SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

26 de julho de 2018

Projeto Beco do Choro chega como um ótimo programa dominical


As manhãs de domingo ganharam um novo sabor com o Projeto Beco do Choro. Com um grupo formado basicamente pelo regional do Salomão e seus convidados, o chorinho dominical chega ao bairro das Mangabeiras das 10h30 às 13h30, no espaço "Tua Pizza". O cardápio musical oferece o melhor dos Choros, incluindo alguns pouco conhecidos, mas de grande qualidade. Já o gastronômico, oferece pizzas de sabores afinados. Programe-se e chame os amigos para um rodízio de Choros.

Serviço
Projeto Beco do Choro
Data: 29 de julho 2018
Horário: 10h30 às 13h30
Local: Tua Pizza Mangabeiras - Av. Bandeirantes, 1299 - Mangabeiras -BH
Informações: (31)2510-4410

20 de julho de 2018

Roda de Choro de despedida da Digi acontece neste sábado.



Neste sábado (21) a "Roda de Samba e Choro de despedida da Digi" acontece a partir das 13 horas, no espaço de cultura A Casa, localizado no bairro Santa Efigênia. O evento é uma promoção do Projeto Juventino Dias e Cia. Programe-se

SERVIÇO
"Roda de Samba e Choro de despedida da Digi"
Data: 21 de julho (sábado)
Horário: a partir das 13 horas
Local A Casa de Cultura - Rua Padre Marinho, 30 - Santa Efigênia.
Entrada: R$15,00
Informações: (31) 3141-2979 - contato@acasadecultura.com.br

19 de julho de 2018

QUINTA COM CHORO NOSSO.


Logo mais, a partir das 19 horas, o grupo Choro Nosso esquenta a noite desta quinta no O Muringueiro. Programe-se.

SERVIÇO
Roda de Choro com o grupo "Choro Nosso"
Data: 19 de julho (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: O Muringuerio - Rua Juacema, 416 - Bairro da Graça - BH
Informações: (31)99319-5525

Clube do Choro de Belo Horizonte publica edital de convocação para eleições 2018.

Conforme anunciado em nossa Carta Relatório deste mês de julho, o Clube do Choro de BH está  divulgando as providências necessárias à realização das eleições, para o triênio 2019/ 2021, da Diretoria e Conselho Consultivo do nosso clube.


Os atos deverão obedecer os prazos fixados na IIº Alteração Estatutária, realizada em 10/10/2010, e se realizarão conforme especificado no calendário ao lado.

Os candidatos poderão, após o registro de sua chapa, utilizar este blog para divulgarem as suas propostas, bastando para tanto entrar em contato através do email clubedochorobh@clubedochorodebh.com.br

Confira através dos links abaixo, o regulamento, o calendário, bem como o modelo para o registro de chapa para a disputa.




18 de julho de 2018

"FESTA NO INTERIOR - HORA DO COROA AO VIVO" EM BETIM


Acir Antão. Crédito: Samuel Gê
No próximo domingo, 22 de julho, o projeto "Festa no interior - Hora do Coroa ao vivo", em sua terceira edição, chega à cidade de Betim. O palco montado na Praça Milton Campos receberá diversas atrações musicais e a apresentação desta imperdível programação será do comunicador Acir Antão, que empresta sua voz e talento a este famoso programa radiofônico dominical há mais de 30 anos. Este espetáculo com acesso gratuito traz a feliz união da boa música brasileira aliada a saborosa prosa mineira, dos costumes, tradições e histórias.

Durante muito tempo, o rádio era o maior meio de entretenimento do pais. Nesta "era do rádio", os programas de musica nos auditórios eram sucesso absoluto. Com o advento da televisão, esta fórmula, modificada, teve sua importância, vindo a decair, principalmente pelo seu alto custo e evoluções tecnológicas. Entretanto, este tipo de atração se mantem vivo e com muito sucesso e público. Uma prova disto é que, muitas pessoas ligam para participar, todo domingo, para a emissora de rádio que transmite o programa radiofônico Hora do Coroa, pedindo uma música determinada, pedindo que transmita um abraço, informando que está ouvindo o programa, fazendo críticas e sugerindo pauta. 
O projeto "Festa no interior - Hora do Coroa ao vivo" é a possibilidade de levar este clima a diversas cidades do interior, bem como da periferia de Belo Horizonte, onde em praças públicas, em vários locais do estado, serão realizadas uma edição do programa, no seu formato original. A boa musica brasileira aliada a saborosa prosa mineira, resultarão, por certo, em verdadeira aula cultural sobre a música brasileira, dos costumes, tradições e histórias ímpares sobre o tema. 

AS ATRAÇÕES

A duração do show é a mesma do programa dominical Hora do Coroa: das 9 às 13 horas. No decorrer deste tempo, estarão no palco além do locutor, animador e cantor Acir Antão, os grupos de Choro do Clube do Choro de Belo Horizonte e o Clube do Choro de Betim. Também presentes, abrilhantando mais a festa, os cantores Juninho Braga e Giselle Couto. 

 CLUBE DO CHORO DE BELO HORIZONTE 

Clube do Choro de BH - Foto: Paulo Ramos
O grupo musical Clube do Choro de Belo Horizonte é integrado por sócios instrumentistas e, nos 12 anos de existência, conquistou seu lugar no cenário cultural e musical de Minas Gerais.
Nesta apresentação sobem ao palco Hélio Pereira no bandolim, José Cícero no acordeon, Frederico Lazarini no pandeiro e voz, Juliana D´Avila na flauta e voz, Nilton de Assis e Antônio Cícero na percussão, Geraldo Magela no violão de sete cordas e  Robson do Rosário no cavaquinho.
No repertório, o grupo trará o melhor da música popular brasileira, interpretada com inspiração e técnica. 
O artista convidado, também sócio do Clube e natural de Betim será o trombonista Marcelo Ribeiro, o popular Marcelão, cujas apresentações se caracterizam pela pegada do Choro tradicional, com toda sua síncope e malícia. 

CLUBE DO CHORO DE BETIM 

O Clube do Choro de Betim é um grupo de Choro e de samba que há mais de dez anos vem participando ativamente de projetos relacionados à música brasileira. Formado pelos instrumentistas Marcos Flávio (trombone), Dudu Braga (cavaquinho), Juninho Braga (voz), Ramon Braga (pandeiro), Henrique Martins (violão 7 Cordas), Cleidiano Machado (cavaquinho) e Marcelo Batista (trombone), o grupo realiza um trabalho de formação e difusão da cultura brasileira através da música através de cursos, oficinas, workshops e apresentações na cidade de Betim e região, tendo já formado vários músicos na cidade que hoje seguem carreira na área artística. 
Com um repertório dançante e variado, que vai das gafieiras e marchinhas à bossa nova e música regional, o grupo tem como integrantes músicos gabaritados que carregam em seus currículos apresentações na Espanha, França, Suíça, Nova Zelândia e Argentina. 

O Projeto Festa no Interior - Hora do Coroa ao vivo é uma realizado através da LEI ESTADUAL DE INCENTIVO A CULTURA DE MINAS GERAIS – CA 1865/001/2017 e Apoio Cultural do Banco BMG S/A, Funarb e Prefeitura Municipal de Betim.

SERVIÇO
Festa no Interior - Hora do Coroa ao vivo
Data: 22 de Julho 2018 (Domingo)
Hora: a partir das 9h30
Local: Praça Milton Campos - Betim - MG
Informações – (31) 3422 4433
Acesso gratuito 

12 de julho de 2018

Renato, Marcela, Silvio e Camargo fazem o Choro Nosso desta quinta.


Dando continuidade à programação musical do Muringueiro, o espaço recebe hoje o grupo Choro Nosso que terá em sua formação os músicos Renato Muringa no bandolim, Marcela Nunes na flauta, Sílvio Carlos no violão e Camargo no pandeiro. A roda está programada para as 19 horas. 
Programe-se.


SERVIÇO
Roda de Choro com o grupo "Choro Nosso"
Data: 12 de julho (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: O Muringuerio - Rua Juacema, 416 - Bairro da Graça - BH
Informações: (31)99319-5525

10 de julho de 2018

Roda do Padreco fecha o semestre com muito Choro e alegria.


A Roda do Padreco é formada pelos alunos da Escola de Música da UEMG que se reúnem em bares da região do Padre Eustáquio. Além de homenagear o Choro, o objetivo da "Roda do Padreco" é reunir os amigos em torno da música, amigos que se veem pouco durante a semana, mas que têm na roda aberta uma oportunidade de se encontrar, tocar juntos e confraternizar. 

Nesta sexta, 13 de julho a roda acontece a partir das 19 horas para fechar com Choro e muita alegria o primeiro semestre. O grupo se reúne no Lobo Guará, espaço localizado à Rua Padre Eustáquio, 1948. Programe-se.

SERVIÇO
Roda do Padreco - Fechando o Semestre!
Data: 11 de maio (sexta)
Horário: 19 horas
Local: Lobo Guará - Rua Padre Eustáquio, 1948 - Bairro Padre Eustáquio
Maiores informações: https://www.facebook.com/rodapadreco/

9 de julho de 2018

Conjunto Isto é Nosso garantindo o Chorinho nesta terça.


O Conjunto Isto é Nosso continua garantindo o Chorinho todas as terças, no Do Chef São Bento. 
Formado pelos músicos Thiago Balbino (bandolim), Gustavo Monteiro (violão 7 cordas), Artur Padua (violão), Daniel Nogueira (cavaquinho), Ronaldo Pereira (pandeiro) e Pedro Alvarez ( flauta), o grupo vem se destacando no cenário de Belo Horizonte por cultivar a maneira peculiar de executar o Choro. Em seu repertório, o conjunto rende homenagens aos grandes mestres, como Pixinguinha e Jacob do Bandolim. Programe-se.

SERVIÇO
Roda de Choro com o Conjunto "Isto é Nosso"
Datas: 10 de julho (terça-feira)
Horário: 19 horas
Local: Do Chef Espetos São Bento
Endreço: Av. Cônsul Antônio Cadar, 122 - Lj 1 - São Bento -Belo Horizonte
Informações: (31)8496-1060

6 de julho de 2018

O maior prêmio de violão popular do Brasil na atualidade tem inscrições abertas.


O Prêmio Chico Mário de Violão, o maior Prêmio de Violão Popular do Brasil na atualidade, tem o intuito de valorizar o trabalho de músicos e instrumentistas que se dedicam ao instrumento musical mais consumido do País, o violão, e celebrar a obra do compositor mineiro Chico Mário, expoente da música instrumental nacional e pioneiro da produção de discos independentes. 
O concurso irá selecionar até 12 músicos, a partir de 16 anos e de qualquer nacionalidade, que concorrerão a cinco prêmios em dinheiro e, para o primeiro colocado, um violão Yamaha Silent SLG200N, entregues na Etapa Final, disputada na Cerimônia Oficial do Prêmio.
As inscrições são gratuitas e o período vai de 2 a 20 deste mês. Conheça  o regulamento e faça sua inscrição. 

5 de julho de 2018

Virtuoso percussionista Gustavo Bali (SP) chega a BH para único workshop de Pandeiro, sábado no bairro Carlos Prates.

Gustavo Bali - Foto: divulgação
O Pandeiro Club, em parceria com o Trovão das Minas e Baque de Mina, apresenta o workshop de pandeiro com o percussionista Gustavo Bali.

Guga, como gosta de ser chamado, reside em São Paulo, estará em Belo Horizonte por um curto período de tempo e aproveitará a oportunidade para passar um pouco do seu conteúdo exclusivo e único. Bali é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores pandeiristas do mundo na atualidade, com um profundo conhecimento de escolas com o Choro, o Baião e o Samba, além de uma vasta experiência em ritmos sulistas como a Chacarêra. É fundador do Código Ternário, um dos maiores trios instrumentais do país, juntamente com os explosivos Carrapicho Rangel e Cesar Roversi. Acabaram de lançar o segundo álbum, onde convidam o também incrível gaitista Gabriel Grossi.

SERVIÇO
Workshop de pandeiro com Gustavo Bali
Data: 7 de julho (sábado)
Horário: 15 às 18 horas
Local: Centro Cultural Gonguê - Rua Patrocínio, 189 - Carlos Prates, BH
Investimento: R$ 40,00 por pessoa - Pagamento na hora, em cash ou cartão (débito/crédito)
Inscrições e informações: (31) 99898-2459


Chorinho das 4:20 é a nova atração quinzenal nas tardes de sábado.


A Roda de Choro da Mercearia continua sua itinerância e chega agora, quinzenalmente, à Savassi. Neste sábado (7), o grupo terá em sua formação os instrumentistas Marcos Ruffato, Du Macedo, Mariana Brueckers, Sérgio Rodrigo e Daniel Guedes que se apresentam a partir das 16h20, na Growleria de Arte. Programe-se.

SERVIÇO
Roda de Choro da Mercearia 
Data: 7 de julho - sábado 
Horário: 16h20
Local: Growleria de Arte - Rua Sergipe, 629 - Savassi
Informações: (31) 98462-5456



CHORO NOSSO NA RODA.


A roda "Choro Nosso" acontece novamente nesta quinta, 5 de julho. O Muringueiro recebe destaques do Choro belorizontinho para execução de um grande repertório que vai agradar os amantes do gênero. O evento acontece no bairro da Graça e começa às 19 horas. Programe-se. 

SERVIÇO
Choro Nosso - Roda de Choro
Data: 5 de julho (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: O Muringuerio - Rua Juacema, 416 - Bairro da Graça - BH
Informações: (31)99319-5525

4 de julho de 2018

Tem sanfona do Choro: Marcelo Caldi, um dos mais envolventes acordeonistas da atualidade se apresenta em show gratuito.

Marcelo Caldi - Foto: divulgação.
A série BH Instrumental faz uma visita à vizinha Contagem no próximo dia 21 de julho e leva de presente um showzaço daqueles de arrastar o pé. Marcelo Caldi, um dos mais envolventes acordeonistas da atualidade, vem com sua banda para apresentar o espetáculo "Tem Sanfona no Choro", no qual faz uma fusão de gêneros em homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O show tem entrada franca e vai acontecer na Praça da Glória, logo ali no Eldorado. Programe-se.

SERVIÇO
Tem sanfona no Choro - Show com Marcelo Caldi
Data: 21 de julho (sábado)
Horário: 21 horasLocal: Praça da Glória – Eldorado – Contagem/MG
Entrada: gratuita

3 de julho de 2018

Grupo Toca de Tatu se apresenta nesta quarta.


O Toca de Tatu é a atração da noite musical desta quarta (4), no espaço O Muringueiro. 
Formado por Lucas Ladeia (cavaquinho), Abel Borges (percussão), Luísa Mitre (piano) e Lucas Telles (violão 7 cordas), o grupo nasceu em Belo Horizonte, da união destes jovens instrumentistas que têm como proposta construir um trabalho de redescoberta e valorização da música brasileira de todos os tempos, elaborando arranjos e composições próprias. 
O grupo tem como referência primária o Choro e toda a riqueza musical desta linguagem, mas explora outros gêneros da MPB, como o samba, baião, maxixe, valsa e o tango brasileiro.
Programe-se.

SERVIÇO
O Muringueiro apresenta: Grupo Toca de Tatu
Data: 4 de julho (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: O Muringuerio - Rua Juacema, 416 - Bairro da Graça - BH
Informações: (31)99319-5525

Artur Pádua apresenta repertório de Choro tendo como convidados os pernambucanos Rafael Marques e Isadora Melo.


Nesta sexta (06), o violonista Artur Pádua se apresenta na A Casa de Cultura, em um show com repertório de Choros. Ele recebe como convidados o bandolinista Rafael Marques e a cantora Isadora Melo, ambos pernambucanos. O trio executará composições de Rossini Ferreira, Henrique Annes, Capiba e Herondino Silva, entre outros. O show tem início às 22 horas.

Artur é cantor e violonista mineiro, estudou violão com Maurício Carrilho, e destaca-se no atual cenário do choro de Minas Gerais como um dos mais jovens e importantes violonistas. Como intérprete, lançou seu primeiro disco “Campo Aberto”, em 2017. ​

Natural de Recife, o bandolinista Rafael Marques vem se destacando na cena instrumental da música contemporânea em diversos sotaques. Lançou, em 2017, o primeiro trabalho solo, intitulado “Pelas Ruas”, nas plataformas digitais de música. 
Programe-se.

SERVIÇO
Choro com Artur Pádua, Rafael Marques e Isadora Melo
Data: 6 de julho (Sexta)
Horário: 22 horas
Local: A Casa de Cultura - Rua Padre Marinho, 30 - Santa Efigênia - BH
Entrada: R$ 15