SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

30 de março de 2017

Pedacinhos do Céu promove rodas de Choro nesta sexta e sábado.




Nesta sexta (31) e sábado (01), o bar Pedacinhos do Céu promove rodas de Choro com uma turma da pesada. Músicos de altíssimo nível interpretando um repertório que vai de encontro aos nossos corações. 
Programe-se e vá curtir a noite fazendo um programa diferente, acompanhado de saborosas porções e cerveja gelada


SERVIÇO
Roda de Choro no Pedacinhos do Céu
Data: 31 de março (sexta) e 01 de abril (sábado)
Horário: 20h30
Local: Pedacinhos do Céu - Rua Belmiro Braga, 774- Bairro Alto Caiçara. BH

Informações: (31) 3462-2260

29 de março de 2017

Seminário Euro-Brasileiro de Choro começa no próximo sábado. Confira a programação completa.


Belo Horizonte sediará de 1 a 14 de abril, o Seminário Euro-Brasileiro de Choro 2017, com programação no Conservatório UFMG e em outros redutos do chorinho na Capital. 
O evento trará à cidade, intérpretes europeus para conhecer o repertório dos compositores mineiros e, em seguida, poder divulgá-lo na Europa. Para tanto, o programa abordará a prática instrumental em grupos (regional) e individual e promoverá rodas e concertos do mais autêntico gênero musical brasileiro, em diferentes espaços.
As aulas serão ministradas por músicos componentes integrantes de grupos de BH e outras cidades mineiras. Os participantes são profissionais e amadores europeus da música instrumental que querem estudar e praticar o Choro e também mergulhar na vida cultural da capital mineira e cidades históricas durante duas semanas. 

A coordenação artística é da presidente do Clube do Choro de Paris e da Cebramusik, a pianista e compositora mineira, Maria Inês Guimarães e do violonista alemão, Olivier Lob, diretor musical da Casa de Choro de Toulouse. O evento conta ainda com a consultoria do violonista e compositor mineiro, Carlos Walter. Este projeto é uma consequência de 20 anos de promoção do choro na França e na Europa e desta parceria das duas instituições. 

O evento tem o apoio do Clube de Choro de Belo Horizonte, Idear Produções, Conservatório UFMG, Circuito Cultural Praça da Liberdade e dos espaços gastronômicos-culturais: Restaurante Feijoaria, Butiquim Vila Rica e Bar Pedacinhos do Céu. 

PROGRAMAÇÃO:

CONCERTO INAUGURAL
ABERTURA DO SEMINÁRIO EURO-BRASILEIRO DE CHORO. HOMENAGEM AOS COMPOSITORES MINEIROS DE CHORO. CONEXÕES MUSICAIS EUROPA E MINAS: Maria Inês Guimarães, Olivier Lob e convidados: Toca de Tatu, Carlos Walter, Giselle Couto, Marcela Nunes .
Data: 1º de abril (sábado)
Horário: 18h00
Local Auditório do Conservatório UFMG - Av. Afonso Pena, 1534 - Centro
Informações: (31) 3409- 8300

OFICINAS INSTRUMENTAIS (REGIONAL)
Datas: 03 a 14 de abril de 2017 (de segunda a sexta-feira)
Horário: 10h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00
Local: Conservatório UFMG - Av. Afonso Pena, 1534- Centro
Informações: (31) 3409- 8300

RODA DE CHORO
Data: 7 de abril (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local:: Bar Pedacinhos do Céu- R. Belmiro Braga, 774 - Alto Caiçara
Informações: (31) 3462-2260

RODAS DE CHORO COM OS INTEGRANTES DO SEMINÁRIO EURO-BRASILEIRO DE CHORO
Data: 10 de abril (segunda-feira)
Horário: 18h30
Local: Pátio do Conservatório da UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro

Data: 13 de abril (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Butiquim Vila Rica - Rua Vila Rica,637 – Padre Eustáquio
Informações: (31) 3023-7740

SHOW DE ENCERRAMENTO DO SEMINÁRIO EURO-BRASILEIRO DE CHORO 2017
Data: 14 de abril de 2017 (Sexta-feira)
Horário: 19h00
Local:: Bar Pedacinhos do Céu - R. Belmiro Braga, 774 - Alto Caiçara
Informações: ( 31) 3462-2260

Tião Camaleão Bar Cultural e sua tradicional roda aberta de choro.


Nesta quinta, 30 de março, a partir das 20 horas, o Tião Camaleão Bar apresenta novamente o projeto "Tião Chorão", que traz uma excelente roda aberta de choro.
Composta por músicos populares, acadêmicos, batuqueiros, batedores de palma e apreciadores, o projeto conta com ótima energia e grande participação.
Programe-se. O bar fica na rua Pará de Minas, nº 85, bairro Padre Eustáquio e a entrada é franca.

28 de março de 2017

17º Encontro Cultural de Milho Verde publica editais para as oficinas e apresentações artísticas.


Atenção chorões. O 17º Encontro Cultural de Milho Verde acaba de publicar os editais para a proposição de apresentações artísticas e oficinas no período de 15 a 23 de julho.
Nesta edição, o  Encontro Cultural de Milho Verde trará um tema central: Chica da Silva, figura histórica nacionalmente conhecida, natural do distrito de Milho Verde – tanto como forma de resgate histórico, quanto como forma de afirmação da autoestima da população e promoção do potencial turístico regional. No entanto, o tema das Oficinas é livre,  não sendo obrigatório adaptar-se ou relacionar-se ao tema central do evento. No entanto, Os temas que o fizerem, serão bem-vindos.


Esta é mais uma oportunidade para a divulgação do Choro e toda sua importância, concepções, história, compositores e repertório. Confira abaixo os links para todos os editais:

Edital de Oficinas: http://www.institutomilhoverde.org/17ECMV_edital_oficinas.p…
Edital de Apresentações Artísticas: http://www.institutomilhoverde.org/17ECMV_edital_apres_art.…
Anexo do Edital de Oficinas: http://www.institutomilhoverde.org/anexo_oficinas.docx
Anexo do Edital de Apresentações: http://www.institutomilhoverde.org/anexo_apres_art.docx


27 de março de 2017

BH sedia o Seminário Euro-Brasileiro de Choro 2017. Concerto de abertura acontece no próximo sábado.


Acontece no próximo sábado, 1º de abril, o concerto de abertura do "Seminário Euro-Brasileiro de Choro. Homenagem aos compositores mineiros de Choro". 
Nesse espetáculo, que acontece às 18 horas, no Conservatório UFMG,o público poderá ouvir  o autêntico choro de Minas e suas reverberações pela Europa. 
Se apresentarão, através do projeto Conexões Musicais Europa e Minas: Maria Inês Guimarães, Olivier Lob, Carlos Walter, Giselle Couto, Marcela Nunes e Toca de Tatu (Luisa Mitre, Lucas Telles, Lucas Ladeia, Abel Borges). 
Imperdível.

SERVIÇO:
Concerto de abertura do Seminário Euro-Brasileiro de Choro. Homenagem aos compositores mineiros de Choro.
Data: 1 de abril 2017 - sábado
Horário:18:00 às 20:00
Local : Auditório do Conservatório UFMG, Av. Afonso Pena, 1534- Centro - BH
Informações: (31) 3409-8300

25 de março de 2017

Quinto do Choro se apresenta hoje no Pedacinhos do Céu.



Hoje, a partir das 21 horas, o grupo Quinto do Choro se apresenta no Pedacinhos do Céu. A noite no reduto mais tradicional do Choro em BH promete um repertório de primeira e bem variado. Com sua proposta de resgate dos diferentes gêneros musicais como o Choro, Maxixe, Polca, Lundu e Valsa, o grupo sobe ao palco acompanhado pelo anfitrião da casa, o cavaquinista Ausier Vinícius.

O Quinto do Choro surgiu em 2013, em Belo Horizontes, quando os músicos André Siqueira (flauta transversal), Nath Rodrigues (violino), André Oliveira (violão), Sandra Leão (pandeiro) e Filipe Dutra (cavaquinho) se uniram com o intuito de promover uma música que fosse de inteira identidade brasileira, que nela acreditasse e valorizasse como forma de comunicação, conscientização e integração social. Unido a esse propósito, o Choro traduz toda essa essência e genuinidade musical, e perdura por mais de um século na história do Brasil, se tornando um grande patrimônio cultural. O Quinto do Choro contextualiza a trajetória do Choro com momentos da história do Brasil até os dias de hoje, valorizando também as composições próprias do grupo.

Serviço
Pedacinhos do Céu apresenta: Grupo Quinto do Choro
Data: 25 de março 2017 (sábado)
Horário: 21 horas
Local: Bar Pedacinhos do Céu - Rua Belmiro Braga, 774 - Bairro Alto Caiçara. BH
Informações: (31) 3462-2260

22 de março de 2017

"Tião Chorão" continua enaltecendo o chorinho nas noites de quinta.


Através de uma parceria entre amigos amantes do chorinho e o Tião Camaleão Bar Cultural, surgiu o projeto "Tião Chorão", que traz uma excelente roda aberta de choro, tendo como propósito compartilhar e enaltecer a beleza do chorinho. 
Composta por músicos populares, acadêmicos, batuqueiros, batedores de palma e apreciadores, o projeto conta com ótima energia e grande participação, não faltando aquela cervejinha gelada e espetinhos da melhor qualidade. 
A roda do Tião Chorão deixou rolar suas primeiras lágrimas musicais em novembro de 2016 e, desde então, o costume tem se repetido todas as noites de quinta-feira no Tião Camaleão Bar Cultural, sempre a partir das 20 horas. 
O bar fica na rua Pará de Minas, nº 85, bairro Padre Eustáquio, e a entrada é franca.

17 de março de 2017

Com o show "Chorando pelo mundo", Trio Bola Preta se apresenta hoje no Conservatório UFMG.

Trio Bola Preta - Foto: Divulgação
O Circuito Cultural DAC / Perspectiva, Muitas Culturas nos Campi, apresenta nesta sexta, 17 de março, às 19h30, o show Chorando pelo Mundo com o Trio Bola Preta. O som do trio combina as diferentes influências dos músicos com outros ritmos e estilos como o Fado, Salsa, Tango, Maracatu, Frevo e Baião em arranjos de choros tradicionais, contemporâneos e composições próprias.

O Trio Bola Preta surgiu na Holanda a partir do encontro de três músicos com diferentes formações, mas que cultivavam uma mesma paixão pelo Choro e pela música brasileira. Depois de passar por algumas formações, atualmente o Trio é composto por Mariana Bruekers (BH/MG) na flauta transversal, Francisco Medina (Lisboa/Portugal) no violão de 7 cordas e Natália Mitre (BH/MG) no pandeiro. O Trio Bola Preta participou de importantes Festivais como o Summer Time Festival em 2013 (Haia, Holanda), Breda Jazz Festival (Breda, Holanda) e Viva Brasil Festival em 2014 (Amsterdam, Holanda); se apresentou e deu oficinas de choro no Clube do Choro de Londres em 2014 e no 11º Festival Internacional de Choro de Paris em 2015. 
Em 2015 o Trio Bola Preta ganhou o prêmio Palco MP3 por ser o grupo de choro mais acessado do ano. O Trio Bola Preta finalizou em abril de 2014 as gravações de seu primeiro álbum: Saideira. Este álbum possui 10 composições próprias e tem sido lançado em várias cidades da Europa e América. 
O Trio conta, em seu currículo, com concertos e apresentações realizadas no Porto e Lisboa (Portugal); Haia, Breda, Amsterdã e Roterdã (Holanda); Londres (Inglaterra), Diamantina, São João Del-Rei, Ouro Preto e Belo Horizonte (Brasil); Nova Iorque (Estados Unidos) e Paris (França). Tendo como sede atual Belo Horizonte, o grupo que nasceu na Holanda se apresenta desde 2011, tendo como objetivo, além de mostrar seu trabalho diferenciado a novas audiências, espalhar essa preciosidade da música Brasileira, o Choro, por todo o mundo! 

Repertório: 
1. Nunca se sabe – Francisco Medina (Portugal) 
2. Choro nº.1 – Kess Gelderbloom (Holanda) 
3. Bate Bola – Martin Heap (Dinamarca) 
4. Choro da Aranha – Francisco Medina (Portugal) 
5. Maxixe Sureño – Álvaro Rovira (Argentina) 
6. La che est dans la main – Olivie Lob (Alemanha) 
7. Valsa de Nenem – Marijn van der Linden (Cabo Verde) 
8. O Sorriso de Mo – Remko de Landmeter (Holanda) 
9. Choro de Perander – Anders Perander (Finlândia) 
10. Sarau para um Viola – Jonathan Preiss (Inglaterra) 
11. Polca pra Beth – Francisco Medina (Portugal) 
12. Saideira - Elizabeth Fadel e Mariana Bruekers (Brasil) 

CIRCUITO CULTURAL DAC - PERSPECTIVA Apresenta performances, intervenções e instalações multidisciplinares reunindo diferentes linguagens artísticas em parceria com a DAC – Muitas Culturas nos Campi.

SERVIÇO:
Circuito Cultural DAC - Perspectiva apresenta: Trio Bola Preta – Chorando pelo Mundo 
(Mariana Bruekers/flauta, Francisco Medina/violão 07 cordas, Natália Mitre/percussão )
Data: 17 de março de 2017 – Sexta-feira 
Horário: 19h30 
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG 
Entrada franca. 
Info: 3409-8300 

16 de março de 2017

Grandes talentos se reúnem hoje no "O Muringueiro".


Nesta quinta, 16 de março, a dupla Marcela Nunes (flauta) e Renato Muringa (cavaquinho) recebem em seu show, o Duo 13 Cordas formado pelos violonistas, Silvio Carlos e Carlos Walter. O quarteto se apresenta a partir das 19 horas, no O Muringueiro - Música e Gastronomia.

SERVIÇO
Marcela Nunes e Renato Muringa recebem Duo 13 Cordas.
Data: 16 de março 2016 (quinta)
Horário: 19 horas
Local: O Muringueiro - R. Juacema, 416 - Bairro da Graça - BH
Informações e reservas:(31) 2510-4878 ou contato@muringa.com.br

14 de março de 2017

QUINTA É DIA DE TIÃO CHORÃO


O Projeto Tião Chorão continua sonorizando as noites de quinta com o melhor do Chorinho. 
A roda de choro acontece a partir das 18 horas, no espaço cultural Tião Camaleão Bar, localizado à Rua Pará de Minas, 85, no bairro Padre Eustáquio. 
Para este evento, não será cobrado couvert artístico. Maiores informações: (31)3786-9145.

10 de março de 2017

Neste sábado: tem Piolho de Cobra no Pedacinhos do Céu.

No próximo sábado, 11 de março, o Grupo Piolho de Cobra tem mais um encontro marcado no "Pedacinhos do Céu", o espaço mais tradicional do Choro em BH.
As apresentações do Piolho de Cobra acontecem sempre no segundo sábado de cada mês e contam com a participação especial do anfitrião, o Cavaquinista, Ausier Vinicius.
O show promete um repertório escolhido a dedo, regado a cerveja gelada e uma gastronomia variada. Agende e convide seus amigos.


SERVIÇO
Pedacinhos do Céu apresenta: Grupo Piolho de Cobra
Data: 11 de março de 2017 (sábado)
Local: Bar Pedacinhos do Céu - Rua Belmiro Braga, 774- Bairro Alto Caiçara. BH
Informações: (31) 3462-2260
Couvert artístico individual: R$10,00 - Forma de pagamento: dinheiro ou cheque.


9 de março de 2017

Grupo Choro Nosso se apresenta hoje no espaço "O Muringueiro".


O Grupo Choro Nosso formado por Marcela Nunes (flauta transversal), Renato Muringa (violão, cavaquinho e bandolim), Agostinho Paolucci (violão) e Daniel Guedes (percussão) se apresenta nesta quinta, com um repertório de maxixes, choros e valsas.  O grupo levará ainda para a apresentação desta noite, sua proposta principal: pesquisar e interpretar o choro produzido em Minas Gerais. 

A roda de choro começa às 19 horas e acontece no espaço "O Muringueiro",  localizado à rua Juacema, 416, no Bairro da Graça, Belo Horizonte.
Reservas e informações pelo telefone (31)99319-5525

Tião Chorão é atração nesta quinta.


O Projeto Tião Chorão promete agitar a noite desta quinta, a partir das 18 horas.
A roda de choro acontece no espaço cultural Tião Camaleão Bar, localizado à Rua Pará de Minas, 85, no bairro Padre Eustáquio. Para este evento, não será cobrado couvert artístico.
Maiores informações: (31)3786-9145.

8 de março de 2017

Roda de Choro do Diadorim apresenta Marcelo Pereira e grupo.

Marcelo Pereira. Foto: álbum pessoal
As rodas de choro do Diadorim Bar Cultural estão de volta. A atração desta semana fica por conta do flautista e saxofonista Marcelo Pereira, que reuniu um grupo de amigos músicos para tocar o melhor do gênero.
Com dois violões, cavaquinho, pandeiro, flauta e violino o grupo interpreta as composições de grandes mestres como Pixinguinha, Waldir Azevedo, Jacó do Bandolim, Paulinho da Viola, entre outros tantos. E a platéia ainda pode pedir sua música preferida.
O músico, Marcelo Pereira, além de professor da Escola de Música da UEMG, tem acompanhado consagrados cantores e compositores mineiros.
O Bar Diadorim Cultural fica perto do Cine Santa Tereza. Sai do cinema e cai no chorinho.

SERVIÇO
Roda de Choro do Diadorim Bar Cultural com Marcelo Pereira.
Data: 09 de março 2017 (quinta)
Hora: 20:30 -23:30
Local: Diadorim Bar Cultural - Rua Mármore, 600 - Santa Tereza
Couvert artístico: R$10,00
Informações: (31) 3566-1263


Marcelo Pereira - Roda de Choro do Diadorim Cultural, Vídeo: Santa Tereza Tem - maio de 2016.

1 de março de 2017

Edital para o Projeto Dia de Feira 2017 permanece com inscrições abertas até dia 8 de março.


O edital para a seleção de atrações de música instrumental para a programação do Dia de Feira 2017 permanece com as inscrições abertas até a próxima quarta-feira, 8 de março.
O objetivo do projeto é valorizar as feiras de BH e região, que são parte fundamental da vida social e cultural da nossa cidade. Uma das iniciativas do projeto é a promoção de shows gratuitos nas feiras da RMBH, contribuindo assim para a ampliação de seus públicos e gerando ainda mais oportunidades para artistas da nossa cena musical.

Se você tem um grupo de música instrumental atuante na RMBH, pode se inscrever.
Conheça o edital e preencha o formulário na plataforma Prosas, que pode ser acessado no link: http://bit.ly/diadefeira-edital2017. É simples e rápido.