Quando você escuta música, múltiplas áreas do seu cérebro são usadas e ativadas. Porém, quando você toca um instrumento, há um trabalho de todo o corpo e a mente.
A diferença mais óbvia entre ouvir e tocar música é que tocar envolve habilidades de movimento muito delicadas e essas habilidades são controladas pelos dois lados do cérebro. Essa atividade também combina a área da linguagem e cálculos matemáticos controlados pelo lado esquerdo com os conteúdos novos e criativos do lado direito. Por isso descobriu-se que tocar música aumenta o tamanho e o corpo caloso no cérebro, a ponte que liga os dois hemisférios e pode ajudar os músicos a solucionar problemas tanto na área acadêmica quanto social.
Os músicos também tem níveis mais altos de “função executiva”, uma categoria de tarefas interligadas que envolvem planejamento, estratégia e atenção a detalhes e que requerem uma análise simultânea dos aspectos cognitivos e emocionais.
Como tudo isto acontece? Anita Collins explica o espetáculo de fogos de artifício que ocorre no interior do cérebro dos músicos quando eles tocam e examina os efeitos positivos de longo prazo que resultam desse trabalho mental. Assista ao vídeo e entenda melhor.
Aula de Anita Collins, animação de Sharon Colman Graham
Assista à aula completa: http://ed.ted.com/lessons/how-playing...
Original video by TED-Ed: https://www.youtube.com/watch?v=R0JKC...