
Durantes os 10 dias de festival, são ocupados os espaços culturais da cidade com oficinas e shows. Por meio da parceria com a UEMG, são ministradas oficinas de aperfeiçoamento musical. As apresentações musicais são de vários estilos: samba, rock, rap, música de concerto, pop, incluindo também o Choro que ficará por conta da "Roda de Choro da Escola de Música da UEMG".
![]() |
Roda de Choro da Escola de Música da UEMG - Foto: Divulgação. |
O Choro é um estilo musical que sempre esteve presente nas Escolas de músicas, tradicionalmente eruditas, respeitado e cultuado por professores e alunos. Sua execução é utilizada muitas das vezes como recurso interessante para o desenvolvimento técnico dos músicos, mas nunca deixando de lado o prazer causado pela sua execução. No entanto, não é de muito tempo, a sua inclusão efetiva dentro das escolas, seja como disciplina ou a apenas a realização regular de rodas no ambiente destas.
A Roda de Choro da Escola de Música da UEMG tornou-se regular no ano de 2004, com a entrada de alunos “chorões” para o curso de Licenciatura em Educação Artística. Desde então, vem crescendo o número de adeptos e foi implantada como disciplina eletiva, neste ano de 2010. A participação na roda é aberta a alunos, professores e alguns músicos convidados, sob coordenação do Prof. Marcelo Pereira. A sua realização se dá no espaço aberto do pátio da escola, mantendo a tradição da execução do choro ao ar livre.
O show com a Roda de Choro da Escola de Música da UEMG acontece dia 31 de julho, quinta feira, às 20hs, na Praça JK (Palco Cimento Liz).
Confira aqui a programação completa do FIV 2014.