A Semana Nacional do Choro 2019 continua com tudo e traz, a partir da próxima sexta feira, outros 6 shows gratuitos com o melhor do gênero mais original do Brasil.
A festa agora acontece em parceria com a Idear Produções, dentro do projeto BH CHORO que comemora sua 11ª edição.
Os shows ocorrem nos dias 3 a 5 de maio, em três locais distintos. Confira a programação completa.
Na sexta, o palco será montado na Praça Afonso Arinos, com shows a partir das 18 horas.
A Orquestra Já Te Digo abre as apresentações da noite e, na sequencia, o Grupo de Choro do Clube do Choro de Belo Horizonte, integrado por seus músicos associados sobe ao palco convidando a flautista Juliana D`Ávila.
Orquestra Já Te Digo faz sua segunda apresentação no evento. E volta na sexta trazendo sua alegria contagiante, em mais um final de semana chorão.
Orquestra Já Te Digo animou o segundo dia da Semana Nacional do Choro e volta com tudo na próxima sexta (3). |
A orquestra é um projeto inédito iniciado em 2016 que pretende levar para as ruas a beleza e a alegria dos arranjos e composições de Pixinguinha, através da sonoridade típica da época das rádios, evocando a memória afetiva dos sons do passado. É uma orquestra de rádio, de baile, de choros, polcas e maxixes, de sambas de antigos carnavais, de música de rua, de praças e coretos.
A obra de Pixinguinha é uma de suas especialidades. Sua proposta é apresentar um trabalho inédito na cidade de Belo Horizonte: tocar arranjos e composições do “pai do choro”, na sua formação original, revelando a sonoridade típica do seu conjunto de amigos, conhecido como «o pessoal da velha guarda» e que só conhecemos muitas vezes com os chiados das antigas gravações.
Formada por músicos de extensa atividade no campo da música brasileira, seja no choro, no samba, como nas fanfarras e gafieiras, na próxima sexta, a Orquestra se apresentará com a seguinte escalação: Artur Pádua (voz e apresentação), Marcelo Chiaretti (flautim), André Marques (clarinete), Juventino Dias (primeiro trumpete), Gleisson Queiroz (segundo trumpete), Wesley Procópio (bombardino), Aldo Bibiano (Tuba), Agostinho Paolucci (violão), Du Macedo (cavaquinho), Analu Braga ( percussão) e Fernando Monteiro ( bateria).
Presente em toda a programação, Grupo de Choro do Clube do Choro de BH traz ao palco seus músicos associados e convidados.
O Clube do Choro de Belo Horizonte tem as suas origens nas reuniões semanais das quintas-feiras, no Bar do Bolão, no bairro Padre Eustáquio, onde vários músicos, amadores e profissionais, se reúnem, desde 1993 até hoje, em maravilhosas rodas de choro, abertas a todos os apreciadores de boa música. Nestas reuniões surgiu a ideia da fundação do Clube do Choro de Belo Horizonte, instituição sem fins lucrativos que, como quadro inicial de 23 fundadores, passou a existir a partir de 31 de maio de 2006.
Desde então, eles se mantém como uma instituição totalmente voltada para o incentivo e a divulgação da música – e em especial, o gênero choro–através de atividades de instrumentistas, compositores e intérpretes, que se dedicam ao estudo e apresentações de audições musicais em casas de espetáculos, bares e espaços culturais.
O grupo de choro é integrado por sócios músicos, profissionais e amadores. Nestes 13 anos de existência a instituição conquistou seu lugar no cenário cultural e musical do Estado de MG.
SERVIÇO
SEMANA NACIONAL DO CHORO - BH CHORO
Atrações:
Atrações:
-Orquestra Já Te Digo (18 horas)
-Grupo de Choro do Clube do Choro de Belo Horizonte (20 horas)
Data: 03 de maio (sexta)
Horário: 18 às 21 horasLocal: Praça Afonso Arinos (Av. João Pinheiro com Av. Augusto de Lima)
Entrada: Gratuita