SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

30 de novembro de 2018

Davi da Figueira e Roda do Padreco no Armazém do Campo.

Davi da Figueira se une hoje ao grupo Roda do Padreco para comemorar o aniversário do Armazém do Campo BH. O evento acontece a partir das 19h30, com entrada gratuita.

Davi da Figueira é intérprete de sambas que transitam do partido alto ao samba de raíz. É presença constante nas rodas belo horizontinas. Para este evento especial, convida a roda do Padreco, grupo de chorinho que nasceu no bairro Padre Eustáquio com estudantes de música da UEMG. Em seus repertórios, apresentam choros de própria autoria, e também vão de Pixinguinha à Jacob do Bandolim, sambas de Cartola à Paulinho da Viola, dentre outros grandes nomes da música brasileira. Programe-se para sambar e chorar em grande estilo.

SERVIÇO
Roda de Samba e Choro com Davi da Figueira e Roda do Padreco
Data: 30 de novembro (sexta feira)
Horário: das 19h30 às 22h00
Local: Armazém do Campo - Av. Augusto de Lima, 2136 
Entrada Gratuita

Regional da Serra promove Roda de Choro especial para comemorar o aniversário da Dona Jacira.

 Dona Jacira, na pose com Thiago Delegado. Foto: Beth Freita

Hoje acontece a terceira edição a Roda de Choro do Regional da Serra, no Bar Brasil 41. Os eventos tem ficado lotado e, hoje, você tem um motivo a mais para comparecer: o aniversário da Dona Jacira, aquela senhorinha simpática que fica no caixa, que comemora seus 78 anos tocando choros e cantando sambas ao decorrer da noite.
A roda do Brasil 41 é um movimento independente dos músicos, portanto, o couvert é voluntário e espontâneo. Programe-se e compareça para colaborar na causa e cantar os parabéns para Dona Jacira.

SERVIÇO
Roda de Choro com Regional da Serra - Especial aniversário da Dona Jacira
Data: 30 de novembro (sexta)
Horário: 19 horas
Local: Bar Brasil 41 - Avenida Brasil, 41 - Santa Efigênia - BH
Couvert: contribuição espontânea para a caixinha dos músicos

Programa Brasil Toca Choro destaca as personalidades que cercam as composições em violão.


O terceiro episódio do programa "Brasil Toca Choro", produção original da TV Cultura, vai ao ar neste domingo.
Desta vez, vamos viajar pelas histórias das personalidades que cercam as composições em violão no choro, como Garoto e Dilermando Reis. 
O programa vai ao ar às 11 horas , na TV Cultura e no app #CulturaDigital.

SERVIÇO 
Data: 02 de dezembro (domingo)
Exibição Domingos, às 11h
Horário alternativo: terças-feiras, às 22h30
Canais de transmissão: TV Cultura,
Youtube e aplicativo Cultura Digital.




29 de novembro de 2018

Choro Nosso mantém a tradição e faz a quinta com Chorinho.

A Roda de Choro com o grupo Choro Nosso mantem a tradição e se apresenta nesta quinta. Marcela Nunes na flauta, Daniel Guedes no pandeiro, Renato Muringa no cavaquinho e Sílvio Carlos no violão 7 cordas comandam a noite, no espaço O Muringueiro. A música começa a partir das 19 horas. Programe-se.

SERVIÇO
Choro Nosso - Roda de Choro
Data: 29 de novembro (quinta)
Horário: 19 horas
Local: O Muringueiro - Rua Juacema, 416- Bairro da Graça
Reservas e informações: (31) 99319-5525



Marcos Frederico é a atração de hoje no Festival Bar em Bar.


Animação e chorinho não podem faltar durante o Festival Bar em Bar que vem acontecendo em BH desde o dia 8 de novembro e traz atrações gastronômicas e musicais até o dia 7 de dezembro. 
Toda semana, seis grupos de Choro circulam pelos bares participantes, levando a brasilidade, o calor e a música de boa qualidade aos presentes no dia. 
Hoje destacamos a atração musical que será comandada por Marcos Frederico. O bandolinista se apresenta a partir das 19h45, no Cuca Libre Pizza e Cervejas. Programe-se.

SERVIÇO
Festival Bar em Bar - Atração Musical: Marcos Frederico
Data: 29 de Novembro ( quinta-feira)
Horário: a partir das 19h45
Local: Cuca Libre Pizzas e Cervejas
Endereço: Av. Aggeo Pio Sobrinho, 450 - Bairro Buritis - BH

28 de novembro de 2018

Roda do Padreco se apresenta no Coreto da Praça São Francisco das Chagas, no bairro Carlos Prates.


A Roda do Padreco, grupo formado pelos estudantes da Faculdade de Música da UEMG faz, neste sábado (1), a sua primeira apresentação do projeto Roda no Coreto. A roda de Choro terá início às 20h15 e acontecerá no Coreto da Praça São Francisco das Chagas, no bairro Carlos Prates.
O evento conta com a promoção do Grupo de Moradores e Amigos do Bairro Carlos Prates, com apoio da Base de Segurança Comunitária Carlos Prates (Polícia Militar de Minas Gerais).
A apresentação tem acesso gratuito. Programe-se e leve toda a família.

SERVIÇO
Projeto Roda no Coreto apresenta: "Roda do Padreco"
Data: 01 de dezembro 2018 (sábado)
Horário: 20h15
Local: Coreto da Praça São Francisco da Chagas - (Rua Padre Eustáquio) Bairro Carlos Prates

Túlio Araújo e o Choro Amoroso se apresentam no Mercado Cervejeiro.


O percussionista Túlio Araújo apresenta-se mais uma vez com seu excelente grupo de choro e instrumentais brasileiros, o Choro Amoroso. O show acontece na próxima sexta.
Desta vez no recém inaugurado e badalado Mercado Cervejeiro, no bairro Jardim Canadá em Nova Lima, ao lado dos inigualáveis André Milagres no Violão 7 Cordas, Bruno Teixeira na Flauta, Pablo Malta no Bandolim e Pablo Dias no Cavaco. O repertório, como sempre, será um apanhado dos maiores clássicos do choro tradicional, de mestres como Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Jacob do Bandolim e K-Ximbinho mas abusando da modernidade de nomes como Hermeto Pascoal, Milton Nascimento, Edu Lobo, Eduardo Neves e Sivuca, entre outros. Programe-se. O show começa às 19 horas em ponto.

SERVIÇO
Túlio Araújo e o Choro Amoroso no Mercado Cervejeiro
Data: 30 de novembro (sexta) 
Horário: 19 horas
Local: Av. Montreal, 232 - Jardim Canadá, Nova Lima - MG.
Entrada: gratuita.
Informações:  (31) 99898-2459.

Projeto Cavaquinho Batuta realiza a 4ª edição do "Natal de Cavaquinho".

Cavaquinho Batuta. Foto: Divulgação

O Projeto Cavaquinho Batuta realiza no próximo sábado, (1) a quarta edição do concerto "Natal de Cavaquinho", evento inspirado no CD homônimo, que traz um repertório de músicas natalinas gravadas pelo grupo de cavaquinistas mirins. O show acontece às 20 horas, do Teatro de Bolso do Mercado Municipal, em Uberlândia - MG. 

O PROJETO
O Cavaquinho Batuta é um projeto é uma iniciativa singular que acontece há cinco anos na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. 
Propiciando oficinas musicais de forma prática e lúdica, por meio do cavaquinho, para crianças das mais variadas etnias, crenças religiosas e classes sociais, este trabalho, idealizado e realizado por Thiago Santos, visa enriquecer a relação entre a Educação e a Arte, auxiliando no crescimento intelectual e artístico, no desenvolvimento do pensamento crítico e na criatividade dos aprendizes.

SERVIÇO
Projeto Cavaquinho Batuta apresenta: 4ª Edição do "Natal de Cavaquinho"
Data: 1 de dezembro 2018 (sábado)
Horário: 20 horas
Local: Teatro de Bolso do Mercado Municipal - Rua Olegário Maciel, 255 - Centro. Uberlândia - MG
Entrada: R$5,00
Maiores informações: (34) 98803-2057


27 de novembro de 2018

Conservatório UFMG realiza chamada para a seleção de atrações para o primeiro semestre 2019.


O Conservatório UFMG realiza chamada para a seleção de músicos e grupos musicais que tenham interesse em participar de sua programação cultural durante o primeiro semestre de 2019. 
As inscrições poderão ser feitas de 23/11/2018 a 01/02/2019, mediante preenchimento e envio do formulário-proposta disponibilizado na página do Conservatório UFMG. Os projetos selecionados irão compor a programação da série Palco Livre no primeiro semestre de 2019. 
As propostas serão avaliadas por comissão julgadora interna e o resultado estará disponível para consulta no site do Conservatório UFMG a partir do dia 07 de fevereiro de 2019. 
As apresentações serão gratuitas ao público e os dias oferecidos são as quintas-feiras, às 19h30, de março a julho de 2019 

Informações completas no site do Conservatório UFMG: https://goo.gl/DyV7u1

Choro da Mercearia reúne associados do Clube do Choro, em Santa Tereza.


Hoje é dia da tradicional Roda de Choro da Mercearia que tem início às 19 horas, no Botequim do Walter.
O grupo é formado por nomes de destaque do choro belorizontino. Semanalmente, os associados ao Clube do Choro de BH, Silvio Carlos no violão 7 cordas e José Carlos Choairy no cavaquinho, se reúnem a outras feras como o cavaquinista Eduardo Macedo, o bandolinista Marcos Ruffato, a flautista Raissa Anastásia e o pandeirista Daniel Guedes para promover uma roda de primeira grandeza no bairro de Santa Tereza. Programe-se.

SERVIÇO
Roda de Choro da Mercearia
Data: 27 de novembro 2018 (terça)
Horário: 19 horas
Local: Butiquim do Walter - Rua Mármore, 181- Bairro Santa Tereza - BH

Isto é Nosso toca hoje no São Bento

O Conjunto Isto é Nosso é a atração da noite no Do Chef Espetos. Levando uma roda de Choro de alta qualidade para a calçada do espaço que fica no bairro São Bento,Thiago Balbino no bandolim, Gustavo Monteiro no violão de 7 cordas, Artur Pádua no violão, Daniel Nogueira no cavaquinho e Ronaldo Pereira no pandeiro oferecerem ao público um repertório de alta qualidade com um estilo muito peculiar de interpretação. Programe-se e chame os amigos.


SERVIÇO
Roda de Choro com o Conjunto "Isto é Nosso"
Datas: 27 de novembro 2018 (terça-feira)
Horário: 19 horas
Local: Do Chef Espetos São Bento
Endereço: Av. Cônsul Antônio Cadar, 122 - Bairro São Bento
Informações: (31)8496-10602

26 de novembro de 2018

Série Vertentes: VII Mostra de Percussão da UFMG tem concerto de abertura nesta segunda.


A Série Vertentes apresenta, na última semana de cada mês, um evento de 3 dias com concertos, debates, palestras e oficinas relacionados a uma corrente musical específica. Durante cada uma das suas edições professores da UFMG, professores de outras universidades brasileiras, convidados locais, nacionais e, em alguns casos internacionais se encontrarão para trocar ideias, apresentar concertos, oficinas e participar de debates em torno de uma vertente musical escolhida para a ocasião. 

O tema de novembro é a percussão. Entre os dias 26 e 28 de novembro será realizada a VII Mostra de percussão da UFMG, evento que celebrará os 20 anos do Grupo de Percussão da UFMG. 
Nos três dias do evento, teremos a realização de 3 concertos, com a participação do Grupos de Percussão da UFMG atual (e de antigos integrantes), dos grupos da UFOP, UFSJ e do CEFAR. 

O evento se encerrará no dia 28 com concerto do Pandeiro-Repique Duo, do Rio de Janeiro, que se apresentará pela primeira vez em Belo Horizonte. Além dos concertos, no dia 27 e 28 à tarde serão realizados diversos workshops e palestras relacionados a percussão com músicos de destaque em Belo Horizonte, como Werner Silveira, Ricardo Passos, Mamour Ba e Rafael Leite.

Confira a programação da VII Mostra de Percussão da UFMG:

DIA 26 de novembro
19h30: Concerto do Grupo de Percussão da UFMG celebra seus 20 anos. 

DIA 27 de novembro
14h15: "Além da partitura: A percussão na orquestra"com Werner Silveira 
15h30: “O konnakol e sua aplicação na percussão universal” com Ricardo Passos
16h45: Workshop com Pandeiro-Repique Duo
19h30: Concerto Coletivo (UFMG, UFOP, UFSJ, Cefart). 

DIA 28 de novembro
15h30: Workshop com Rafael Leite (percussão cubana e brasileira)
17h30: "Conversas Rítmicas- Suas Linguagens Fonéticas" - Percussão africana com Mamour Ba; - 19h30: Concerto com Pandeiro Repique Duo.


SERVIÇO
SÉRIE VERTENTES VII Mostra de Percussão da UFMG 
Data: 26 a 28 de novembro de 2018 
Horários: confira programação acima
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG 
Entrada franca. 
Info: 3409-8300 

23 de novembro de 2018

Bloco do Alfredim convida os chorões para o próximo ensaio.

O Bloco do Alfredin, que propõe levar o Choro para as ruas de BH, durante o Carnaval de 2019, faz semanalmente seus ensaios abertos. 
E no próximo domingo (25), o  grupo se encontra na Praça São Francisco das Chagas, no bairro padre Eustáquio, das 11 às 13 horas.
Músicos ou não são muito bem vindos já que o bloco tem proposta inclusiva e didática.
O organizadores convidam a todos e, em caso de chuva, o ensaio fica automaticamente adiado para o próximo domingo. Programe-se.

Regional da Serra em 2ª edição da roda de choro no Brasil 41.


Formado pelos jovens músicos mineiros Daniel Toledo (violão sete cordas); Pablo Dias (cavaquinho); Daniel Nogueira (pandeiro), Pedro Alvarez (flauta) e Thiago Balbino ( bandolim), o Regional da Serra é uma das referências da nova geração de chorões da capital mineira e vem garantindo muito sucesso nas rodas que promove pela cidade. 
Hoje, a partir das 19 horas, o grupo faz a segunda edição da Roda de Choro no Brasil 41, O evento é resultado do grande sucesso da edição anterior. A roda tem a proposta de se instalar no bar semanalmente e criar mais um reduto do choro para os amantes deste gênero musical. Programe-se, prestigie o grupo e curta um chorinho da melhor qualidade.

SERVIÇO
Roda de Choro com Regional da Serra
Data: 23 de novembro (sexta)
Horário: 19 horas
Local: Bar Brasil 41 - Avenida Brasil, 41 - Santa Efigênia - BH 
Couvert: contribuição espontânea para a caixinha dos músicos


22 de novembro de 2018

Quinta tem Chorinho na Sapucai.

Hoje, a partir das 19h30 o gênero mais autêntico brasileiro toma conta do Botequim Sapucai, em Santa Tereza. O espaço oferece um ambiente aconchegante e um cardápio gastronômico diversificado. E tudo isto com Chorinho fica ainda melhor! Programe-se.

SERVIÇO
Chorinho no Bar Sapucai
Data: 22 de novembro - quinta-feira
Horário: 19h30
Local - Bar Sapucai - Rua Sapucaí 523, bairro Floresta - BH
Couvert: R$5,00 (opcional)
Informações: (031)25168801
fecebook/botequimsapucai

Choro Nosso esquenta a noite no bairro da Graça.

Nesta quinta, a tradicional roda de Choro do grupo "Choro Nosso" volta para esquentar a noite no bairro da Graça. Marcela Nunes na flauta, Daniel Guedes no pandeiro e Renato Muringa no cavaquinho garantem um repertório de primeira. Programem-se.


Serviço
Choro Nosso - Roda de Choro
Data: 22 de novembro (quinta)
Horário: 19 horas
Local: O Muringueiro - Rua Juacema, 416- Bairro da Graça
Reservas e informações: (31) 99319-5525

20 de novembro de 2018

Chorinho com "Isto é Nosso" na calçada do Do Chef Espetos.

O Chorinho será a trilha sonora desta terça, também no bairro São Bento. A partir das 19 horas, a roda comandada pelo Conjunto Isto é Nosso acontece na calçada do Do Chef Espetos. 
O grupo que se destaca no cenário de Belo Horizonte, pela maneira peculiar de executar o Choro, promete muita qualidade no repertório. Vale conferir.


SERVIÇO
Roda de Choro com o Conjunto "Isto é Nosso"
Datas: 20 de novembro 2018 (terça-feira)
Horário: 19 horas
Local: Do Chef Espetos São Bento
Endereço: Av. Cônsul Antônio Cadar, 122 - Loja. 1 - São Bento
Informações: (31)8496-1060

Roda de Choro da Mercearia recebe convidados especiais.


Além dos chorões Raissa Anastásia, Marcos Ruffato, Eduardo Macedo e Daniel Guedes que semanalmente garantem o melhor do Chorinho no Butiquim do Walter, hoje a Roda de Choro da Mercearia vai contar com convidados especiais. A norte americana, Rebecca Kleinmann chega com André Milagres e José Carlos Choairy para abrilhantar ainda mais a noite em Santa Tereza. Não perca. 


SERVIÇO
Roda de Choro da Mercearia
Data: 20 de novembro 2018 (terça)
Horário: 19 horas
Local: Butiquim do Walter - Rua Mármore, 181- Bairro Santa Tereza - BH

19 de novembro de 2018

Chorinho na Fazenda

O instrumentista Aloízio Horta é a atração da próxima quinta-feira, do Festival Bar em Bar - Circuito de Choro nos Bares. Horta se apresenta na Cafeteria da Fazenda, localizada no bairro Anchieta, a partir das 19h45. 
Programe-se e chame os amigos para curtir uma boa música e provar o prato que é a especialidade da casa: Comida de Vó (carne seca, feijão andú, fubá suado e taioba). 

SERVIÇO
Festival Bar em Bar - Circuito de Choro nos Bares apresenta:  Aloizio Horta
Data: 22 de Novembro 2018 
Horário: 19h45
Local: Cafeteria da Fazenda - Rua Montes Claros, 752 - Anchieta
Informações: (31) 3324-7774

18 de novembro de 2018

"Choro & Cia - Música Instrumental do Brasil" celebra hoje o centenário do violonista carioca, Dino Sete Cordas.

Neste domingo, o programa "Choro & Cia - Música Instrumental do Brasil" apresenta uma homenagem ao o violonista carioca, Dino Sete Cordas, celebrando o centenário deste que foi um dos grandes mestres da música brasileira. A homenagem conta com a ilustre participação de Raphael Rabello e vai ao ar às 19 horas.

Dino Sete Cordas.
Horondino José da Silva era o nome verdadeiro de Dino Sete Cordas. O apelido surgiu em 1954, quando ele mandou fazer o seu primeiro violão de sete cordas, tornando-se um dos pioneiros do gênero no Brasil. O músico acompanhou nomes da era do rádio, como Orlando Silva e Carmem Miranda, e produziu discos de Elis Regina, Clara Nunes, Noel Rosa e Pixinguinha. Dino foi convidado por Jacob do Bandolim, na década de 60, para fazer parte do conjunto de choro Época de Ouro, que existe até hoje.

O programa, com produção e apresentação do prof. José de Almeida Amaral Júnior, procura em suas audições semanais fornecer as informações possíveis sobre as gravações destacadas, respeitando assim o trabalho dos músicos - que muitas vezes visitam o estúdio - bem como a curiosidade dos ouvintes. 

"Choro e Cia - Música Instrumental do Brasil" vai ao ar todo domingo, às 19 horas, com reapresentações às terças feiras e quintas feiras, no mesmo horário pela Web Rádio Casileoca via Internet e aplicativos de Celulares para todo o mundo. Não perca.

Web Rádio Casileoca (Santana - São Paulo)
Domingo - 19 horas
Reapresentações: Terças e Quintas feiras - 19 horas


14 de novembro de 2018

Choro Amoroso pra ficar Odara.



O Odara promove todo terceiro sábado do mês uma roda de Chorinho, como forma de fomentar a difusão deste gênero genuinamente brasileiro. No próximo dia 16, a roda que acontece a partir das 17 horas, no bairro União, será comandada pelos músicos Túlio Araújo (pandeiro), Pablo Malta (ukulele baixo), Augusto Cordeiro (violão), Pablo Dias (cavaco) e Bruno Teixeira (flauta).
Os ingressos já podem ser adquiridos antecipadamente pelo site: https://web.lets.events/e/chorinho-pra-ficar-odara-2/ Programe-se.

SERVIÇO:
Chorinho pra ficar Odara apresenta: Túlio Araújo e o Choro Amoroso
Data: 17 de novembro 2018 (sábado)
Horário: 17 horas
Local: Odara - Rua Arthur Sá, 380 - Bairro União - BH
Couvert: antecipado pelo site R$5,00, no dia do evento: R$10,00

13 de novembro de 2018

Isto é Nosso na Terça do Chorinho

O Conjunto toca a partir das 19 horas

O Conjunto "Isto é Nosso" é a atração da noite no Do Chef, espaço localizado no bairro São Bento.
A roda acontece a partir das 19 horas com Thiago Balbino no bandolim, Gustavo Monteiro no violão de 7 cordas, Artur Pádua no violão, Daniel Nogueira no cavaquinho e Ronaldo Pereira no pandeiro. Programe-se e chame os amigos.

SERVIÇO
Roda de Choro com o Conjunto "Isto é Nosso"
Datas: 13 de novembro 2018 (terça-feira)
Horário: 19 horas
Local: Do Chef Espetos São Bento
Endereço: Av. Cônsul Antônio Cadar, 122 
Informações: (31)8496-10602

10 de novembro de 2018

"Piano e Primórdios" é o próximo episódio do Brasil Toca Choro.

O programa "Brasil Toca Choro", produção original da TV Cultura, exibe neste domingo, às 11 horas, o seu segundo episódio. Intitulado "Piano e Primórdios" o programa trará entre os compositores em destaque, a maestrina Chiquinha Gonzaga.
O programa que estreou este mês, traça um panorama histórico do primeiro gênero da música urbana tipicamente brasileira, contando com a participação dos mais virtuosos e criativos intérpretes do gênero. Dessa forma, diferentes gerações e estilos se encontram para trazer versões autênticas do choro. Com arranjos inéditos e múltiplas formações, eles vão do regional tradicional à Big Band. A atração vai ao ar todos os domingos pela TV Cultura, também no YouTube e no aplicativo Cultura Digital, com horário alternativo às terças-feiras, às 22h30.

SERVIÇO 
Data: 11 de novembro (domingo)
Exibição Domingos, às 11h
Horário alternativo: terças-feiras, às 22h30
Canais de transmissão: TV Cultura,
Youtube e aplicativo  Cultura Digital.

Assista as imagens do programa de estreia. 
Música "Um a Zero" de Pixinguinha e 
Benedito Lacerda interpretada no programa por: 
Fábio Torres no piano, Paulo Paulelli no contrabaixo, 
Edu Ribeiro na bateria, Nailor Proveta no Clarinete e 
Hamilton de Holanda no Bandolim.



















9 de novembro de 2018

Regional da Serra toca logo mais, garantindo o Choro da sexta.


Logo mais, o Regional da Serra faz sua roda de Choro. A partir das 19h30 tem Chorinho soando afinado no DoBeer, um local para também saborear cervejas artesanais.
Formado pelos jovens músicos mineiros Daniel Toledo (violão sete cordas); Pablo Dias (cavaquinho); Daniel Nogueira (pandeiro) e Pedro Alvarez (flauta) o grupo é uma das referências da nova geração de chorões da capital mineira. 
Criado no final de 2016 com o intuito de difundir clássicos do Choro e do Samba da velha guarda, o Regional da Serra se apresenta em bares da capital e tem seu reduto no bairro da Serra, local que carrega em seu nome. Programe-se e chame os amigos.

SERVIÇO
Roda de Choro com Regional da Serra
Data: 9 de novembro 2018 (sexta)
Horário: 19 horas
Local: Do Beer - Rua Cícero Ferreira, 99 - Bairro da Serra - BH
Informações: (31) 3785-7374

Chorinho na Serra com uma turma da pesada.

O Chorinho na Serra está de volta pra ficar e neste sábado (10) acontece a partir das 17 horas, no Golden Serra. Programe-se para chorar com este regional da pesada: Daniel Toledo (violão sete cordas); Pablo Dias (cavaquinho); Daniel Nogueira (pandeiro), Pedro Alvarez (flauta) e o bandolinista convidado, Thiago Balbino. Programe-se



SERVIÇO
Roda de Choro com "Chorinho da Serra"
Data: 10 de novembro 2018 (sábado)
Horário: a partir das 17 horas
Local: Golden Serra - Rua Palmira, 669 - Bairro da Serra - BH
Informações: (31) 9889-6060

Bloco do Alfredin faz novo ensaio para levar o Choro para o Carnaval .


Nascido como uma manifestação carnavalesca da Roda do Padreco, mantida pelos estudantes da UEMG que tocam em espaços do bairro Padre Eustáquio, o Bloco do Alfredin surgiu neste ano e pretende levar o gênero e as boas energias do Choro para as ruas, no próximo carnaval.

Reafirmando o compromisso da educação musical e da diversidade, o bloco prega o amor à música brasileira e reinventa a perspectiva da música de Choro. Adota um repertório com arranjos que valorizam os ritmos do pandeiro e apresenta uma proposta com caráter inclusivo, se dispondo a acolher em sua formação, músicos ou não. 

O Bloco do Alfredin convida a todos para o 6º ensaio que acontece no próximo domingo (11), das 10 às 13 horas, agora em novo local: Praça São Francisco das Chagas, bairro Carlos Prates (Rua Padre Eustáquio, próximo ao número 676).  É só chegar.

SERVIÇO
Ensaios do Bloco do Alfredin
Data: 11 de novembro (domingo)
Horário: das 10 às 13 horas
Local: Praça São Francisco das Chagas, bairro Carlos Prates (Rua Padre Eustáquio, próximo ao número 676)
Entrada: franca

8 de novembro de 2018

Angelo Zaniol lança canal no Youtube para divulgar sua rica pesquisa musical, suprindo a lacuna deixada pela forçada extinção do seu website.

Print página do Canal Angelo Zaniol no Youtube
O italiano Angelo Zaniol é professor universitário, historiador, organólogo, compositor, arranjador, instrumentista, desenhista, artista plástico e luthier, e para nossa felicidade, apaixonado pelo Brasil. Por aqui, ele aportou em 1995 e, desde então, vem se dedicando à música brasileira, em trabalhos de diferentes formatos. Entre eles, como webmaster do recém-extinto site www.joaopernambuco.com, lançado oficialmente em 16/10/2007, no dia/mês do falecimento de João Pernambuco, e em celebração ao 60º aniversário da morte deste importante, mas até então pouco difundido compositor brasileiro. No entanto, para nossa infelicidade, apreciadores e seguidores do website, e de outros que estavam por descobri-lo, a página que já contava 11 anos de riquíssimo material disponibilizado por Zaniol teve que ser extinta. O refinado musicista italiano se viu obrigado a encerra-la, em decorrência da ação irresponsável de marginais.   

Para continuar a divulgar sua rica obra musical, constituída por composições próprias (com destaque para os Choros), arranjos e resgate (transcrições e edições) de obras antigas, Angelo Zaniol acaba de criar um canal no YouTube, cujo conteúdo ele gostaria de compartilhar com os músicos brasileiros, particularmente com os chorões de Minas Gerais, onde esteve por sua passagem pelo Brasil e onde compôs amizades afinadas.

Angelo Zaniol, em sua residência (Castelfranco Veneto, 1994),
manuseando o cavaquinho que construiu.
Foto: "Histórias do Choro"
Amizade ítalo-brasileira

Em Belo Horizonte, Zaniol fez grandes amigos. Entre eles, o médico, pesquisador e músico Luiz Otávio Savassi. 
Sócio, desde 2006, e membro do Conselho Deliberativo do Clube do Choro de BH, Luiz Savassi assinou de agosto de 2013 a dezembro de 2015, a Coluna bimestral "Histórias do Choro" que deu origem à obra literária impressa "Histórias do Choro: Crônicas reunidas", lançada em maio de 2016, durante as celebrações dos 10 anos do Clube . 
Entre estas crônicas, inclui-se "Um encontro improvável" (págs. 35-48), dedicada pelo autor ao amigo Zaniol, relatando uma história de amizade, pautada pela excelência da música. A crônica foi pre-lançada neste blog, em dezembro de 2013, e continua disponível para leitura.
Em seu atual Canal no Youtube, Zaniol faz menção ao livro "Histórias do Choro: Crônicas reunidas". No videoclipe “Renda de Notas”, ele interpreta o Choro que compôs em homenagem ao saudoso Altamiro Carrilho e, no videoclipe “Cavaquinho Feiticeiro”, ele interpreta o Choro que compôs em homenagem ao exímio cavaquinista Ausier Vinícius, que conheceu por intermédio de Luiz Otávio Savassi, quando esteve em BH no ano de 1995 e hospedou-se na residência do amigo. As reverências amistosas incluem também o videoclipe com o arranjo que Zaniol fez para uma valsa de autoria de Luiz Otávio Savassi, "Rua Tuiuti", dedicada à esposa Ana Maria (o título da valsa refere-se à rua homônima do Bairro Padre Eustáquio, onde Ana Maria residia quando o autor a conheceu) e o videoclipe referente à composição "Escala Real", dedicada à família do amigo brasileiro.

Com mais de 80 anos, Angelo Zaniol continua apaixonado pela música brasileira e contribuindo ricamente para sua difusão. Pela sua importância, o trabalho de Zaniol merece ser compartilhado por todos. Acesse e inscreva-se em seu Canal. Manifeste-se enviando mensagens para o musicista, nesse retorno tão importante para ele e todos nós. (As eventuais mensagens podem ser redigidas em português).

O Chorinho invade o Restaurante do Ano.

Nesta quinta, o Chorinho invade também o Restaurante do Ano. E junto com ele, chega uma turma da pesada: os violonistas Artur Pádua e Gustavo Monteiro, o cavaquinista Daniel Capu, o pandeirista Daniel Nogueira e seus convidados para uma rodada de Choro especial, que começa às 19 horas. Programe-se.

SERVIÇO
Roda de Choro no Restaurante do Ano
Data: 08 de novembro (quinta)
Horário: 19 horas
Local: Restaurante do Ano - Rua Levindo Lopes, 158 - Funcionários -(31) 3327-6766
Couvert artístico: R$10,00

Choro Nosso com tira gosto.

O Choro Nosso, grupo formado por Marcela Nunes na flauta, Daniel Guedes no pandeiro, Renato Muringa no cavaquinho e Silvio Carlos no violão voltam a ser apresentar em sua tradicional roda das quinta-feiras.

O regional se apresenta hoje, a partir das 19 horas, no espaço gastronômico cultural "O Muringueiro", oferecendo ao público, o melhor do Chorinho acompanhado das especialidades gastronômicas da casa. Programe-se.


Serviço
Choro Nosso - Roda de Choro e Samba
Data: 8 de novembro (quinta)
Horário: 19 horas
Local: O Muringueiro - Rua Juacema, 416- Bairro da Graça
Reservas e informações: (31) 99319-5525

7 de novembro de 2018

Evento gastronômico traz de volta à BH, o bandolinista Hamilton de Holanda, em show com entrada franca.


Uma grande festa de lançamento vai dar início ao 12º Festival Bar em Bar, circuito gastronômico realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (ABRASEL-MG), do qual irão participar 35 estabelecimentos da capital mineira e interior do estado. 
O evento acontece no dia 10 de novembro, sábado, de 12h às 21h, na Rua Bernardo Mascarenhas, em frente ao Museu Histórico Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Na programação haverá shows com grupos de chorinho de destaque da cidade, enquanto a atração principal é ninguém mais ninguém menos que o renomado músico carioca Hamilton de Holanda.

Conhecido pela imprensa americana como o “Jimmy Hendrix do bandolim”, Holanda é ganhador do prêmio de melhor instrumentista por unanimidade, na única edição e nas duas categorias – erudito e popular, do Icatu Hartford de Artes 2001, o que lhe permitiu viver em Paris por um período de um ano, dando asas internacionais ao seu trabalho.

Além disso está confirmada uma feira de agricultura familiar com barracas de produtos PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e mineiros, espaço kids, cozinha show com o chef Michel Abras, que vai ensinar uma Paella ao vivo, a partir de 13h30, e a presença de 16 bares participantes do Bar em Bar 2018, com os pratos do festival a preço mais baixo.

Os interessados em participar da festa de lançamento podem retirar os ingressos gratuitamente pela internet. No dia do evento também é necessário levar 1kg de alimento não perecível, exceto sal e fubá, que será entregue a organização na entrada.

SERVIÇO
12º  Festival Bar em Bar
Atração principal: Show com o Bandolinista Hamilton de Holanda
Data: 10 de novembro 2018 (sábado)
Horário: 12 às 21 horas
Local: Rua Bernardo Mascarenhas, em frente ao Museu Histórico Abílio Barreto. Bairro Cidade Jardim - Belo Horizonte
Ingressos: gratuitos pela internet pelo link Ingresso Festival de Bar em Bar + 1 kg de alimento não perecível entregue na entrada do evento.

Chorinho Real no Coreto do Jângal.

O bar Jângal tem seu nome inspirado no termo sânscrito que refere-se às regiões mais densas, quase impenetráveis dentro de uma floresta. A mistura de Pub e Beergarden inspira também quem gosta de música boa, comida, bebida e diversão e reúne a moçada semanalmente, num clima alegre para curtir um Chorinho Real. Programe-se.


SERVIÇO
Roda de Choro: "Coreto  - Chorinho Real" 
Data: 07 de novembro (quarta)
Horário: a partir das 18 horas
Local: Jângal Pubgarden - Rua Outono 523, Bairro Cruzeiro - Belo Horizonte
Informações e reservas: (31) 3653-8947

6 de novembro de 2018

TV Cultura reapresenta hoje o primeiro episódio do programa "Brasil Toca Choro".


Quem perdeu o primeiro episódio do Brasil Toca Choro, produção original da TC Cultura que teve sua estreia no ultimo domingo, vai poder assistir a reprise hoje, às 22h30.
Dirigido por Mauricio Valim, o programa dá continuidade ao legado e comprometimento da TV Cultura com a sonoridade, que já vem de longa data.
 Em seu primeiro episódio, o Brasil Toca Choro, apresentado pela atriz Maria Bia, faz uma homenagem ao pai dos chorões, Pixinguinha, que traduziu com a sua música um grande quinhão da alma brasileira. O programa traça um panorama histórico do primeiro gênero de música instrumental urbana tipicamente brasileira, o chorinho, contando, para isso, com a participação dos mais virtuosos e criativos intérpretes do ritmo. Sintonize e curta este excelente programa.

A atração vai ao ar todos os domingos pela TV Cultura, também no YouTube e no aplicativo Cultura Digital, com horário alternativo às terças-feiras, às 22h30.

SERVIÇO
Brasil Toca Choro: Programa de estreia (Reprise)
Data: 6 de novembro,
Exibição: Terça às 22h30 - horário alternativo
Canais de transmissão: TV Cultura, Youtube e aplicativo Cultura Digital.

Choro Amoroso no Café com Letras.

O Projeto musical Choro Amoroso, comandado pelo percussionista Túlio Araújo acontece novamente nesta quarta-feira. Túlio se apresenta a partir das 19h30, no Café com Letras, acompanhado pelos instrumentistas Bruno Teixeira na flauta, Pablo Dias no cavaquinho, Pablo Malta no Ukelelê Bass, Augusto Cordeiro no violão 6 cordas e, nesta semana, com o convidado especial Lucas Telles, no violão 7 cordas. Programe-se.

Serviço
Projeto Choro Amoroso
Data: 07 de novembro (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Café com Letras - R. Antônio de Albuquerque, 781
Informações: (31) 99898-2459
Couvert: contribuição espontânea.

Conjunto Isto é Nosso, com sua maneira peculiar de tocar chorinho, se apresenta hoje.


Terça-feira é dia de Chorinho com o Grupo Isto é Nosso. A roda acontece a partir das 19 horas com Thiago Balbino no bandolim, Gustavo Monteiro no violão de 7 cordas, Artur Pádua no violão, Daniel Nogueira no cavaquinho e Ronaldo Pereira no pandeiro. O grupo que vem se destacando no cenário de Belo Horizonte por cultivar a maneira peculiar de executar o Choro se apresenta no Do Chef Espetos, no bairro São Bento. Vale conferir.




SERVIÇO
Roda de Choro com o Conjunto "Isto é Nosso"
Datas: 06 de novembro 2018 (terça-feira)
Horário: 19 horas
Local: Do Chef Espetos São Bento
Endereço: Av. Cônsul Antônio Cadar, 122 - Loja. 1 - São Bento 
Informações: (31)8496-1060


5 de novembro de 2018

Choro da Mercearia reúne em Santa Tereza amantes do Chorinho e instrumentistas da maior grandeza.

A semana começa sonora. Amanhã, a Roda de Choro da Mercearia se reúne levando para Santa Tereza o melhor do repertório e instrumentistas da maior grandeza: Sílvio Carlos no violão 7 cordas, Raissa Anastasia na flauta, Marcos Ruffato no bandolim, Daniel Guedes no pandeiro e nos cavaquinhos, Zé Carlos Choairy e Eduardo Macedo. A participação especial desta terça será da cantora Giselle Couto. Programe-se para ouvir muita música boa e nas melhores companhias.

SERVIÇO
Roda de Choro da Mercearia
Data: 06 de novembro 2018 (terça)
Horário: 19 horas
Local: Butiquim do Walter - Rua Mármore, 181- Bairro Santa Tereza - BH

2 de novembro de 2018

TV Cultura estreia "Brasil Toca Choro" no próximo domingo. Programa de estreia traz em destaque o mestre Pixinguinha.


As manhãs de domingo agora não serão mais as mesmas. Os amantes do Chorinho tem agora uma nova programação dedicada a este gênero musical. A TV Cultura lança a partir do próximo domingo (4), às 11 horas, o mais novo programa original da emissora , o Brasil Toca Choro. O programa oferece seu début a um dos mestres do choro: Pixinguinha, que traduziu com a sua música um grande quinhão da alma brasileira. 

Composto por 13 programas temáticos de uma hora cada, o Brasil Toca Choro traça um panorama histórico do primeiro gênero da música urbana tipicamente brasileira, contando, para isso, com a participação dos mais virtuosos e criativos intérpretes do gênero. Dessa forma, diferentes gerações e estilos se encontram para trazer versões autênticas do choro. Com arranjos inéditos e múltiplas formações, eles vão do regional tradicional à Big Band.

Dirigido por Mauricio Valim, o programa dá continuidade ao legado e comprometimento da TV Cultura com a sonoridade, que já vem de longa data. Em 1974, a emissora produziu com o Conjunto Atlântico O Choro das Sextas-Feiras, que ganhou o Prêmio APCA. Desde então, também foram ao ar programas como A Noite do Choro e A Alegria do Choro.

A atração vai ao ar todos os domingos pela TV Cultura, também no YouTube e no aplicativo Cultura Digital, com horário alternativo às terças-feiras, às 22h30.

SERVIÇO
Brasil Toca Choro: Programa de estreia
Data: 4 de novembro, 
Exibição Domingos, às 11h
Horário alternativo: terças-feiras, às 22h30
Canais de transmissão: TV Cultura, Youtube e aplicativo Cultura Digital.


1 de novembro de 2018

Chorinho para apreciar sem moderação.


Quinta também é dia de Choro na Savassi. A partir das 19 horas, um grupo seleto de Chorões traz os clássicos para a calçada Musical do Redentor, garantindo a melhor música para ser apreciada sem moderação. Programe-se e reúna os amigos.


SERVIÇO
Roda de Choro no Bar Redentor
Data: 01 de novembro (quinta)
Horário: a partir das 19 horas
Local: Rua Fernandes Tourinho, 500
Couvert artístico: R$5,00
Informações: (31) 3284-1175

Novembro começa afinado, com Choro Nosso na roda.


O Mês de Novembro começa afinado e com muito Chorinho. Hoje é dia de Choro Nosso na roda. A partir das 19 horas, Marcela Nunes na flauta, Daniel Guedes no pandeiro, Renato Muringa no cavaquinho e Silvio Carlos no violão se apresentam no espaço gastronômico cultural "O Muringueiro", localizado no bairro da Graça. 
Programe-se. 


SERVIÇO
Roda de Choro com o grupo Choro Nosso
Data: 01 de novembro (quinta)
Horário: 19 horas
Local: O Muringueiro. Rua Juacema, 416. Bairro da Graça. Belo Horizonte
Informações e reservas: 99139-5525