SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

28 de junho de 2014

TRIO DE ASES ANIMA COM CHORINHO A TARDE DESTE DOMINGO.


Neste domingo, dia 29 de junho, o Trio de Ases formado por Carlão (voz e pandeiro), Expedito (cavaco) e Triskey (7 cordas)  promete muita música de qualidade e animação, em roda de Choro que promovem a partir das 13h, no Pimenta Malagueta Restaurante, em Macacos.
O grupo dá um toque especial aos domingos do restaurante com um aconchegante show acústico, interpretando clássicos do chorinho como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Waldir Azevedo, Zequinha de Abreu, Jacob do Bandolim, dentre outros. 

SERVIÇO
Roda de Choro com Trio de Ases
Data: 29 de junho 2014
Horário: 13 hs
Local: Pimenta Malagueta Restaurante - Rua Dona Maria da Glória, 529 - Macacos - MG
Couvert: R$ 6,00
Maiores informações: 3542-0434 - 8851-1539

26 de junho de 2014

Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana promete muitas atrações. Inclusive, Choro na programação.

Com o tema Entrecorpos, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2014 traz ao público, entre os dias 4 e 20 de julho, diversas atrações culturais espalhadas por diferentes locais das duas cidades. Shows, exposições, oficinas, peças de teatro e de dança, mostras de cinema e atividades para as crianças integram a programação do evento.

Conforme edições anteriores, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2014 vai oferecer ao público 17 dias de pura efervescência cultural. A expectativa da coordenação do Festival de Inverno é que atraia cerca de 170 mil pessoas nas três semanas. O evento é conhecido por evidenciar a cultura regional e reconhecido como o mais tradicional de Minas. Congrega uma série de atividades culturais. As curadorias envolvem Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música, Literatura, Infantojuvenil, Patrimônio e Festival com a Escola. A realização é da Universidade Federal de Ouro Preto, da Fundação Educativa Ouro Preto e das Prefeituras de Ouro Preto e Mariana.

O Choro estará presente no festival e o público poderá apreciar o gênero em vários shows:

TRIO CORRENTE – ABERTURA DO FESTIVAL DE OURO PRETO E MARIANA 
Trio Corrente - Foto: Laura del Rey
Nos últimos doze anos, o Trio Corrente – Fabio Torres, Paulo Paulelli e Edu Ribeiro - vem criando um som original, interpretando de forma única os clássicos do choro e da MPB, além de um crescente repertório autoral. Nas performances do Trio, aliam-se em um agradável equilíbrio solos virtuosísticos e momentos de rara sutileza. O Trio Corrente é ganhador do Grammy Award 2013 melhor álbum latin jazz com o disco Song for Maura, gravado com Paquito D’Rivera.
Data: 04/07/2014 
Hora: 20h00
Local: Teatro Ouro Preto - Parque Metalúrgico Augusto Barbosa - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo de Vasconcelos, 328 - Pilar
Ouro Preto - MG

QUADRILHAS BRASILEIRAS COM "CHOROS DE CÂMARA"
Choros de Câmara: Foto: divulgação
Choros de Câmara é um projeto idealizado por Victor de Mello Lopes e tem como principal objetivo, pesquisar, divulgar e produzir obras que se relacionem com a cultura brasileira, em especial, aquelas que transitam entre o "erudito e o popular", usando como linha guia o Choro.
Data: 09/07/2014 
Hora: 21h00
Local: Museu da Musica - Rua Cônego Amando, 161 
Mariana - MG

CONCERTO COMENTADO – QUADRILHAS BRASILEIRAS COM "CHOROS DE CÂMARA"
Choros de Câmara - Foto: Alberto Rocha
O Concerto comentado “Quadrilhas Brasileiras” será apresentado pelo grupo “Choros de Câmara”, um projeto idealizado por Victor de Mello Lopes e tem como principal objetivo, pesquisar, divulgar e produzir obras que se relacionem com a cultura brasileira, em especial, aquelas que transitam entre o "erudito e o popular", usando como linha guia o Choro.
Data: 10/07/2014 
Hora: 16h00
Local: Departamento de Música – DEMUS Campus Universitário - Morro do Cruzeiro
Ouro Preto – MG

Confira a  programação completa no site do evento.

24 de junho de 2014

Conservatório UFMG irá ofertar cursos gratuitos a partir de agosto.


O Conservatório UFMG irá ofertar, a partir de agosto, três novos cursos gratuitos, sendo eles de História da Música, Apreciação Musical e Coral Infantil.
As aulas teóricas de História da Música acontecerão no período de 19 de agosto a 25 de novembro, às terças-feiras, de 17h30 às 19h10, e serão ministradas pelo Professor Lincoln Andrade. No mês de setembro, às quintas-feiras, no mesmo horário, serão as aulas de Apreciação Musical, ministradas pela professora Cecília Nazaré de Lima. São 60 vagas por curso.
Já o coral infantil conta com a oferta de 30 vagas. As aulas acontecerão aos sábados, entre 10h e 11h30. Podem-se inscrever crianças de idade entre 7 e 10 anos. E, o curso está previsto para o período de 09 de agosto a 29 de novembro de 2014.
As inscrições deverão ser feitas pelo telefone 3409-8300 ou pessoalmente no Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, 1534 - Centro) no período de 01 a 30 de julho de 2014.

Os interessados podem obter mais informações pelo site 
http://www.conservatorio.ufmg.br/paginas/programacao_cursos_programacao.html

19 de junho de 2014

Durante três dias, o Circuito Cultural Praça da Liberdade será palco para mais de 50 artistas.


Nos dias 20, 21 e 22 de junho, o Circuito Cultural da Praça da Liberdade será palco do projeto Arte Solo. O Arte Solo é um festival de arte e cultura que reúne em um mesmo lugar diversas formas de manifestações artísticas, tais como: dança, música, artes cênicas, pintura, gastronomia, literatura, fotografia, cinema, artes digitais e moda. Manifestações expressas por uma só pessoa, em perfeita harmonia com o público e o ambiente que o recebe. Um único artista despertando sentimentos múltiplos.O Arte Solo valoriza a arte, o indivíduo e sua forma de interpretar a vida, a arte passa a ser vista como uma extensão do artista.
E será justamente a soma dessas individualidades que transformarão, neste fim de semana, o Circuito Cultural da Praça da Liberdade em uma grande galeria de expressões artísticas, a sublime interação entre arte viva, artistas e público.
Acompanhe a programação. Em três dias de evento, o Arte Solo promete reunir cerca de 50 artistas em mais de 200 horas de arte e cultura.


18 de junho de 2014

CLUBE DO CHORO DE BH SE DESPEDE DE VALTER BALSAMÃO.

Com imenso pesar, a diretoria, associados e amigos do Clube do Choro de Belo Horizonte, comunicam o falecimento do estimado violonista-associado Valter Alves Balsamão, ocorrido no dia 14 de junho e convidam para a Missa da Ressurreição, por intenção de sua alma, a ser realizada nesta sexta-feira, dia 20, às 19 horas, no Igreja do Carmo, em Belo Horizonte.

De uma família onde todos eram músicos, Valter Balsamão cresceu em um ambiente musical e não tardou ainda bem pequeno estar dedilhando os primeiros acordes. Sendo o cavaquinho, o menor e mais adequado ao seu tamanho infantil, foi o primeiro instrumento escolhido, apesar do violão ter sido sempre a sua confessa inspiração. Inspiração que conservou por toda vida e em sua carreira como exímio violonista.


Assista abaixo o documentário "Original do Brasil", onde Balsamão toca ao lado de grandes amigos e fala sobre o Choro .


Ficam aqui registradas nossa saudade e profunda admiração pelo querido Balsamão.


13 de junho de 2014

Sábado tem roda de Choro com Siricotico, na Casinha.



No próximo sábado, o Grupo de Choro Siricotico e dois convidados especiais, Lucas Fainblat (violão e voz)e Juventino Dias (trompete), tocam a partir da 17 horas, na Associação Cultural Casinha. Programe-se.



SERVIÇO
Roda de Choro com "Siricotico" e convidados.
Data: 14 de junho 2014
Horário: 17hs
Local: Associação Cultural Casinha - Rua Juiz de Fora, 114 - Barro Preto - BH
Entrada: R$10,00
Maiores informações: 
no facebook ou pelo email: email@casinha.art.br

6 de junho de 2014

Já estão abertas as inscrições para o Festival de Choro “Jorge Assad”.


O Festival de Choro “Jorge Assad” integra a programação da 3ª Semana Assad que acontece de 20 a 27 de julho, oferecendo oficinas e shows no Theatro Municipal de São João da Boa Vista- SP, com entrada franca.
Em sua primeira edição, o festival de Choro é uma iniciativa independente e uma mostra competitiva do gênero musical. Os artistas inscritos serão avaliados por júri especializado e concorrerão a prêmios em dinheiro: 7 mil reais para o primeiro lugar, 5 mil reais para o segundo e 3 mil reais para o terceiro colocado. Os interessados em participar do festival poderão se inscrever na categoria instrumental. As inscrições estarão abertas entre os dias 20 de maio a 10 de julho de 2014 pelo site do festival – www.semanaassad.com.br onde também estão disponíveis o regulamento e a programação completa da semana.

5 de junho de 2014

Domingo tem roda de choro com "Piolho de Cobra" e convidados.

Domingo é dia de Choro com o grupo Piolho de Cobra que se apresenta no espaço "A Casa de Cultura" a partir das 20h30. 
O Piolho de Cobra teve início em 2003 com a reunião de alguns alunos da Fundação de Educação Artística, e hoje é composto por: Evandro Archanjo (flauta, flautim e clarineta), Tião do Bandolim (bandolim), Rafael Zavagli (cavaco), Rubens Costa (pandeiro), Mozart Secundino (violão de 6 cordas) e Gustavo Monteiro (violão de 7 cordas). O grupo tem como referência ‘os cobras’ do Choro (o que deu origem ao seu nome) e traz em seu repertório, clássicos de Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Valdir Azevedo, Abel Ferreira, Maurício Carrilho, Luciana Rabello, entre outros. 

SERVIÇO
Domingo de Choro com "Piolho de Cobra" e convidados
Data: 8 de junho 2014
Horário: 20h30
Local: A Casa de Cultura - Rua Padre Marinho, 30 - Santa Efigênia - BH

4 de junho de 2014

I Encontro Mineiro de Patrimônio Cultural apresenta mais de 60 atrações, incluindo Chorinho na programação.

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG irá promover no dia 7 de junho, sábado, o I Encontro Mineiro de Patrimônio Cultural. O evento reunirá arte, cultura e história mineira na Praça da Liberdade para uma grande celebração. Mais de vinte cidades de Minas Gerais irão expor e divulgar seus produtos típicos, além de contribuírem para uma reflexão entre os visitantes durante o encontro.
Serão mais de 60 atividades culturais entre exposições, atrações musicais, artesanatos, oficinas, danças, manifestações regionais e degustação de bebidas e comidas típicas que serão apresentadas aos visitantes durante todo o sábado, de 9 da manhã até as 10 da noite. 

Como parte das atrações, o Chorinho se fará presente nos shows com os grupos "Chorinho de Nova Lima" que se apresenta às 9h30  e  às  19h00 no show "Zé da Guiomar" e "Bate Boca", que se revezarão no palco do Sesc Chorinho e Samba na Praça
Confira toda a programação.

3 de junho de 2014

Choro Nosso faz show interpretando a obra de Geraldinho Alvarenga.

Grupo Choro Nosso. Foto: Divulgação
O grupo Choro Nosso apresenta, dentro da programação do Projeto Pizindin Choro no Palco, seu novo show com obras do compositor mineiro Geraldinho Alvarenga. Neste espetáculo, que acontece dia 9 de junho às 20 horas, os músicos mostrarão parte da rica e variada obra do homenageado, composta de choros, valsas, maxixes, dentre outros estilos. No palco estarão os integrantes do grupo Marcela Nunes (flauta), Renato Muringa (cavaquinho, bandolim e voz), Agostinho Paolucci (violão) e Daniel Guedes (pandeiro) e os convidados Lucas Telles (violão) e Lucas Ladeia (cavaquinho).

Geraldinho Alvarenga

Natural de Itabira, instrumentista, cantor, compositor e arranjador, Geraldinho Alvarenga é também produtor musical do Conjunto Sarau Brasileiro. Como produtor e arranjador trabalhou em mais de 15 discos, além de ter várias de suas composições vencedoras em festivais e prêmios, dentre eles o Festival Choro Novo, realizado em 2011, em Belo Horizonte.



Choro Nosso é uma idealização dos músicos e compositores Renato Muringa e Marcela Nunes com o intuito de reunir e divulgar o Choro produzido em Minas Gerais. Além das próprias composições, o grupo interpreta os choros de importantes compositores mineiros, de diferentes gerações, como Waldir Silva, Belini Andrade, Geraldinho Alvarenga, Agostinho Paolucci e Flávio Fontenelle.
Fundado em 2012, o grupo já realizou várias atividades no sentido da valorização do choro mineiro e recebeu em 2013 o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos, onde pode levar o choro as escolas da rede pública de Belo Horizonte.

SERVIÇO
Projeto Pizindin – Choro no Palco apresenta: Choro Nosso interpreta Geraldinho Alvarenga
Data: 9 de junho de 2014 - segunda-feira
Horário: 20hs
Entrada: R$20,00 (inteira) R$10,00 (meia-entrada)
Ingressos vendidos no dia do show a partir das 19hs
Local: Conservatório UFMG ( Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG)
Info: 3409-8300