SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

30 de janeiro de 2019

Roda de Choro do Betão reúne hoje, músicos de primeira linha.


Nesta quarta (30), um time de primeira, incluindo associados do Clube do Choro de BH, vai se reunir na Roda de Choro do Betão. Daniel Capu no cavaquinho, Artur Pádua no violão, Gustavo Monteiro no violão 7 cordas, Daniel Nogueira no pandeiro e Marcos Flávio no trombone se reúnem a partir das 19 horas e esperam por você. O Bar do Betão, local desta roda, fica localizado no bairro Anchieta. Programe-se.

SERVIÇO
Roda de Choro do Betão
Data: 30 de janeiro 2019 (quarta-feira)
Horário:19 horas
Local: Bar do Betão - Av. Francisco Deslandes, 10 - Bairro Anchieta - BH
Informações: (31) 3658-8440

29 de janeiro de 2019

Choro de Mercearia garantindo o Chorinho em Santa Tereza.

O Grupo Choro da Mercearia promove hoje, a partir das 19 horas, mais uma roda de Choro, no Butequim do Walter, em Santa Tereza. 

Nesta noite, o Chorinho será comandado por Analu Braga na percussão, Raíssa Anastásia na flauta, Silvio Carlos no violão 7 cordas, Eduardo Macedo no cavaquinho e Marcos Ruffato no bandolim. Um time de primeira  garantindo o melhor repertório. Programe-se.

SERVIÇO
Roda de Choro com "Choro da Mercearia"
Data: 29 de janeiro 2019 (terça)
Horário: 19 horas
Local: Butiquim do Walter - Rua Mármore, 181- Bairro Santa Tereza - BH



Encontro com atividades gratuitas propõe refletir e experienciar as diversas narrativas do Carnaval de BH.


Conectar pessoas para conhecer, refletir e experienciar as diversas narrativas do Carnaval de Belo Horizonte e entrar no clima da maior festa popular da cidade. Esta é a proposta do Era uma Voz: a cidade, o Carnaval e suas narrativas, encontro que acontece de 9 a 13 de fevereiro, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. 

Serão 04 dias de oficinas e rodas de conversa sobre diversidade, inclusão, economia criativa, resistência, reinvenção da tradição no Carnaval de Belo Horizonte. Todas as atividades serão gratuitas.

A organização do evento faz o convite desejando a todos um ótimo 'estado de folia" e propondo que os participantes vistam suas roupa mais confortável e abram as brechas para a escuta sensível.

O Clube do Choro de BH destaca entre os instrutores, o violonista associado, Carlos Walter que será responsável pela primeira oficina, ao lado dos convidados Gervásio Horta e Marcelo Jiran. Confira abaixo a programação completa.


PROGRAMAÇÃO

Data: 09.02.19
Horário: 09h às 12h
Oficina: "Escuta e composição de marchinhas"
Com: Carlos Walter e Convidados (Gervásio Horta e Marcelo Jiran)
Vagas limitadas
Inscrição no link: http://bit.ly/oficina_marchinhas

Oficina: “A performance das ruas: criação e invenção de acessórios para o carnaval”
Com: Jhê Delacroix
Vagas limitadas
Inscrição no link: http://bit.ly/oficina_acessorios

Data: 11.02.19
Horário: 19h
Abertura Oficial: Apresentação artística com o cordelista e mestre de capoeira Olegário Alfredo da Silva (Mestre Gaio)

Aula-espetáculo “Carnaval de BH: reinvenções da tradição”
Com: Guto Borges

Data: 12.02.19
Horário: 18h
Roda de Conversa: “Economia criativa da festa: resistência, desafios e inovação” 
Com: Renata Andrade e Representante do poder público
Mediação: Carol Braga 

Horário: 20h
Roda de Conversa: “Carnaval e os caminhos da inclusão”
Com: Duda Salabert e Marcelo Xavier
Mediação: Fernando Chagas
Interpretação de libras: Dinalva Andrade e Luana Trindade

Data:13.0219
Horário: 19h
Roda de Conversa: “Surpreenda-se: histórias de um Carnaval Belorizontino”
Com: Serginho Beagá e Chris De Souza (Di Souza)
Mediação: Bianca Melo

Horário: 21h
Apresentação artística com Serginho Beagá

Maiores informações: 31 99950-4942 / 99892-1589
E.mail: abrapalavra.cultural@gmail.com

28 de janeiro de 2019

Roda do Padreco faz sua estreia no Bolão.


Na próxima sexta (1), a partir das 19 horas, a Roda do Padreco faz sua estreia no Bar do Bolão ( atual Botequim Vila Rica) e chega honrando uma tradição e a memória do querido e inesquecível Raimundo José do Reis, fundador deste famoso reduto do Choro em BH.

Belo Horizonte continua como um grande palco para o Choro e a cada momento novas rodas surgem ou ressurgem pela cidade. O bairro Padre Eustáquio, localizado na região noroeste, tem longa história com o chorinho da capital. Foi exatamente lá que há 11 anos, nas tradicionais rodas do Bar do Bolão surgiu o Clube do Choro de BH. E o bairro permanece atraindo antigos e jovens chorões.

Há 3 anos, alunos da Escola de Música da UEMG se reúnem em bares da região para tocar e manter a tradição. Assim, nasceu a Roda de Choro do Padreco. Além de homenagear o Choro, o objetivo da "Roda do Padreco" é reunir os amigos em torno da música, amigos que se veem pouco durante a semana, mas que têm na roda aberta uma oportunidade de se encontrar, tocar juntos e confraternizar. 
Programe-se e não perca.


SERVIÇO
RODA DO PADRECO 
Data: 1 de fevereiro (sexta)
Horário: 19 horas
Local: Botequim Vila Rica (Antigo Bar do Bolão) - Rua Vila Rica, 637 – Padre Eustáquio – BH
Maiores informações: https://www.facebook.com/rodapadreco/

25 de janeiro de 2019

Programa Brasil Toca Choro do próximo domingo destaca o bandolim e seus grandes mestres.

Neste domingo (27), vai ao ar o último episódio do programa Brasil Toca Choro, produção original da TV Cultura. O instrumento de destaque será o bandolim e o programa presta uma homenagem a Jacob do Bandolim e Luperce Miranda, com interpretações de grandes sucessos destes dois compositores.

Composto por 13 programas temáticos de uma hora cada, o Brasil Toca Choro traça um panorama histórico do primeiro gênero da música urbana tipicamente brasileira, contando, para isso, com a participação dos mais virtuosos e criativos intérpretes do gênero. 
Dessa forma, diferentes gerações e estilos se encontram para trazer versões autênticas do choro. Com arranjos inéditos e múltiplas formações, eles vão do regional tradicional à Big Band.

Brasil toca Choro vai ao ar às 11 horas. Sintonize a TV ou assista pela app #CulturaDigital.

SERVIÇO 
Programa Brasil Toca Choro - "Bandolim"
Data: 27 de janeiro (domingo)
Exibição: domingos, às 11 horas
Horário alternativo: terças-feiras, às 22h30
Canais de transmissão: TV Cultura,
Youtube e aplicativo Cultura Digital.

O ritmo Choro no pandeiro em vídeo aula gratuita com o percussionista Túlio Araújo.

Quando o Choro surgiu no Brasil, no final do século XIX, o pandeiro veio dar o toque final ao ritmo marcante e brejeiro, inicialmente executado ao piano e instrumentos de corda e de sopro. De início, os pandeiros eram fabricados de forma simples, sem apuro técnico. Hoje, alguns fabricantes se esmeram na sua confecção, utilizando membrana de pele de cabra para se conseguir, no pandeiro, os sons graves do surdo e platinelas de metais nobres para se alcançar um som brilhante e preciso.

O músico mineiro, Túlio Araújo é dono de um curriculum cheio de destaques com talento e estilo musical muito especias, e tem o pandeiro como companheiro. Músico inquieto, ele busca quebrar as barreiras das regras na música e traz sonoridades impressionantes para o instrumento que ele define como "uma bateria de bolso, que se pode levar para qualquer lugar".

Túlio Araújo produz e participa de diferentes projetos em estúdio,  palcos e também pela internet. Um deste projetos são os vídeos que ele disponibiliza através do seu canal no Youtube, dando aulas, dicas e exercícios sobre diferentes ritmos no pandeiro.
Em uma destas vídeo aulas, o percussionista ensina o ritmo Choro. Assista e aproveite.

Aprenda a tocar pandeiro com o percussionista Túlio Araújo e suas dicas, exercícios e aulas sobre o universo que cerca esta pequena bateria de bolso. Neste vídeo aprenda a tocar o Choro.

24 de janeiro de 2019

Choro Nosso recebe convidados especiais na roda desta quinta.


Hoje acontece a tradicional roda de choro com o grupo Choro Nosso. O grupo formado pelos músicos Marcela Nunes na flauta, Daniel Guedes no pandeiro, Renato Muringa no cavaquinho e Silvio Carlos no violão recebe, nesta noite, os instrumentistas convidados Thiago Balbino no bandolim e Isaac no Acordeon. A roda começa às 19 horas. Programem-se.



SERVIÇO
Choro Nosso - Roda de Choro
Data: 10 de janeiro (quinta)
Horário: 19 horas
Local: O Muringueiro - Rua Juacema, 416- Bairro da Graça
Reservas e informações: (31) 99319-5525
Couvert artístico: R$12,00

.

SARAU COM CHORO E POESIA


Nesta quinta tem Choro e Poesia no Metrô Teresa. O Regional da Serra e a Confraria Muro dos Peotas e Poesias se reúnem para um sarau, em uma noite muito especial para almas poéticas e musicais. O sarau tem início às 19 horas.

O poeta Antonio Galvão também participa deste projeto e para que possam já degustar um pouco das boas palavras, leiam abaixo um poema de sua autoria.


SERVIÇO
Quinta do Choro com Regional da Serra e Confraria Muro dos Poetas e Poesias.
Data: 24 de janeiro (quinta)
Horário: 19 horas
Local: Metrô Teresa- Rua Conselheiro Rocha, 2827 - Bairro Santa Tereza - BH
Entrada: até 20h30: entrada gratuita no Sympla - após 20h30: R$5,00
Informações: (31) 98867-2491 - 988026688


23 de janeiro de 2019

O instrumentista e compositor Lucas Telles abre vagas limitadas para ensino de música e violão.

O compositor e instrumentista Lucas Telles que também é associado ao Clube do Choro de Belo Horizonte, abriu vagas limitadas para aulas de músicas incluindo teoria e percepção musical, composição e improvisação, Violão clássico e popular e Violão 7 cordas.

Lucas Telles é Bacharel em Música com habilitação em Violão pela UFMG e Mestre em Música - Práticas Analíticas e Criativas. É professor de violão, harmonia e contraponto na UFOP, onde também coordena na Orquestra de Violões. Possui dois discos gravados com o grupo Toca de Tatu, Meu amigo Radamés (2013) e Afinidade (2017). Suas composições estão registras por intérpretes como: Giselle Couto, Deh Mussulini, Túlio Araújo, Leonardo Brasilino e Assanhado Quarteto. Já se apresentou em importantes locais como: Reencontres internationales de la guitare de Antony e Festival Internacional de choro de Paris (França), Clube de Choro de Londres (Inglaterra), Escola Portátil de Música (Holanda), California Jazz Conservatory (EUA) e Clube do Choro (SP). Trabalhou com músicos como: Marku Ribas, Waldir Silva e Serginho Beagá, e divididiu o palco com expoentes da música brasileira como: Cristóvão Bastos, Toninho Carrasqueira, Nailor Proveta, Zé Nogueira, Eduardo Neves, Célio Balona e Juarez Moreira.
Ele coleciona prêmios na área musical importantes tais como XIII Prêmio BDMG Instrumental (2013), II Concurso Instrumental do Estudio 66 (2013). 2º lugar no Festival de Choro Jorge Assad (2014). 3º lugar no concurso de composição do “I Festival Choro Novo” (2012), entre outros.

Mais informações: (31) 9974-8060 ou lucastellesviolao@gmail.com


Lucas Telles executando Segura ele (Pixinguinha e Benedito Lacerda) ao lado dos violonistas associados, Silvio Carlos, Carlos Walter e do bandolinista Hélio Pereira, em grande show comemorativo aos 10 anos do Clube do Choro de BH, no Palácio das Artes em maio de 2016.

Processo seletivo de projetos na área cultural do Instituto CCR tem patrocínios de até 300 mil Reais.


O Instituto CCR abre inscrições para um novo processo seletivo para patrocínio de projetos na área cultural. O período de inscrição termina no próximo dia 21 de fevereiro.

O principal objetivo do 4º Edital do Instituto CCR é identificar iniciativas artísticas descentralizadas das grandes capitais e fomentar a criação artística local, movimentando a economia criativa nos municípios no entorno das unidades de negócio administradas pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessões em infraestrutura do mundo. 
Este ano o Edital contempla 265 cidades, incluindo as capitais dos Estados: Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Serão avaliados somente os projetos que atendam a todos os requisitos do Edital.

Observe abaixo alguns requisitos para participar: 
  • Período de inscrição de projetos: das 09h (horário de brasília) do dia 29 de novembro de 2018 até às 17h (horário de Brasília) do dia 21 de fevereiro de 2019;
  • Os projetos escolhidos serão patrocinados com o montante de até R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) cada. Não é obrigatório que o patrocínio chegue a este valor, sendo este o limite estabelecido;
  • A inscrição de projetos neste Edital é exclusiva para proponentes que tenham CNPJ matriz registrado nos municípios listados e nas capitais: Salvador, Campo Grande, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. A lista de municípios consta no Anexo I deste Edital;
  • Serão avaliados apenas projetos que, até o dia 21 de fevereiro de 2019, já estejam aprovados na Lei Rouanet artigo 18 e publicados no Diário Oficial da União (DOU);
  • Não serão aceitas inscrições de projetos que aconteçam nas cidades listadas, mas que sejam de proponentes que estejam sediados em municípios não listados;
  • Não serão aceitas inscrições de proponentes registrados nas cidades listadas (vide regulamento), mas que queiram realizar projetos em municípios não previstos neste edital;
  • Não serão analisados projetos que estejam em desacordo com as exigências e condições estabelecidas neste edital. 
Confira neste link como se cadastrar e fazer o download do edital completo.

21 de janeiro de 2019

Grupo Toca de Tatu se apresenta amanhã com todo seu refinamento timbrístico e sonoridade original.


O Toca de Tatu é um grupo de música instrumental brasileira que vem ganhando destaque na cena musical do país. O grupo formado por: Abel Borges (percussão), Lucas Ladeia (cavaquinho), Lucas Telles (violão 7 cordas) e Luísa Mitre (piano) se apresenta nesta terça (22), às 20 horas, no Espaço Do Ar.

Tendo o Choro como referência primária, o grupo explora também outros gêneros e linguagens da nossa música, e tem como características marcantes: o refinamento timbrístico, o cuidado com os arranjos, a influência da música de câmara de concerto e a brasilidade da música popular, construindo assim uma sonoridade original e criativa, que é levada aos palcos sempre aliada ao apreço pela excelência em sua performance em conjunto. Imperdível!

SERVIÇO
Do Ar apresenta: Toca de Tatu
Data: 22 de janeiro 2019 (terça)
Horário: 20 horas
Local: Espaço Do Ar - Rua Amoroso Costa, 32 - Santa Lúcia - BH
Entrada: R$15,00
Informações: (31) 98472-7077




Toca de Tatu - Remexendo (Radamés Gnattali)
Lançamento do CD "Meu Amigo Radamés" do grupo Toca de Tatu 
Sala Juvenal Dias - Palácio das Artes - BH  Maio 2013 

19 de janeiro de 2019

Roda dominical com "Beco do Choro".

Neste domingo (20) tem mais uma roda do "Beco do Choro" agendada. Um grupo seleto de instrumentistas se apresenta no espaço "Tua Pizza", das 10h30 às 13h30, oferecendo um cardápio de Choros de primeira. Programe-se e chame os amigos.

Serviço
Projeto Beco do Choro
Data: 20 de janeiro 2019
Horário: 10h30 às 13h30
Local: Tua Pizza Mangabeiras - Av. Bandeirantes, 1299 - Mangabeiras - BH
Informações: (31) 2510-4410


 Eduardo Macedo solando "Choro de memórias", de Paulinho da Viola, na roda dos domingos no Tua Pizza.

18 de janeiro de 2019

Regional da Serra mantem o sucesso das rodas de sexta, tocando clássicos do choro e sambas da velha guarda.


Criado no final de 2016 com o intuito de difundir clássicos do Choro e do Samba da velha guarda, o Regional da Serra se apresenta hoje, a partir das 19 horas no Bar Brasil 41, no bairro de Santa Efigênia.

O grupo é formado pelos jovens músicos mineiros Daniel Toledo (violão sete cordas); Pablo Dias (cavaquinho); Daniel Nogueira (pandeiro) e Pedro Alvarez (flauta) é uma das referências da nova geração de chorões da capital mineira. Programe-se, chame os amigos e junte-se à roda.

SERVIÇO
Roda de Choro com Regional da Serra
Data: 18 de janeiro (sexta)
Horário: 19 horas
Local: Bar Brasil 41 - Avenida Brasil, 41 - Santa Efigênia - BH
Couvert: contribuição espontânea para a caixinha dos músicos

Brasil Toca Choro exibe "Outros Sotaques".

O  programa Brasil Toca Choro, produção original da TV Cultura, vai ao ar semanalmente, traçando um panorama histórico do primeiro gênero da música urbana tipicamente brasileira e contando com a participação dos mais virtuosos e criativos intérpretes do gênero. 

O 12º episódio, intitulado "Outros Sotaques", será exibido no próximo domingo (20), às 11 horas e terá como destaque composições de Zé Menezes, Moacir Santos e Esmeraldino Salles, entre outros compositores.

Sintonize a TV ou assista pela app #CulturaDigital diferentes gerações e estilos se encontrarem para trazer versões autênticas do Choro. Com arranjos inéditos e múltiplas formações, eles vão do regional tradicional à Big Band.


SERVIÇO 
Programa Brasil Toca Choro - "Outros Sotaques"
Data: 20 de janeiro (domingo)
Exibição Domingos, às 11 horas
Horário alternativo: terças-feiras, às 22h30
Canais de transmissão: TV Cultura,
Youtube e aplicativo Cultura Digital.

17 de janeiro de 2019

Bloco do Alfredin, que pretende levar o Choro para o Carnaval, volta aos ensaios.


O Bloco do Alfredin se prepara para sua estreia no Carnaval 2019 e chega com  a intenção de levar o Choro para as ruas, em arranjos especiais. No próximo domingo (20), os instrumentistas voltam a se reunir. O primeiro ensaio do ano, exclusivo para a bateria, acontece das 10 às 13 horas, na Escola Municipal Dom Jaime de Barros Câmara,  localizada no bairro Carlos Prates.  
O bloco é inclusivo e aceita músicos e entusiastas. Prepare as baquetas e junte-se ao Alfredin.

SERVIÇO
Bloco do Alfredin - Ensaio da bateria
Data: 20 de janeiro (domingo)
Horário: 10 às 13 horas
Local: Escola Municipal Dom Jaime de Barros Câmara - Rua Frederico Bracher, 123 - Bairro Carlos Prates
Entrada: franca

Regional da Serra de volta ao Metrô Teresa.


O grupo Regional da Serra retorna, nesta quinta (17), ao Metrô Teresa para mais uma roda de Choro. O grupo formado por Daniel Toledo no violão 7 cordas, Pablo Dias no cavaquinho, Daniel Nogueira no pandeiro e Pedro Alvarez na flauta promete um repertório de primeira em ótimas companhias. Reservem seus bilhetes e boa viagem.

SERVIÇO
Quinta do Choro com Regional da Serra
Data: 17 de janeiro (quinta)
Horário: 19 horas
Local: Bar Metrô Teresa - Rua Conselheiro Rocha, 2626 - Bairro Santa Tereza 
Entrada: R$5,00 (até 20h30) e R$10,00 (após 20h30)
Informações e Reservas: (31) 986672491 ou (31)9882-8888

16 de janeiro de 2019

CHORO VADIO NO BAIRRO DA GRAÇA


Nesta quarta, (16), a partir das 19 horas, o grupo Choro Vadio, formado por Marina Gomes (pandeiro), Fábio Miudinho (cavaquinho)  e Anderson Augusto (violão 7 cordas) volta ao espaço O Muringueiro para uma noite de muito chorinho do bom. Não perca. 




SERVIÇO
Grupo Choro Vadio em Roda de Choro
Data: 16 de janeiro (quarta)
Horário: 19 horas
Local: O Muringueiro - Rua Juacema, 416- Bairro da Graça
Reservas e informações: (31) 99319-5525
Couvert artístico: R$12,00

15 de janeiro de 2019

"Choro da Mercearia" inicia hoje a temporada de rodas 2019.

O "Choro da Mercearia", grupo formado por Silvio Carlos (7 cordas), Raíssa Anastásia (flauta), Marcos Ruffato (bandolim), Du Macedo (cavaco) e Daniel Guedes (pandeiro) reinicia hoje as rodas de Chorinho no Butequim do Walter. 
Os encontros acontecem sempre às terças feiras e levam para o tradicional bairro de Santa Tereza, o melhor repertório, executado com toda competência e alegria por estes grandes instrumentistas. Programe-se e chame os amigos.

Grupo Choro da Mercearia executando "Santa Morena" de Jacob do Bandolim

SERVIÇO
Roda de Choro da Mercearia
Data: 15 de janeiro 2019 (terça)
Horário: 19 horas
Local: Butiquim do Walter - Rua Mármore, 181- Bairro Santa Tereza - BH

11 de janeiro de 2019

"Brasil Toca Choro" traz a Flauta como tema e homenageia grandes mestres como Patápio Silva, Altamiro Carrilho e Antônio Callado.


O "Brasil Toca Choro", deste domingo (13), traz a Flauta como tema e homenageia compositores como Patápio Silva, Altamiro Carrilho e Antônio Callado, entre outros.O programa vai ao ar às 11 horas, na TV Cultura e no app #CulturaDigital.

O programa Brasil Toca Choro, produção original da TV Cultura traça semanalmente um panorama histórico do primeiro gênero da música urbana tipicamente brasileira, contando com a participação dos mais virtuosos e criativos intérpretes do gênero. Dessa forma, diferentes gerações e estilos se encontram para trazer versões autênticas do choro. Com arranjos inéditos e múltiplas formações, eles vão do regional tradicional à Big Band.


SERVIÇO 
PROGRAMA BRASIL TOCA CHORO - FLAUTA
Data: 13 de janeiro (domingo)
Exibição Domingos, às 11h
Horário alternativo: terças-feiras, às 22h30
Canais de transmissão: TV Cultura,Youtube e aplicativo Cultura Digital.

In-Edit Brasil 2019 - Festival Internacional do Documentário Musical.

Mostra competitiva premiará documentários que tenham a música como elemento integrador da obra, independente do gênero ou época. 


Estão abertas as inscrições para o In-Edit Brasil 2019, promovido pelo In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical. 

O edital tem por objetivo promover uma mostra competitiva para fomentar a produção e a difusão de filmes documentários que tenham a música como elemento integrador da obra, independente do gênero ou época. As mostras serão divididas da seguinte forma: 
Competição Nacional – documentários de longa-metragem (60 minutos ou mais), inéditos no circuito comercial, finalizados a partir de janeiro de 2018. 
Mostra Brasil – documentários de média ou longa-metragem (30 minutos ou mais), inéditos no circuito comercial, podendo ser exibidos sem caráter competitivo, finalizados a partir de janeiro de 2018. 
Curta um Som – documentários de curta-metragem (até 30 minutos de duração), exibidos sem caráter competitivo, finalizados a partir de janeiro de 2016. 

Os filmes selecionados participarão da mostra e as obras selecionadas na categoria “Competição Nacional” concorrerão ao prêmio In-Edit Brasil de Melhor Documentário Musical. 

As inscrições se encerram dia 04 de março de 2019 e devem ser realizadas pelo site oficial (clique aqui para acessar) ou por meio de cópia física da obra.

10 de janeiro de 2019

Hoje vai rolar a primeira roda de 2019 do Grupo Choro Nosso.


Hoje, a partir das 19 horas, vai rolar a primeira roda de 2019 do grupo Choro Nosso. Marcela Nunes na flauta, Daniel Guedes, no pandeiro, Renato Muringa no cavaquinho e Silvio Carlos no violão, abrem os trabalhos pedindo muita música, alegria, coragem e amor pra esse ano que chega. Programe-se e participe desta festa.




SERVIÇO
Choro Nosso - Roda de Choro
Data: 10 de janeiro (quinta)
Horário: 19 horas
Local: O Muringueiro - Rua Juacema, 416- Bairro da Graça
Reservas e informações: (31) 99319-5525
Couvert artístico: R$12,00

Túlio Araújo apresenta: Choro Amoroso Bem Acompanhado de Eduardo Neves (RJ).



Após completar 1 ano de vida o excelente Choro Amoroso, grupo criado pelo percussionista mineiro Túlio Araújo com o intuito de romper as barreiras das tradicionais rodas de choro, se prepara para inaugurar um audacioso projeto em 2019 que colocará o sexteto de vez no mapa da música instrumental nacional.

O Choro Amoroso Bem Acompanhado surgiu da vontade dos instrumentistas Augusto Cordeiro (Violão), Pablo Dias (Cavaco), Bruno Teixeira(Flauta), Pablo Malta (Bandolim), Pedro Gomes (Ukulele Baixo) e, claro, Túlio Araújo (Pandeiro) de conectarem-se com músicos, musicistas, cantores, cantoras e instrumentistas de alto calibre que compartilhem o approach moderno do grupo, não se acomodando no repertório tradicional do Choro, mas indo além e fundindo influências da música instrumental contemporânea mundial. 

A primeira edição acontecerá no dia 19 de Janeiro na badalada Do Ar com ninguém menos que Eduardo Neves, flautista, saxofonista, compositor e arranjador residente no Rio de Janeiro. Edu, como gosta de ser chamado, é uma das maiores referências no sopro brasileiro, dono de uma linguagem particular na improvisação e que já gravou com gigantes como Hamilton de Holanda, Maria Schneider, Hermeto Pascoal, Guinga, Paulinho da Viola, Luiz Melodia, Maria Bethânia, Omara Portuondo, Milton Nascimento e Gilberto Gil, entre muitos outros. 

O projeto não se limita a somente o show na parte de noite mas também um masterclass ministrado pelo convidado na parte da tarde, no mesmo dia e local. O investimento será de R$ 60,00 para 3 horas de curso e os interessados devem inscrever-se no www.tulioaraujo.com/ingressos

Serviço: 
Masterclass com Eduardo Neves (RJ) 
Sábado, 19/01/2019 - 15:00h às 18:00h 
Espaço Do Ar 
Rua Amoroso Costo, 32 - Santa Lúcia, BH 
R$ 60,00 (investimento por pessoa) 
(31) 99898-2459 

Choro Amoroso Bem Acompanhado de Eduardo Neves (RJ) 
Sábado, 19/01/2019 - 20:00h 
Espaço Do Ar 
Rua Amoroso Costo, 32 - Santa Lúcia, BH 
Couvert: R$ 15,00 (por pessoa) 
(31) 98472-7077 ou (31) 99898-2459

9 de janeiro de 2019

Prêmio Profissionais da Música 2019 tem inscrições em 70 categorias.

Estão abertas inscrições para o Prêmio Profissionais da Música 2019 - do clássico ao popular, 100 anos de música brasileira. O evento tem como objetivo promover todas as formas e formatos de trabalhos diretamente ligados à criação, produção e circulação de obras de arte musicais e audiovisuais, que tenham a música como matéria prima. 

Serão aceitas inscrições de autores, artistas, intérpretes, instrumentistas, técnicos, empresas, coletivos, associações e demais profissionais da música do Brasil. Os candidatos podem se inscrever em 70 categorias, divididas nas seguintes modalidades: criação, produção e convergência. 

Único, Inédito e Singular, o Prêmio Profissionais da Música foi idealizado com o objetivo de expor e reconhecer a contribuição de todos os profissionais envolvidos na construção da obra, da produção musical e da produção audiovisual para a disseminação dos legados e desenvolvimento deste setor econômico.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de janeiro de 2019 pelo site do prêmio (acesse).

8 de janeiro de 2019

Conjunto Isto é Nosso começa hoje a temporada 2019 de rodas de Choro no São Bento.

Logo mais, a partir das 19 horas, acontece a primeira roda de choro do ano, no Do Chef São Bento. O grupo Isto é Nosso vem com tudo para inaugurar a temporada 2019. Thiago Balbino no bandolim, Gustavo Monteiro no violão de 7 cordas, Artur Pádua no violão, Daniel Nogueira no cavaquinho e Ronaldo Pereira no pandeiro oferecerem ao público um repertório de alta qualidade com um estilo muito peculiar de interpretação. Programe-se e chame os amigos.




SERVIÇO
Roda de Choro com o Conjunto "Isto é Nosso"
Datas: 08 de janeiro 2019 (terça-feira)
Horário: 19 horas
Local: Do Chef Espetos São Bento
Endereço: Av. Cônsul Antônio Cadar, 122 - Bairro São Bento
Informações: (31)8496-10602

O Chorinho chega nessa próxima quinta feira no Metrô Teresa.


O Chorinho chega nessa próxima quinta feira (10), às 19 horas, no bar Metrô Teresa. E quem comandará o primeiro "Quinta do Choro" será o grupo Regional da Serra, grupo formado por Daniel Toledo no violão 7 cordas, Pablo Dias no cavaquinho, Daniel Nogueira no pandeiro e Pedro Alvarez na flauta. Reservem seus bilhetes e boa viagem ao melhor do Choro.

SERVIÇO
Quinta do Choro com Regional da Serra
Data: 10 de janeiro (quinta)
Horário: 19 horas
Local: Bar Metrô Teresa - Rua Conselheiro Rocha, 2626 - Bairro Santa Tereza 
Entrada: R$10,00 (até 20h30) e R$15,00 (após 20h30)
Reservas: (031) 986672491

7 de janeiro de 2019

Séries Músicas e Artes da Cena, da UFG, está com edital aberto. O prazo para inscrição vai até o próximo dia 21.

Teatro Centro Cultural UFG - Foto Divulgação
O Edital UFG - Séries Músicas e Artes da Cena, da Universidade de Goiás, tem como objetivo a seleção de apresentações artísticas para compor a programação do Teatro do Centro Cultural UFG – CCUFG, localizado em Goiânia - Goiás, no decorrer do primeiro semestre de 2019. A estruturação das Séries Músicas e Artes da Cena visa propiciar um cronograma continuado de apresentações artísticas amparadas no exercício curatorial, de maneira a destacar a qualidade das propostas selecionadas e o apreço pela isonomia e idoneidade na gestão do espaço público concedido. 

Poderão participar deste Edital grupos e artistas representados por Pessoas jurídicas e Pessoas físicas. Cada proponente e/ou grupo poderá apresentar até duas propostas inéditas ou não contempladas pelos Editais já lançados anteriormente. 

As inscrições são gratuitas e realizadas unicamente pelo email: editalteatroccufg@gmail.com. O prazo de inscrição inicia-se no dia 20 de novembro de 2018 e se encerra no dia 21 de Janeiro de 2019, impreterivelmente, até às 23h59 minutos (horário de Brasília).
Confira aqui o edital completo 

Grupo Orapranois no 80 Bar

O Grupo Orapranois se apresenta no próximo sábado, a partir das 16 horas, no 80 Bar, localizado na Savassi. 

Formado por Juliana D'Ávila, Geraldo Magela, Hélio Pereira, Rodrigo Alonso e Frederico Lazarini, o grupo traz a experiência de instrumentistas de grande peso no cenário do Choro belo-horizontino e um repertório de encher a alma. Não perca.

SERVIÇO
Grupo Orapranois em Roda de Choro, Samba e Jazz 
Data: 12 de janeiro 2019
Horário: 16 horas
Local: 80 Bar - Rua Paraíba, 1338 - Savassi - BH


2 de janeiro de 2019

Espaço Cultural BNDES abre inscrições para concurso que selecionará espetáculos musicais que se apresentarão em 2019 e 2020.


Estão abertas, até o dia 07 de fevereiro de 2019, as inscrições para o concurso público que selecionará até 160 projetos de espetáculos musicais a serem realizados no Espaço Cultural BNDES entre abril de 2019 e dezembro de 2020. O concurso prevê a escolha de projetos distribuídos pelos gêneros “Música Erudita”, “Música Popular/Instrumental” e "Música Popular/Cantada".
O cadastro deve ser realizado pelo preenchimento dos formulários online e envio do pedido de inscrição. Mais informações estão disponíveis no regulamento completo que pode ser consultado diretamente no site do BNDS.

Desejamos sucesso a todos!