris Cunha no clarinete, Marcos Ruffato no bandolim, Agostinho Paolucci no violão de 7 cordas, Rafael Desidério no cavaquinho e Sandra Leão no pandeiro prometem um repertório de primeira e esperam para brindar com você. Prestigie.

SERVIÇO
Roda de Choro na Medeiros
Data: 16 de maio (quinta)
Horário: 19 horas
Local: Cervejaria Medeiros - Rua Tabaiares, 26 - Floresta
Couvert artístico: R$5,00
Informações: (31) 99127-8386

14 de maio de 2019

Túlio Araújo e o Choro Amoroso se apresentam no A Casa de Cultura.


Nesta quarta (15), o internacionalmente reconhecido percussionista mineiro Túlio Araújo e o espetacular Choro Amoroso se apresentarão, todas as quartas, no A Casa de Cultura, espaço localizado à Rua Padre Marinho, 30 em Santa Efigênia. As apresentações tem entrada gratuita.

Formado por Túlio Araújo no Pandeiro, Pablo Dias no Cavaco, Bruno Teixeira na Flauta, Augusto Cordeiro no Violão, Pedro Gomes no Ukulele Baixo e Pablo Malta no Bandolim, o grupo traz composições próprias de todos os integrantes, além de inteligentes releituras de mestres como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho, Dominguinhos, Eduardo Neves, Rodrigo Lessa, John Coltrane, Villa Lobos, Tom Jobim, Milton Nascimento e Djavan, entre muitos outros. A improvisação e criatividade são as diretivas desse encontro cheio de alegria, amizade e muita musicalidade. Programe-se . O Show começa às 22h30.

SERVIÇO:Túlio Araújo e o Choro Amoroso
Data: 15/05/2019 - Quarta-Feira
Horário: Casa: 21h | Show: 22h30
Local:A Casa de Cultura
Rua Padre Marinho, 30 - Santa Efigênia - BH
ENTRADA GRATUITA

13 de maio de 2019

Prêmio BDMG Instrumental elege os melhores compositores e instrumentistas mineiros.


Em seu 19º ano, o Prêmio BDMG Instrumental chegará a final da premiação no próximo final de semana, dias 17, 18 e 19 de maio. Doze semifinalistas apresentarão para o público e para uma comissão julgadora formada por músicos consagrados, jornalistas e representantes do Sesc SP, parceiro do BDMG Cultural, composições e arranjos inéditos. Os shows vão acontecer no Teatro Sesiminas (Rua Álvares Maciel, 59 – Santa Efigênia) na sexta-feira, às 20h, sábado e domingo, às 18h. 

No domingo, quando serão conhecidos os vencedores do 19º Prêmio BDMG Instrumental, Luísa Mitre, pianista e compositora mineira, realizará um pocket show com o repertório do CD Oferenda, consagrado pelo Prêmio Marco Antônio Araújo, que destaca o melhor CD autoral, instrumental e independente, produzido entre janeiro e dezembro de 2018. Também neste dia, a cantautora Julia Branco receberá o Prêmio Flávio Henrique, de melhor CD de canção, autoral e independente, produzido entre janeiro e dezembro de 2018, pelo álbum Soltar os cavalos.

Entre os semi finalistas desta edição do BDMG Cultural estão dois associados do Clube do Choro de Belo Horizonte: os violonistas Carlos Walter e Lucas Telles.

Carlos Walter. Foto: Alexandre Rezende
Carlos Walter foi eleito um dos melhores instrumentistas do Prêmio Melhores da Música Brasileira em 2015, além de selecionado para se apresentar no 6º Festival de Choro de Paris, em 2010, Carlos Walter é um violonista mineiro de mão cheia. Autodidata, assina o livro “O violão e as linguagens violonísticas do choro” e o CD e songbook “Calendário do Afeto: suíte para violão-solo com 9 movimentos alusivos aos meses de gestação”, uma homenagem ao seu primogênito. Instrumentista requisitado, tocou ao lado de Ian Guest, Juarez Moreira, Yamandu Costa, Gabriel Grossi, Nicolas Krassik, Hamilton de Holanda, entre outros.


Lucas Telles. Foto: Élcio Paraíso
O bacharel e mestre em música pela UFMG,  Lucas Telles é veterano no Prêmio BDMG Instrumental, consagrado em 2013. Especialista quando o assunto é Radamés Gnattali, Lucas atua como professor da UFOP, onde também coordena a Orquestra de Violões. Foi premiado no projeto "Novas 3" de composição para violão solo e classificou-se em 3º lugar no concurso de composição do 1º Festival do Choro Novo. O belo-horizontino se apresentou no Reencontres internationales de la guitare de Antony, na França, e possui dois CDs gravados com o grupo Toca de Tatu, do qual é integrante e um dos fundadores. Suas composições já foram interpretadas por Giselle Couto e Deh Mussulini. Tocou ao lado de Cristóvão Bastos, Toninho Carrasqueira, Nailor Proveta, Zé Nogueira, Célio Balona, entre outros.

PROGRAMAÇÃO COM ENTRADA FRANCA
Na sexta-feira, 17, subirão ao palco os músicos Marcus Abjaud, Gustavo Figueiredo, Marcela Nunes, Lucas Telles, Pedro Gomes e Assanhado Quarteto

No sábado, 18, defenderão as suas composições PC Guimarães, Carlos Walter, Rafael Martini, Rafael Pimenta, Marcelo Fonseca e Caetano Brasil & Grupo.

Nestes dois dias, a comissão julgadora indicará os seis finalistas que se apresentarão no domingo, 19, dia da finalíssima, quando serão conhecidos os quatro vencedores, que receberão R$12 mil e shows em Belo Horizonte, no CCBB-BH, e em São Paulo, no “Instrumental Sesc Brasil”, do Sesc SP, com a participação de um convidado de renome. Também serão premiados os dois finalistas, o melhor arranjo desta edição e os dois melhores instrumentistas das três noites. A premiação é realizada pelo BDMG Cultural, com patrocínio do Ministério da Cidadania e BDMG, via Lei de Incentivo Federal à Cultura.

10 de maio de 2019

Foi tão bom que vai ter mais. Hoje tem show da saideira do BH Choro com o grupo Regional da Serra.





O Projeto BH Choro, aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte foi um dos eventos integrantes da Semana Nacional do Choro 2019. O projeto promoveu, no último final de semana,  três super shows gratuitos que levaram um expressivo público às praças da cidade.

O BH Choro, em sua 11ª edição, está repetindo o grande sucesso dos anos anteriores. Sucesso que continua hoje, a partir das 19 horas, com o grupo Regional da Serra que faz o "show da saideira", no Bar Brasil 41, em Santa Efigênia.

O Regional da Serra é integrado pelos jovens músicos Daniel Toledo (violão sete cordas); Pablo Dias (cavaquinho); Daniel Nogueira (pandeiro) e Pedro Alvarez (flauta). No repertório, o grupo traz os clássicos do Choro e do Samba da velha guarda, que na inspirada interpretação destes artistas, vem, cada vez mais, angariando admiradores dos elaborados arranjos criados para as peças escolhidas. Programe-se leve sua alegria e chame os amigos. 

SERVIÇO 
Projeto BH Choro apresenta Grupo  Regional da Serra. 
Data: 10/05/19 (sexta) 
Horário: 19 horas 
Local: Avenida Brasil, 41 - Santa Efigênia - BH

9 de maio de 2019

Choro na Medeiros anima a Floresta.

Nesta quinta (9), a partir das 19 horas, acontece mais uma edição da Roda de Choro na Cervejaria Medeiros, no bairro Floresta. O projeto reúne um super time de instrumentistas com Thamiris Cunha no clarinete, Marcos Ruffato no bandolim, Agostinho Paolucci no violão de 7 cordas, Rafael Desidério no cavaquinho e Sandra Leão no pandeiro. Prestigie.

SERVIÇO
Roda de Choro na Medeiros
Data: 9 de abril (quinta)
Horário: 19 horas
Local: Cervejaria Medeiros - Rua Tabaiares, 26 - Floresta
Couvert artístico: R$5,00
Informações: (31) 99127-8386

8 de maio de 2019

Hoje tem Chorinho na Maloca, em Santa Tereza.

O Santa Maloca está instalado no coração de Santa Tereza, um dos bairros mais tradicionais da cena cultural, musical e boemia de Belo Horizonte. E o lugar escolhido para esse espaço cultural é um casarão construído em 1927, que sintetiza a proposta deste projeto. Diversidade musical é uma das características da casa, priorizando sempre a brasilidade.
Sendo assim,  nesta quarta (8) tem  Roda de Choro com início às 19 horas. 
Não vai perder. Programe-se e chame os amigos.

SERVIÇO
Chorinho na Maloca
Data: 08 de maio 2019 (quarta)
Horário: 19 horas
Local: Santa Maloca - Rua Mármore, 418. Santa Tereza.
Couvert artístico: R$5,00 

6 de maio de 2019

Com três dias de shows e grande público, BH Choro fecha com muito sucesso a Semana Nacional do Choro 2019.

 Orquestra Já Te digo abrindo o show da sexta feira.
A Semana Nacional do Choro 2019 reuniu durante seis dias, dezenas de músicos, em três palcos para doze shows que marcaram o calendário anual do Choro na capital mineira.
O último fim de semana foi novamente de festa para os amantes do Chorinho, que ocuparam as praças Afonso Arinos (Centro) e Duque de Caxias (Santa Tereza) para curtir mais shows da programação da Semana Nacional do Choro 2019.

Clube do Choro de BH marcando presença durante o evento, se apresentou novamente na sexta-feira. 
De sexta a domingo, o projeto BH Choro trouxe aos palcos do evento, a Orquestra Já Te digo, o Conjunto Isto é Nosso, a Orquestra de Choro da UFMG e os grupos formados por músicos associados dos Clubes do Choro de BH, Betim e de Niterói, em um grande encontro que reuniu uma nova e talentosa geração de instrumentistas e músicos consagrados, de reconhecida expressão no cenário nacional e internacional do Choro. Foi bonito de se ver e ouvir.

Sábado:  Clubes do Choro de Betim e Niterói em grande encontro no BH Choro 2019.
Domingo: Conjunto Isto é Nosso abriu o show, dando o tom da alegria do fim de tarde de domingo.
A Orquestra de Choro da UFMG, sob a regência de Marcos Flávio Aguiar, encantou
em sua apresentação de estreia e fez o público dançar.

Através de importantes parcerias com o SESC MG e a Idear Produções,  mais  uma vez o Clube do Choro de Belo Horizonte consegue manter viva a tradição de comemorar, a data máxima dos chorões e celebrar o dia nacional do Choro, em grande estilo. Viva o Choro e viva todos os chorões!

Domingo Chorão: público marcando presença na Praça Duque de Caxias, Santa Tereza.
                                                                                                                                 
CONFIRA AQUI A COBERTURA FOTOGRÁFICA DA SEMANA NACIONAL DO CHORO

5 de maio de 2019

Show de encerramento da Semana Nacional do Choro acontece hoje com Orquestra de Choro da UFMG e Conjunto Isto é Nosso.

A Orquestra de Choro da UFMG e o Conjunto Isto é Nosso são as atrações deste último dia da Semana Nacional do Choro 2019. O show de encerramento acontece através do projeto BH CHORO, em Santa Tereza.

A alegria do domingo está garantida e a animação na Praça Duque de Caxias começa com a apresentação do Conjunto Isto é Nosso, a partir das 16 horas.
O grupo é formado por Thiago Balbino (bandolim), Gustavo Monteiro (violão 7 cordas), Artur Pádua (violão), Daniel Nogueira (cavaquinho), Ronaldo Pereira (pandeiro) e Pedro Alvarez (flauta) que escolhem a dedo, o repertório para uma interpretação que busca uma maneira peculiar de executar o Choro. 
No Isto é Nosso, os violões de sete e seis cordas dialogam em contraponto e, junto ao ritmo do cavaquinho e do pandeiro, formam a base perfeita para que o bandolim e a flauta solem a melodia.

Na sequência, a Orquestra de Choro da UFMG sobe ao palco e leva todos os naipes para um super show de encerramento. O grupo é composto por flautas, saxofones, trompete, trombones, tuba, baixo acústico, violões, cavaquinho, acordeon, xilofone, pandeiro e bateria, todos alunos dos cursos da Escola de Música da UFMG. O repertório reúne basicamente, orquestrações originais feitas pelo grande mestre Pixinguinha, de suas próprias obras, além de arranjos cedidos e feitos especialmente para esta formação. O grupo tem a regência e coordenação do professor Marcos Flávio Aguiar.

Programe-se, chame os amigos e viva o Choro! 

SERVIÇO
SEMANA NACIONAL DO CHORO - BH CHORO
Data: 05 de maio (domingo)
Atrações:
16h00- Grupo Isto é Nosso
17h30 - Orquestra de Choro da UFMG
Local: Praça Duque de Caxias ( Santa Tereza)
Entrada: Gratuita

4 de maio de 2019

Clubes do Choro de Betim e Niterói se encontram em Santa Tereza: a festa da Semana Nacional do Choro 2019 continua neste sábado.

Neste sábado (4) a alegria do Chorinho volta ao bairro Santa Tereza, trazendo um grande encontro entre o Clube do Choro de Betim e o Clube do Choro de Niterói. Renomados instrumentistas se apresentam, a partir das 17 horas, em mais um show que compõe a Semana Nacional do Choro 2019.

O Clube do Choro de Betim chega ao palco com um repertório dançante e variado, que vai das gafeiras e marchinhas à bossa nova e música regional. O grupo é formado por músicos gabaritados que carregam em seus currículos, apresentações por todo o Brasil e no exterior.

O Clube do Choro de Niterói faz seu show a partir das 18h30, também com a participação de importantes instrumentistas que representam a cidade no cenário internacional do Choro. E neste sábado, traz alguns convidados. O grupo se apresenta em BH com Silvério Pontes (trombone). Alexandre Romanazzi (flauta), Charlles Peixoto (violão 7 cordas), Tiago Machado (bandolim), Marcão (trombone) e Ramon Braga (pandeiro).
Juntos e em apresentações individuais, os grupos trarão no repertório clássicos dos grandes compositores do Choro e interpretações que irão agitar a praça Duque de Caxias, e quem por lá estiver, em mais este espetáculo do Projeto BH Choro, uma promoção da Idear Produções.


SERVIÇO
SEMANA NACIONAL DO CHORO - BH CHORO
Data: 04 de maio (sábado)
Atrações:
17h00 - Clube do Choro de Betim
18h30 - Clube do Choro de Niterói
Local: Praça Duque de Caxias ( Santa Tereza)
Entrada: Gratuita



3 de maio de 2019

SHOWS DA SEMANA NACIONAL DO CHORO VOLTAM A AGITAR MAIS UM FIM DE SEMANA EM BH.

A Semana Nacional do Choro 2019 continua com grandes atrações. E o show desta sexta (3) vai agitar o Centro de BH. 

A Orquestra Já Te digo abre a noite trazendo uma performance cheia de alegria, levando para Praça Afonso Arinos, a beleza dos arranjos e composições dos grandes mestres chorões. Ela chega com a sonoridade típica da época das rádios, evocando a memória afetiva dos sons do passado.

Em seguida, a apresentação será do Grupo de Choro do Clube do Choro de Belo Horizonte. Os músicos associados sobem ao palco, garantindo a sequencia desta grande festa do Choro que segue por todo o fim de semana.

Programe-se e chame os amigos. As apresentações tem entrada gratuita e acontecem dentro do Projeto BH Choro, em parceria com a Idear Produções.

SERVIÇO
SEMANA NACIONAL DO CHORO - BH CHORO
Atrações:
-Orquestra Já Te Digo (18 horas)
-Grupo de Choro do Clube do Choro de Belo Horizonte (20 horas)
Data: 03 de maio (sexta)Horário: 18 às 21 horas
Local: Praça Afonso Arinos (Av. João Pinheiro com Av. Augusto de Lima)
Entrada: Gratuita

2 de maio de 2019

Conjunto Isto é Nosso e Orquestra de Choro da UFMG fazem grande show de encerramento da Semana Nacional do Choro 2019.

No próximo domingo (5), a Semana Nacional do Choro 2019 chega ao sexto dia de grandes shows e promove o espetáculo de encerramento, através do Projeto BH Choro.
O grupo "Isto é Nosso" se apresenta a partir das 16 horas, na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza. Como convidada para a grande festa, também sobe ao palco a "Orquestra de Choro da UFMG" que se apresenta às 17h30, em mais um show com entrada franca.



O Conjunto Isto é Nosso é formado por Thiago Balbino (bandolim), Gustavo Monteiro (violão 7 cordas), Artur Pádua (violão), Daniel Nogueira (cavaquinho), Ronaldo Pereira (pandeiro) e Pedro Alvarez (flauta) escolhem a dedo o repertório para uma interpretação que busca uma maneira peculiar de executar o Choro.

No Isto é Nosso, os violões de sete e seis cordas dialogam em contrapontos e, junto ao ritmo do cavaquinho e do pandeiro, formam a base perfeita para que o bandolim e a flauta solem a melodia.




A Orquestra de Choro da UFMG surgiu através da disciplina Práticas Interpretativas do Choro, ministrada pelo Prof. Marcos Flávio Freitas. 
O grupo é composto por flautas, saxofones, trompete, trombones, tuba, baixo acústico, violões, cavaquinho, acordeon, xilofone, pandeiro e bateria, todos alunos dos cursos da Escola de Música da UFMG. O repertório reúne basicamente, orquestrações originais feitas pelo grande mestre Pixinguinha, de suas próprias obras, além de arranjos cedidos e feitos especialmente para esta formação. O grupo tem a regência e coordenação do professor Marcos Flávio.


SERVIÇO
SEMANA NACIONAL DO CHORO - BH CHORO
Data: 05 de maio (domingo)
Horário: a partir das 16 horas
Atrações:
16h00- Grupo Isto é Nosso
17h30 - Orquestra de Choro da UFMG
Local: Praça Duque de Caxias ( Santa Tereza)
Entrada: Gratuita


1 de maio de 2019

SEMANA NACIONAL DO CHORO PROMOVE GRANDE ENCONTRO ENTRE OS CLUBES DO CHORO DE BETIM E DE NITERÓI.

O Chorinho volta às praças no próximo fim de semana, com shows de grandes instrumentistas que ocuparão os palcos do BH Choro, projeto que dá continuidade à Semana Nacional do Choro 2019

Os shows ocorrem nos dias 3 a 5 de maio, em três locais distintos e com a parceria do Clube do Choro de BH com a Idear Produções, produtora do evento. Confira a programação completa.

No sábado (4) o palco montado na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, receberá o grande encontro do Clube de Choro de Betim com o Clube do Choro de Niterói que se apresentam individualmente e em conjunto, a partir da 17 horas.
Clube do Choro de Betim - Foto: divulgação
O Clube do Choro de Betim é um grupo de Choro e de Samba que há mais de dez anos vem participando ativamente de projetos relacionados à música brasileira.

O grupo realiza um trabalho de formação e difusão da cultura brasileira, através de oficinas, workshops e apresentações na cidade de Betim e região, tendo já formado vários músicos na cidade, que hoje seguem carreira na área artística.

Com um repertório dançante e variado, que vai das gafeiras e marchinhas à bossa nova e música regional, o grupo tem como integrantes músicos gabaritados que carregam em seus currículos, apresentações na  França, Suíça, Nova Zelândia e Argentina.

Clube do Choro de Niterói foi fundado em 28 de janeiro de 2013 com a ideia de pesquisar, divulgar e preservar este que é considerado o primeiro gênero musical urbano brasileiro, reunindo os músicos e criando um ambiente para um constante compartilhamento de informações musicais e troca de ideias que visem aprimorar a difusão do choro na cidade. 

Clube do Choro de Niterói - Foto: divulgação
Promoveu suas primeiras reuniões na Praça da Cantareira, propiciando uma aproximação do Choro como público universitário da Universidade Federal Fluminense e o público em geral. 

Em 2016, o Clube passou a realizar suas atividades no complexo do Teatro Municipal de Niterói, com apresentações mensais na Sala Carlos Couto. 

Nomes como Carlinhos Leite e Jonas do Cavaquinho representaram a cidade no cenário internacional do choro ao participarem da formação original do Conjunto Época de Ouro ao lado de Jacob do Bandolim. Em outro momento surgiram nomes como Ronaldo do Bandolim, Silvério Pontes, Rogério Souza e Márcio Hulk e tantos outros. Recentemente nomes da nova da geração de chorões da cidade, como Paulinho Bandolim e Leo Fernandes, também vêm compondo novas obras mostrando que o choro em Niterói vem se renovando.

Em cada edição, um tema é abordado, seja um autor, um disco, ou algum recorte da história do Choro e do Samba, buscando-se mergulhar no tema no aspecto musical e biográfico.  Além disso, cada edição conta com participações especiais de nomes expressivos da música do eixo Rio-Niterói.

A formação do Clube do Choro de Niterói que se apresenta em BH conta com Silvério Pontes. Alexandre Romanazzi (flauta), Charlles Peixoto (violão 7 cordas) Tiago Machado (bandolim), Marcão (trombone), convidando o pandeirista Ramon Braga.


SERVIÇO
SEMANA NACIONAL DO CHORO - BH CHORO
Data: 04 de maio (sábado)
Horário: a partir das 17 horas
Atrações:
17h00- Clube do Choro de Betim
18h30 - Clube do Choro de Niterói
Local: Praça Duque de Caxias ( Santa Tereza)
Entrada: Gratuita