Lançado em dezembro de 2018, o livro Chorografia do Maranhão, reúne as 52 entrevistas com 54 instrumentistas de Choro nascidos ou radicados no Maranhão publicadas como uma série no jornal O Imparcial, entre março de 2013 e maio de 2015.
A obra foi desenvolvida a partir de um projeto de pesquisa e mapeamento junto aos instrumentistas e compositores de Choros do estado do Maranhão, sob a responsabilidade do sociólogo e radialista Ricarte Almeida Santos, do fotógrafo Rivanio Almeida Santos e do jornalista Zema Ribeiro. E tem o objetivo de passar ao leitor de maneira simples e bem cotidiana, o ambiente de convívio desses talentosos músicos do primeiro gênero instrumental a se consolidar no Brasil, o Choro.
Como melhor define o editor Bruno Azevêdo: "a Chorografia é sobre Choro, sobre como se faz pra fazer o que se faz nas condições mais precárias, sobre como ser músico e qualquer outra coisa que pague as contas, é uma cartografia afetiva e afetuosa do Choro no Maranhão, feita por três caras que, a despeito de não tocar nada, estão imersos nesse troço desde sempre".
O texto de apresentação da obra é assinado pela cavaquinista carioca, Luciana Rabello. Fica aqui mais uma excelente dica de leitura.
Autores: Ricarte Almeida Santos, Rivânio Almeida Santos e Zema Ribeiro
Ed. Pitomba, 1ª edição, 2018 / brochura / formato 16 x 23 / 482 pags.